___________________________________________________________________________________________________________

                           
 

Algumas letras em palavras sábias
Por: Mary Ellen Farias dos Santos


Em fevereiro de 2008


Um livro que traz palavras ao vento. Adriana Falcão namorou todas as letras, brigou com algumas, brincou com outras, prendeu-as em Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento.


Letras. Todas as letras. Afinal, você tem preferência por alguma letra do alfabeto? Diga, então, qual é a primeira letra do seu nome? Qual a primeira letra da palavra que define os seus sentimentos? Bom, de fato, estas perguntas podem parecer tolas. No entanto, eu lhe digo que não. Por favor, não pense mal desta reles mortal.

Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento, de Adriana Falcão é uma brincadeira com as letras que formam várias e várias palavras. "Adriana passou a recolher palavras que o vento lhe trazia. Namorou todas, brigou com algumas, brincou com outras, prendeu-as neste precioso dicionário. Agora, é hora soltá-las, todas, direto para a alma da gente".

Entendeu o motivo das perguntas? Este é um dicionário como os outros, isto é, segue a ordem alfabética na apresentação das palavras, porém o significado destas é exposto de modo inusitado e curioso. Como isso? Simples e fácil de entender. Veja, por exemplo, a letra "A". "A - Primeira letra do alfabeto, que também é a primeira letra da palavra amor e se sente importantíssima por isso".

Contudo, há espaço para as brincadeiras embutidas de crítica. Esta pode ser encontrada na letra "T" do dicionário. "Televisão - Retângulo que passa atrações para o povo ficar vendo. As atrações têm que passar aos pedaços para poder caber, entre um pedaço e outro, anúncios para vender coisas assim como bicicleta. A finalidade é encontrar quem queira comprar o que é anunciado, pois com parte do dinheiro da venda pagam-se os tais anúncios, com parte do dinheiro dos anúncios pagam-se as tais atrações, e ainda sobre. Mas eles fazem as atrações tão bem-feitas que quem olha assim pensa que a finalidade da televisão são as atrações que passam nela".

Já as brincadeiras leves podem ser encontradas na letra "H", seja na palavra hipocondria (mania de transformar espirro em pneumonia), histeria (um desespero tão desesperado que até transborda), horizonte (linha que serve para evitar que o céu e o mar se misturem) ou hálito (quando ar pode ser flor).

Agora você deve estar curioso para saber quais são as outras palavras deste dicionário inusitado, não? Bom, agora, sem dúvidas você não achará minhas perguntas iniciais muito tolas. Passe momentos agradáveis junto a este livro que traz muita reflexão e boas risadas. Não deixa de ler Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento, de Adriana Falcão!

AUTORA: Nascida no Rio de Janeiro, Adriana Falcão tem se destacado em todas as áreas em que atua. Mania de Explicação, seu livro de estréia na literatura infantil, teve duas indicações para o Prêmio Jabuti/2001 e recebeu o Prêmio Ofélia Fontes - "O Melhor para a Criança"/ 2001, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em 2002, publicou Luna Clara e Apolo Onze, seu primeiro romance juvenil. Seu romance A Máquina foi levado aos palcos por João Falcão. Na televisão, entre outras coisas, Adriana colaborou em vários episódios de A Comédia da Vida Privada, Brasil Legal e escreve para A Grande Família, todos da Rede Globo. Com Guel Arraes, adaptou O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, para a TV, posteriormente levado ao cinema.


Livro: Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento
Autor: Adriana Falcão
168 páginas
Ano: 2003
Editora: Planeta

 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
                                                 
   

   
       
                                                 
           

.: Leia também!

           
 

                   

               
  Resenha de "A Princesa na Balada", de Meg Cabot

.:Arquivo:.

Resenha de "Blonde", de Joyce Carol Oates    
   
             
                                                 
         

| Equipe | Mural de Recados | Parceiros | Privacidade | Fale Conosco |

         
                                                 
           

Site melhor visualizado no Google Chrome e Mozilla Firefox.

           

Google
www resenhando.com
___________________________________________________________________________________________________________

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Resenhando.
Direitos Reservados a Mary Ellen F. S. M. - Copyright @

___________________________________________________________________________________________________________