Pesquisa personalizada
 

 











   

 

 

   

.: Publicidade :.

“Globo, a gente se vê por aqui"
Por: William Lara e Guy Júnior

Em maio de 2005




A Paulus promoverá o lançamento do livro Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia, em um debate aberto ao público, que será realizado em 21 de maio, ás 12h00, no auditório Waly Salomão, na 12ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

O debate terá participação dos autores/pesquisadores: Lia Calabre, Marialva Barbosa, Ana Paula Goulart Ribeiro e César Bolaño (organizador da obra). O livro teve uma ótima aceitação na imprensa brasileira em decorrência ao aniversário de 40 anos da Vênus Platinada ocorrido em abril.

A obra, organizada pelos professores Valério Cruz Brittos e César Ricardo Bolaño e lançada pela Paulus, tem como objetivo analisar a trajetória da Rede Globo de Televisão nesses seus 40 anos de existência. Mas ela não se restringe a comemorar esta data ao som do Tema da Vitória, característico das vitórias do automobilismo transmitido pela emissora. Os organizadores buscam analisar de forma crítica este período e fazer uma análise do papel histórico da empresa da família Marinho no processo político de construção da democracia, além de expor quais são as novas perspectivas para o grupo nos próximos anos.

“Globo e você: tudo a ver” e “Não tem pra ninguém, a Globo 90 é nota 100”. São slogans que estão em desuso há algum tempo, mas continuam presentes na memória de milhões de telespectadores brasileiros. Ao longo dos últimos 40 anos estas e outras frases estiveram presentes diariamente nas salas das casas por todo o Brasil.

“Globo, a gente se vê por aqui”: O leitor verá um estudo sob um ponto de vista independente, onde são apresentados não só os momentos áureos, mas também os mais polêmicos do canal. Dividido em três partes, o livro caracteriza-se por uma coletânea de artigos, que buscam explanar esses 40 anos da emissora, abordando sua origem, sua estrutura política, sua influência no processo de democracia nacional e sua recente inserção em outros ramos da comunicação, como a Internet e a TV à cabo.

A primeira parte é formada por capítulos que tratam do plano geral, ou seja, de questões políticas e econômicas. Os artigos falam basicamente da relação que a emissora teve com o governo brasileiro nesses anos. São destaques os textos Elementos Históricos-regulatórios da Televisão Brasileira, de Cassiano Ferreira Simões e Fernando Mattos, sobre as questões regulatórias para o setor das comunicações; Globo, transnacionalização e capitalismo, do organizador Valério Cruz Brittos, que mostra como foi o processo pioneiro da rede para se inserir no mercado externo com o canal Globo Internacional e como esta empreitada pode representar uma alternativa rentável frente à crise no mercado interno; e por último podemos destacar o texto Globo e Política: “Tudo a ver”, de Venício A. de Lima, que relata as relações de influência entre os interesses dos Marinhos e a política, como por exemplo em períodos eleitorais.

A segunda parte, aborda a questão audiovisual da emissora carioca, como as telenovelas e o telejornalismo. Como destaque podemos citar o artigo de Edgard Rebouças, América Latina: um território pouco explorado e ameaçador para a TV Globo, que fala da penetração da Globo na Mercado latino-americano, a importância e os riscos dessa operação, sua relação com esse povo e os concorrentes do setor.

Já na terceira e última parte, é dedicada a mostrar como o grupo vai se mantendo, fortalecendo e inserindo em outros mercados, como o jornal impresso, o rádio, o cinema, a gravadora Som Livre e a TV por assinatura. Estes capítulos trazem a história, a atualidade e as perspectivas desses subprodutos globais.

Como podemos observar a obra não tem por objetivo enfatizar apenas as “glórias globais”, mas explorar suas atitudes polêmicas, citando, por exemplo, desde o favorecimento na instalação da infra-estrutura necessária para o seu funcionamento até o caso de sua relação com o grupo americano Time-Life. Apontando isso certamente o livro ajudará aos brasileiros refletirem sobre o que foram esse últimos 40 anos da comunicação no Brasil. É indicado para estudantes e professores de comunicação e para aqueles que se interessam por esta instigante história de poder e hegemonia.

Mesa de Comunicação
Tema: 40 anos de Rede Globo
Data: 21 de maio – Sábado
Horário: Das 12h00 às 14h00
Auditório: 4 – Waly Salomão (60 lugares)
 

Participantes: Lia Calabre é doutora em História Social, pela Universidade Federal Fluminense, e pesquisadora. É chefe do setor de estudos de política cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa - MinC. No período de novembro de 2000 a dezembro de 2001, coordenou a pesquisa sobre o Sistema Globo de Rádio para o projeto Memória das Organizações Globo.

Marialva Barbosa é professora titular do departamento de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História, com pós-doutorado em Comunicação pelo LAIOS - École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris, França. Atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Desenvolve pesquisa sobre história da imprensa e é Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

César Ricardo Siqueira Bolaño é jornalista, doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Recentemente desenvolveu pesquisa pós-doutoral junto à Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP) sobre “Economia Política do Conhecimento, Reestruturação Produtiva e os setores de Biotecnologias”. Pesquisador nível 1 do CNPq, coordenador do grupo Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Professor e conferencista convidado por várias universidades no Brasil e no exterior.

Ana Paula Goulart Ribeiro é jornalista e historiadora. Mestre e doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professora da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, além de pesquisadora do NUPEC (Núcleo de Pesquisas em Estratégias de Comunicação) da instituição.

Todos os participantes do debate receberão certificados.

A inscrições para a mesa de Comunicação, e das mesas de educação e psicologia que também serão promovidas pela PAULUS podem ser feitas pelo site: www.paulus.com.br. As vagas são limitadas e gratuitas!
 

Serviço
Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia
Autores: Valério Cruz Brittos e César Ricardo Siqueira Bolaño (orgs.)
Formato: 14 x 21 cm; 376 páginas; R$ 33,00

Áreas de interesse: História da televisão, Comunicação de massa, Mídias, Ciências Sociais.
Público-alvo: Pesquisadores, estudantes, comunicólogos e interessados sobre o assunto.
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site PAULUS: www.paulus.com.br

































 

 
 
 
 
 
 

 

.: Participe :.

 
 

 
 

 
 
 
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
   
   
 
   
   
 
 
 
 
                   

 

 
                   
Comente o texto aqui!
                   
                   

:: Mais sobre...

:: Set de Clássicos da tarde para sempre na lembrança

:: Set de Guerra dos Mundos

Pesquise em http://pt.wikipedia.org

                   
                   

Dicas de compras no Submarino, clique abaixo para comprar:
* Boneca Barbie Collector *
* Barbie Girl MP3 Rosa Mattel *
* Boneca Barbie Life Minha Primeira Barbie *
* Barbie High School Musical Troy e Gabriela *

                   
Arquivo
                   
| Equipe | Parceiros | Privacidade | Publicidade | Fale Conosco |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Resenhando.

Direitos Reservados a Mary Ellen F. S. M.