sexta-feira, 6 de julho de 2018

.: Jethro Tull - 50 anos em 50 canções, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero*, em junho de 2018.

Jethro Tull fez seu primeiro show no Marquee Club London em 2 de fevereiro de 1968. Foi o primeiro passo de uma jornada musical épica,  quando o grupo  se tornou uma das bandas de rock progressivo mais bem sucedidas e influentes do mundo. Muito em razão do carisma e liderança do vocalista Ian Anderson e sua inseparável flauta.

Atualmente o grupo segue na estrada, eletrizando o público com uma turnê mundial comemorando seu 50º aniversário e uma coletânea de hits lançada especialmente para essa comemoração. A gravadora Parlophone lançou um set de três discos que inclui 50 músicas escolhidas por Anderson  de todos os 21 álbuns de estúdio da banda. "50 FOR 50" fornece uma visão geral abrangente do rico e diversificado catálogo da Jethro Tull, que inclui 11 discos de ouro e cinco de platina.


Organizado cronologicamente, o conjunto de três discos destaca a evolução musical contínua da banda com faixas antigas influenciadas pelo blues ("Beggar's Farm" e "A New Day Yesterday"); roqueiros pesados ​​("Aqualung" e "Breast Locomotive"); clássicos progressivos ("Skating Away" e "Critique Oblique"); e músicas folk ("Songs From The Wood" e "Heavy Horses").

A compilação também conta com "Steel Monkey", "Farm On The Freeway" e "Budapest" - três músicas do álbum vencedor do Grammy de 1987, "Crest Of A Knave". A coleção termina com "A Christmas Song" e "Ring Out Solstice Bells" - um par de faixas que apareceram originalmente no The Jethro Tull Christmas Album (2003). A turnê de 50 anos do Jethro Tull está em andamento, com shows programados na Europa e na América do Norte. 


"Aqualung"

"Skating Away"

"Steel Monkey"


*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.