Pesquisa personalizada
 

 











   

 

 

   

.: Publicidade :.

Sob os signos da escrita de Costa Senna
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2008




Nem rural, nem urbano, a literatura de Costa Senna é versátil! Saiba mais de Caminhos Diversos Sob os Signos do Cordel!





A beleza da literatura de cordel ganha espaço nas livrarias em um formato sofisticado e muito diferente do que o leitor está acostumado a ver em feiras, praças ou mercados populares. Caminhos Diversos Sob os Signos do Cordel, de Costa Senna, publicação da Global Editora, ao longo de 160 páginas mostra a cultura popular de um dos mais engajados e inventivos autores de cordel de sua geração. A obra organizada pelo poeta Marco Haurélio, conta com as ilustrações características feitas por Jô Oliveira.

Numa escrita simples e direta, os 18 poemas compõem um presente completo ao leitor que aprecia a literatura de cordel: Nas asas da leitura; Lembrando o Brasil caboco; Sem-terra; Nas quebradas do sertão; Cante lá e cante cá; Viagem ao mundo do alfabeto; Como nascem os provérbios; A voz de Gita; Menina, Moça, mulher; A puta e o poeta; O sublime presente; A arapuca feminista; É Pinto nesta eleição; A paranóia da praça da Sé; Tome cinco, camarada; Fim da ambição; A parábola do Semeador; Carta e Jesus.

A publicação valoriza uma das expressões culturais mais populares do Brasil em cada palavra, pois Costa Senna embarca na atemporalidade. "Não é urbano nem rural, pois sua poesia não separa, congrega. Tem um pé na tradição e outro na modernidade e, arrastando seu baú de cordéis e canções, vai aos poucos colhendo os frutos há muito semeados na mais árida das searas: o coração humano", diz o poeta Marco Haurélio, na apresentação da obra.

O poema "Na asas da leitura" é o abre-alas da antologia, justamente pelo seu caráter introdutório: Neste, Costa Senna assiste ao nascimento da escrita em uma viagem a um passado distante ao Egito e à China. Como por exemplo, no trecho (da página 17 do livro) a seguir:


"Neste cordel falarei
Sobre o meu melhor amigo,
Que me ajuda a encontrar
Lazer, trabalho e abrigo.
Desde meus primeiros anos,
Ele é parte dos meus planos
E segue sempre comigo

Leio livro em minha cama,
Em ônibus, metrô ou trem,
Em navio ou avião,
Ou mesmo esperando alguém.
Leio para o povo ouvir.
Leio para transmitir
A riqueza que ele tem

Eu sou amigo do livro
Desde quando menininho.
Ele me dá auto-estima.
Na leitura me alinho,
Acho razões pra lutar,
Com virtude, retirar
As pedras do meu caminho.

Há cinco mil e quinhentos
Anos, a Ásia surpreendeu,
Pois, criando o alfabeto,
A escrita apareceu.
Veja só que linda ação,
Foi aí dessa união
Que nosso livro nasceu."



Na seqüência de "Na asas da leitura" o autor presencia o surgimento do primeiro alfabeto e do papel, e então, surgem componentes importantes para que se perpetuasse a escrita e, conseqüentemente, o livro. "Na leitura encontro asas,/ Prazer, força pra voar,/ Em qualquer cosmicidade/ Eu vejo o meu ser pousar,/ O livro é meu transporte,/ A leitura o passaporte,/ Direito de conquistar.". Embarque na magia desta escrita popular mesclada de características tradicionais e modernas, retocadas por riquíssimas ilustrações em xilogravura. Não deixe de ler Caminhos Diversos Sob os Signos do Cordel, de Costa Senna!

O ORGANIZADOR: Marco Haurélio é poeta popular, compositor, folclorista, é baiano de Riacho de Santana. Ministra oficinas e profere palestras sobre literatura de cordel e cultura popular. Em cordel, entre outros títulos, escreveu: O herói da Montanha Negra, Galopando o cavalo Pensamento, A megera domada (baseado na obra de William Shakespeare), História de Belisfronte, o filho do pescador e Os três conselhos sagrados.

O AUTOR: Costa Senna é cearense de Fortaleza, apesar de ter vivido parte de sua infância e adolescência no Choró Limão, região de Quixadá. Ingressou na arte em 1980 e atuou nas peças teatrais A noite seca, Barrela, Deus lhe pague e O Caldeirão. Em 1990 mudou-se para São Paulo e tornou-se em um dos precursores da nova face da literatura de cordel. Escreveu O doido, Viagem ao centro da Terra (adaptação do clássico de Júlio Verne), Jesus brasileiro (em parceria com Marco Haurélio), Raul Seixas entre Deus e o Diabo, Jararaca, o bandido santo, A maldita ilusão, As lágrimas de Lampião, Escreveu, não leu, o pau comeu, entre outros. Cantor e compositor, Costa Senna funde o universal ao regional, com influências tão inusitadas como Luiz Gonzaga, Raul Seixas, Belchior, Alceu Valença, o rap urbano e o repente dos grandes cantadores nordestinos. Tem gravados os CDs Moço das estrelas, Costa Senna em cena e Fábrica de unir versos. Humorista, fez sucesso com o espetáculo cômico Ria até cair de Costa, de grande repercussão nos anos 1990. É um dos poetas pioneiros na utilização de temas ligados à educação na literatura de cordel. Em 2008, em reconhecimento à sua atuação, Costa Senna foi indicado, pela Câmara Municipal de São Paulo, para receber o título de Cidadão Paulistano.


Livro: Caminhos Diversos Sob os Signos do Cordel
Autor: Costa Senna
160 páginas
Ano: 2008
Ilustrações: Jô Oliveira
Editora: Global

* Compre "Caminhos Diversos Sob os Signos do Cordel" no Submarino *

.: Avaliação :.

Excelente

 

Ruim / Regular / Bom /  Ótimo / Excelente



 













 

 
 
 
 
 
 

 

.: Participe :.

 
 

 
 

 
 
 
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
   
   
 
   
   
 
 
 
 
                   

 

 
                   
Comente o texto aqui!
                   
                   

:: Mais sobre...

Pesquise em http://pt.wikipedia.org

                   
                   

Dicas de compras no Submarino, clique abaixo para comprar:
* Coleção Marian Keyes *
*
Livros de J. R. R. Tolkien *
*
Livros de Sophie Kinsella *
*
Coleção Thalita Rebouças *
*
Livros de Nelson Rodrigues *
* Coleção Harry Potter, de J. K. Rowling *
*
Coleção Crepúsculo, de Stephenie Meyer *

                   
Arquivo
                   
| Equipe | Parceiros | Privacidade | Publicidade | Fale Conosco |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Resenhando.

Direitos Reservados a Mary Ellen F. S. M.