Pesquisa personalizada
 

 











   

 

 

   

.: Publicidade :.

Um registro do entretenimento favorito de grande parte dos brasileiros
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em março de 2011





Projeto Memória Globo resgata a história do Brasil e da telenovela. Saiba mais de
Guia Ilustrado TV GLOBO - Novelas e Minisséries!





De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, novela pode significar uma "narrativa breve, maior do que um conto e menor do que um romance, e que se caracteriza por apresentar uma espécie de concentração temática em torno de um número restrito de personagens; trama narrada em capítulos, no rádio e na televisão; caso, situação complicada e de difícil solução". É nesta concentração de narrativas televisionadas que grande parte dos brasileiros encontram diversão.

Entretanto, não é todo brasileiro que consegue acompanhar diariamente as novelas e minisséries em exibição, ver o "Vale a pena ver de novo" e assistir tudo que deseja pela internet. Para tanto, a Editora Zahar, publicou o Guia Ilustrado TV GLOBO - Novelas e Minisséries, apresentado por meio do Projeto Memória Globo, que tem o propósito de relembrar fatos importantes das produções.

O livro que celebra os 45 anos da emissora, reúne a sinopse de 252 novelas e 66 minisséries ilustradas com 600 fotos, além de curiosidades sobre os bastidores e histórias da TV. Publicação dividida em três partes (Como são feitas as novelas e minisséries / Novelas / Minisséries), inicialmente traz informações sobre o funcionamento da dramaturgia na TV, ou seja, detalhes sobre a gigantesca engrenagem que envolve autores, diretores e elenco, além do trabalho de equipes que produzem a cenografia, a arte, os figurinos, a caracterização, os efeitos especiais, a trilha sonora, as aberturas entre outras. Afinal, as curiosidades sobre a fábrica de sonhos sempre são interessantes.

Na sequência, o Guia Ilustrado TV GLOBO - Novelas e Minisséries apresenta informações sobre as novelas lançadas até janeiro de 2010 que foram produzidas pela TV Globo, desde Ilusões Perdidas (1965), primeira novela exibida pela TV Globo protagonizada por Reginaldo Faria e Leila Diniz, a Tempos Modernos (2010), comédia centrada na relação homem-máquina, protagonizada por Antonio Fagundes.

Com as novelas organizadas em ordem cronológica, pode-se entender o contexto sociocultural e as tendências de cada período, como por exemplo, na fala e na vestimenta. Na terceira parte, o guia apresenta o resumo e ilustrações das 66 minisséries produzidas pela TV Globo, Lampião e Maria Bonita (1982), a primeira minissérie, até Dalva e Herivelto, uma canção de amor (2010), produção biográfica que mostrou a relação profissional e de amor entre dois ícones da época de ouro do rádio no Brasil.

Ter em mãos um livro que reúne a história das produções da Rede Globo é diversão garantida para horas e horas. Contudo, não pense que encontrará informação suficiente para todas as novelas. Marina (1965) e Pecado de Mulher (1965) apenas apresenta os nomes de seus atores. Na internet é possível encontrar mais informações, como por exemplo, no site Wikipédia, a enciclopédia livre, que apresenta a seguinte informação: "Marina é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo entre 23 de agosto à 10 de setembro de 1965, totalizando 15 capítulos. Foi escrita por Leonardo de Castro e dirigida por Moreira Júnior."

Apesar de não trazer todas as sinopses completas, o que desaponta os fãs de telenovelas, o Guia Ilustrado TV GLOBO - Novelas e Minisséries é uma boa opção de leitura, pois ao resgatar a história do Brasil e da televisão, envolve entretenimento. Vale a pena ter e ler!

PROJETO: A equipe do Memória Globo – vinculada à Central Globo de Comunicação – é formada por historiadores, sociólogos, antropólogos e jornalistas, e se dedica a pesquisar a história da TV Globo e de suas produções. Entrevistas, informações e imagens coletadas pela equipe geraram o site memoriaglobo.com.br e diversos livros, entre os quais Dicionário da TV Globo; Jornal Nacional: a notícia faz história; e Roberto Marinho, de Pedro Bial – lançados pela Zahar.


Livro: Guia Ilustrado TV GLOBO - Novelas e Minisséries
Projeto Memória das Organizações Glob
Coleção:
Memória Globo
316 páginas
Ano: 2010
Editora: Zahar

.: Avaliação :.

Excelente

 

Ruim / Regular / Bom /  Ótimo / Excelente





 
 
 
 
 
 
 

 

.: Participe :.

 
 

 
 

 
   
 
 
                   

 

 
                   
Comente o texto aqui!
                   
                   

:: Mais...

:: Resenha de Seis livros infantis que dão asas à imaginação dos pequenos leitores

:: Resenha de O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, adaptado por Michael Ford

:: Resenha de A Árvore dos Desejos, de Willian Faulkner

Pesquise em http://pt.wikipedia.org

                   
                   

Dicas de compras no Submarino, clique abaixo para comprar:
* Coleção Marian Keyes *
*
Livros de J. R. R. Tolkien *
*
Livros de Sophie Kinsella *
* Livros de Jostein Gaarder *
*
Coleção Thalita Rebouças *
*
Livros de Nelson Rodrigues *
* Coleção Harry Potter, de J. K. Rowling *
*
Coleção Crepúsculo, de Stephenie Meyer *

                   
Arquivo
                   
| Equipe | Parceiros | Privacidade | Publicidade | Fale Conosco |
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Resenhando.

Direitos Reservados a Mary Ellen F. S. M.