quinta-feira, 2 de agosto de 2018

.: Mozart e Brahms: Concertos em Cubatão e Santos prometem encantar

Com entrada franca, os Concertos Petrobras-Tribuna voltam a Baixada Santista para apresentações singulares, que reunirão o clarinetista Paulo Sérgio Santos, a violinista Cristiane Cabral e o trio formado pelo violinista Pablo de León, o violista Horácio Schaefer e o violoncelista Roberto Ring. O público poderá conferir o enorme entrosamento artístico e pessoal desses grandes músicos, que costumam se reunir em ocasiões especiais, como os Concertos Petrobras-Tribuna. Em Cubatão, o concerto acontecerá no sábado (4 de agosto), às 20h30, no Bloco Cultural Dr. José Edgard da Silva, e no dia seguinte, no domingo (5 de agosto), serão duas sessões na Associação Comercial de Santos, às 17h e 19h.

O programa promete encantar o público com a única obra de Mozart para a formação violino, viola e violoncelo, o Divertimento em mi bemol maior, K 563, tido como um dos pontos altos do repertório para trio de cordas. Seguindo o concerto, o grupo irá apresentar o Quinteto para clarinete e cordas, em si menor, Op. 115, de Brahms, uma das mais belas obras escritas para clarinete. Brahms, que estava pensando em se aposentar da composição, apaixonou-se pela forma como um virtuoso clarinetista da época fazia o instrumento cantar. Tendo encontrado seu "rouxinol", Brahms retomou o fôlego e compôs um Trio para Clarinete, duas Sonatas para Clarinete e Piano e o Quinteto que será apresentado. 

Paulo Sérgio Santos. Foto: Divulgação


Os convidados para os concertos são a violinista Cristiane Cabral e o clarinetista Paulo Sérgio Santos, músico de grande prestígio internacional, que além de seu trabalho como músico de câmara e ao lado de Orquestras, tem atuado ao lado de grandes nomes da música popular brasileira, como Guinga, Chico Buarque e Edu Lobo. Paulo Sérgio Santos integrou a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro como primeiro clarinetista solista durante 18 anos. Seu primeiro cd solo obteve o Prêmio Sharp (categoria Revelação) e foi laureado com o Prêmio Carlos Gomes duas vezes: Melhor Conjunto Instrumental (Quinteto Villa-Lobos, onde toca desde 1975) e Melhor Solista. Em 2002 ganhou os dois mais importantes prêmios de música instrumental do Rio de Janeiro: o Prêmio CARAS e o Prêmio RIVAL. 

Ao lado dos convidados estará um grupo de músicos de excelência no cenário brasileiro e internacional, que reúne o violinista Pablo de León; o violista Horácio Schaefer; e o violoncelista Roberto Ring. Entre os mais destacados do país, desenvolvem intensa atividade apresentando-se com solistas mundialmente renomados como os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França) e Cristian Budu (Brasil).


S E R V I Ç O
Concertos Petrobras-Tribuna


Com:
Paulo Sérgio Santos, clarinete
Pablo de León, violino
Cristiane Cabral, violino
Horácio Schaefer, viola
Roberto Ring, violoncelo

PROGRAMA
W. A. Mozart (1756 - 1791)
Divertimento em mi bemol maior, K 563

J. Brahms (1833 - 1897)
Quinteto para clarinete e cordas, em si menor, Op. 115

CUBATÃO
04 de Agosto (sábado) - 20h30
Bloco Cultural Dr. José Edgard da Silva
Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro, (13) 3362-0852
Entrada Franca.

SANTOS
05 de Agosto (domingo) - 17 h e 19 h
Associação Comercial de Santos
Rua XV de Novembro, 137, Centro, (13) 3212-8200
Entrada Franca.

Indicação etária: não recomendado para menores de 10 anos
Mais informações: stravinsky.com.br/concertospetrobras/tribuna

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.