sábado, 20 de janeiro de 2018

.: Histórias sobre o Alzheimer - livro alia humanidade e informações científicas

De um lado, um geriatra e professor dedicado à doença do esquecimento que viu passar por seu consultório centenas de casos. De outro, uma jornalista cujo contato com o Alzheimer se deu na dura prática, quando cuidou da mãe doente. Do desejo de compartilhar com outras pessoas o que se pode fazer para reconhecer e mitigar a doença de Alzheimer, nasce "Alzheimer: a Doença e Seus Cuidados", escrito a quatro mãos por Alessandro Ferrari Jacinto e Marisa Folgato. 

Ao longo dos 15 capítulos – cujo fim ainda traz indicações de livros, filmes e sites complementares – Alessandro Ferrari Jacinto e Marisa Folgato examinam toda sorte de assuntos: desde dicas de higiene, alimentação e decoração para tornar o ambiente seguro até sugestões de divisão de tarefas e responsabilidades para quem cuida do doente. Há ainda orientações sobre aspectos legais e internação ou não do paciente. É também uma obra com dados técnicos de qualidade, que demonstram a importância do assunto diante da longevidade cada vez maior da população mundial: a doença representa 65% dos cerca de 47,5 milhões de casos de demência no mundo e afeta 13% das pessoas com mais de 65 anos e 45% da população acima de 85 anos. “Ser mais longevos, porém, implica algumas consequências que nem sempre são bem-vindas”, apontam os autores.

“O livro fornece a motivação essencial: não estou sozinho, há outros familiares, cuidadores e profissionais da saúde que diariamente lutam para preservar a essência humana – dignidade e respeito. Oferece também o que nos diferencia de outras espécies: informação”, anota, no prefácio, Milton Luiz Gorzoni, professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, coordenador das disciplinas de Clínica Médica, Geriatria e Gerontologia, ex-presidente da Seção do Estado de São Paulo da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e membro fundador da Sociedade Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Sobre os autores 
Alessandro Ferrari Jacinto faz parte da disciplina de Geriatria do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Fez residência médica em Geriatria e Gerontologia na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, doutorado no Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado no Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É professor do Programa de Pós-Graduação “Fisiopatologia em Clínica Médica” na FMB-Unesp, com linha de pesquisa em demências. Tem título de especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). 

Marisa Folgato é jornalista e cuidou durante oito anos da mãe, Antonieta, que teve Alzheimer. Com 33 anos de experiência profissional, trabalhou vinte anos como repórter no jornal O Estado S. Paulo e editou o caderno do Curso Intensivo de Jornalismo do mesmo periódico. Atuou como repórter freelancer no Jornal da Tarde, Veja SP, IstoÉ 2016, Diário do Comércio e Viver Bem. Participou da edição de sites, como o do Hospital Israelita Albert Einstein; e de livros, como o Transformando desde 1951, da ESPM. Foi assessora de imprensa da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e é consultora do Instituto de Engenharia, em São Paulo.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.