Mostrando postagens com marcador Programação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Programação. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

.: The Masked Singer Brasil: entrevista com ator Paulo Lessa, o Jesuíno

Paulo Lessa, o Jesuíno do The Masked Singer Brasil 2025 Foto: Reprodução de 'The Masked Singer Brasil' (2025)/TV Globo

O "The Masked Singer" de domingo, 16, desmascarou o personagem Jesuíno, que conquistou o Brasil em ‘Cordel Encantado’. Por trás da fantasia, o ator Paulo Lessa conta o desafio de participar de um reality musical, especialmente pela exigência vocal: “Foi incrível porque eu realmente achava que não poderia participar de um programa de música. Apesar de ser um amante e consumir o tempo todo, achava que não tinha capacidade vocal [...]. Foi exatamente o fato de participar como personagem que acabou me encorajando a entrar num programa que eu achava que não seria capaz. Então, é muito legal isso, como o personagem acabou me protegendo, e isso me fez curtir muito, ainda mais, o processo [...]”, diz.

Paulo Lessa foi revelado após a escolha do júri – formado por Belo, Tata Werneck, Tony Ramos e Sabrina Sato, além da convidada Susana Vieira –, em resultado ao duelo final com Nazaré Tedesco, fantasia que o júri optou por manter na competição. Antes disso, o episódio contou com performances individuais, e além de Jesuíno e Nazaré, se apresentaram Catarina e Petruchio, Juma e Penha. Todos passaram por uma votação da plateia, e, como os dois menos votados, Jesuíno e Nazaré se enfrentaram no duelo final, que resultou na eliminação de Jesuíno.

A 5ª temporada do "The Masked Singer" conta com apresentação de Eliana e Kenya Sade no comando dos bastidores e interação com a plateia. Esta edição, temática, celebrar as novelas em comemoração aos 60 anos da TV Globo. 

O reality é uma coprodução TV Globo e Endemol Shine Brasil, baseado no formato sul-coreano criado pela Mun Hwa Broadcasting Corp, com direção geral de Marcelo Amiky. O programa vai ao ar aos domingos na TV Globo, após ‘Temperatura Máxima’, e é reprisado às terças-feiras no Multishow, às 21h15. Confira a entrevista com Paulo Lessa!

 

Como foi para você participar do ‘The Masked Singer Brasil’?

Foi incrível porque eu realmente achava que não poderia participar de um programa de música, apesar de ser um amante da música e consumir o tempo todo, achava que não tinha capacidade vocal de participar do ‘The Masked’, e foi incrível mesmo, um aprendizado enorme.

 

O que mais te encantou no reality?

Foi exatamente o fato de participar como personagem que acabou me encorajando a entrar num programa que eu achava que não seria capaz, então é muito legal isso, como o personagem acabou me protegendo, e isso me fez curtir muito, ainda mais, o processo, não só da música, mas o de dar vida a esse personagem. A gente acaba aprendendo a lidar com a fantasia e acaba inserindo características também do personagem, independente da música.

 

Faria algo diferente em sua participação? O que?

Eu acho que não. Foi tão legal o processo, tanto o de preparação, com uma equipe maravilhosa à nossa disposição, quanto todos os aprendizados que tive, que acho que não faria nada de diferente. O processo de aprendizado foi muito gostoso, inclusive todas as dificuldades, principalmente o vocal, que acabei juntando com a performance, e de certa forma tem relação com o teatro. Confesso que estava um pouco receoso com tudo, mas durante o processo acabei curtindo muito. 

 

Como foi a preparação? 

Foi fundamental para que eu me encorajasse a cada dia a participar e desfrutar dos dias de programa. Eu que sou muito competitivo, estava super preocupado com isso, mas depois você vai entendendo que a questão vocal, claro, é considerada, chama a atenção, mas não é a principal. Temos uma série de desafios que não só a parte vocal. Até intensifiquei a preparação física, porque dançar com a fantasia e performar como Jesuíno exigia muito, mas a preparação vocal foi muito legal, todos os ensaios, esforço para encontrar o tom correto.

 

Qual foi a estratégia adotada para tentar confundir os jurados?

Era colocar o sotaque do Jesuíno sempre que eu ia falar. Fazia uma voz e tentava forçar bastante, colocar ênfase no sotaque, também mudar um pouco a forma de andar.

 

Você tem alguma relação com seu personagem? Assistiu e se recorda da novela que ele participou?

Eu não tive oportunidade de acompanhar a novela, então o Jesuíno foi um personagem que eu ficava viajando e criando a minha própria versão. Procurei não assistir agora porque eu realmente não queria imitar nada. 

 

Qual novela mais te marcou?

‘Tieta’ porque eu gostava muito da relação com a música, com a abertura, e tinha um trabalho de personagens muito fortes, muito emblemáticos, e de um elenco de atores muito impressionante. Betty Faria fazendo Tieta, a Joana Fomm fazendo Perpétua. Outro que eu adorava também era o Bafo de Bode do Bemvindo Sequeira. Enfim, era uma história ótima com personagens maravilhosos.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

.: ‘A Lista’, comédia inédita estrelada por Lilia Cabral, chega à TV Globo


Lilia Cabral protagoniza comédia ao lado de Giulia Bertolli, filha dela na vida real. Foto: Globo/ Angélica Goudinho


Sucesso de público e crítica, assistido por mais de 50 mil pessoas em casas de teatro desde 2022, a peça teatral "A Lista" ganha uma adaptação para as telas com data de estreia marcada para esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, na TV Globo. Estrelada pelas atrizes Lilia Cabral e Giulia Bertolli, mãe e filha na vida real, a comédia conta a história de Laurita, uma professora aposentada, moradora de Copacabana, que se vê obrigada a estabelecer uma relação com uma vizinha décadas mais nova, a cantora lírica Amanda, personagem de Giulia. O encontro das duas desencadeia um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcarão a vida delas para sempre. Gustavo Pinheiro, autor da peça, também assina o roteiro do filme, com colaboração de Giulia Bertolli e supervisão de texto de Marcelo Saback. A direção é de José Alvarenga Jr.

 A primeira versão da história das duas personagens ganhou vida em 2020, ainda na pandemia, quando Lilia e Giulia encenaram pela primeira vez o texto de Gustavo Pinheiro em um teatro vazio, com apenas três câmeras que transmitiam a peça online para pessoas de todo o mundo. O tempo passou, a pandemia terminou e a possibilidade de encenar "A Lista" em um teatro com público tornou-se viável. E foi após assistir ao espetáculo pessoalmente que o diretor José Alvarenga Jr. pensou que a história renderia um filme.

 Na versão para a televisão, lugares, rostos e novos enredos tomam forma e incrementam a trama. Com isso, personagens que eram apenas citados na peça ganham corpo e, assim, somam-se ao elenco, que no teatro era formado apenas por mãe e filha, nomes como Tony Ramos, Leticia Colin, Vitor Britto, Zezeh Barbosa, Guida Vianna, Bia Montez, Rosamaria Murtinho, Betty Faria, Tony Tornado, Reginaldo Faria, Anselmo Vasconcellos, Eber Inácio e Cláudio Gabriel.

“O grande desafio desse texto foi transformar o que era falado na peça em concreto no filme. Assim apareceram as amigas de Laurita, os moradores do edifício. Eu, Gustavo Pinheiro, o autor, Lilia e Giulia conversamos muito sobre esse elenco. À medida que um personagem ia aparecendo no roteiro, fazíamos uma lista de sugestões de nomes para interpretá-los. Até porque víamos o elenco que cabia no projeto como um grande trunfo”, conta o diretor José Alvarenga Jr.

O que também passa a ser concreto na produção é o bairro de Copacabana que, mais do que um cenário, é um personagem e um grande homenageado da trama. “Uma das coisas mais legais de ter adaptado a peça para o cinema foi poder mostrar Copacabana – esse bairro que é uma verdadeira metáfora do Brasil, louco e adorável. É bairro onde acontecem a parada LGBTQIA+, festas evangélicas e o maior réveillon do mundo. Tudo pode ali, inclusive essa reinvenção de vidas. Cada janelinha de Copacabana tem alguém, tem uma vida. Isso é muito bonito”, comenta o autor Gustavo Pinheiro.

"A Lista" é o quarto longa-metragem produzido pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo. Escrito por Gustavo Pinheiro, com colaboração de Giulia Bertolli e supervisão de texto de Marcelo Saback, o filme tem direção artística de José Alvarenga Jr. Luciana Monteiro e Raphael Cavaco assinam a produção e a supervisão artística é de José Luiz Villamarim. O filme vai ao ar na TV Globo nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, no "Tela Quente".

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

.: The Masked Singer Brasil: Carmo Dalla Vecchia é o Conde Vlad de "Vamp"

Carmo Dalla Vecchia é o Vlad em ‘The Masked Singer’ — Foto: Globo/Divulgação


Vlad, de ‘Vamp’, foi o eliminado deste domingo, dia 09, no ‘The Masked Singer’, revelando a personalidade por baixo da fantasia: o ator Carmo Dalla Vecchia. “Foi um game divertido demais. Cantar e brincar com referências de um personagem feito pelo Ney Latorraca, e que também está no imaginário de todo mundo, foi especial”, conta o ator.

Vlad foi desmascarado após o duelo final com Jade, em que cantaram juntos “Tic Tac do Meu Coração”, de Carmem Miranda. Os dois foram os menos votados pela plateia em avaliação às apresentações individuais. Já a escolha que resultou na eliminação ficou a cargo do time de jurados, formado por Belo, Tata Werneck, Tony Ramos e os convidados Bianca Bin e Sérgio Guizé. Outras fantasias que performaram no episódio, salvas pela plateia, foram Candinho e Sol. 

Carmo, se pudesse ter feito algo diferente em sua participação, aponta uma mudança na escolha do repertório: “Teria colocado uma parte de uma canção mais popular no meio da que fui eliminado. Nunca imaginei que “Sympathy For The Devil”, que é um clássico do rock, para a maior parte do público fosse ser desconhecida”, diz. Apesar disso, celebra a experiência de cantar e da produção musical: “Gravar canções em estúdio e desenvolver esse processo com o produtor musical foi o que mais me encantou”.

O episódio contou ainda com mais uma surpresa: Eliana, a apresentadora, abriu o programa cantando com Belo a música “Palpite”, num arranjo em pagode. 

A 5ª temporada do ‘The Masked Singer’ conta ainda Kenya Sade no comando dos bastidores e interação com a plateia, e é temática ao celebrar as novelas em comemoração aos 60 anos da TV Globo.

O reality é uma coprodução TV Globo e Endemol Shine Brasil, baseado no formato sul-coreano criado pela Mun Hwa Broadcasting Corp, com direção geral de Marcelo Amiky. O programa vai ao ar aos domingos na TV Globo, após ‘Temperatura Máxima’, e é reprisado às terças-feiras no Multishow, às 21h15. Confira a entrevista com Carmo Dalla Vecchia!

 

Como foi para você participar do ‘The Masked Singer Brasil’? 

Foi um game divertido demais. Cantar dançar e brincar com referências de um personagem feito pelo Ney Latorraca e que também está no imaginário de todo mundo foi especial.

 

O que mais te encantou no reality? 

Gravar canções em estúdio e desenvolver esse processo com o produtor musical foi o que mais me encantou.

 

Faria algo diferente em sua participação? O que? 

Teria colocado uma parte de uma canção mais popular no meio da que fui eliminado. Nunca imaginei que “Sympathy For The Devil”, que é um clássico do rock, para a maior parte do público fosse ser desconhecida.

 

Como foi a preparação? Quanto tempo levou? 

Foi tudo muito rápido. Aprender a canção, gravar o áudio, ensaiar a coreografia e já foi. Tudo rápido e intenso.

 

Qual foi a estratégia adotada para tentar confundir os jurados? 

Usar mais o grave da minha voz. Minha extensão é grande.

 

Você tem alguma relação com seu personagem? 

Assistia ‘Vamp’, e adorava. Tenho total lembrança e relação. Está muito no meu imaginário. Foi um prazer me fantasiar de Vlad.

 

Qual novela mais te marcou?

"Dancing Days" e "O Astro".


terça-feira, 28 de janeiro de 2025

.: Entrevista: Cacau Protásio, a Dona Lurdes do "The Masked Singer Brasil"


No último domingo, dia 26 de janeiro, Dona Lurdes foi a desmascarada do reality, e foi revelada, por trás da fantasia. Foto: Globo/ Maurício Fidalgo

Se por um lado Dona Lurdes, de "Amor de Mãe", é simpática, alegre e doce, por outro, quem se fantasiou da personagem em "The Masked Singer" é enérgica, hilária e de fala direta. No último domingo, dia 26 de janeiro, Dona Lurdes foi a desmascarada do reality, e foi revelada, por trás da fantasia, a atriz e comediante Cacau Protásio. “Participar do 'The Masked Singer Brasil' foi uma experiência incrível e desafiadora! Foi como embarcar em uma viagem cheia de mistérios, emoções e muita diversão. Estar ali, escondida por trás de uma máscara, me permitiu explorar um lado artístico completamente diferente”, conta Cacau.

A atriz apresentou, fantasiada de Dona Lurdes, no palco do reality, uma versão de “É”, de Gonzaguinha, num duelo contra Nazaré Tedesco, que cantou “Encontros e Despedidas”, de Maria Rita. As performances foram realizadas numa disputa em duplas, e as demais foram: Catarina e Petrucchio contra Jesuíno; e Penha contra Juma. A plateia votou salvando um mascarado de cada duelo, e os três menos votados - Dona Lurdes, Catarina e Petrucchio e Penha - se apresentaram novamente, desta vez cantando juntos a mesma canção, “Pedras que Cantam”, de Fagner. Os jurados, então, tiveram a difícil missão de escolher dois para manterem na competição, desmascarando, na ocasião, Dona Lurdes.

“O que mais me encantou foi a energia contagiante do programa. A equipe, os jurados, o público, tudo é pensado para criar um ambiente mágico, e eu me senti parte de um espetáculo único. Além disso, ver as reações dos jurados tentando adivinhar quem eu era foi simplesmente hilário!”, completa Cacau.


Como foi para você participar do “The Masked Singer Brasil”? 
Cacau Protásio - Participar do “The Masked Singer Brasil” foi uma experiência incrível e desafiadora! Foi como embarcar em uma viagem cheia de mistérios, emoções e muita diversão. Estar ali, escondida por trás de uma máscara, me permitiu explorar um lado artístico completamente diferente, onde só a voz e os movimentos falavam por mim. 

O que mais te encantou no reality
Cacau Protásio - O que mais me encantou foi a energia contagiante do programa. A equipe, os jurados, o público, tudo é pensado para criar um ambiente mágico, e eu me senti parte de um espetáculo único. Além disso, ver as reações dos jurados tentando adivinhar quem eu era foi simplesmente hilário! 


Como foi a preparação? Quanto tempo levou? 
Cacau Protásio - A preparação foi intensa e cheia de segredos! Desde as escolhas das músicas até os ensaios de performance, tudo foi feito com muito cuidado para preservar o mistério. Levamos alguns dias para ajustar os detalhes, especialmente os movimentos com a fantasia, que exigiam um treino especial. 

A 5ª temporada do "The Masked Brasil" tem apresentação de Eliana; Belo, Sabrina Sato, Tata Werneck e Tony Ramos no júri; e Kenya Sade como apresentadora de bastidores. Trata-se de uma edição temática, que homenageia as novelas em comemoração de 60 anos da TV Globo. O reality é uma coprodução TV Globo e Endemol Shine Brasil, baseado no formato sul-coreano criado pela Mun Hwa Broadcasting Corp, com direção geral de Marcelo Amiky. O programa vai ao ar aos domingos na TV Globo, após "Temperatura Máxima", e é reprisado às terças-feiras no Multishow, às 21h15.

domingo, 12 de janeiro de 2025

.: CineCult exibe o documentário "O Prisioneiro da Grade de Ferro"


Premiado nacional e internacionalmente 13 vezes, o documentário que expõe a realidade de uma das mais memoráveis casas de detenção de São Paulo será exibido na faixa CineCult da TV Cultura, às 22h00 deste domingo, dia 12 de janeiro. "O Prisioneiro da Grade de Ferro" foi produzido em 2003 por Gustavo Steinberg e pelo diretor Paulo Sacramento com o intuito de mostrar ao público como é o sistema carcerário visto de dentro, depois de 30 anos do registro feito em livro, de mesmo nome da obra audiovisual, pelo jornalista Percival de Sousa. E para isso, o local escolhido foi a casa de detenção do Carandiru, localizada na Zona Norte da cidade de São Paulo até o ano de 2002.

Com câmeras de vídeo na mão, alguns detentos aprenderam a documentar o dia a dia do então maior presídio da América Latina, um ano antes de ele ser desativado. Construiu-se, assim, uma imagem síntese daquilo que os jornais ainda noticiam, mesmo após 22 anos do fechamento da prisão em foco: fugas, reincidências, superlotação, rebeliões e conflitos. Dessa forma, o longa visa também promover a investigação da relação de causa e consequência do cenário de violência brasileiro, bem como a eficácia da reinserção social dos prisioneiros e o conhecimento da maneira que o homem cumpre a sua pena.

Sendo reexibido pela quinta vez na TV Cultura, o documentário analisa também a trajetória das cadeias no Brasil frente ao investimento estatal no setor. O filme já recebeu prêmios de Melhor Filme nos Prêmios ABD e MinC, Festival Tudo É Verdade 2003, Festival de Leeds 2004 e Revista de Cinema 2004. Além disso, foi reconhecido como Melhor Longa Documentário pelo Festival de Gramado 2003, pelo Festival de Málaga 2004 e pelo Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro/Academia de Cinema 2005. E já foi contemplado com prêmios de Melhor Diretor e menções especiais.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

.: Entrevista: Bruno Della Latta, diretor de "BBB: o Documentário", abre o jogo


Na série "BBB: o Documentário - Mais que Uma Espiada", que vai ao ar até o dia 10 de janeiro, o público vai reencontrar ex-participantes que marcaram o "Big Brother Brasil", relembrar os melhores bordões e memes, além de entender um pouco mais sobre como o programa influenciou, e foi influenciado, por diversas transformações sociais ao longo dos anos no Brasil e no mundo. 

Com depoimentos inéditos, curiosidades dos bastidores de diferentes temporadas, análises de tendências e a retrospectiva de momentos impactantes, a produção ainda explora as mudanças na forma de fazer e consumir televisão, e a força cada vez maior das novas dinâmicas promovidas pelas redes sociais. Entre os entrevistados, estão nomes como Grazi Massafera ("BBB5"), Sabrina Sato ("BBB3"), Cida ("BBB4"), Pedro Bial, Boninho, Dourado, Kleber Bambam ("BBB1"), Ariadna ("BBB11"), Juliana Alves ("BBB3"), Gil do Vigor ("BBB21"), Ana Paula ("BBB16"), Manu Gavassi ("BBB20"), Solange ("BBB4"), o ex apresentador Thiago Leifert, Jean Wyllys ("BBB5"), Thelma Assis ("BBB20"), Juliette Freire ("BBB21"), o cantor Paulo Ricardo, Tadeu Schmidt e muitas outras figuras indispensáveis para contar a trajetória do game. 

"BBB: o Documentário - Mais que Uma Espiada" tem direção e roteiro de Bruno Della Latta, redação de Elli Cafrê e produção de conteúdo e assistência à direção de Amanda Prada. A direção de gênero é de Mariano Boni. Confira a entrevista com Bruno Della Latta, diretor da série 
  

Como surgiu a ideia de criar um documentário sobre o "BBB"?
Bruno Della Latta - A ideia surgiu de uma conversa com meu namorado sobre como as novelas no Brasil sempre foram retratos de seu tempo e como elas influenciam a sociedade. Esse é um tema amplamente debatido no meio audiovisual, na academia e na sociedade. Muito já se falou, por exemplo, sobre o impacto da série "Malu Mulher" para a emancipação feminina ou de como a novela "Vale Tudo" foi um retrato do final dos anos 80. Mas nunca se analisou e documentou como o reality show de maior sucesso no Brasil, o "Big Brother", impacta e é impactado pela sociedade ao longo desses 22 anos no ar. 


Qual, na sua opinião, é a importância de se produzir um documentário sobre a história do "BBB"?
Bruno Della Latta - 
A televisão está profundamente enraizada na cultura nacional e quase todo brasileiro tem a grade de programação da TV Globo na cabeça. Sabemos que durante as noites é possível assistir a três novelas e ao "JN", há sempre um filme ou programa de humor durante a semana, e domingo é dia de programa de auditório e "Fantástico". Desde que sou criança, é assim. Talvez a grande novidade nas últimas décadas tenha sido o surgimento do reality show. Esse formato de programa surgiu na década de 70, teve exemplos na década de 80 e 90, mas só com a aproximação dos anos 2000 conseguimos atingir um nível tecnológico que tornou viável, inclusive economicamente, ter câmeras espalhadas num ambiente gravando as pessoas 24 horas. Quando o "Big Brother" chega ao Brasil, torna-se um fenômeno instantâneo. Isso aconteceu também em outros países, mas acredito que aqui o sucesso foi ainda mais relevante, justamente pela relação que o país tem com a TV. Muitos jovens brasileiros já se imaginaram dentro do programa. É inegável a importância desse produto, e foi muito interessante estudar suas transformações e os personagens que foram testemunhas dessas mudanças. 


Quais entrevistas você destacaria?
Bruno Della Latta - 
Esta certamente é a pergunta mais difícil. Temos entrevistas muito boas com personagens icônicos do programa, como Gil do Vigor, Tina, Juliette, Kleber Bambam, Grazi Massafera, Diego Alemão, Ana Paula Renault. Conversamos com Jean Wyllys, que há anos não fala sobre o "Big Brother". Fizemos entrevistas muito fortes com Fernando Fernandes, Solange e Ariadna. São entrevistas muito diferentes entre si, mas que revelam lados dos personagens ainda pouco explorados. 


O que mais na história do "BBB" o surpreendeu?
Bruno Della Latta - 
Fiquei surpreso com o impacto que o programa tem na vida dos participantes e de muitos espectadores que se identificam com alguém confinado. Também me surpreendi com a dimensão do "BBB" nas redes sociais nos primeiros meses do ano. Existem palavras e expressões que ficaram conhecidas e importantes debates sociais que foram desencadeados pelo programa.


O documentário destaca a evolução do formato em diversidade. Por que era importante trazer o assunto?
Bruno Della Latta - 
Minha principal motivação ao fazer esse documentário era apresentar uma perspectiva nova sobre um produto amplamente debatido e conhecido. Olhar sob a ótica da diversidade me pareceu original, e é importante trazer esse debate, seguindo a linha dos principais projetos que já dirigi e roteirizei. A diversidade é um dos pontos abordados no episódio dois. O projeto é dividido em quatro episódios, e cada um tem um formato e ritmo próprios. O primeiro tende a ser mais engraçado, o segundo mais emocionante, o terceiro tem momentos muito dramáticos e o quarto mistura todas as emoções. Cada episódio foca mais em um aspecto - cultural, social, midiático. No final, creio que temos uma boa "receita" que reflete o Brasil. 

sábado, 4 de janeiro de 2025

.: Série documental revela mudanças culturais e sociais do "Big Brother"


Big Brother Brasil em nova perspectiva: série documental revela 22 anos de transformações culturais e sociais no reality Grazi Massafera. Foto: Globo/ Divulgação


No dia 7 de janeiro, o público está convidado a revisitar o universo do "Big Brother Brasil" sob uma perspectiva inédita. Os impactos do reality na vida dos participantes e na sociedade serão mostrados pelos seus principais personagens na série documental "BBB: o Documentário - Mais que Uma Espiada", dirigida e roteirizada por Bruno Della Latta. A produção celebra as 24 edições já exibidas - a 25ª estreia dia 13 de janeiro - e os 22 anos do programa. Dividida em quatro episódios, a série traz exemplos de como o BBB se tornou um fenômeno cultural, além de um espelho das transformações sociais no Brasil ao longo dos anos. A obra será exibida em quatro dias consecutivos, até 10 de janeiro, na TV Globo, após "Mania de Você".   

Bruno Della Latta explica que, para além de curiosidades de bastidores, resgate de acontecimentos marcantes e histórias dos participantes, a narrativa envolve, sobretudo, a troca mútua entre as discussões sociais geradas no reality e as mudanças observadas - e vividas, claro - fora da casa. “Percebi que o ‘Big Brother Brasil’ vai muito além do entretenimento, sendo um reflexo vivo das questões culturais, sociais e comportamentais de cada época. Sempre tentei olhar o programa como um recorte do seu tempo. Quais temas foram debatidos naquele ano? Quem foi escolhido vencedor? Quais roupas as pessoas estavam usando? Quais músicas estavam tocando? Dá para assistir ao 'BBB' e entender muito sobre o que estava acontecendo na sociedade brasileira. Foi essa linha que segui para criar este documentário”, coloca Bruno. 

Amanda Prada, produtora de conteúdo e assistente de direção, destaca o papel transformador do "BBB" em ampliar horizontes e promover debates. "O programa desafia as bolhas em que vivemos e nos provoca a refletir sobre conflitos, empatia e julgamentos. Este documentário não é apenas uma retrospectiva; também mostra para a sociedade sobre como podemos evoluir", acrescenta. Com uma abordagem leve, às vezes mais bem-humorada e outras mais emotiva, a produção também explora as mudanças na forma de fazer e consumir televisão, já que o formato de confinamento moldou um novo comportamento, tanto para quem participa - muitos dos quais sempre sonharam em se tornar famosos ou trabalhar na TV, e viram no reality uma oportunidade -, quanto para quem assiste, que passou a acompanhar, curiosamente, a vida cotidiana através das câmeras. 

Utilizando imagens de arquivo que mostram os momentos mais marcantes das 24 edições já veiculadas, e entrevistas com pessoas que fizeram parte dessa história, a série documental traça um retrato instigante do "BBB" como uma sensação midiática. “A escolha (pelos entrevistados) não foi feita por critério de importância ou visibilidade. Foram escolhidos os participantes que melhor poderiam contribuir para a história que queremos contar e que exemplificam as transformações sociais, culturais e comportamentais que mostramos no documentário”, complementa Bruno. 


Estrutura dos episódios 
O primeiro episódio, "A Era da Fama", explica o surgimento do formato na Holanda, sua importação para o Brasil e como rapidamente se tornou um sucesso entre os brasileiros. Para construir essa narrativa, nomes essenciais ao legado do "Big Brother Brasil" deram depoimentos, como John de Mol Jr., criador do formato; e participantes históricos como Grazi Massafera ("BBB5"), Sabrina Sato ("BBB3") e Cida, campeã do "BBB4". Os bastidores e o impacto inicial do programa também são relatados por Marisa Orth e Pedro Bial, os primeiros apresentadores, e os diretores Boninho e Rodrigo Dourado, que detalham as inovações na produção. Momentos marcantes, como a cena icônica de Kleber Bambam ("BBB1") com Maria Eugênia, sua boneca feita de vassoura, são recordados. 

No segundo episódio, "A Seleção", o foco recai sobre diversidade e inclusão, com depoimentos de Ariadna ("BBB11"), a primeira mulher trans a participar do reality, além de Vanessa ("BBB14") e Juliana Alves ("BBB13"), que abordam questões raciais e sociais discutidas no programa. Sabrina Sato, que retorna neste episódio, e Gil do Vigor ("BBB21") também compartilham suas histórias. 

O terceiro episódio, nomeado "Os Conflitos", explora momentos de grande repercussão midiática. Alguns dos entrevistados são Ana Paula ("BBB16"), Emily ("BBB17"), Manu Gavassi ("BBB20"), Solange ("BBB4"), além do também do apresentador Tiago Leifert. Eles falam também como o programa evoluiu na era das redes sociais, influenciando a leitura do público sobre o jogo.

Já o quarto episódio, "As Vitórias", celebra alguns vencedores, com depoimentos de Jean Wyllys ("BBB5"), Thelma Assis ("BBB20"), Juliette ("BBB21"), entre outros, e o mais recente vencedor, Davi ("BBB24"), que analisam os efeitos de terem participado do reality. “A maioria compartilhou suas histórias com gratidão e emoção, mostrando o quanto o programa transformou suas vidas”, reforça Amanda. O cantor Paulo Ricardo também aparece em uma homenagem musical ao tema de abertura, e Tadeu Schmidt, apresentador atual, traz sua experiência em acompanhar de perto a trajetória dos participantes das últimas edições. 

A direção acredita que a produção é uma homenagem ao Brasil e ao impacto do "BBB" nas transformações culturais. "É um programa que, mesmo 22 anos depois, continua nos mostrando novas perspectivas e nos instigando a evoluir como sociedade", conclui Bruno. “Este é um documento histórico de análise da sociedade, seu comportamento e as mudanças nos últimos 22 anos. Um grande alerta para o futuro, para quem vive em suas bolhas, para que se abra para o novo, olhe para o lado e enxergue o mundo além das suas relações e crenças como algo natural”, conceitua Amanda. "BBB: O Documentário - Mais que uma espiada" tem direção e roteiro de Bruno Della Latta, redação de Elli Cafrê e produção de conteúdo e assistência à direção de Amanda Prada. A direção de gênero é de Mariano Boni.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

.: "Cinema 2025" exibe filmes inéditos na TV aberta em janeiro


O ano vai começar na TV Globo com o melhor do cinema. Nos dias 1°, 2 e 3 de janeiro, o "Cinema 2025" irá ao ar depois da novela "Mania de Você", com uma seleção imperdível de blockbusters inéditos na TV aberta. O primeiro filme da faixa, no ar dia 1° de janeiro, é "Jurassic World: domínio". No longa de Colin Trevorrow, quatro anos após a destruição da Ilha Nublar, os dinossauros agora vivem e caçam ao lado de humanos em todo o mundo. Esse frágil equilíbrio remodela o futuro e deve determinar de uma vez por todas se os seres humanos continuarão sendo a espécie dominante em um planeta que agora compartilham com as criaturas mais temíveis da história. O elenco traz nomes como Chris Pratt, Bryce Dallas Howard e Laura Dern. Leia a crítica de "Jurassic World: domínio" neste link.

No dia 2, o título programado é "Adão Negro", o filme solo do anti-herói, baseado no personagem em quadrinhos Black Adam da DC Comics, grande antagonista de Shazam!. Na trama, Teth Adam (Dwayne Johnson) recebeu poderes divinos, que utilizou para uma vingança e, por isso, foi aprisionado. Quase cinco mil anos depois, o Adão Negro é libertado de sua tumba para lançar uma justiça cruel sobre a Terra. De Jaume Collet-Serra, o longa também tem no elenco principal Aldis Hodge e Pierce Brosnan. Leia a crítica de "Adão Negro" neste link.

Já no dia 3 de janeiro, encerrando a sequência de títulos especiais, o filme que será exibido é "Batman". No longa de Matt Reeves lançado em 2022, após dois anos espreitando as ruas como Batman, Bruce Wayne ((Robert Pattinson) se encontra nas profundezas mais sombrias de Gotham City. Com poucos aliados confiáveis, o vigilante solitário se estabelece como a personificação da vingança para a população. O elenco de peso conta também com Jeffrey Wright, Colin Farrel, Paul Dano e Zoë Kravitz. Leia a crítica de "Batman" neste link.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

.: CCXP 24: Globo leva celebração de 100 anos para 11ª edição do evento

Comemorando 100 anos de Globo em 2025, a empresa marca presença na 11ª edição da CCXP, levando suas principais apostas para o próximo ano. O estande de mais de 1000 m² terá ativações temáticas e interativas, proporcionando diversão e conexão com os fãs. Entre os conteúdos que serão ativados no espaço estão "Vale Tudo", "Guerreiros do Sol", "Vermelho Sangue", "BBB", "Arcanjo Renegado" e Esporte. Um palco na esquina de maior visibilidade do estande se transforma em ponto de encontro, com a participação de artistas em bate-papos e meet & greet com o público.

No fim de semana, o palco Thunder recebe artistas e personalidades como Alice Wegmann, Ana Clara, Deborah Secco, Érika Januza, Isadora Cruz, Leticia Vieira, Luis Lobianco, Marcello Melo Jr, Renato Góes, Sabrina Sato e Thomás Aquino, entre outros, para apresentar novidades exclusivas para o público da CCXP.  No sábado (7), às 13h45, o Globoplay celebra seus 10 anos como a maior plataforma brasileira de streaming e leva ao palco conteúdos inéditos. E no domingo (8), às 15h45, será a vez da TV Globo antecipar informações inéditas da tão aguardada releitura de "Vale Tudo", um dos pontos altos da celebração de 60 anos da TV.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

.: "Garota do Momento" entrega primeiro capítulo impecável

Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em novembro de 2024


"Garota do Momento" estreia com trama envolvente, bem elaborada e elenco escalado com precisão. Resultado do que se presenciou na TV Globo, em 4 de novembro de 2024: um capítulo de estreia impecável, garantindo cenas encantadoras do casal Fábio Assunção (Juliano) e Carol Castro (Clarice). Todavia, do conto de fadas, em questão de minutos, tudo se esvai. 

A história de amor com aquele que se diz admirador "das coisas belas", vira uma completa tragédia com direito a um flagra assombroso que culmina no atropelamento de Clarice. Como que do sonho para o pesadelo, toda a emoção da paixão vira uma perseguição com fuga daquele que um dia foi o homem dos sonhos de Clarice, Juliano Alencar. De fato, eis um personagem ambíguo e nada confiável.

Quando a história não parece dramática o suficiente, a vilã de Lilia Cabral, Maristela, cria toda uma narrativa que favorece seus desejos e ambições. Desta forma, tira do caminho de seu pupilo, Juliano, a pequena estrelinha Beatriz, filha de Clarice, deixada em outra cidade. Uma vez que a ida de Clarice ao Rio de Janeiro era uma tentativa de vender seus quadros. 

Passados anos e longe de ser criança, Beatriz (Duda Santos), a mocinha de "Garota do Momento", ao reconhecer a mãe numa foto de revista, parte até a Cidade Maravilhosa, para reencontrar  uma mulher de memória arruinada, mergulhada numa vida de mentiras. Antes, embarra, ou melhor, dá um belo tapa em Beto (Pedro Novaes).

Sem presa ou atropelos, embora tudo aconteça de modo ágil, "Garota do Momento" entregou muita emoção, suspense e, ainda, criou uns bons questionamentos na mente do público a respeito do que está por vir. Nada difícil embarcar numa trama dessa, não é?! 

No elenco, também estão Letícia Colin, Solange Couto, Paloma Duarte, Klara Castanho, Maisa Silva, Eduardo Sterblitch, Danton Mello, Ícaro Silva, Silvero Pereira, Flávia Reis, Tatiana Tiburcio. Que venha o segundo capítulo! 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

.: "Black Doves": Netflix lança trailer e pôster de nova produção de espionagem

Keira Knightley, Ben Whishaw e Sarah Lancashire estrelam a série que estreará globalmente em 5 de dezembro de 2024


A Netflix acaba de divulgar o trailer oficial e os pôsteres da primeira temporada de "Black Doves", que estreia no dia 5 de dezembro de 2024, globalmente, somente na Netflix. Veja o trailer completo com Keira Knightley, Ben Whishaw e Sarah Lancashire ao final do texto.

O trailer também traz a nova música da premiada cantora britânica Raye, que gravou uma versão de Bang Bang (My Baby Shot Me Down) de Nancy Sinatra. Essa música será destaque ao longo da primeira temporada de Black Doves. 

Lembrando que esta super produção original Netflix já teve sua segunda temporada confirmada, prometendo mais ação e drama para os fãs ansiosos da série e de seu grande elenco. 

Sinopse:  Ambientada em Londres durante o Natal, "Black Doves" é uma história emocionante e cheia de ação sobre amizade e sacrifício. A série acompanha Helen Webb (Keira Knightley), esposa inteligente, dedicada, pé no chão e espiã profissional. Há dez anos ela vem passando os segredos do marido político para a misteriosa organização Black Doves. Após o assassinato de seu amante secreto Jason (Andrew Koji), sua chefe, a enigmática Reed (Sarah Lancashire), chama o velho amigo de Helen, Sam Young (Ben Whishaw), para garantir a segurança dela. Juntos, Helen e Sam embarcam em uma missão para investigar quem matou Jason e qual foi a motivação do crime, levando-os a descobrir uma enorme conspiração conectada ao submundo de Londres que está prestes a deflagrar uma crise geopolítica.

Elenco: Keira Knightley (Desejo e Reparação, Orgulho e Preconceito, Simplesmente Amor), Ben Whishaw (This is Going to Hurt, Paddington), Sarah Lancashire (Happy Valley), Andrew Buchan (Carnival Row), Adeel Akhtar (A Grande Ilusão), Tracey Ullman (The Tracey Ullman Show), Finn Bennett (True Detective: Night Country),  Luther Ford (The Crown), Andrew Koji (Warrior), Kathryn Hunter (Andor, A Tragédia de Macbeth), Sam Troughton (Chernobyl, Mank), Ella Lily Hyland (Fifteen-Love, Silent Roar), Adam Silver (A Diplomata, Mestres do Ar)  Ken Nwosu (Look the Other Way and Run), Gabrielle Creevy (In My Skin, Três Mulheres) e  Omari Douglas (Rye Lane - Um Amor Inesperado, It’s A Sin). Também estrelando Paapa Essiedu (The Lazarus Project, Gangues de Londres).


Criador, Roteirista e Produtor Executivo: Joe Barton (Giri/Haji e O Projeto Lazarus)

Produtora: SISTER (Chernobyl, This Is Going To Hurt, O Poder) e Noisy Bear  

Produtora Executiva para a SISTER: Jane Featherstone (Chernobyl, This Is Going To Hurt), Chris Fry (Kaos, Giri/Haji) e  Keira Knightley

Produtor Executivo para a Noisy Bear: Joe Barton

Diretor: Alex Gabassi (The Crown) e Lisa Gunning (O Poder)

Produtor da Série: Harry Munday




terça-feira, 22 de outubro de 2024

.: "Abraço de Mãe": terror protagonizado por Marjorie Estiano estreia na Netflix

No Brasil, o filme foi um dos destaques na programação do Festival do Rio


Amanhã, dia 23 de outubro, chega ao Netflix, a maior plataforma de streaming no Brasil, o terror brasileiro “Abraço de Mãe”, estrelado por uma das atrizes mais premiadas de sua geração, Marjorie Estiano (indicada ao Emmy Internacional por seu papel na série “Sob Pressão”, da Globo) e com direção de Cristian Ponce, conhecido pelo premiado “Historia de lo Oculto”.

A trama se passa durante a enchente de fevereiro de 1996, que devastou a cidade e deixou cicatrizes profundas. O evento, um dos temporais mais intensos da história carioca, serve de pano de fundo para o terror psicológico que a personagem Ana (interpretada pela premiada atriz Marjorie Estiano), uma bombeira, enfrenta enquanto luta para sobreviver. O Rio de Janeiro tem um histórico de grandes chuvas, com o primeiro registro do Padre Anchieta espantado com as fortes chuvas na década de 1570. Faz parte da história da cidade as lendárias enchentes de 1811, 1924, 1966, 1988, entre tantas outras.

Durante a produção, os atores e a equipe contaram com a colaboração do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que forneceu treinamento aos atores e possibilitou as filmagens no prédio icônico do Quartel Central do Corpo de Bombeiros na Região Central do Rio de Janeiro.

Com produção de André Pereira e Mariana Muniz, da Lupa Filmes, “Abraço de Mãe” vem se consolidando como uma das grandes apostas do cinema de terror latino-americano do ano, principalmente depois de passar por festivais internacionais como o Festival de Cinema de Sitges, um dos mais importantes festivais de cinema mundial do gênero fantástico, na Espanha, e também o Beyond Fest, festival de cinema de gênero, promovido pela Cinemateca Americana em parceria com a distribuidora NEON, em Los Angeles, nos EUA.

No Brasil, o filme foi um dos destaques da programação do Festival do Rio e agora chega amanhã, dia 23 de outubro, para o público geral, quando estreia no catálogo da Netflix, a maior plataforma de streaming no Brasil.


SINOPSE: Em fevereiro de 1996, durante um dos temporais mais impiedosos que atingiu a cidade do Rio de Janeiro, uma equipe dos bombeiros recebe um chamado para evacuar um asilo com risco de desabamento. Ana, uma jovem bombeira afastada após sofrer um ataque de pânico em uma operação, se vê retornando à sua antiga equipe de resgate. Ao chegarem ao local, os bombeiros descobrem que os misteriosos moradores do asilo têm outros planos com a chegada da chuva. Ana terá que enfrentar seu próprio passado para sobreviver e salvar os outros antes que seja tarde demais.


Filme: Abraço de Mãe

Elenco: Marjorie Estiano como Ana, Chandelly Braz como Cristina, Javier Drolas como Ulisses, Reynaldo Machado como Roque, Val Perré como Dias, Angela Rabello como Drika, Helena Varvaki como Carmem, Rafael Canedo como Mourão, Maria Volpe como Lia, Mel Nunes como Ana Criança, Thelmo Fernandes como Coronel

FICHA TÉCNICA

Dirigido por: Cristian Ponce

Produzido por: André Pereira e Mariana Muniz

Coprodução: Pablo Guisa Koestinger

Roteiro: Cristian Ponce, André Pereira e Gabriela Capello

Argumento: André Pereira, Christiano Menezes, César Bravo e Gabriela Capello

Produção Executiva: Mariana Muniz

Direção de Fotografia: Franco Cerana, ADF e Leandro Pagliaro

Montagem: Hernán Biasotti

Direção de Arte: Lucas Osorio

Caracterização: Martin Macías Trujillo

Figurino: Valéria Stefani

Mixagem: Armando Torres Jr.

Desenho de Som: Bernardo Uzeda e Tomás Alem

Som Direto: Felipe Machado

Trilha Original: Bernardo Uzeda

Supervisão de Efeitos Visuais: Mauricio Stal

Assistência de Direção: Isabel Nessimian

Direção de Produção: Lika Lopes

Preparação de Elenco: Maria Silvia Siqueira Campos

Direção de Elenco: Raoni Seixas

Trailer


Leia+

.: Entrevista: Marjorie Estiano fala sobre a Manuela de "A Vida da Gente"

.: Marjorie Estiano lança “Oito” em show no Rio de Janeiro

.: "Sob Pressão": elenco e criadores comemoram estreia da 5ª temporada

.: Com elenco estelar, "Os Sete Afluentes do Rio Ota" estreia no Sesc Pinheiros

.: Tudo sobre a série "Fim", que estreia com elenco estrelado e reflexão



domingo, 29 de setembro de 2024

.: “MasterChef Brasil” promove desafio em dupla após anunciar Top 10

Competidores terão de preparar menu completo utilizando diferentes tipos de queijos. Cozinheiros amadores trabalham em duplas na primeira prova da noite. Crédito: Marcelinho Santos/Band


A Band exibe na terça-feira (1), às 22h45, o 19º episódio do MasterChef Brasil. Assim que entram na cozinha, os participantes que formam o Top 10 da temporada se deparam com apenas cinco Caixas Misteriosas e logo percebem que o desafio será em dupla. Ao levantarem os compartimentos, eles encontram diversos tipos de queijos, entre eles, camembert, provolone, parmesão, brie, gruyère, blue cheese, gouda e emmental.

Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça explicam que os competidores terão de preparar um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa utilizando os laticínios. É preciso técnica, conhecimento e criatividade para apresentar uma receita requintada que eleve o sabor do ingrediente. Somente os autores dos melhores resultados garantem mais uma semana na disputa. 

Na prova de eliminação, os concorrentes dão de cara com vários cloches que escondem uma grande missão. Os jurados revelam quatro clássicos feitos com bacalhau: brandade de bacalhau com tapenade (França); bacalhau com migas (Portugal); bacalhau a pil pil (Espanha); e o saltfish caribenho (Caribe). Os chefs avisam que cada um terá de fazer a reprodução perfeita de uma das iguarias para não voltar para casa. Em meio a muita correria e tensão, qualquer detalhe vai ser levado em consideração na hora do julgamento. Quem tiver o pior desempenho dá adeus ao jogo. 

Criado por Franc Roddam, o formato MasterChef é representado internacionalmente pela Banijay. O programa é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar às terças-feiras, às 22h45, na tela da Band, com transmissão simultânea no Band.com.br e no aplicativo Bandplay. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 19h, no canal Discovery Home & Health e na Max O público ainda pode acompanhar os episódios pelo canal oficial no YouTube.

quarta-feira, 24 de julho de 2024

.: TV Cultura resgata entrevistas de Contardo Calligaris e Beatriz Segall


Na madrugada de quarta, dia 24, para quinta-feira, 25 de julho, à meia-noite, a TV Cultura reapresenta duas entrevistas de Antônio Abujamra no "Provocações" com grandes personalidades da cultura brasileira: Contardo Calligaris e Beatriz Segall. A exibição faz parte da faixa especial dedicada a relembrar programas marcantes dos 55 anos da emissora.

Calligaris e Abujamra tinham em comum sua paixão pelo teatro. À época, o psicanalista estreava na dramaturgia com a peça "O Homem da Tarja Preta", onde questionava a sexualidade e a identidade do homem brasileiro. Nascido na Itália, Contardo adotou o Brasil nas últimas décadas da vida. Foi colunista no jornal Folha de S.Paulo, publicou inúmeros livros e artigos, e durante sua participação no "Provocações", em 2009, devolveu as provocações do bruxo Abu com outras, como quando diz que a felicidade é uma ideia velha e errada.

Já a eterna intérprete de Odete Roitman foi recebida por Abujamra em 2014, um ano antes da morte do apresentador. No programa, Beatriz Segall dá seu panorama sobre as artes no Brasil, e também adiantou discussões sobre etarismo. De acordo com ela, “o Brasil é um país onde os velhos têm muitas concessões e muitos direitos [...], mas por outro lado, em teatro, cinema e televisão, os velhos não têm muita vez, não são muito chamados, não são muito úteis e necessários. Eu não recebo muitos convites”.

domingo, 21 de julho de 2024

.: TV: no "Provoca", Alessandra Maestrini revela a Marcelo Tas do que tem medo


"Em diversas entrevistas me perguntavam qual é a personagem que eu mais tenho vontade de interpretar e eu sempre digo: ‘eu mesma’. Eu acho que estou caminhando cada vez mais próxima para isso", afirma a atriz em entrevista para Marcelo Tas. Foto: Beatriz Oliveira


Na terça-feira, dia 23 de julho, a atriz, cantora e comediante Alessandra Maestrini estará no "Provoca". Ela relembra com Marcelo Tas o sucesso da personagem em "Toma Lá Da Cá", a empregada Bozena, de Pato Branco; fala sobre "O Som e a Sílaba", comédia dramática musical que conta a história de uma autista que canta ópera e virou série da Disney+; sobre os motivos que a levaram a se declarar bissexual, em 2014; sobre sua busca em ser ela mesma, o que é ser versionista, do que tem medo, e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, às 22h00.

Ela diz quais foram as percepções que o mundo singular do TEA (Transtorno do Espectro Autista) casou nela ao viver a personagem autista Sarah Deighton, no musical "O Som e a Sílaba". “Eu me identifiquei muito, quero dar uma pesquisada para saber se não tenho tracinhos (...) o espectro é grande e as pessoas têm a sua neuroidentidade própria, mas você pode ter traços de uma coisa e de outra (...) eu tenho diagnóstico de TDAH que tem uma intersecção com autismo, eu tenho hiperfoco, tenho hipersensibilidade sensorial de som e de luz”.

"E de escolha de figurino?", pergunta Tas brincando, que explica que a atriz testou alguns figurinos para participar da entrevista. “Isso tem mais a ver com o momento que eu estou vivendo, porque a vida toda, em diversas entrevistas me perguntavam qual é a personagem que eu mais tenho vontade de interpretar e eu sempre digo: ‘eu mesma’. Eu acho que estou caminhando cada vez mais próxima para isso. Eu vim com uma roupa linda que eu ganhei, mas eu falei: ‘não sei se sou eu’ (...) e eu falei para você que quando eu vejo você entrevistando as pessoas, eu acho tão lindo porque eu vejo elas sendo elas mesmas”, conta a atriz.

Sobre ter assumido ser bissexual publicamente em 2014, ela diz: “eu estava sacando tanto fisicamente quanto subjetivamente que eu estava me matando por não estar sendo eu”, explica. Em outro momento da entrevista, Tas fala sobre todas as habilidades de Alessandra, como atriz, cantora, compositora, poeta, diretora, produtora, dramaturga, ativista, tradutora e versionista. E pergunta: o que é uma versionista? “É uma pessoa que traduz para um idioma que não é o seu. Eu versei 10 músicas do Chico Buarque para o Inglês. As palavras deles têm menos sílabas (...) eu mandei para ele por e-mail e eu tenho o e-mail do Vinicius França que é empresário dele, com ele dizendo assim: ‘o Chico mandou dizer que a sua versão tá melhor do que a original’”.

Por fim, Alessandra conta do que tem medo. “Eu vou revelar um medo, de uruca (...) mas eu acho que a uruca é muito da nossa própria cabeça (...) eu vou contar um medo que eu falei uma vez em uma entrevista e que eu achei que se materializou (...) pra mim é importante ter ambientes que não são barulhentos, barulho me tira do sério (...) mas dali pra diante era um tal de obra em tudo quanto é lugar que eu me mudava. Obra, obra, obra, obra, obra (...) não tem um lugar mais de silêncio no planeta Terra. O que eu fiz? Eu materializei!", diz.

terça-feira, 16 de julho de 2024

.: TV Cultura reapresenta "Provocações" com Zé Celso Martinez e Eva Wilma


Nesta quarta-feira, dia 17 de julho, a TV Cultura reapresenta dois grandes momentos do "Provocações" com Antônio Abujamra: a entrevista com Zé Celso Martinez, de agosto de 2002, e com Eva Wilma, de outubro de 2010. A exibição, que acontece a partir da meia-noite é parte da celebração dos 55 anos da emissora. A conversa com Zé Celso celebrou os dois anos do "Provocações" no ar, onde o histórico diretor do Teatro Oficina, aos 65 anos na época, relembrou momentos da carreira, falou sobre autores marcantes, com destaque para Euclides da Cunha, seu favorito. E ainda comentou sobre os desafios de adaptar a obra “Os Sertões” para os palcos, incluindo a escolha de manter a linguagem literária.

Eva Wilma, relembrou um pouco de sua carreira, iniciada na antiga TV Tupi e estendidos em mais de 35 novelas, 20 filmes e um número incontável de peças de teatro. “A primeira novela que deu certo na Tupi eu fazia uma vilã... Foi daí que eu tive o ´gostinho´ de assumir as vilãs, personagens [...] muito mais interessantes e mais desafiadoras”. Quando questionada sobre os privilégios de ser uma atriz veterana, Eva disse que “... acima de tudo, é o bem querer do público. A maneira como o público se manifesta, não nos aplausos, mas sim, ao vivo, intimamente”.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

.: "A saúde mental, ela é o mal do século", diz Marcelo Serrado no "Provoca"


O ator conta, em detalhes, como são os sintomas de uma síndrome do pânico, como percebe os gatilhos e como lida com a crise quando ela vem – por já conhecer. Foto: Felipe Medeiros


Nesta terça-feira, dia 9 de julho, o apresentador Marcelo Tas entrevista o ator Marcelo Serrado. Na conversa com o ator, produtor e diretor brasileiro eles falam sobre novelas no streaming, cuidado com saúde mental, síndrome do pânico e mais. Inédito, o "Provoca" vai ao ar às 22h00, na TV Cultura.

O ator conta, em detalhes, como são os sintomas de uma síndrome do pânico, como percebe os gatilhos e como lida com a crise quando ela vem – por já conhecer. “Tinha a ver também com a coisa de você desacelerar, eu estava emendando um trabalho no outro, um trabalho no outro e ‘pá’, de repente eu desacelerei”, fala ao lembrar de quando foi viajar com a família para a Disney, viveu uma crise na ida – mas conseguiu controlá-la – e precisou adiar o retorno ao Brasil por conta da síndrome do pânico e não conseguir embarcar no voo. “A saúde mental, ela é o mal do século (...) Eu vejo que a alma humana é capaz de nos levar a lugares muito interessantes, mas também a abismos muito perigosos”, comenta, ao dizer que isso pode atingir a todos.

Ao ser questionado por Tas sobre as maiores diferenças entre novela na TV e no streaming, diz: “Você tem mais tempo pra trabalhar as cenas, você tem mais tempo pra fazer as cenas, você tem quase uma qualidade de cinema, entendeu? Poucos personagens, e são, assim, personagens bem interessantes pra se fazer no streaming, que são personagens que te levam pra lugares que talvez na TV aberta você não fosse”.

“Eu me reconheci naquele lugar lá fora da Globo, no sentido de que eu olho pro lado tem Caio Blat contracenando comigo, do outro lado a Camila Pitanga, na minha frente tem o Herson Capri. Então me reconheci naquelas pessoas. Muito inteligente do Max de colocar, no sentido do cara se reconhecer”, diz sobre a novela "Beleza Fatal", que estreia no plataforma de streaming Max, em 2025.

Quanto ao momento atual de sua vida, ele afirma para Tas: “Eu descrevo hoje como ‘provoca’, o nome do seu programa, um provoca. A vida me provocou e eu me renasci, ao meu olhar. E se isso vai bater no olhar dos outros de uma maneira positiva, ok, se não bater também, ok. Mas pra dentro de mim, surgiu um novo Marcelo aí, que é esse Marcelo que eu quero daqui pra diante”.

quinta-feira, 4 de julho de 2024

.: Com 30 anos de carreira, Alexandre Herchcovitch vai para o "Roda Viva"


Herchcovitch, um dos maiores nomes brasileiros da moda, estará no centro do "Roda Viva" nesta segunda-feira. dia 8 de julho. Foto: Felipe Medeiros

O estilista Alexandre Herchcovitch celebra 30 anos de carreira em 2024. A trajetória dele é contada na exposição "Alexandre Herchcovitch: 30 anos Além da Moda", no Museu Judaico de São Paulo, e no documentário "Herchcovitch; Exposto", do canal HBO. Para completar esse ano de celebração, Herchcovitch, um dos maiores nomes brasileiros da moda, estará no centro do "Roda Viva" nesta segunda-feira. dia 8 de julho.

A bancada de entrevistadores será formada por Erika Palomino - jornalista e curadora; Luanda Vieira - jornalista e apresentadora do podcast O Corre Delas; Paula Mageste - diretora-geral da Edições Globo Condé Nast (Vogue); Pedro Diniz – jornalista; e Rener Oliveira - jornalista de moda e editor-chefe do Nordestess. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi. Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h, na Cultura, site da emissora, X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

domingo, 30 de junho de 2024

.: "Provoca" entrevista Sonia Guimarães, primeira mulher negra doutora em física


Primeira mulher negra a obter um doutorado em física no Brasil e ser professora do prestigiado ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), há 40 anos ela estuda tecnologias que hoje transformam a vida das pessoas. Foto: Beatriz Oliveira

Na próxima terça-feira, dia 2 de julho, no "Provoca", o apresentador Marcelo Tas conversa com a cientista e inventora Sonia Guimarães, primeira mulher negra a obter um doutorado em física no Brasil e ser professora do prestigiado ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Há 40 anos ela estuda tecnologias que hoje transformam a vida das pessoas. A entrevista inédita vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h00.

"Você chega no ITA quando nem existiam alunas. Que ambiente é esse?", pergunta Tas. “O pior ambiente, do instituto que eu conheço muito bem, possível. Eles não conseguiram aceitar uma pessoa assim. Não conseguem até hoje. Ontem eu fui chamada na sala do reitor para assuntos de alunos (...) meu coração parou na boca porque eu falei o que será que eu fiz, o que aconteceu (...) os meus alunos continuam me avaliando pessimamente e usando palavras muito feias, violentas (...) o pró-reitor da graduação queria dizer que não é nada pessoal, eles foram obrigados a colocar porque os alunos estavam exigindo (...) não é uma opinião que eles tem contra mim, é o caso dos alunos que ainda acham (...) em 1996 fui expulsa do ITA por causa dessas avaliações”, revela a cientista.

"Isso tem a ver com o fato de você ser mulher? Negra? Uma pessoa que se afirma?", continua Tas. “Justificativa deles na primeira vez, em 1996, eu não sei física - formada na Federal de São Carlos, Mestrado na USP de São Carlos, PhD na Universidade de Manchester -, sou a pior professora do mundo, sabe, eles conhecem todos os professores do mundo, e a minha roupa chama muita atenção para o meu corpo”, diz.

Em outro momento do bate-papo, Sonia conta como virou inventora. “Eu trabalhei no Instituto Aeronáutica Espaço e lá eu inventei uma técnica para produzir sensores de radiação infravermelha (...) o meu sensor se torna detector de radiação infravermelha (...) invisível a olho nu, mas ele enxerga ondas de calor (...) uma vez encapsulado, ele vê temperatura de 600 Kelvin, que é exatamente a temperatura de um avião ligado (...) ele vai na cabeça do míssil e é dessa forma que o míssil vê o avião que ele vai atacar. Eu pedi uma patente e agora, além de cientista, eu sou inventora. Eu tenho uma única patente, mas grito para todo mundo que sou inventora”, brinca.

"Tem como explicar de um jeito fácil o que é um semicondutor?", pergunta Tas. “É um material que fica entre os condutores, aqueles que conduzem energia elétrica e os que não conduzem. Só que ele é fabricado como você quer e pelo tempo que você quer”, responde Sonia. "Como isso funciona?", indaga Tas. “Você está lá no seu celular caríssimo, cheio de semicondutores e você está lá falando. Todos os semicondutores da fala e transmissão estão conduzindo nesse momento (...) aí a pessoa do outro lado vai responder, ele fecha tudo, para de conduzir, e o celular da outra pessoa começa a conduzir e a te mandar as informações por eles ainda (...) conseguem fazer isso porque são muito pequenos e tem uma resposta liga e desliga muito rápida (...) o próximo passo é o quântico, estávamos falando de uma dimensão e agora a dimensão é muito, muito maior, e a rapidez a gente nem sabe ainda, está em teste, o tempo vai ser uma coisa que a gente nem imagina (...) o objetivo é eficiência, rapidez da informação”, explica a professora.

sábado, 29 de junho de 2024

.: TV Cultura reapresenta "Provocações" com Serginho Groisman e Suassuna


Nesta quarta, dia 3, para quinta-feira, dia 4 de julho, a partir da meia-noite, a TV Cultura leva ao ar duas edições do "Provocações" na faixa que relembra grandes clássicos da emissora, em homenagem aos seus 55 anos. Desta vez, o público irá rever as entrevistas com Serginho Groisman e Ariano Suassuna, apresentadas por Antônio Abujamra.

À meia-noite, será exibido o programa com o apresentador Serginho Groisman, gravado em 2013. Famoso na década de 1990 pelo bordão “Fala Garoto”, o artista iniciou sua carreira televisiva na TV Cultura, com passagem posterior pelo SBT e, atualmente, na Rede Globo. Serginho, que sempre falou para o público adolescente, tratando dos assuntos de interesse comuns a eles, nesta edição do "Provocações" defende que a informação é a melhor arma no combate ao uso de drogas. E vai além: “houve uma época que eu tinha uma ideia meio maluca, que era fazer com que o Estado abraçasse a causa dos dependentes, e que não fizesse só a propaganda contra as drogas, mas também uma orientação específica [...] o Estado tem muito medo que as pessoas possam se viciar, mas esquece daqueles que já estão no vício”.

Em seguida, à 00h30, a TV Cultura relembra o "Provocações" com o escritor Ariano Suassuna, gravado em 2001. No programa, o poeta paraibano fala sobre o teatro brasileiro e a cultura popular pernambucana. Diz que tudo pode ser administrado sem nos deixar subornar. Relembra quando foi secretário da Cultura de Pernambuco durante o governo de Miguel Arraes, em que foi assessorado somente por artistas populares. Comenta sobre o trabalho de escritor e dramaturgo, religião e "Auto da Compadecida", obra que foi considerada profana.

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial
Tecnologia do Blogger.