quarta-feira, 9 de maio de 2018

.: Cultura Também É Museu – TV Cultura abre portas para museus nacionais

De 14 a 18 de maio, o público tem acesso ao acervo histórico da Fundação Padre Anchieta, além de uma exposição especial em homenagem ao programa Manos e Minas, que completa 10 anos em 2018


Entre as diversas definições da palavra ‘museu’ disponíveis nos dicionários, uma delas diz que “museu é uma instituição dedicada a conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou de valor artístico e histórico”. Com 50 anos de uma trajetória sólida – dedicada à comunicação educativa, crítica e de qualidade –, as edificações da Fundação Padre Anchieta (FPA) se tornaram, ao longo das décadas, um acervo cultural vivo que dialoga diretamente com a memória histórica brasileira.


E é por isso que, na próxima semana – em comemoração a 16ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) –, a FPA abre suas portas àqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre sua história e a de suas emissoras de rádio e televisão (TV Cultura, TV Rá Tim Bum!, Cultura FM e Cultura Brasil). As visitas (com limite de 35 pessoas por turno) acontecem de segunda (14/5) a quinta-feira (17/5) em dois horários diferentes, das 11h às 13h e das 15h às 17h, e na sexta-feira (18/5), das 11h às 13h. Para participar, os interessados devem acessar o site da TV Cultura e preencher o formulário referente com o dia e horário de sua escolha. A entrada é gratuita. 

Além dos cenários, objetos de cena e obras de arte que reconstroem momentos marcantes da entidade, esta edição, que tem como tema Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, também contempla uma mostra especial em homenagem ao programa Manos e Minas e à chegada do slam poetry no Brasil, que em 2018 completam 10 anos. A exposição, que conta com grafites, fotografias e espaços interativos, apresenta uma síntese sonora e visual de referências culturais e estéticas abordadas pela atração, com destaque para a cultura hip hop, a poesia falada e a presença do premiado DJ residente do Manos e Minas, Erick Jay.

Uma outra ala é dedicada a programas infantis produzidos pela TV Cultura. Peças clássicas que integram o imaginário de boa parte dos telespectadores estarão à mostra, como os bonecos e maquetes da série Cocoricó.

Cultura Também É Museu: A participação da FPA na 16ª Semana Nacional de Museus tem como objetivo reafirmar o compromisso em oferecer, por meio de suas emissoras, uma programação qualificada, atrativa e crítica aos mais diversos públicos e faixas etárias, contribuindo assim com a formação da população e com o aprimoramento e o exercício da cidadania.

Serviço:
Segunda (14/5) à quinta-feira (17/5):
- 11hs às 13hs
- 15hs às 17hs

Sexta-feira (18/5):
- 11hs às 13hs

Compartilhar no WhatsApp
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.