quarta-feira, 1 de agosto de 2018

.: #ResenhandoExplica: O que é gênero textual?


O que é gênero textual? #ResenhandoExplica

Por: 
Mary Ellen Farias dos Santos*


Ao escrever um texto, é preciso ter em mente qual objetivo a ser atingido. Um texto pode emocionar, convencer o outro, despertar medo, curiosidade. Logo, gênero textual é o nome dado às diferentes formas de linguagens utilizadas pelo escritor nos textos formais ou informais. 


Embora sejam muitos os gêneros textuais, as características facilitam a identificação. É por meio de particularidades comuns de linguagem e conteúdo que os textos são classificados, além das estruturas textuais bem definidas. Um único texto pode mesclar mais de um gênero textual, porém será nomeado pelo gênero que prevalecer.


Um bom exemplo é o bilhete, pela estrutura da escrita, ainda que não esteja em um pedaço de papel, seguro por imã, na geladeira, é facilmente classificado como bilhete. 


Entre os gêneros textuais estão:

 Artigo;

 Bilhete;
 Biografia;
 Carta de opinião;
 Conferência;
 Conto;
 Crônica;
✔ Currículo;
 Diário;
 Ensaio;
 Fábula;
✔ Lenda;
 Monografia.
✔ Palestra;
✔ Receita; 
 Regulamento;
 Relato;
 Relatório;
 Reportagem;
 Resenha;
 Resumo;
✔ Seminário;


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.