segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

.: Passagem do tempo é tema de exposição coletiva no MAC USP

Um dos grandes representantes da arte conceitual, On Kawara ficou conhecido pela série Today (Hoje). Desenvolvido ao longo de 48 anos, o trabalho era, antes de tudo, um ritual. Para cada dia que passava, o artista japonês produzia uma pintura, em cujo centro escrevia a data da obra. Assim que prontas, as telas eram guardadas em uma caixa forrada por um jornal. O artista, que costumava viajar muito, manteve o hábito onde quer que estivesse, produzindo até a sua morte, em 2014. Ao eternizar dias anônimos, Today é, sobretudo, uma reflexão sobre a força esmagadora do tempo.

A obra de On Kawara compõe a exposição Matriz do Tempo Real, coletiva que o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) recebe a partir de 13 de janeiro. Com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, concepção de Ricardo Ribenboim e realização da Cia das Licenças, a exposição reúne cerca de 40 trabalhos de artistas brasileiros e internacionais. O passar do tempo constitui o elemento central das obras, seja do ponto de vista da reflexão filosófica, seja num sentido processual, dos dias levados para a realização do trabalho. 

A mostra abre com 4’33”, do compositor americano John Cage. Apresentada pela primeira vez em 1952, a música não possui nenhuma nota. Durante os 4 minutos e 33 segundos, o pianista permanece sem tocar, chamando atenção para os ruídos da plateia, que também seriam considerados parte da música. A obra de Cage é tida como uma das percursoras da arte conceitual, que, no fim da década de 1960, questionou a feitichização do objeto, promovendo ações efêmeras, que não pudessem ser comercializadas pelo mercado.  

Esses trabalhos internacionais conversam com a produção brasileira, como a de Artur Barrio e Ivens Machado, presente na coleção do MAC.  Ao propor o diálogo entre as obras, a exposição agrega novas leituras ao acervo do museu, que foi protagonista na difusão da arte conceitual no País. “Durante a gestão de Walter Zanini (1963-1978), o MAC teve um papel fundamental, tanto na concepção das obras, oferecendo materiais e equipamentos, quanto no apoio aos artistas, criando um lugar onde esse tipo de produção fosse conhecida e valorizada”, pontua o curador.

Em cartaz até 18 de março, Matriz do Tempo Real contempla vários formatos, tais como vídeo, fotografia e pintura.  “A exposição contém uma variedade de artistas que, de maneiras bastante distintas, possuem o desejo de capturar o tempo”, afirma Jacopo. 

O anseio de registrar a passagem dos dias aparece, por exemplo, na série de vídeos Time as Activity (Tempo como atividade), do argentino David Lamelas. Iniciado em 1969 e levado adiante até hoje, o trabalho é composto por registros de cenas banais em diferentes cidades ao redor do mundo. Nos vídeos, o artista sempre informa a duração de cada uma das cenas, assim como o dia e a hora em que foram capturadas. A paisagem é o que menos importa, sendo a filmagem do próprio tempo o teor principal do trabalho.

A mostra também destaca a linguagem da performance, representada pela artista Ana Amorim. Ao longo da exposição, a paulistana apresentará a performance Contar Segundos, concebida em 1984. Na ação, a artista conta, literalmente, um por um, os segundos de uma hora. Para cada segundo, Ana traça uma linha em um caderno que se torna, assim, o registro da performance. 

A exibição de registros, por sinal, é um aspecto importante de alguns trabalhos que, por serem efêmeros, só podem ser conhecidos pelo público através dos documentos. É o caso do inglês Hamish Fulton. Depois de realizar uma caminhada de 47 dias e 1644,75 quilômetros, o artista decidiu que toda sua obra seria baseada no ato de andar.  

Em museus e galerias, ele exibe textos e fotos que retratam suas experiências, como em No Talking for Seven Days [Sem falar por sete dias], registro de uma viagem que realizou pela Escócia. Porém, o trabalho em si continua sendo o ato de andar, como o inglês já ironizou em mais de uma ocasião: “Uma obra de arte pode ser adquirida, mas uma caminhada não pode ser vendida”.

Em sua trajetória, Artur Barrio também ficou conhecido por suas obras que questionavam o sistema da arte. Nas famosas Situações, criadas a partir de 1969, o luso-brasileiro intervinha na cidade, utilizando elementos orgânicos como papel higiênicos, sangue e carne putrefata. Em estado de deterioração, os próprios materiais já tratavam da efemeridade, questão também evidente em Relógio Navalha, exibido na mostra. O trabalho traz duas fotos que registram uma ação experimental, realizada em 1973. Na ocasião, Barrio colocou uma lâmina de barbear em frente ao espelho, concebendo uma imagem que se aproximava à de ponteiros de um relógio, apresentando “uma clara alusão à ação potencialmente destrutiva do tempo”, como afirma o curador.

Arte e vida: De caráter mais intimista, outros trabalhos se aproximam das narrativas pessoais, que unem arte e vida. É o caso de O Penélope, o recruta, o aranha, de Leonilson, produzido em 1991, quando o artista já havia sido diagnosticado como portador de HIV. A obra é uma referência à Odisseia, mais especificamente à personagem Penélope, esposa de Ulisses, que esperou o marido por vinte anos, tecendo de dia e desfazendo de noite a sua mortalha. 

Para Leonilson, o ato de bordar adquiriu, no período final de sua vida, um caráter quase místico: “Fico fazendo esses trabalhos como orações, da mesma maneira como os hindus fazem bordados. É como uma religião que fornece símbolos. Acreditando neles, você pode chegar a algum lugar”, afirmou o artista.

O italiano Franco Vaccari, por sua vez, investiga a construção da memória. Em Provvista di ricordi per il tempo dell’Alzheimer (Reserva de lembranças para a época do Alzheimer), ele apresenta uma montagem com fotografias e vídeos caseiros de famílias italianas anônimas. Ainda que desconhecidas pelo público, juntas, as imagens remetem a uma história coletiva, que resiste ao tempo. 

As reminiscências do passado também são centrais nas fotos de Mauro Restiffe. O paulista reúne imagens que realizou na Rússia, em dois períodos distintos: no começo dos anos 1990 e entre 2015 e 2016. Com uma distância de duas décadas, as fotos mostram tanto a transformação dos lugares quanto das pessoas que os habitam ou passaram por eles, incluindo o próprio fotógrafo.

Matriz do Tempo Real
Local: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – São Paulo
Abertura: 13 de janeiro, a partir das 11h.
Período expositivo: de 13 de janeiro a 18 de março
Visitação: de terça-feira, das 10h às 21h | quarta a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita

Educativo: Visitas para público escolar: agendamentos pelo telefone +55 (11) 2648.0258 ou pelo email edumac@usp.br.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.