sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

.: Renato Teixeira e a magia de uma orquestra na Terra de Sonhos

Por Luiz Gomes Otero*, em fevereiro de 2018.

Aos 70 anos, Renato Teixeira segue com fôlego de menino. Gravou um disco no qual, além da sua viola, traz o maravilhoso acompanhamento da Orquestra de Mato Grosso, com regência do maestro Leandro Carvalho. A fusão do erudito com o popular trouxe o disco "Terra de Sonhos", cujo resultado supera todas as expectativas positivas.

O lançamento é da Gravadora Kuarup e conta com 14 canções como "Tocando em Frente", "Chalana" e "Um Violeiro Toca", além de homenagens a Mato Grosso como "Trem do Pantanal", "Mato Grosso Rico" (sucesso da dupla Tonico & Tinoco), e "Passatempo" (uma composição inédita de Teixeira feita especialmente para esse disco).

A orquestra elaborou novos arranjos combinando instrumentos eruditos e regionais, como a viola de cocho, o mocho e o ganzá. Com direção artística de Leandro Carvalho, o disco foi gravado no Estúdio Inca, em Cuiabá, Mato Grosso.

O álbum conta ainda com o violonista Natan Marques, que integrou a banda de apoio de Elis Regina nos anos 70, e Chico Teixeira, filho de Renato, que desenvolve carreira solo autoral. Os dois se juntaram à orquestra nesse projeto.

É difícil elencar as melhores faixas de um disco como esse. No meu gosto pessoal, gostei muito das versões de "Tocando em Frente" e "Passatempo", nas quais Renato Teixeira demonstra estar em plena forma como intérprete. Mas acrescentaria na lista ainda "Trem do Pantanal", cujo arranjo caiu como uma luva para emoldurar a canção.

Os arranjos com orquestra aliás conferem um tom solene de incrível magia para as canções. Inclusive nas de cunho regional, que homenageiam o Estado de Mato Grosso. Há um tom de delicadeza na dose certa nos arranjos, sem exageros.

Se você conhece a obra de Renato Teixeira, vai gostar muito desse novo trabalho do compositor e intérprete. E se ainda não conhece, ainda há tempo para ouvir e se emocionar com essa pérola musical.


"Tocando em Frente"

"Trem do Pantanal"

"Passatempo"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.