quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

.: "Deus Salve o Rei" não é uma "Que Rei Sou Eu?", mas uma "Malhação"

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em fevereiro de 2018


Longe de transmitir as indagações do povo, "Deus Salve o Rei" não é a nova "Que Rei Sou Eu?". Não que a produção da Rede Globo deixe de dar suas cutucadas nos governantes por meio de paralelos, como por exemplo, nas atitudes excêntricas de um Rei - Rodolfo, Johnny Massaro- que não conhece a dura realidade de sua plebe e que, volta e meia, toma decisões impensadas, pelo fato de ser egocêntrico. 

As críticas sempre embebidas de muitas piadas são sutis. Em "Deus Salve o Rei", o foco na trama que apenas está em um período medieval -e nada mais do que isso- é totalmente voltado às relações. Com diálogos compatíveis aos dias atuais, inclusive preocupações como a de Amália -Marina Ruy Barbosa- em não deixar acumular água. Logo, a trama em muito se assemelha ao seriado "Malhação" antes da temporada "Viva a Diferença". 

Assim, com um discurso direto e simples, a novela remete à ideia do filme "A Vila" (2004), de M. Night Shyamalan. Por vezes, há a sensação de que aquele universo de reis e rainhas é atual e criado em um lugar à parte. Não somente pela maneira de falarem, mas pelos pensamentos e posturas totalmente contemporâneas. As mulheres são mais ativas e nunca levam desaforo para casa, sejam da realeza ou da plebe. 

Por mais que prolongue -em excesso- certas problemáticas, como o feitiço para o esquecimento do passado de Amália com Afonso -Rômulo Estrela-, "Deus Salve o Rei" é uma novela extremamente agradável. Enquanto o romance dos mocinhos fica no chove e não molha, a mágica da trama fica com o Rei atrapalhado e a Rainha louca ou indecisa!?


Confira alguns tweets sobre a novela









*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.