domingo, 30 de novembro de 2014

.: Resenha crítica do filme "Congelado"

Segredos revelados em um freezer
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em outubro de 2014.


Filme protagonizado por Dylan McDermott é puro suspense, mas degringola no desfecho.


De fato, a vingança é um prato que se come frio. No longa "Congelado", dirigido por Mikael Salomon, tudo começa em uma câmara frigorífica, que enquanto mantém a temperatura alta para preservar peças de carne, recebe um ser vivo: o mecânico Robert (Dylan McDermott).

Diante de um Robert desesperado, descobre-se que o homem fora pego de supetão durante seu jantar de aniversário para um tenebroso desafio de resistência. Como provar que ele não é quem procuram? Assim, a ideia de ser confundido com outra pessoa ganha mais força e apavora. Logo, acompanhar Robert trancafiado recebendo visitas regulares de bandidos russos mexe com os nervos. Como um pacato homem acabou envolvido em tamanha enrascada?

cada avanço na trama, o cerco fica cada vez mais apertado. Robert precisa devolver os 8 milhões de dólares roubados. Custe o que custar! Após levar sopapos e sofrer coação por parte da máfia russa, o mecânico descobre que com ele, há um policial: Sam (Peter Facinelli). Após ser retirado de uma pilha de caixas em um canto, mesmo estando perto da morte, Sam faz revelações a Robert, o que o força a lutar para sobreviver.

Infelizmente, "
Congelado" não é um suspense de destaque ou que valha a pena rever por vezes. Embora tenha nomes já famosos como Dylan McDermott e Peter Facinelli, serve apenas como dica para passar o tempo. Não há muito o que considerar desta película, pois o desfecho chega a ser um vexame, de tão decepcionante que é. Assista por sua conta em risco!

Filme: Congelado (Freezer, EUA)
Ano: 2014
Gênero: Ação, thriller
Duração: 91 Minutos
Direção: Mikael Salomon
Elenco: Dylan McDermott, Peter Facinelli, Yuliya Snigir, Andrey Ivchenko, Markus Parilo, Pascal Petardi, Milan Malisic



.: Paura é atração do IV PONTA URBANA ROCK 2014

A cidade de Valinhos vai tremer neste final de semana! A cidade recebe a quarta edição do festival Ponta Urbana Rock, neste sábado e domingo, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A entrada é apenas um livro novo ou usado, que será doado à Biblioteca Móvel.

Uma das principais atrações do evento é o renomado Paura. Com quase 20 anos de carreira, o grupo volta a se apresentar no interior do Estado de São Paulo, para promover o novo álbum “Tameless”.

Reconhecido como um dos nomes mais respeitados do hardcore sul-americano, a banda deve apresentar clássicos como “Reverse The Flow”, “No Hard Feelings!? Fuck You!”, “Bull Control”, além de suas novas composições que tem surtindo belo efeito durante as exibições.

Além das atrações musicais, o Ponta Urbana Rock também oferecerá oficina “Skate Constrói” para crianças e adolescentes. A oficina acontece no sábado, das 9h às 12h. Os shows, em ambos os dias, das 14h às 21h.

Serviço Valinhos
Ponta Urbana apresenta Ponta Urbana Rock 2014
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini 
End: Rua João VI, 82 – Jardim Planalto, Valinhos/SP.
Entrada: Livro Novo ou Usado
Info: (19) 9 9227 2534
Horários sábado (29/11): Mete Ficha (14h) | Banda Foo Dogs (15h) | Blowpipe Thrash (16h) | Bang Loko Sound (17h) | Banda Cerkelétrika (18h) | Cardiac (19h)
Horários domingo (30/11): SETI (14h) | TheOffer (15h) | Don Ramón (16h) | BAD TASTE (17h) | Paura (18h) | Statues on Fire (19h)
Apoio: Disorder / Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos
Patrocínio: Motim Records
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/760892663947573/

.: “Sentir prá Ver”: Exposição propõe a fruição artística

Mostra foi concebida a partir de padrões de acessibilidade universal para atender ao público especial.


A partir do dia 4 de dezembro a Galeria do Sesc Santo André abrigará 14 reproduções fotográficas de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Atendendo aos padrões de acessibilidade universal, que garantem a visitação para todos os públicos - incluindo pessoas com deficiências sensoriais, motoras e intelectuais -, “Sentir prá Ver” busca ampliar a apreciação da arte através da estimulação dos sentidos, convidando o visitante a desempenhar um papel ativo ao interagir com obras de artistas como Almeida Junior, Carlos Scliar, Di Cavalcanti, entre outros.

Com temáticas como natureza-morta, retratos, abstrações, paisagens urbanas e rurais, as obras expostas permitem interagir com outros sentidos além do visual, em uma experiência que possibilita associações sinestésicas, onde um aroma pode sugerir uma cor, uma textura, um ambiente ou uma forma - por meio de recursos como reproduções em relevo, maquetes tridimensionais, sons, aromas, textos em Braile e audiodescrições.

Localizado próximo à biblioteca da unidade, o projeto conta também com um painel educativo, que tem por objetivo a familiarização do visitante aos principais recursos de acessibilidade presentes nos mais variados ambientes, detalhando, por exemplo, o funcionamento do piso tátil, dos pictogramas e outros mecanismos que podem auxiliar na orientação e deslocamento de pessoas com deficiência.

Curadora e Coordenadora Pedagógica da Exposição “Sentir prá Ver”, Amanda Fonseca Tojal afirma que “os objetivos propostos pela exposição reforçam a ideia presente na nova museologia ao demonstrar que esses espaços podem e devem ampliar a sua forma de comunicação com o público participante, independentemente de suas diferenças, fazendo dos espaços expositivos um verdadeiro instrumento de inclusão social”. Amanda também reforça a importância da subjetividade das diferentes linguagens expressadas pelos artistas em suas obras. “Eles nos fazem imaginar que a arte não cria conhecimentos de forma imediata, mas produz um aprofundamento das percepções de experiências e vivências das pessoas”, reflete. 

Com entrada franca, a exposição “Sentir prá Ver” estará aberta para visitações até o dia 1º de março de 2015 e uma equipe de arte-educadores fará a mediação em visitas orientadas. O projeto conta ainda com uma série de encontros e oficinas sobre Acessibilidade Cultural e Ensino da Arte na Inclusão para educadores e profissionais das áreas de museus e instituições culturais.

O Sesc busca, por meio de sua programação, ampliar o acesso à cultura em suas diversas formas de expressão. Favorecer a convivência de diversos públicos, sempre valorizando o respeito mútuo e a promoção da cidadania é uma dessas ações realizadas pelo Sesc São Paulo.

Evento: Sentir prá Ver
Data: De 4 de dezembro de 2014 a 1 de março de 2015.
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Na Galeria.

SESC SANTO ANDRÉ
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar.
Telefone: (11) 4469-1200
Acesso para pessoas com deficiência
Estacionamento: R$3,00 a primeira hora; R$1,00 cada hora adicional. Desconto de 50% para matriculados.
sescsp.org.br/santoandre

.: Filme "Somos todos futebol" será exibido nos cinemas de SP

Filme contém cenas marcantes da história da Seleção Brasileira e será exibido antes das sessões regulares da rede Cinemark e Kinoplex de São Paulo.


O filme "Somos todos futebol", produzido pelo acervo do Museu CBF Experience, uma compilação de cenas marcantes da história da Seleção Brasileira de Futebol nos últimos 64 anos, começará a ser exibido nas redes Cinemark e Kinoplex de São Paulo, a partir do próximo dia 4 de dezembro, quinta-feira, através de uma parceria com a Flix Media.

O filme - curta-metragem com 7' e 30", com imagens em preto e branco e coloridas - revive histórias reais, utilizando uma linguagem moderna e envolvente, valorizando personagens e fatos que servem de aprendizado, referência e orgulho para o povo brasileiro. Será exibido no FLIX Channel, canal de entretenimento, antes da sessão começar. O espectador poderá assistir nas sessões regulares da rede Cinemark e Kinoplex de São Paulo. O filme "Somos todos futebol", inaugura a parceria com o Museu CBF Experience para este canal - segmento esporte.

O objetivo desse filme é homenagear todos que, de alguma forma, contribuíram com a rica história da Seleção Brasileira, além de trazer o torcedor para perto da seleção e mostrar essa paixão em comum do povo brasileiro. As imagens e o roteiro revelam como o esporte une as pessoas através do sentimento e da emoção. "Somos todos futebol" é uma corrente que conecta todos os brasileiros ao longo dos tempos; fortalece o futebol como uma paixão nacional, com lições de valores, garra, determinação e exemplos. 

"Somos todos futebol" foi desenvolvido como um convite inicial para que todos - brasileiros e estrangeiros - visitem o novo Museu CBF Experience e tenham uma experiência ampliada desta magia que é o futebol e a Seleção Brasileira.

Na última quarta-feira (26/11) foi realizado o lançamento do projeto no Cinemark do Village Mall, com a presença da Presidência e Diretoria da CBF e personalidades do mundo esportivo, bem como executivos de grandes empresas que atuam no Brasil. O evento foi a última homenagem ao centenário da Seleção Brasileira, comemorado em 2014.

Sobre o Museu CBF Experience: Localizado na avenida Luís Carlos Prestes, 130, no térreo das novas instalações da CBF, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - é uma instalação interativa que exibe a história da Seleção Brasileira, em um espaço que mergulha o visitante em uma experiência única e surpreendente. No auditório, um audiovisual transforma o visitante em espectador de um jogo único, onde são revividos 100 anos de uma lenda com emoção e magia e toda a épica do futebol brasileiro. O espaço é estruturado em cinco grandes áreas temáticas: 1) Origens: espaço dedicado à torcida e aos primórdios da seleção, 2) Uma lenda centenária: apresenta todos os gols, as imagens e as vitórias do Brasil, 3) Uma galáxia de troféus: galeria com mais de 200 troféus, juntamente com audiovisuais e instalações multimídia, em um espaço que permite reviver momentos lendários, 4) Reis do mundo: exibição dos troféus dos cinco Mundiais, com homenagens aos jogadores de futebol que ajudaram o Brasil a conquistar estes eventos e 5) Nós somos canarinhos: área destinada à participação dos visitantes. Óculos de realidade virtual, jogos e instalações fotográficas que permitem que o torcedor sinta-se parte da seleção brasileira de futebol. O Museu CBF Experience tem também auditório para 180 pessoas e salão nobre com capacidade de até 150 convidados. Estes espaços poderão ser utilizados pelo mercado corporativo como ferramentas de ações de Incentivo.

.: Cao Hamburger é o entrevistado do Roda Viva

Programa vai ao ar na segunda-feira, dia 1º de dezembro.


Nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, o Roda Viva recebe  o diretor, roteirista e produtor Cao Hamburger. Sua trajetória atrás das câmeras, os 20 anos do Castelo Rá Tim Bum e seus novos projetos, incluindo a série Que Monstro te Mordeu –   que entrou no ar no último dia 10 na TV Cultura e na TV Rá Tim Bum! –, são alguns dos temas da entrevista. O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura. 

Nos anos 1990, Cao transformou uma geração de crianças em telespectadores fiéis com seu trabalho de estreia: Castelo Rá Tim Bum. Concebida em 1994, a história do menino de 300 anos que vive em um castelo marcou época na TV brasileira. Mesmo sem exibir episódios novos, o sucesso da atração perdura até hoje. Prova disso são as filas que se aglomeram no MIS-SP para visitar a exposição em homenagem aos 20 anos do programa.

Em 1999, Cao estreou no cinema com Castelo Rá Tim Bum – O Filme. Em 2006, mostrou que também tem talento para atrair plateias adultas com o longa O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, indicado para o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim. Em 2012, se aprofundou no tema adolescência com a série Pedro & Bianca, vencedora do International Emmy Kids Awards e do Prix Jeunesse International. Na primeira quinzena de novembro, Cao voltou à TV Cultura e ao público infantil com outra promessa de sucesso: Que Monstro te Mordeu.

Participam da bancada desta edição do Roda Viva Camila Guimarães, editora de educação da Época; Cristina Padiglione, colunista de TV do jornal O Estado de S. Paulo; Teté Ribeiro, editora da revista Serafina, da Folha de S. Paulo; André Sturm, diretor do Museu da Imagem e do Som; e Sergio Mamberti, ator, diretor e produtor cultural. O Roda Viva ainda conta com a participação do cartunista Paulo Caruso.

sábado, 29 de novembro de 2014

.: Roberto Mangabeira Unger é o convidado do Provocações

Professor da Universidade de Harvard, ele ressalta que os Estados Unidos e o Brasil são parecidos na desigualdade social. A edição vai ao ar nesta terça-feira, (2/12), às 23h30.


Antônio Abujamra recebe o professor, filósofo e teórico social Roberto Mangabeira Unger. A edição vai ao ar na próxima terça-feira (2/12), às 23h30, na TV Cultura.

O atual acadêmico da Universidade de Havard afirma que os Estados Unidos é o país mais parecido com o Brasil. “Os EUA é o mais desigual dos países ricos e o Brasil o mais desigual dos países em desenvolvimento. E no meio dessas desigualdades e exclusões tremendas lá e cá, a maior parte das pessoas comuns continuam a pensar que tudo é possível”.

Contudo, Unger reconsidera que não são apenas semelhanças que temos com os americanos. “Em  outros aspectos nós somos o oposto. Os americanos acreditam erradamente que descobriram a fórmula definitiva de uma sociedade livre e que agora a humanidade toda deve imitar, uma espécie de idolatria que enfraquece as instituições americanas. Nós cometemos o pecado inverso, porém igualmente grave, de não haver acreditado em nós mesmos. Portanto, importar as nossas instituições que não são nossas, é um outro pecado, o pecado da rendição”.

Sobre sua passagem como ministro de assuntos estratégicos no governo Luis Inácio Lula da Silva, ele diz que teve oportunidade de viajar e conhecer os diferentes povos que habitam o País. “Uma das minhas maiores preocupações foi formular projetos para cada um dos brasis que existem dentro do Brasil”.

.: Fãs de Star Wars invadirão São Paulo neste domingo‏

A JediCon SP chega à sua 14ª edição e acontecerá no domingo, 30 de novembro, das 10h às 18 horas, na FAPCOM (Faculdades Paulus  de Tecnologia e Comunicação), localizada na R. Major Maragliano, 191, Vl. Mariana – próximo ao metrô Ana Rosa.

Serão oito horas de evento onde os visitantes se transportarão no tempo e se depararão com personagens da saga circulando pelos corredores, além de conferir as novidades nos stands que apresentam os mais variados objetos: camisetas, capacetes, sabres de luz, armaduras, memorabilias e muitos mais.

O ator, diretor e humorista Fernando Caruso e o jornalista, apresentador e crítico de cinema,Paulo Gustavo Pereira participarão de umbate-papo com o público para discutir sobre a série Rebels – que dá continuidade à tradição épica da saga de Star Wars com novas aventuras cheias de ação - sucesso entre os fãs de todo o mundo. A Editora Aleph representada por Adriano Fromer (publisher e sócio), Daniel Lameira (publisher)   e Fábio Fernandes, tradutor do livro "STAR WARS: Herdeiro do Império" também conversará com o público sobre seus lançamentos da série Star Wars.

Também estão programados palestra sobre os figurinos de Star Wars. A tão esperada apresentação da Banda Marcial CMMA com o Maestro Eder Costa e, finalizando o evento, umConcurso de Fantasias. O ingresso custa R$ 20,00 (camiseta-ingresso quantidade limitada) para compras antecipadas (pontos de venda destacados no site do evento) mais a doação de 1kg de alimento não perecível que este ano presenteará com um Console de Vídeo Game, quem contribuir com o maior número de doações. As doações são direcionadas para a Associação Comunitária Casa dos Deficientes de São Miguel Paulista - ACDEMSP que atende aproximadamente 60 crianças e jovens com necessidades especiais.


Serviço
14ª Jedicon São Paulo
Data: 30 de novembro
Horário: das 10h às 18h
Local: FAPCOM - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana (metrô Ana Rosa)
Ingresso: R$ 20 (camiseta-ingresso quantidade limitada)
Doação de 1kg de alimento não perecível
Mais informações: www.conselhosp.com.br/jedicon  |  www.facebook.com/conselhosp

Sobre a Jedicon SP 
A Jedicon SP é um evento idealizado, criado e produzido pelo Conselho Jedi São Paulo desde 1999 que chega à sua 14ª edição! A cada ano, mais e mais pessoas descobrem como é bacana fazer parte dessa Galáxia não tão distante. Com muita garra, o Conselho Jedi São Paulo usa a Força para continuar promovendo seus eventos promovendo a cultura nerd, trazendo, a cada ano, apresentações teatrais, lutas coreografadas marcantes, bate-papos com muita gente bacana, acirrados concursos de fantasias, e várias outras atrações que só serviram de incentivo aos fãs de ‘Star Wars’ para que fizessem suas caracterizações, tornando-se um show à parte desse evento tão esperado.

Sobre os palestrantes

Fernando de Oliveira Caruso (Rio de Janeiro, 24 de março de 1981) é ator, humorista, diretor, músico e autor de teatro brasileiro. É um dos criadores e participantes do espetáculo de improvisação Z.É. - Zenas Emprovisadas, fenômeno de público no Rio que conquistou o prêmio Shell de Teatro de 2004. É também um dos quatro integrantes do Comédia em Pé, espetáculo de comédia stand up do Rio de Janeiro. Na TV, atuou nos especiais "Correndo Atrás" e "Brava Gente", da TV Globo. Também participou dos programas "Zorra Total" e "Os Normais", além das novelas "O Clone" e "Malhação". Formado em publicidade e propaganda pela PUC em 2003, desde cedo, dedicou-se a área artística. Fez cursos como assistente de direção no Tablado, curso de improvisação, curso de vídeo e ciclo de leitura. Em seu currículo constam mais de 15 peças, duas delas já lhe renderam prêmios, por seu trabalho em "Z.É. - Zenas Emprovisadas" e pelo texto e atuação na esquete "Dois Fantasmas", todos no ano de 2004.

Paulo Gustavo Pereira é formado em Jornalismo, trabalhou no Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, Estadão e Jornal do Brasil e hoje é o diretor de redação da revista Sci-Fi News, onde trabalha há 11 anos. Na televisão, passou pela Tupi, Globo, Bandeirantes, Record, Manchete e Cultura, como assistente da redação, repórter, editor e chefe de reportagem. No SBT, dirigiu as transmissões da festa do Oscar a partir de 1994. Repetiu a dose na TNT, direto dos estúdios da emissora em Atlanta/EUA, em 2007. Em 2008, publicou o livro Almanaque dos Seriados, pela Ediouro, onde faz um grande painel sobre as séries de TV que foram exibidas no Brasil. Recentemente, lançou outro trabalho de pesquisa sobre televisão, o Animaq – Almanaque dos Desenhos Animados pela editora Matrix. O livro contém praticamente todas as séries animadas que foram exibidas no Brasil nos últimos 60 anos. Paulo Gustavo apresenta o programa Loucos por Séries, exibido no canal dos assinantes da VIVO TV, na internet fez o Almanaque dos Seriados, pelo site www.tvgeracaoz.com.br e o informativo Cinepolis Indica, para a rede de cinemas Cinépolis.

.: Detalhes sobre a reforma de um dos hotéis mais luxuosos de Paris

Fundado em 1913 e queridinho dos brasileiros, o hotel Plaza Athénée, um dos maiores ícones da alta hotelaria mundial, passou por uma ousada reforma ao completar 100 anos de existência, e é claro que a FORBES Brasil não ficou de fora dessa. A edição de novembro da revista apresenta todos os detalhes dos ambientes do hotel como as luxuosas suítes com vista para a Torre Eiffel, o badalado restaurante Alain Ducasse au Plaza Athénée, que muda de cenário no almoço e jantar, entre outras curiosidades. 


Com a reforma concluída em agosto deste ano, o empreendimento levou o charme das famosas maisons da Avenue Montaigne para o interior de seus ambientes, que não perderam a característica de luxo clássico, porém aliaram tecnologia e modernidade. Após a compra de alguns prédios vizinhos, o Plaza foi ampliado e agora conta com um total de 154 apartamentos e 54 suítes, além de dois espaços para eventos de negócios e um salão de festas.


A designer de interiores Marie-José Pommereau, responsável por decorar os quartos do empreendimento nos últimos 14 anos, também assinou os ambientes recém-construídos. Entre as suítes destacam-se as chamadas Eiffel que possuem estilo art déco e móveis em ébano e mogno, todas com uma incrível vista para a famosa dama de ferro francesa. Com a recente repaginação, o Athénée garante sua permanência no topo da disputadíssima e seleta categoria de hotéis superluxo internacionais. Para saber detalhes, leia a FORBES Brasil deste mês, disponível nas bancas e no Ipad.

.: "Mostra Virei Viral" na revista CCBB

A Revista CCBB deste sábado, 29 de novembro, dá detalhes da Mostra Virei Viral, que trata do exibicionismo e a identidade nas redes sociais na visão de 19 artistas através da fotografia, vídeo arte e instalações.

Antunes Filho conversa sobre o musical Lamartine Babo que volta a São Paulo e fica em cartaz no Sesc Consolação até 10 de dezembro. Dentre as dicas da semana, a Revista do CCBB traz o crítico de cinema Luciano Ramos falando a respeito do novo longa da cineasta Carolina Jabor. Também estão entre as novidades a Mostra Ciclo-Criar, do artista plástico Marcel Duchamp, além de assuntos sobre quadrinhos e cinema de vanguarda.

Em destaque, duas exposições importantes: Indústria, Design, Publicidade, Arquitetura e Arte na Obra de Hans Gunter Flieg e outra sobre a obra do o artista concretista Lothar Charoux. Confira os depoimentos dos artistas.

Conheça a curiosa história de um açougueiro que adora ler acabou criando a Estação T-Bone, uma espécie de biblioteca; saiba mais sobre o livro Surtando em Wall Street escrito por Jared Dillian, operador em Wall Street no centro da crise financeira de 2008, com o jornalista Luís Antônio Giron e fique por dentro dos motivos que vão manter o Museu Paulista (Museu do Ipiranga) fechado até 2022.

.: Doroteia e Ludovico precisam selar a paz entre nações

No episódio da próxima semana, os irmãos recebem a missão de convencer os presidentes da República Cor-de-Rosa e dos Estados Azuis Unidos, que estão prestes a entrar em guerra, a assinar um acordo pacífico.



Dois países estão a ponto de entrar em guerra motivados por uma disputa de território. O fato, que costuma ser notícia nos jornais do mundo real, abala as estruturas do Quintal da Cultura no episódio da próxima semana (1/12 a 5/12) do seriado Era Uma Vez no Quintal. Agora, cabe a Ludovico, Doroteia e Quelônio conseguir solucionar o conflito. Dividida em capítulos diários, a história vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 17h, com 30 minutos de duração, dentro do Quintal da Cultura, da TV Cultura. Aos sábados, às 10h, é exibida uma versão compacta de 1h30. 

Antevendo um confronto entre os Estados Azuis Unidos e a República Cor-de-Rosa, que visam conquistar o mesmo território, o jabuti Quelônio arquiteta um plano: reunir os presidentes das duas nações para que, após conversarem, eles cheguem a um consenso e assinem um acordo de paz. O problema é que nenhum dos dois é informado da presença do outro em tal evento.

Doroteia e Ludovico ficam encarregados de organizar a recepção e acalmar os ânimos dos governantes. Mas, enquanto o plano vai transcorrendo, cada um dos irmãos escolhe seu presidente favorito e a missão, que deveria ser realizada em conjunto, acaba se transformando em uma acirrada competição. Resta então a Quelônio tentar fazer com que todos entendam o quão negativo esse confronto pode ser.

O seriado Era Uma Vez no Quintal! traz os personagens do Quintal da Cultura imersos no universo de figuras históricas e da literatura, heróis mitológicos, criaturas folclóricas, vilões, princesas e príncipes, extraterrestres, monstros e outros seres de dar medo e fazer rir.

Serviço: Era Uma Vez no Quintal!
De segunda a sexta-feira, às 17h, na TV Cultura – Capítulos diários de 30 minutos cada.
Aos sábados, às 10h, na TV Cultura – Versão Compacta com duração de 1h30.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

.: "Mentirosos", de E. Lockhart, o livro mais comentado do ano

Lançado pelo selo editoral Seguinte, da Companhia das Letras, "Mentirosos", de E. Lockhart, é o livro mais comentado do ano, segundo a rede social de livros Goodreads. Vem arrancando elogios, inclusive, de gente consagrada como John Green, de "A Culpa É das Estrelas". De acordo com ele, o livro é... "Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, 'Mentirosos' é absolutamente inesquecível", afirma.

Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira. Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular.

Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente.

Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu. 

.: Biografia revê os momentos finais de Robin Willians

Em 11 de agosto de 2014, o mundo se surpreendeu com a notícia da morte do astro de Hollywood Robin Williams, aos 63 anos. O ator e comediante, que lutava contra depressão e vícios em drogas, foi encontrado morto onde morava, em Tiburon, na Califórnia. Segundo o laudo médico, ele cometeu suicídio. Muitos se perguntaram como um mestre da comédia, considerado um dos homens mais engraçados do planeta, foi capaz de tirar a própria vida? 

No livro "Robin Williams - A Biografia", lançamento da Editora Universo dos Livros, a escritora Emily Herbert convida os leitores a conhecer os detalhes da carreira e da vida pessoal do mito Robin Williams e pretende decifrar o que poderia ter levado um homem talentoso a um fim tão trágico. Nas páginas do título, também é possível conhecer os sentimentos e até mesmo quem era o ator que fez diversas gerações sorrir e se emocionar com os filmes Uma Babá Quase Perfeita, Jumanji, Patch Adams e muitos outros. 

Os primeiros capítulos do livro são dedicados ao início da carreira de Robin McLaurin Williams, que começou em 1977 com algumas aparições na TV. Já demonstrando seu talento pela arte de fazer rir, ganhou notoriedade e participou de diversos episódios do "The Richard Pryor Show". Após surpreender o público ao interpretar "Monk" na série "Happy Days", Williams conquistou sucesso imediato em seu primeiro filme "Can I Do It 'Till I Need Glasses?". Começou a subir os degraus da fama em 1980, ao viver o marinheiro Popeye em filme de mesmo nome, e não parou mais. 

Ao longo de sua trajetória, Williams acumulou prêmios importantes, como o Globo de Ouro - pelo musical "Mork & Mindy" (1978); e pelos filmes "Bom dia, Vietnã", "O Pescador de Ilusões" e "Uma Babá Quase Perfeita", além de uma estatueta e quatro indicações ao Oscar. Também foi indicado ao Emmy e ao Bafta. No entanto, por trás do sucesso e risos, havia um homem bastante problemático que lutava contra a depressão e o vício em cocaína e, supostamente, estaria abatido por dificuldades financeiras e um recente diagnóstico da doença de Parkinson. 

Seriam esses os motivos que levaram o icônico Robin Williams a cometer suicídio? "Robin Williams - A Biografia" traz revelações surpreendentes e curiosidades que reconstroem a trajetória de um homem que se tornou mito e símbolo mundial por sua incrível capacidade de improvisação e versatilidade. Um astro que fazia o público rir e chorar com a mesma facilidade. 

Sobre a Editora
A editora Universo dos Livros possui em seu catálogo mais de 1.250 títulos publicados e 5,5 milhões de livros vendidos, entre os quais destacam-se Deixe os homens aos seus pés, Nunca Fui Santo, Mentes Brilhantes, Cretino irresistível, Os cães nunca deixam de Amar, O homem que não queria ser papa, O homem que falava com espíritos, a Série Irmandade da Adaga Negra, O fascinante império de Steve Jobs, entre outros.

.: Editoras brasileiras participam da Feira do Livro de Guadalajara

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara – FIL 2014 acontece de sábado, 29 de novembro, a 7 de dezembro, e é a maior entre as nações hispano-americanas. São cerca de dois mil expositores, de mais de 40 países, e o número de visitantes esperados ultrapassa 750 mil.

A participação brasileira foi organizada pelo Projeto Setorial Brazilian Publishers (BP), uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“O BP tem desempenhado um papel fundamental para o bom posicionamento das nossas editoras no cenário internacional, principalmente nas feiras”, afirma Karine Pansa, presidente da CBL. “Temos visto um interesse especial por nossas publicações científicas e acadêmicas, além de infantojuvenil e ficção”, destaca.

A influência e os resultados positivos do projeto Brazilian Publishers são notados também pelas principais editoras do mercado. “São fornecidas informações importantes e grande suporte para os associados. Temos essas experiências nas feiras internacionais das quais participamos: Bologna, Frankfurt e Guadalajara”, explica Ceciliany Alves Feitosa, diretora de Projetos Especiais, Paradidáticos e Literatura da Editora FTD.

A expectativa geral dos expositores é otimista já que a FIL oferece inúmeras oportunidades de negócios. “Nós participamos da Feira de Guadalajara desde 2001. Conseguimos boas parcerias nas edições anteriores”, afirma Áine Menassi, representante da Callis Editora.

Sobre a FIL
A Feira Internacional do Livro de Guadalajara – FIL já está em sua 28ª edição, tendo sido fundada pela Universidad de Guadalajara. É realizada no Centro de Exposições da cidade e sempre conta com um país homenageado. Este ano, o convidado de honra é a Argentina. O Brasil também já recebeu esta láurea em 2011.

As editoras brasileiras presentes este ano são: Callis, FTD, Moderna, Girassol Brasil, Global, Grupo GEN, DSOP, HUB Editorial, Todolivro, Imeph, Edições Loyola, Oficina de Textos, Susan Bach Books, Melhoramentos, Viajante do Tempo e Companhia das Letras.

.: Abertura da exposição de presépios do Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de Santos – MASS convida para a  abertura da Exposição de Presépios: “Natal, um olhar fraterno e belo do Nascimento de Jesus”, neste sábado, dia 29, às 15h.

Os presépios em exposição são fruto da parceria do Museu com as diversas paróquias da Diocese de Santos (abrangendo paróquias das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista), que confeccionaram peças em diferentes materiais, expressando a realidade particular das paróquias. Serão encontrados presépios em cerâmica, tecido, crochê, madeira, papel e de outros objetos reciclados.

 O Ciclo Natalino é rico em elementos litúrgicos, simbólicos e repleto de rico repertório da cultura popular. E, por isso, a mostra quer ser um momento de valorização das tradições populares e de encontro de pessoas, assim como o presépio que é na sua essência um encontro: encontro de Deus com a humanidade, encontro de povos, de culturas, encontro da humanidade.

 Com esta dinâmica, o MASS amplia seu relacionamento com a comunidade santista e seus visitantes a partir da cultura, da história e da religião, cultivando a tradição da montagem do presépio.

Serviço
De 29 de novembro de 2014 a 25 de janeiro de 2015
De terça a domingo das 10h às 170h
Ingressos R$ 5 (inteira)
*estudantes e idosos 50% desconto
*visitantes do Bonde Turístico e da Linha Conheça Santos 50% desconto
Agendamento de visitas monitoradas pelo telefone: (13) 3219-1111

.: Em SP, uma semana de atividades em solidariedade ao povo palestino

Entre 29 de novembro e 7 de dezembro, a Capital paulista contará com uma série de iniciativas, como parte do I Fórum e Semana de Solidariedade ao Povo Palestino. Realizada pela Frente em Defesa do Povo Palestino e Comitê pelo Estado da Palestina Já, que reúnem dezenas de organizações da sociedade civil brasileira, a atividade conta com o apoio do ICArabe (Instituto da Cultura Árabe) e da Prefeitura Municipal de São Paulo. Inclui exibição de filme, poesia, música e debates sobre diversos temas, dos direitos humanos, luta da mulher árabe à forma como a mídia retrata a questão palestina (confira programação completa abaixo).

À abertura, será lançada campanha humanitária em solidariedade a Gaza, Palestina ocupada – iniciativa urgente, diante da mais nova onda de ataques por Israel à estreita faixa, por 51 dias, que culminou com cerca de 2.200 mortos palestinos, além de 11 mil feridos e milhares de deslocados internamente. Além dessa ofensiva, as graves violações cotidianas cometidas por Israel, em especial neste momento em Jerusalém Oriental, exigem o fortalecimento da solidariedade internacional, com campanhas unificadas nesse sentido, entre elas a por BDS (boicotes, desinvestimento e sanções) a Israel. Temas que devem estar em pauta durante este evento.

A humilhação e ocupação diárias a que estão submetidos os palestinos teve início há mais de 66 anos e resultou na criação do Estado de Israel, em 15 de maio de 1948. Naquele momento, foram expulsos cerca de 800 mil palestinos de suas terras e aproximadamente 500 aldeias foram destruídas. A consequência é a fragmentação da sociedade e a criação do problema dos refugiados – hoje, em torno de 5 milhões em campos na região, afora milhares em outras partes do mundo. Por essa razão, os árabes chamam a criação de Israel de nakba (catástrofe).

O caminho para tanto foi sedimentado a partir de 29 de novembro de 1947, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas, presidida pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, recomendou a partilha da Palestina em dois estados, um judeu e um árabe, sem consulta aos habitantes locais. O plano de partilha da ONU criou o cenário da guerra de 1948, durante a qual Israel foi unilateralmente estabelecido como um Estado judeu mediante a limpeza étnica de mais de três quartos do povo palestino, confiscando suas terras e impedindo o seu retorno.

Em 1974, a mesma ONU afirmou que os palestinos, na qualidade de nação, possuem uma série de direitos inalienáveis: à autodeterminação sem interferência externa; à independência nacional e soberania; e a retornarem a seus lares e propriedades dos quais foram deslocados e desenraizados. Em 1977, a ONU declarou o dia 29 de novembro como o Dia de Solidariedade ao Povo Palestino. A abertura do I Fórum e Semana de Solidariedade ao Povo Palestino nesta data simbólica reitera a exigência de fim da ocupação, do apartheid e colonização de terras por Israel, por uma Palestina livre, laica, democrática, sem racismo.

I Semana e Fórum de Solidariedade ao Povo Palestino
Organização: Frente em Defesa do Povo Palestino e Comitê pelo Estado da Palestina Já – CEP.
Apoio: Prefeitura Municipal de São Paulo, Instituto da Cultura Árabe (ICArabe)

29 de novembro - Sábado
Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino
Local: Galeria Olido, 19h (Av. São João, 473, Centro)
Lançamento de campanha humanitária a Gaza
Saudação do Embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Al Zebem
Exibição do filme Diários (acervo ICArabe) seguida de debate

Sobre o documentário
Título original: Diaries
Palestina & Noruega | 2010 | 53 min.
Gênero: Documentário
Direção: May Odeh
Idioma: Árabe com legendas em português 

Sinopse
Entre 2008 e 2009, logo depois de um devastador ataque, três mulheres mostram como enfrentam a dupla ameaça de viver em Gaza, tendo, de um lado, a ocupação israelense; de outro, as autoridades religiosas que controlam a cidade. O documentário mostra o cotidiano dessas mulheres com seus medos, memórias, esperanças e ideias para uma vida melhor. Inédito no Brasil.

Sobre a diretora
Nascida em Birzeit, Palestina, May Odeh estudou comunicação em sua cidade e depois cinema na Lillehammer University College na Noruega. Trabalhou como correspondente para vários canais de televisão árabes e fez dois curtas antes de "Diários".

1º/12 – Segunda-feira
Debate: Direitos humanos e direito internacional sobre a questão palestina
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Rua Líbero Badaró, 119, Centro)
Horário: 19h30

2/12 – Terça-feira
Aula pública: Breve história da Palestina: dos massacres à resistência
Local: Escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, 18h – Praça Ramos de Azevedo

3/12 – Quarta-feira
Debate: Mulheres árabes e a luta contra o imperialismo ontem e hoje
Local: Biblioteca Mário de Andrade, das 19h30 às 21h – Rua da Consolação esquina com a Avenida São Luís

4/12 – Quinta-feira
Recital de música e poesia.
Local: Teatro Heleny Guariba – Praça Roosevelt, 184, Centro – SP.

5/12 – Sexta-feira
A questão palestina na mídia
Local: Biblioteca Monteiro Lobato, das 19h30 às 21h30 – Rua General Jardim, 485, Vila Buarque – SP.

6/12 – Sábado
Debate: Caminhos para a libertação da Palestina na visão dos partidos políticos
Local:  Biblioteca Monteiro Lobato, das 14h às 17h – Rua General Jardim, 485, Vila Buarque – SP.

7/12 – Domingo
10h - A resistência internacional da juventude
12h - O movimento sindical e a solidariedade internacional
Local: Biblioteca Monteiro Lobato, das 10h às 14h – Rua General Jardim, 485, Vila Buarque – SP.
17h - Encerramento – Apresentação de hip hop (Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Rua Inácio Monteiro, 6.900)

.: Samba Roda celebra o Dia Nacional do Samba

Projeto celebra o Dia Nacional do Samba e a promoção do ritmo em suas vertentes manifestadas pelas rodas de samba espalhadas principalmente na periferia da cidade de São Paulo

No próximo dia 7 de dezembro, a partir das 14h, o coletivo cultural Samba Rock na Veia realiza o evento Samba Roda - Vertentes do samba celebradas em roda em comemoração ao Dia Nacional do Samba, celebrado no dia 2. Com entrada franca, o evento integra as atividade culturais do TodoDomingo Musical em SP da Casa das Caldeiras.

O Samba Rock Na Veia, que é também um realizador de eventos voltados à cultura samba rock, teve a iniciativa levantada por um de seus integrantes, Marcelo Souza, de ampliar a temática ao formatar um evento tendo o samba como tema principal sem deixar a vertente samba rock de lado.

A partir daí, surgiu a ideia de utilizar um dos formatos mais antigos no que se refere à prática do gênero: a roda de samba. A formação utilizada pelos negros escravos nos barracões a que eram submetidos, é possuidora de uma forte energia passada entre os integrantes dessas rodas de samba até os dias de hoje.

Segundo estimativas da Ação Educativa, existem mais de 40 rodas de samba ativas na cidade de São Paulo, “as rodas de samba estão conectadas pelo ritmo, pelos compositores e suas composições e pelos músicos, mas é raro ver o encontro dessas rodas num mesmo lugar” aponta o fundador do coletivo.

O Samba Roda reunirá cinco rodas de samba que apresentarão estilos que vão desde o samba de terreiro, partido alto, até o samba rock, vertente genuinamente paulistana. Com 8 horas de duração, a programação conta com intervenções artísticas intercaladas entre as apresentações de cada roda além de oficinas, espaço para crianças e área gastronômica.

Confira a programação parcial do evento:

Roda 1 - Samba Rock Combo com integrantes das bandas Bola de Meia, Vitrolla 70, DoBrás e Aláfia
Roda 2 - Grupo Kanjerê e convidados da Comunidade Samba de Vela
Roda 3 - SP em Retalhos com Bernadete, a promoção do samba tradicional
Roda 4 - Comunidade do Samba da Cidade Tiradentes
Roda 5 - Velha Guarda da Unidos do Peruche
Pista de samba rock com DJ’s tocando clássicos em vinil
Exibição do documentário ‘Zeca, o poeta da Casa Verde’ de Akins Kinte
Intervenções artísticas com o casal de dançarinos Fabiana Moura e Bruno Magnata; poesia com Kennyaata, apresentação de Vanessa Soares e muito mais
Apresentação da Escola de Samba Lavapés com lançamento de fantasias
Exposição de fotos da Escola Samba Vai Vai, por Maurício Coutinho
Expositores de arte e gastronomia 

Serviço
Samba Roda na Casa das Caldeiras
Quando: domingo, 7 de dezembro
Das 14h às 22h | entrada franca
Av. Francisco Matarazzo, 2.000 – Barra Funda (próximo ao Metrô Barra Funda)

.: Fenômeno da música mundial, Ed Sheeran chega ao Brasil em abril

Um dos maiores fenômenos internacionais da atualidade, Ed Sheeran virá ao Brasil pela primeira vez em abril de 2015. Para a turnê X, homônimo de seu último álbum, lançado em 2014, Sheeran concebeu um ambicioso show melódico e muito pessoal. O cantor e compositor britânico ficou conhecido mundialmente através de seu canal no Youtube e pela ação de fãs clubes, que ajudaram a propagar sua música e alcançar os quatro cantos do mundo.

Dono de sucessos como “Give me Love”, “Sing” (feat Pharrel Williams), “Thinking Out Loud”, “All of The Stars”, música tema do blockbuster “A Culpa é das Estrelas”, e “I see Fire”, presente na trilha sonora do segundo filme da série “O Hobbit”, Ed Sheeran fará duas apresentações no país, em São Paulo, em 28 de abril, dentro do projeto Live Music Rocks, no Espaço das Américas e em 30 de abril no Rio de Janeiro, na HSBC Arena.

Ingressos já estarão disponíveis para o público a partir de 1 de dezembro para o show de São Paulo e a partir de 3 de dezembro para o show do Rio de Janeiro, através do site Livepass. Confira todas as informações sobre ingressos em “SERVIÇO” no final deste texto.  A turnê brasileira de Ed Sheeran é mais uma realização da Move Concerts.

No mundo da música desde 2005, Ed Sheeran tem apenas 23 anos e revelou em entrevistas que suas referências musicais vêm de diversos cantores e bandas como The Beatles, Bob Dylan, Van Morisson e Damien Rice. Atualmente, o britânico é um dos principais nomes do pop/folk e já fez parcerias com artistas de renome, como James Morrison, Yelawolf, One Direction e Taylor Swift, em “Everything Has Changed”.

Em 2013, o hit “The A Team” foi indicado para Grammy Awards na categoria de Canção do Ano. Apesar de não ter levado o prêmio para casa, Sheeran cantou a música em dueto com Elton John durante a cerimônia e garante que foi um verdadeiro sonho. Em 2014, o cantor participou do MTV VMA 2014 e conquistou o prêmio de “Melhor Vídeo de Artista Masculino” com o clipe da música “Sing”, que conta com a participação de Pharrel Williams.

Ed Sheeran
Apaixonado por música desde criança, Edward Christopher Sheeran nasceu em Halifax, na Inglaterra, e começou a compor ainda adolescente, lançando seus primeiros EPs em 2005 e 2006 e fazendo shows pela Inglaterra. Em 2009, Sheeran realizou 312 shows. De acordo com ele, seu objetivo era ultrapassar o número de James Morrison, que havia falado em uma entrevista que realizava em torno de 200 concertos por ano.

Em 2010, Sheeran alcançou o mundo com seu primeiro single, “The A Team”, que foi inspirado em uma experiência real em um asilo em Londres. A música alcançou o terceiro lugar nas paradas britânicas e foi a porta de entrada do britânico para o mundo fora de seu país natal. Em 2013, a música foi indicada à categoria de “Canção do Ano” no Grammy Awards. Na cerimônia, o britânico apresentou sua música e dividiu o microfone com seu ilustre conterrâneo Sir Elton John.

Em 2011, aos 20 anos e mais maduro, Sheeran lançou seu primeiro álbum. Intitulado "+", que estreou em primeiro lugar nas paradas musicais do Reino Unido, vendendo mais de 100 mil cópias em sua primeira semana. O trabalho ganhou, ainda, o certificado de platina quádrupla pela venda de 1,2 milhões de unidades, sendo que somente no mês de março de 2012 foram vendidos mais de 1 milhão de cópias no Reino Unido.

Em 2012, Sheeran co-escreveu um dueto com Taylor Swift, “Everything Has Changed”, no qual divide a interpretação do clipe junto com a cantora. Sheeran também contribuiu com duas músicas do segundo álbum de estúdio do One Direction, Take Me Home: “Over Again” e “Little Things”.

Em 2013, participou do programa The Voice quando Christina Aguilera o convidou para ajuda-lá a treinar a sua equipe no reality show. No mesmo ano, lançou a música “I See Fire”, presente na trilha sonora do filme “O Hobbit: A Desolação de Smaug”, adaptação cinematográfica do livro feito por J.R.R. Tolkien, dirigido por Peter Jackson. No currículo, Sheeran conta ainda com a música tema, “All of the Star”, do filme “A Culpa é das Estrelas”, adaptação cinematográfica do livro homônimo de John Green, dirigida por Josh Boone. Este ano, Sheeran é uma das atrações musicais do badalado desfile da Victoria´s Secret, que acontece em Londres em dezembro com transmissão ao vivo para todo o mundo. Site oficial: www.edsheeran.com.

Serviço

São Paulo
Data: 28 de abril, terça-feira
Local: Espaço das Américas (Rua Tagipurú, 795 – Barra Funda)
Horário: 21h30
Classificação etária: 16 anos (Menores somente acompanhados dos pais / responsáveis legais)
Vendas: 1º de dezembro, a partir de 00h01 em Livepass.
Ingressos: Livepass
Pista Premium (inteira) – R$360,00
Pista Premium (meia entrada) – R$180,00
Pista (inteira) – R$200,00
Pista (meia entrada) – R$100,00
Mezanino (inteira) – R$360,00 (em pé)
Mezanino (meia entrada) – R$180,00
PNE (inteira) – R$360,00
PNE (meia entrada) – R$180,00

Rio de Janeiro
Data: 30 de abril, quinta-feira
Local: HSBC ARENA (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca)
Horário: 22h
Classificação etária: 16 anos (Menores somente acompanhados dos pais/ responsáveis legais.
Vendas: 3 de dezembro, a partir de 10h em Livepass.



.: 2015 – O Ano da Seleção Natural, por Marta Fujii

Por: Marta Fujii

“Os incompetentes não suportam o suspense”. Ao ouvir esta frase de John Dewey citada por um amigo, tive que pedir licença para usá-la neste artigo. Para mim, ela é a tradução perfeita do nosso próximo ano.

Terminamos 2014 com o gosto amargo de um resultado indesejável para a maioria dos setores da economia. Em contato com executivos de inúmeros segmentos não vi qualquer um comemorar um bom resultado. Foi um ano de muito trabalho e resultado inversamente proporcional. Ao final, o que nos restou de saldo é economia, política e moral abalados. Se formos bastante realistas, que acredito ser o que nos cabe, não podemos esperar um 2015 esplendoroso.

Certamente teremos mais um ano cheio de incertezas, como o mundo hoje é. Todos serão mais cautelosos e terão que diminuir o risco de seus investimentos, inclusive de comunicação. Enfrentaremos um período de aprendizagem, pois o crescimento forjado traz como efeito colateral um período de ressaca, que exige tempo e medidas sérias para que tudo se acomode e todos consigam se adaptar para agir no novo cenário que se forma.

Num momento como este, há várias maneiras de reagirmos: ficarmos estagnados, esperando que algo nos salve, agir como vítima da situação e perder tempo se lamentando ou simplesmente manter o foco e agir, mesmo que de maneira mais cautelosa, afinal, nestes momentos aparecem grandes oportunidades.

Eu prefiro focar as possibilidades, mas com um viés dos olhos de um profissional de planejamento que considera que este serve a criatividade: pare, analise a situação, preveja cenários, planeje, inspire-se, crie, tome as decisões necessárias, calcule os riscos e aja. Ficar parado levará a morte. Mesmo que seja para dar um passo para trás e depois seguir em frente. Em momentos de crise, sobrevive quem souber se adequar melhor, for mais flexível, mais ágil e mais criativo.

Para o mercado de comunicação, especificamente o de live marketing, os clientes terão que contar mais com a capacidade estratégica de suas agências. Só para ilustrar, cito alguns exemplos: os consumidores estarão mais críticos e resistentes, por isso talvez aquele tradicional e único evento anual deva se tornar dois menores, promovendo maior recall da sua marca. Já a promoção, pode ser alinhada a uma campanha de incentivo em praças com maior potencial de crescimento, isso evitará dispersão de verba, dará maior sinergia entre as ações e trará otimização de investimentos, alavancando realmente os resultados desejados. Ativação? Um dos caminhos é realizar ativação já criando oportunidades reais de venda do produto. Mas, para ter esta visão e a certeza da melhor estratégia, o melhor é clientes e agências trabalharem alinhados, afinal as dores de um serão a do outro e o sucesso idem.

Mas, não podemos esquecer que em ambientes hostis, apenas os melhores se adaptam e isso significa ser realmente competente no que faz. Aí fica fácil colocar a análise e planejamento para sustentar a criatividade e vislumbrar novos caminhos.

Bem vindos a 2015, um ano de suspense, no qual só os competentes sobreviverão e, se tudo der certo, crescerão.

Marta Fujii é publicitária, sócia da Fit Live Marketing.

.: Nas urnas: rejeição da forma e do conteúdo

Por: Pe. David Francisquini

 
Após o resultado das últimas eleições, manifestação na Av. Paulista contra projetos bolivarianos do PT.


Uma das lições das urnas nas recentes eleições foi mostrar a existência de algo promissor que se faz sentir tanto na vida pública quanto na dos indivíduos em relação aos valores da instituição familiar e da moralidade em geral. Na verdade, vem causando acentuado desconcerto na opinião nacional a situação civil e religiosa na qual nos encontramos.

Se de um lado parece haver uma máquina organizada para conduzir o País rumo ao caos, as recentes eleições evidenciaram de outro lado a existência de uma crescente e atuante oposição que tenta impedir o pior para o Brasil, ou seja, que ele se aprofunde cada vez mais no despenhadeiro da decadência moral, cujo último termo é a sua completa bolchevização.

A expressiva votação no candidato da oposição – sem falar dos milhões de brasileiros que se abstiveram por não se sentirem representados por nenhum dos contendores – não pode ser creditada somente aos predicados do senador Aécio Neves, mas à rejeição de forma e do conteúdo do governo do PT, e ao desejo de mudanças profundas na condução da coisa pública.

Mudanças essas sintetizadas num excelente documento difundido a mancheias durante o período eleitoral pelo Instituto Plínio Corrêa de Oliveira, o qual apresenta ideias como a defesa da vida humana inocente desde a fecundação até a morte natural, isto é, o rechaço à legalização do aborto, da eutanásia e das drogas.

E o documento vai além, ao defender a família como Deus a fez – um homem e uma mulher; ao condenar a intromissão do Estado no direito dos pais à educação dos filhos; ao reivindicar a proteção das propriedades rurais e urbanas, alvo crescente de invasões; a defesa do agronegócio, esteio de nossa economia; ao rejeitar a sovietização do Brasil através de “conselhos populares” e “movimentos sociais”.

Se o candidato da oposição recebeu votação tão expressiva, isso significa que o Brasil real, verdadeiro, autêntico e cristão anela por uma ordem de coisas superior e está pronto a defender uma posição não concessiva ao processo desagregador.

Enquanto os políticos caminham para rumos que o grande público desconhece, o povo brasileiro está despertando e erguendo-se contra os descaminhos do atual governo, que vai conduzindo o País rumo ao caos.
Ao fazer a presente análise, não posso deixar de ressaltar o papel da graça divina, de modo especial a de Nossa Senhora Aparecida, que como Mãe e Rainha de todos os brasileiros quer nos salvar da crescente decadência provocada por aqueles que tentam desestabilizar a Nação e conduzi-la para rumos opostos aos de sua vocação providencial.

Vejo nisso a ação profunda da evangelização conduzida por homens da têmpera de Nóbrega e Anchieta, que tudo fizeram para que o Brasil fosse inteiramente cristão. A ação desses dois gigantes da fé percorreu os 500 anos de nossa história, e que se fazem hoje sentir. De um lado, na preservação do povo brasileiro do espírito anticristão de luta de classes e de raças que tanto se lhe deseja incutir; e de outro, pela atuação de entidades beneméritas, que sabendo auscultar esse sentimento profundo empenham-se em preservar o Brasil dos erros do marxismo e da degenerescência moral.


(*) Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria- Cardoso Moreira-RJ e colaborador da ABIM.

.: Natal: Sugestões de livros como presentes especiais

Livros são sempre ótimas opções para presentear quem se gosta, principalmente no Natal, data marcada pela troca de presentes entre familiares, amigos e colegas de trabalho. Para celebrar esta data sem errar, as Editoras Peirópolis, V&R e Berlendis & Vertecchia prepararam uma seleção especial dedicada aos amantes da literatura. Com temas variados, a seleção traz obras voltadas para o público feminino, masculino, família, jovem e infantil/adolescente.

A lista de livros sugeridos pela Editora Peirópolis conta com os títulos “Desequilibristas”, “Fases da Lua e outros segredos” e “A Floresta Canta! Uma Expedição sonora por terras indígenas no Brasil”. As obras da V&R Editoras são: “Vou lá buscar a noite e já volto” e “Preta, Parda e Pintada”. Já a Berlendis & Vertecchia Editores sugere as obras “Você, meu presente de Natal”, “Box Maze Runner” e “Diário de um banana – Maré de azar”.

Confira abaixo a ficha técnica e a sinopse das opções de presente para o Natal: 

Desequilibritas – Editora Peirópolis: Escrito e ilustrado pelo músico, desenhista, escultor e poeta performático Manu Maltez. A obra reúne desenhos e gravuras sobre o universo do skate e descreve de maneira poética os embates entre o skatista e a cidade. O artista põe traço e verbo sobre as rodas deste que é um dos movimentos culturais mais interessantes do espaço urbano contemporâneo.

Título: Desequilibristas
Autor: Manu Maltez
Ilustrador: Manu Maltez
Páginas: 112 

Fases da Lua e outros segredos – Editora PeirópolisCom trinta e dois segredos, a escritora Marilda Castanha narra, em delicados microcontos, conversas entre irmãos e ternos diálogos entre pais e filhos. Alinhando e harmonizando textos e imagens, a autora transforma crianças em protagonistas, convida os pequenos leitores a se identificarem com as frases engraçadas, sérias e surpreendentes presentes na narrativa, e os adultos a redescobrirem a linguagem, a espontaneidade, o humor e, principalmente, a poesia que existe na percepção de mundo das crianças. Escritos a partir de epifanias dos filhos da autora com o ilustrador Nelson Cruz, Cecília e Nino, os contos combinam uma série de surpresas com uma linguagem poética. 

Título: Fases da Lua e outros segredos
Autora: Marilda Castanha
Ilustradora: Marilda Castanha
Páginas: 48

A Floresta Canta! Uma Expedição sonora por terras indígenas no Brasil – Editora Peirópolis: O livro, de autoria de Magda Pucci e Berenice de Almeida, traz uma grande viagem pela riqueza musical cultivada por tribos indígenas em diferentes regiões do país. Com ilustrações de Joana Resek, a publicação percorre um longo caminho para explicar cada detalhe dos sons retirados das florestas, as tradições culturais e a linguagem utilizada para transformar elementos da natureza em canções.

Título: Floresta Canta! Uma Expedição sonora por terras indígenas no Brasil
Autoras: Magda Pucci e Berenice de Almeida
Ilustradora: Joana Resek
Páginas: 72

Vou lá buscar a noite e já volto - Editora Berlendis: Em Vou lá buscar a noite e já volto, a escritora Susana Ventura recria literariamente nove narrativas orais indígenas baseadas no grupo de línguas Kayapó (do tronco lingüístico Jê), que também é o nome geral que se costuma dar aos índios que falam essas línguas. Há muitas tribos Kayapó diferentes e hoje elas são difundidas por boa parte do Brasil, com diversas tradições e particularidades.

Título: Vou lá buscar a noite e já volto
Autora: Susana Ventura
Ilustradora: Vanina Starkoff
Páginas: 48

Preta, Parda e Pintada – Editora Berlendis: Preta, Parda e Pintada, de autoria de Helena Gomes, reúne nove recontos inspirados na tradição oral dos índios Bororos. Ela recria lendas e mitos, onde é possível encontrar narrativas que exploram a relação do homem com as plantas e os bichos, as origens do mundo e da cultura, histórias que fundam rituais.

Título: Preta, parda e pintada
Autora: Helena Gomes
Ilustrador: Luciano Tasso
Páginas: 64

Você, meu presente de Natal - V&R Editoras: Para tornar o significado da data ainda mais especial, a obra de Natália Chagas Máximo narra uma divertida e carinhosa homenagem oferecida como forma de presentear um grande amigo. Com ilustrações de Ariel Fajtlowicz, a publicação relembra grandes momentos do ano combinando imagens coloridas e mensagens emocionantes.
  
Título: Você, meu presente de Natal
Autora: Natália Chagas Máximo
Ilustradora: Ariel Fajtlowicz
Páginas: 56

Box Maze Runner - V&R Editoras: Esta edição especial conta com os cinco volumes da coleção: Maze Runner – Correr ou Morrer, Maze Runner – Prova de Fogo, Maze Runner – A Cura Mortal, Maze Runner – Ordem de Extermínio, e Maze Runner – Arquivos. A saga conta a história de Thomas, que é enviado, junto a outros jovens, sem memória para a Clareira, um espaço aberto cercado por um labirinto gigantesco. Thomas não sabe como ou por que foi parar ali. Os atuais clareanos não sabem muito do lugar. A única certeza é que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. 

Título: Box Maze Runner
Autor: James Dashner 

Diário de um banana – Maré de azar – V&R Editoras: Em Diário de um Banana – Maré de azar, oitavo volume da série best-seller internacional do escritor norte-americano Jeff Kinney narra as aventuras de Greg Heffley que está incomodado com as mudanças que o novo ano escolar lhe trouxe. E, nessa história, tudo pode acontecer. A obra, que foi lançada nos Estados Unidos com tiragem de 5,5 milhões de exemplares e no Brasil já é recorde de vendas.

Título: Diário de um Banana – Maré de azar
Título original: Diary of a Wimpy Kid: Hard Luck
Autor: Jeff Kinney
Tradutor: Alexandre Boide
Páginas: 224
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial
Tecnologia do Blogger.