sexta-feira, 30 de março de 2018

.: A voz de Amelinha em tributo à obra do amigo Belchior, por Luiz Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em março de 2018.

A cantora cearense Amelinha concretizou um bonito tributo musical. Ela gravou no estúdio Canto da Coruja, em Piracaia, interior de São Paulo, um álbum intitulado "De Primeira Grandeza", dedicado à obra de Belchior, seu conterrâneo e contemporâneo, que faleceu em abril de 2017.

A produção é de Thiago Marques Luiz, que já trabalhou em “Janelas do Brasil”, um recente trabalho da cantora. Amelinha é acompanhada pelos músicos Caio Lopes (bateria), Fabá Jimenez (guitarra e violão), Ricardo Prado (teclado, baixo e sanfona) e Estevan Sincovitz (guitarra, violões e baixo), diretor musical do álbum.

Para o repertório foram escolhidos clássicos como "Alucinação", "A Palo Seco", "Paralelas" e também músicas menos conhecidas, como "Passeio" e "Incêndio".

Em todas as releituras há uma forte carga de emoção na interpretação de Amelinha. E não poderia ser diferente. A faixa escolhida como título do disco – "De Primeira Grandeza" – por exemplo, tem uma história ligada diretamente com a cantora. Belchior chegou a pedir que ela gravasse a canção, lançada em 1987. Mas, por conta de uma série de contratempos, ela não conseguiu concretizar a gravação, que agora acabou sendo realizada.

Além de serem conterrâneos, Belchior e Amelinha eram grandes amigos. Uma amizade que surgiu no início da carreira de ambos. Vivenciaram carreiras musicais em paralelo, mas sempre mantendo uma proximidade nos contatos.  Por isso, creio que o tom emocional acabou sendo inevitável.

Gostei muito de ouvir as versões de "Na Hora do Almoço", "Comentário a Respeito de John" e "Mucuripe" na cândida voz de Amelinha. Aliás, o álbum todo é de extremo bom gosto, com produção caprichada, no ponto exato da delicadeza da obra de Belchior. De primeira grandeza, com toda certeza.




"Alucinação"

"Comentário a respeito de John"


"Na Hora do Almoço"


*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.