domingo, 24 de junho de 2018

.: Edu, Dori e Marcos Valle celebram a amizade em forma de disco


Por Luiz Gomes Otero*, em junho de 2018.


A música une Edu Lobo, Marcos Valle e Dori Caymmi há mais de 50 anos. Desde os tempos de colégio na Zona Sul do Rio de Janeiro, para ser mais preciso. Entretanto, apesar de terem se encontrado nos palcos algumas vezes, nunca haviam entrado em um estúdio juntos para gravar um disco. E agora eles decidiram fazer isso da melhor forma: cantando as suas próprias músicas, sendo que cada um cantou composições dos outros dois.

Em 2016 eles dividiram um palco, em um show de Marcos Valle com a cantora Stacey Kent.  Foi ali que nasceu a ideia que foi concretizada pela gravadora Biscoito Fino. Edu canta, de Dori, "Na Ribeira Deste Rio" (poema de Fernando Pessoa) e "Velho Piano" (com PC Pinheiro); de Marcos e Paulo Sérgio Valle, "O Amor É Chama" e "Viola Enluarada".

Por sua vez, Marcos resgatou Saveiros (Dori/Nelson Motta), "Alegre Menina" (Dori/Jorge Amado), "Canto Triste" (Edu/Vinicius de Moraes) e "Corrida de Jangada" (Edu/Capinan). Dori canta "Bloco do Eu Sozinho" (Marcos/Ruy Guerra), "Passa por Mim" (Marcos/Paulo Sérgio Valle), "Na Ilha de Lia no Barco da Rosa" (Edu/Chico Buarque) e "Dos Navegantes" (Edu/PC Pinheiro).

Acompanham os compositores, músicos experientes como Jorge Helder, Jurim Moreira, Mauro Senise, Danilo Sinna, Idriss Boudrioua e Marcel Martins e Jessé Sadoc entre outros. Os arranjos são de Cristóvão Bastos, Marcos Valle e Dori Caymmi.

Dizer que esse disco é impecável é desnecessário. É um prazer inenarrável ouvir e notar que a voz de Edu continua a mesma do passado, assim como a malemolência genial de Marcos Valle e o ar sereno de Dori na condução dos arranjos e em suas interpretações. Desde já, este é um novo clássico da nossa história fonográfica.


"Na Ribeira deste Rio"

"Corrida de Jangada"

"Saveiros"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.