::Favoritos::
:: Equipe ::
::Promoção::
 ::Fale Conosco::
::Canais              
.: Acústico
.: Gente
.: Legenda
.: Novidades
.: Resenhas
.: R.G.
.: Set
 
 
:: Promoção ::
::Resenhando
 
:: Equipe ::
 
:: Publicidade ::
:: Parceiros ::
                    
:: Privacidade ::
:: Fale Conosco ::

::Resenha de O Cisne
 

Uma menina que descobre um novo e imenso mundo
Por: Mary Ellen Farias dos Santos


Em outubro de 2005



Em
O Cisne, garota é enviada para uma pequena fazenda de criação para reparar os seus pecados.



Em
O Cisne, do escritor islandês Gudbergur Bergsson, tudo começa num cenário em que há bastante movimento. "Mal o ônibus arrancou, a menina começou a sentir, falta das pequenas pedras listas da praia e do mar. Essa sensação de nostalgia tornou-se mais dolorosa quando chegaram aos prados, onde crescia a erva, cantavam as aves, corria um caudaloso rio e reverberava o sol sobre as lagoas e os pântanos".

A obra publicada pela editora Rocco traz uma história completamente romanceada. Entretanto, tem como ponto principal uma menina que após cometer pequenos furtos é mandada para uma fazenda, lugar distante da qual vivia. Ao prepará-la para a sua ida, o pai diz: "Se você conseguir cair nas graças do fazendeiro, talvez ele lhe dê trabalho para todo o inverno, e pagando um salário. [...] - E, ainda que não seja exatamente assim, é preciso acreditar nisso - acrescentou o pai".

No campo, embora contrariada, ela procura adaptar-se. É no cotidiano que a menina descobre a beleza da natureza, inicialmente, quando o fazendeiro lhe manda buscar um cavalo zaino. "Quando chegou, o fazendeiro, que a estava esperando, perguntou-lhe por que não voltara montada no cavalo. / Não é preciso levar sempre os cavalos pela rédea? - perguntou ela.".

É na obra, dividida em 23 capítulos, que o leitor descobre a pureza dos sentimentos e que nada deve ser imposto, mas sempre de acordo entre ambas as partes, isto é, primeiramente deve-se conquistar o que se deseja. Outra lição do texto é a de que nada é por acaso. "Um pensamento vazio, muito diferente das recordações e idéias inúteis que haviam ocupado o dia e tanta importância haviam adquirido: especialmente, a idéia de que cada coisa tinha um propósito em cada lugar".

Enfim, O Cisne é uma excelente opção de leitura para adolescentes que estão em seu período de transição e muitas vezes, sentem-se perdidos em meio a tantas mudanças (não somente físicas). Contudo, após tantas dificuldades de compreensão e diálogos, tornam-se cisnes brancos como neve que sabem alcançar vôos na medida certa, sabendo enfrentar qualquer abismo à frente, sozinhos.


Livro: O Cisne

Autor: Gudbergur Bergsson

190 páginas

Editora: Rocco






 

.: Avaliação :.
Excelente * * * * *          * Ruim / * * Regular / * * * Bom /  * * * * Ótimo / * * * * * Excelente



:: Mais sobre... Livros infantis e/ou juvenis


:: Resenha de Pânico na Biblioteca, de Eoin Colfer

:: Resenha de As rosas inglesas / As maçãs do Sr. Peabody, de Madonna

:: Resenha de Armário 13, de R. L. Stine

:: Resenha de O Mentiroso, de R. L. Stine

:: Resenha de Minha Versão da História: Cinderela / A Madrasta

:: Resenha de Não Se Esqueça de Mim, de R. L. Stine

:: Resenha de Duas Amigas, de Roseana Murray

:: Resenha de Perdoar: É Melhor Para o Coração, de Carol Ann Morrow

:: Resenha de Princesas Apaixonadas

:: Resenha de Teatro das Princesas

:: Resenha de A Pequena Princesa, de Frances H. Burnett

 
Arquivo
                  

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer
meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Resenhando.

Direitos Reservados a Mary Ellen Farias dos Santos -
Página melhor visualizada em 800 x 600 pixels.