quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

.: Resenha de "O peru de Natal e outros Contos", de Mário de Andrade

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em fevereiro de 2018



Mário de Andrade é o pioneiro na poesia moderna brasileira, além de escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista e ensaísta brasileiro. Contudo, alguns textos clássicos de Andrade receberam um novo brilho mais do que atraente para o público jovem. 

O volume de 80 páginas da Editora do Brasil, traz contos como "Vestida de preto" (extraído de "Contos Novos"), "Será o Benedito!" (publicado em um jornal da época) e "Caim, Caim e o resto" (extraído do livro "Os contos de Belazarte") em uma bela roupagem. A inteligente e eficiente mescla de imagem e texto, compõe as histórias em quadrinhos, com ilustrações de Francisco Vilachã.

Num colorido em tons escurecidos, as imagens agregadas ao texto solidificam as tramas que retratam, pelas palavras do mestre Mário de Andrade que retratam situações comuns do cotidiano. Um bom exemplo é o primeiro conto do volume, o qual intitula a publicação, ao narrar um Natal diferente e cheio de fartura, após a morte do pai, que era sovina.

"Quando acabei meus projetos, notei bem, todos estavam felicíssimos, num desejo danado de fazer aquela loucura em que eu estourara. Bem que sabiam, era loucura sim, mas todos se faziam imaginar que eu sozinho é que estava desejando muito aquilo e havia jeito fácil de empurrarem pra cima de mim a... culpa de seus desejos enormes. Sorriam se entreolhando, tímidos como pombas desgarradas, até que minha irmã resolveu o consentimento geral:


— É louco mesmo!..."

Além dos contos, há excertos dos mais variados gêneros produzidos pelo autor, todos com fundo em cores vibrantes -assim como na capa e contracapa da publicação. Entre os textos apresentados há um trecho de "Macunaíma". Além da leitura de prazer, o livro é uma excelente opção de apoio nas escolas.


Livro: O peru de Natal e outros Contos
Autor: de Mário de Andrade
Ilustração: Francisco Vilachã
80 páginas

*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

9 comentários:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.