quarta-feira, 15 de agosto de 2018

.: Santos inaugura sua quinta sala pública de cinema neste sábado


Santos inaugura seu quinto cinema público neste sábado, 18 de agosto, quando será aberta ao público a sala de projeção que integra o Centro Turístico, Cultural e Esportivo Vila Criativa da Vila Progresso (Rua 3, s/nº). Localizado no piso térreo do edifício, o espaço recebe o nome do ator, cinéfilo, militante intelectual e fundador do primeiro cineclube do Brasil, Maurice Légeard.

A cerimônia de inauguração ocorre às 11h. Na sequência serão exibidos os filmes Viva – A Vida é uma Festa e Liga da Justiça. Com programação gratuita, o cinema da Vila Progresso dispõe de 57 lugares, com sistemas de som e projeção digitais. As sessões estão previstas para ocorrer sempre nos fins de semana.

A obra foi executada com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), oriunda do Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 170 mil.

Outras salas públicas de cinema de Santos são o Cine Arte Posto 4 – Sala Rubens Ewald Filho (orla do Gonzaga, ao lado do Canal 3) e o Cine ZN – Sala Toninho Dantas (Centro Cultural da Zona Noroeste – Av. Afonso Schmidt, s/nº, no Areia Branca).

O município também dispõe da Sala de Projeção Chico Botelho (no Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss, no piso térreo da Av. Senador Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias) e da sala de projeção da Vila Criativa da Vila Nova. Em breve também inaugura a sala de projeção da Vila Criativa do Morro da Penha.

Sobre Maurice Légeard
Nascido em 1925, em Lyon, na França, Maurice Armand Marius Legeard veio com a família para o Brasil em 1932. Na capital paulista torna-se ator de teatro e de cinema, apaixonado pelo mundo cinematográfico. Já em Santos, em 1948, cria o Clube de Cinema de Santos, o primeiro cineclube do país.

Por meio do clube apresenta o cinema mundial à Cidade, com gêneros como o neorrealismo italiano e as filmografias do Japão, Polônia, França, Índia, Inglaterra, Hungria, Rússia, Bulgária e China. A partir de 1954 passa a coordenar oficialmente o Clube de Cinema e, em 1964, promove sessões à meia-noite, no Cine Roxy, para exibir e debater sobre filmes de arte.

No início dos anos 1980 realiza sessões no Cine Bandeirantes e na Aliança Francesa de Santos e, em seguida, desliga-se do Clube do Cinema.

Maurice também foi idealizador da Cinemateca de Santos e consultor de cinema da Secretaria Municipal de Cultura de Santos (Secult). Faleceu em 25 de maio de 1997.

Sinopses dos filmes
"Viva - A Vida é uma Festa" - Direção de Lee Unkrich e Adrian Molina, com elenco formado por Anthony Gonzalez, Benjamin Bratt e Gael García Bernal, entre outros atores. Na animação, Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família, que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

"Liga da Justiça" - Direção de Zack Snyder, com elenco formado por Ben Affleck, Henry Cavill e Gal Gadot, entre outros. Na trama, impulsionado pela restauração de sua fé na humanidade e inspirado pelo ato altruísta do Superman (Henry Cavill), Bruce Wayne (Ben Affleck) convoca sua nova aliada Diana Prince (Gal Gadot) para o combate contra um inimigo ainda maior, recém-despertado. Juntos, Batman e Mulher-Maravilha buscam e recrutam com agilidade um time de meta-humanos, mas mesmo com a formação da liga de heróis sem precedentes - Batman, Mulher-Maraviha, Aquaman (Jason Momoa), Cyborg (Ray Fisher) e Flash (Ezra Miller) -, poderá ser tarde demais para salvar o planeta de um catastrófico ataque.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.