sábado, 28 de julho de 2018

.: Eduardo Dussek é um show e tanto, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero*, em julho de 2018.

Gravado em 2011, no Teatro Oi Casagrande, no Rio de Janeiro, o show do músico Eduardo Dussek com voz e piano acabou se tornando um registro fiel da arte desse artista multifacetado, que tem no bom humor e irreverência a sua marca registrada.

O DVD foi produzido pelo Canal Brasil (TV por assinatura) e Gravadora Deck Disc. E desde então circula pelo País com o show homônimo ao DVD ( também lançado em CD ao vivo “Dussek É Show” .

É difícil classificar Dussek dentro da música popular. Sua experiência como ator sempre se fundiu com a carreira de músico. Então, tocar e cantar sentado a um piano de cauda, contando histórias e textos bem humorados, acabou servindo para mostrar que sua genialidade continua intacta, apesar de os problemas de saúde que enfrenta (ele declarou em 2016 que sofre do mal de Parkinson).


Em formato DVD, "Dussek É Show" reúne um repertório que passa por todas as fases da sua carreira, além da influência de Carmen Miranda em sua formação ("Alô Alô Brasil" e um pout-pourri de marchinhas carnavalescas).

De sua autoria, ele resgata pérolas como "Cantando no Banheiro" e a célebre "Nostradamus", que o projetou em um festival de música na Rede Globo nos anos 80. Há momentos de puro lirismo como nas baladas "Cabelos Negros" e "Aventura", esta última uma de minhas preferidas, juntamente com "Eu Velejava em Você". Mas há ainda "Barrados no Baile", "Rock da Cachorra" e "Brega Chique", que se tornou um hit nos anos 80.

Há duas participações especiais. Ney Matogrosso canta "Seu Tipo" (que ele havia lançado nos anos 80) e Preta Gil canta a irreverente "Marchinha de Carnaval". Nesses dois momentos, Dussek mostra uma interação sensacional com os parceiros de palco.

O DVD serve como um registro importante para preservar a obra desse artista, que por sinal merecia ter um espaço maior na mídia. A música popular precisa de alegria. E isso, a arte de Dussek tem de sobra.


"Nostradamus"

"Seu Tipo"

"Aventura"


*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.