quinta-feira, 4 de setembro de 2014

.: Historiador comprova a existência histórica de Jesus

“Não importa o que mais se pense sobre Jesus, o fato é que ele certamente existiu. É isso que este livro vai demonstrar”. A declaração resume exatamente o que Bart D. Ehrman quer dizer em “Jesus Existiu ou Não?”, lançamento da editora Agir, do Grupo Ediouro. Criado em uma família evangélica nos Estados Unidos, o autor, que atualmente é agnóstico com inclinações ateístas, defende no livro um argumento sobre Jesus de Nazaré estabelecendo um critério confiável através de uma pesquisa histórica. Ele identifica as fontes de maior credibilidade e oferece um retrato convincente do personagem principal da tradição cristã.

Ehrman afirma que não tem o mínimo interesse em defender o Cristianismo: “não tenho a expectativa de convencer ninguém do time contrário com este livro. Minha intenção é convencer pessoas genuinamente interessadas em saber como nós temos certeza de que Jesus de fato existiu, um consenso entre praticamente todos os estudiosos da antiguidade, dos textos bíblicos, dos clássicos e das origens cristãs, não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo ocidental”, explica.

Segundo o autor, todas as fontes que mencionam Jesus até o século XVIII - entre autores de todos os tipos, como cristãos, judeus e pagãos - supõem que ele tenha existido. Para ele, “a afirmação da não existência de Jesus é uma ideia moderna, sem precedentes na antiguidade. Foi inventada no século XVIII”. Entre os pesquisados estão fontes independentes importantes em meio a autores cristãos da mesma época de Tácito, que transmitem informações sobre o Jesus histórico e certamente confirmam sua existência sem recorrer às fontes evangélicas. 

Para os cristãos, não há dúvida alguma da sua existência e santidade. Para os céticos, o Cristianismo é fundamentado em um mito. Para muitas pessoas, a existência ou não de Jesus é menos importante do que sua influência para o mundo. Mas será que essas “lições” citadas no Novo Testamento realmente vieram de Jesus Cristo? O autor responde com muita propriedade boa parte destas dúvidas.

Sobre o autorProfessor de estudos religiosos na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Bart D. Ehrman já escreveu mais de 20 livros sobre religião, incluindo O que Jesus Disse? O que Jesus Não Disse?, que figurou entre os mais vendidos na lista do jornal The New York Times, e Quem foi Jesus? Quem não foi Jesus?, ambos publicados pela Nova Fronteira no Brasil.

Bart D. Ehrman cresceu em uma família religiosa nos Estados Unidos e na adolescência foi um evangélico fervoroso. Foi nessa época que seu interesse pela Bíblia e por sua história começou. Entretanto hoje, depois de mais de 35 anos de estudo, ele afirma que não é cristão e não tem o mínimo interesse em defender o Cristianismo. Já como historiador e autor, Ehrman defende: “Simplesmente não posso negar os fatos que confirmam que o Jesus histórico existiu”. Ele tem sido destaque na revista Time e em vários programas de televisão como CNN e History Channel.

Ficha Técnica
Preço: R$39,90
Páginas: 336
Editora: Agir

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.