domingo, 15 de abril de 2018

.: Adolescente de 17 anos lança livro de poesias feministas no Flipoços

Uma das mais jovens poetas do país é Giulia Ramos, convidada da Casa Philos


Com apenas 17 anos, a poeta Giulia Ramos é um dos destaques da Casa Philos, residência literária instalada pela primeira vez no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços. Com o livro de poesias “Miolo”, a jovem carioca que fala de feminismo estará no festival no próximo dia 04 de maio às 14h. A mediação é da Paula Pettra e a curadoria da casa é feita pelo editor da Revista Philos, Jorge Pereira.

Giulia Ramos vive no Rio de Janeiro e defende as mulheres em seu discurso, bem como em sua escrita. "O feminismo não é uma moda passageira. É fundamental para a igualdade de gêneros", disse a autora, que teve seu primeiro poema, “Sarcasmo”, uma paródia do clássico “Não Há Vagas”, de Ferreira Gullar, publicado no livro “Poetguese”, em 2014, quando ainda tinha apenas 14 anos.

Dois anos mais tarde, em 2016, ela publicou o primeiro livro autoral, o “2302” e estreou também como a primeira colunista adolescente da Revista Pilhos, com textos que reflexionam sobre as questões sociais, feministas e de pertencimento. De acordo com um levantamento feito pela Universidade de Brasília (UNB), a jovem está entre o seleto grupo de apenas 1,7% de jovens poetas com menos de 20 anos no país.

"Quando conto que estou publicando meu segundo livro, as pessoas se espantam, por eu ser jovem e mulher", completa a escritora, para quem as poesias dos homens tendem a ser machistas. "Afinal, escrever é um expurgo", destacou.

O Flipoços: O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. O Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, BDMG Cultural, Codemge, Pólen um produto Suzano, Climepe, Fibrax, e Prefeitura de Poços de Caldas. Parceiro Cultural Sesc Minas, Instituto Camões, Editoras Sextante, Dublinense, Malê, Faro Editorial, Aletria, Leya, Trilha Educacional, Edições Sesc São Paulo. A programação oficial do Flipoços 2018 está no ar pelo site www.flipocos.com. Agendamentos podem ser feitos com Maíra pelo coordenacao@gsceventos.com.br ou pelo telefone (35) 3697 1551.  

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.