quinta-feira, 19 de abril de 2018

.: "A Incrível Máquina de Livros" começa no Flipoços viagem pelo Brasil


Iniciativa da Infinito Cultural com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL) viaja por 21 cidades em 13 estados brasileiros e permite aos leitores trocarem um livro já lido por outro. Percurso começa na cidade mineira de Poços de Caldas durante a realização do Festival Literário Internacional e termina em agosto, mês da Bienal do Livro de São Paulo.

Já pensou se existisse uma invenção capaz de transformar os livros já lidos em outros livros? Com certeza seria muito mais fácil ampliar o repertório de leitura. O que era sonho agora virou realidade graças a Infinito Cultural, que criou em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), "A Incrível Máquina de Livros", um projeto diferente de incentivo à leitura e formação de leitores que atrai a atenção do público pelo viés da fantasia e da imaginação.

"A Incrível Máquina de Livros" vai rodar 15 mil quilômetros passando, além de Poços de Caldas – dias 28 a 30 de abril no Espaço Cultural da Urca, das 9h às 18h, durante o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços –, pelas cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro e Niterói (RJ), Goiânia (GO), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Florianópolis e Blumenau (SC), Curitiba e Londrina (PR), São Paulo, Guarulhos, Campinas, Baueri, São Bernardo do Campo e Ribeirão Preto (SP).

A ação, que conta com patrocínio do papel Pólen, um produto Suzano Papel e Celulose, e que já passou pela capital e algumas cidades do Estado de São Paulo, acontece da seguinte maneira: "A Incrível Máquina de Livros" estará estacionada em locais públicos de cada cidade durante três dias consecutivos. 

O participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na Máquina e aperta um dos dois botões disponíveis – adulto ou infantil – e automaticamente, como um toque de mágica aquele livro se transforma em outro livro, que o participante levará para casa e aproveitará sua nova leitura.

Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até no máximo três livros. Vale lembrar também que os livros que as pessoas colocarem serão futuramente transformados para outras pessoas e por isso não serão aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos.

Livros de autores indicados ao Prêmio Jabuti
"A Incrível Máquina de Livros" tem a capacidade de transformar mil livros por dia. Serão centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira, escritoras infantis de sucesso como Eva Furnari e Ana Maria Machado, além das obras dos autores indicados ao Pêmio Jabuti. Os livros transformados, que podem ser novos ou usados, sempre são uma surpresa.

Segundo Fauze Hsieh, presidente da Infinito Cultural, promover e incentivar a leitura além de ser uma questão prioritária, é algo motivador. “Em um mundo cada vez mais conectado e digital, é de extrema importância trazer para a pauta do dia, a relevância dos livros na educação e formação, de uma forma leve e descontraída. A proposta 'A Incrível Máquina de Livros' é trabalhar o lúdico e despertar o interesse pela leitura a partir da valorização do objeto livro”, conta ele.

De acordo com Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), esta iniciativa é essencial para a formação de leitores. “Os livros são determinantes para ampliar a maneira como se percebe o mundo, aprimorando o raciocínio humano contra preconceitos e a liberdade de ideias. Difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as principais bandeiras da CBL”, destaca.

Já para Leonardo Grimaldi, diretor executivo de Papel da Suzano Papel e Celulose, a troca de livros estimula não só a prática da leitura como também o intercâmbio de conhecimentos. “Por isso vemos o projeto 'A Incrível Máquina de Livros'  como uma ferramenta de promoção da Cultura. Essa iniciativa está alinhada com os princípios que norteiam nossas ações e com o foco que damos ao segmento editorial, inclusive com o desenvolvimento do papel Pólen®, que tem tonalidade diferenciada e reflete menos luz, proporcionando, dessa forma, maior conforto para os leitores”, explica o executivo.

A curadora do Flipoços, Gisele Ferreira Corrêa, também destaca a iniciativa, que segundo ela, vai ao encontro da proposta do festival. “Nós prezamos muito pelo acesso aos livros, tanto que trocamos ingressos por títulos novos ou usados em bom estado e doamos às bibliotecas e instituições municipais, além disso, em todos os anos que conseguimos, distribuímos milhares de vale livros aos estudantes de Poços de Caldas e da região. Agora, é uma honra imensa recebermos este projeto no nosso festival, o que reforça nosso carinho e parceria com a CBL”.

O Flipoços
O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 6 de maio no Espaço Cultural da Urca. O Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, BDMG Cultural, Codemge, Climepe, Fibrax, Suzano e Prefeitura de Poços de Caldas. Parceiro Cultural Sesc Minas, Instituto Camões, Editoras Sextante, Dublinense, Malê, Faro Editorial, Aletria, Leya, Trilha Educacional, Edições Sesc São Paulo. Mais informações e agendamento para as atividades ligue (35) 3697 1551. Programação completa na revista virtual no site www.flipocos.com.

Sobre a Infinito Cultural
Liderada por Fauze Hsieh, a Infinito Cultural acredita no poder transformador da Leitura. Há 12 anos trabalham em conjunto com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) no planejamento e organização da maior Feira de Livros da América Latina, a Bienal Internacional de Livros. São os responsáveis também pela idealização e realização do projeto itinerante Caminhos da Leitura, que já circulou por dezenas de cidades brasileiras levando acesso a leitura e programação cultural gratuita para mais de meio milhão de pessoas. Para saber mais, acesse: http://www.infinitocultural.com.br/.

Sobre a CBL
Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. 

As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completou 70 anos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.