segunda-feira, 5 de março de 2018

.: Projeto "Curta Cultura com a Gente" leva oficinas culturais à Apae Guarujá


Iniciativa oferece aulas gratuitas de artes, dança, canto e coral, violão, teatro e contação de histórias para estudantes com deficiências intelectuais; os resultados serão documentados em um curta-metragem

Para promover a inclusão e facilitar o desenvolvimento pessoal, afetivo e familiar dos alunos da Apae Guarujá, a ComTexto Cultural, produtora especializada na gestão de projetos culturais e sociais, lançou em fevereiro o "Curta Cultura com a Gente". A iniciativa contempla a oferta de oficinas de artes, dança, canto e coral, violão, teatro e contação de histórias para os 260 atendidos pela instituição, que abrange um público de cinco a 35 anos, com deficiência intelectual.

Toda a programação é gratuita, acontece semanalmente e será desenvolvida ao longo de um ano, contando com o direcionamento de professores das áreas envolvidas e acompanhamento dos colaboradores da Apae. O "Curta Cultura com a Gente" prevê ainda a produção de um curta-metragem sobre o trabalho realizado durante as oficinas e os resultados conquistados com a ação, atestando o poder da cultura nas práticas diárias. As imagens para o vídeo serão captadas durante todo o tempo do projeto. Ao final, o curta será disponibilizado em 3 mil cópias de DVD, que serão distribuídas gratuitamente.

“Durante todo o ano, por meio da estimulação adequada, os alunos poderão trocar experiências entre si, ampliar seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e competências básicas e expandir o relacionamento no cenário externo”, explica a pedagoga Juliana Volpe, coordenadora educacional da iniciativa. 

As oficinas estão acontecendo no período da manhã e tarde e já têm proporcionado uma nova experiência para os estudantes. “O Curta Cultura com a Gente permite a integração de todos os alunos, promovendo neles a confiança, autonomia e comunicação. Afinal, as atividades do projeto oferecem experiências que resultam no desenvolvimento motor, físico e cognitivo dos participantes”, destaca a diretora da Apare Guarujá, Mônica Lima.

Aprovado via Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, a iniciativa conta com o patrocínio da Cutrale e é realizada pela ComTexto Cultural. “É gratificante fazer acontecer um projeto que objetiva incluir e disseminar a cultura sem barreiras”, afirma Júlia Berwerth, produtora executiva da ComTexto Cultural.

Uma estrutura completa foi montada para atender com qualidade e segurança todas as necessidades dos alunos. Foram adquiridos materiais didáticos e instrumentos musicais, móveis para incrementar as instalações, além da contratação de professores com ampla experiência nos segmentos. 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.