domingo, 15 de setembro de 2019

.: "#Provocações": Luísa Sonza revela que tem medo de morrer jovem


A cantora Luísa Sonza é a convidada do programa "#Provocações" desta terça-feira, dia 17. Na edição, a cantora fala sobre depressão, machismo, envelhecimento e... likes. Dona de sucessos como "Pior do que Possa Imaginar", "Devagarinho" e "Boa Menina", Luísa, de apenas 21 anos, nasceu no Rio Grande do Sul e vem conquistando o Brasil com sua música. 

Quando perguntada por Marcelo Tas sobre o seu maior medo, ela responde: “Medo? Eu tenho - nossa odeio falar isso, porque eu tenho medo que aconteça - mas eu tenho medo de morrer jovem, eu não quero, não quero que isso aconteça…”. Vai ao ar às 22h15, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital, com reprise aos domingos, 19h30.

.: "Contato de Emergência": como jovens encontram afeto e apoio no virtual


Dois jovens que mal se conhecem passam a trocar mensagens de texto para contornar a solidão e ter apoio em situações em que a ansiedade se apresenta como inimiga. A história de Penny e Sam é contada por Mary H. K. Choi em seu primeiro romance, "Contato de Emergência"

A inspiração surgiu quando um artigo da autora sul-coreana, que cresceu entre Hong Kong e o Texas, sobre a vivência de adolescentes nas redes sociais fez grande sucesso na revista Wired. Lançado nos Estados Unidos em 2018, o livro rapidamente entrou na lista de best-sellers do The New York Times e foi indicado ao Goodreads Choice Awards na categoria Melhor Ficção Young Adult.   

Longe da mãe expansiva e do namorado sem graça, Penny finalmente tem a oportunidade de se dedicar ao sonho de ser escritora. Aos 18 anos, ela acabou de sair de casa rumo à universidade. Só não contava que essa nova etapa da vida traria também um grande obstáculo: pessoas, o maior pesadelo de qualquer introvertido. 

Sam, por sua vez, está perdido na vida em todos os níveis. Aos vinte e um anos, os poucos dólares na conta, a família desestruturada e a ex-namorada complicada não o ajudam a se manter são. Só lhe resta inventar os doces mais mirabolantes para o café onde trabalha (e mora), concluir sua faculdade a distância e tentar (sem muito sucesso) não surtar.

Eles se reencontram em uma situação inesperada - uma crise de ansiedade no meio da rua -, e então passam a trocar mensagens de texto. O que começa como um simples contato de emergência salvo no celular se torna a conexão mais importante de suas vidas. Aos poucos, esses jovens introvertidos e problemáticos se tornam dois amigos dividindo angústias, sonhos, piadas e inspirações. Duas pessoas que quase nunca se veem, mas que estão juntas o tempo inteiro. Dois solitários que, finalmente, não estão mais sozinhos.

Com perspicácia, humor e grande sensibilidade, a estreante Mary H. K. Choi traça o retrato de uma geração cujos relacionamentos se entrelaçam à evolução tecnológica. Uma história capaz de causar nos leitores o frio na barriga que só as melhores comédias românticas proporcionam.

Mary H. K. Choi é sul-coreana e cresceu em Hong Kong e no Texas. Atualmente, mora em Nova York. Escreve regularmente para veículos como The New York Times, GQ e Wired e é autora de quadrinhos da Marvel e da DC. Também é repórter do "Vice News Tonight", exibido pela HBO, e apresenta o podcast "Hey, Cool Job!". "Contato de Emergência" é seu romance de estreia.

Você pode comprar "Contato de Emergência" aqui: amzn.to/3A0cdut


"Contato de Emergência"
Autora: Mary H. K. Choi
336 páginas
Impresso: R$ 39,90
E-book: R$ 24,90

.: "Um Passeio no Bosque" estreia no Espaço Elevador dia 20 de setembro

Dirigido por Marcelo Lazzaratto, espetáculo traz no elenco Gustavo Merighi e Beto Bellini, que participou de uma bem-sucedida montagem do mesmo texto em 2000

Foto: Leekyung Kim


Na atual época de intolerância e violência vivida no Brasil, o espetáculo Um Passeio no Bosque, do autor norte-americano Lee Blessing, propõe a ideia de “desarmamento” entre os homens. O texto ganha uma nova montagem dirigida por Marcelo Lazzaratto que estreia no dia 20 de setembro, na sede da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, e segue em cartaz até 22 de dezembro. O elenco é composto pelos atores Gustavo Merighi e Beto Bellini, que participou de uma montagem da mesma peça no começo dos anos 2000. Na época Beto fazia o papel do personagem mais jovem e Emílio Di Biasi (vencedor do Prêmio Shell naquele ano) fazia o papel do mais velho. Nesta montagem Bellini tem a oportunidade de fazer o papel com o qual contracenava em 2000. 

Escrita em 1988, a peça revela o encontro entre dois diplomatas representantes de potências adversas em um bosque na Suíça, uma terra de neutralidade e perfeição cívica. Um deles é um russo com larga experiência diplomática e cético em relação ao próprio trabalho; o outro, um jovem americano idealista, com firme crença no poder da diplomacia e em sua habilidade pessoal.

O mais velho dos diplomatas está mais propenso a uma relação sem formalidades e usa os mais variados recursos para vencer os obstáculos em seu caminho. Já o jovem e menos experiente prefere o argumento direto e objetivo e um conhecimento menos íntimo e mais protocolar com o companheiro. As grandes questões da política internacional – a guerra ou a paz – são tratadas permanentemente pelos dois diplomatas, frustrando a ambos, pois o poder prefere utilizar-se delas em seu próprio benefício e segundo as conveniências do momento.

“Gosto do modo como Blessing escreve que te deixa preso às palavras. É um texto da década de 1980, que discute a questão da Guerra Fria, do desarmamento nuclear. É impressionante como essa circunstância básica se mostra tão atual. É claro que não temos mais a Guerra Fria, mas, devido à polarização tão crônica que estamos vivendo sem o menor esforço a peça dialoga com o contemporâneo”, comenta o diretor Marcelo Lazzaratto.

A encenação é pautada no jogo entre os dois intérpretes. “É um jogo de atores. "Trabalhamos para fazer com que eles elaborem o texto lindamente para que consigam dizê-lo com bastante sutileza e clareza e com os contornos específicos de cada personagem. Um deles é um  russo mais velho, que está muito tempo nessa lida, e o outro é um jovem idealista americano. Um já tem o entendimento de que as coisas não são exatamente possíveis de ser transformadas, e que a paz é uma constante tentativa e não um êxito a ser alcançado; enquanto o jovem ainda acredita que isso é possível”, comenta o encenador Marcelo Lazzaratto.

O diretor aposta na simplicidade cênica para trazer ao público a complexidade da relação entre os diplomatas. “É uma peça muito simples no sentido da visualidade, mas essa simplicidade está ali para conter ou expor a complexidade do jogo, das relações e do quanto essa relação binária coloca quase em xeque mate a humanidade. Então, mais do que tentar reproduzir um bosque da Suíça, vou me apropriar de todo o espaço cênico para dar a poética da coisa. A dinâmica entre os atores vai se dando dentro da concretude daquela arquitetura. Isso oferece um dado de realidade que fortalece o jogo dos atores. E o imaginário fica por conta das palavras que nos remetem à Suíça, ao bosque, à Rússia, aos Estados Unidos e ao Brasil”, acrescenta.

Sobre Lee Blessing – autor
O premiado autor Lee Blessing nasceu em 1949, em Minneapolis, nos Estados Unidos e se formou na Universidade de Minnesota. Ele ficou conhecido mundialmente pela premiada peça “Um Passeio no Bosque”, que ganhou montagens em vários países. Entre os principais prêmios de sua carreira estão American College Theater Festival Award, American Theater Critics Association Award, Humanitas Prize Award, Guggenheim Fellowship e National Endowment for the Arts Grant, além de indicações para o Pulitzer e o Tony Award. 

Outras peças escritas por Blessing são “Patient A”, “The Scotttish Play”, “Fortinbras”, “The Road that Leads Here”, “For the Loyal”, “Courting Harry” e “When We Go Upon the Sea”.

Sobre Marcelo Lazzaratto - diretor
Ator e diretor, formado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA- USP). Professor doutor em Interpretação Teatral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2000, cria a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico e assume a função de diretor artístico. 

Recentemente, dirigiu os espetáculos “Fronteira”, de Carla Kinzo, com Tathiana Botth e Thaís Rossi; e “Comédias Furiosas”, com Daniel Dottori, Gláucia Libertini, Leonardo Cortez e Maurício de Barros; e reestreou como diretor a peça “Romeu e Julieta 80”, com Renato Borgui, Miriam Mehler e Carolina Fabri. Realiza, entre outros, os espetáculos: “A Ilha Desconhecida”, adaptação da obra de José Saramago, “Loucura”; “A Hora em que Não Sabíamos Nada uns dos Outros”, de Peter Handke; “Amor de Improviso”; “Peça de Elevador”, de Cássio Pires; “Ponto Zero”, a partir da obra de Salinger, Kerouac e Godard; e “Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse”, de Jean-Luc Lagarce, “Do Jeito Que Você Gosta”, de William Shakespeare, “Ifigênia”, de Cássio Pires, “O Jardim das Cerejeiras”, de Anton Tchecov e “Sala dos Professores”, de Leonardo Cortez. 

Fora da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, o diretor também tem um vasto repertório de espetáculos, como “A Tempestade”, de William Shakespeare, “Ricardo III”, de William Shakespeare, “Cartas Libanesas”, texto de José Eduardo Vendramini, o infantil “O Dragão de Fogo, Maldito Benefício”, de Leonardo Cortez, entre outras. Marcelo pesquisa e desenvolve o sistema improvisacional e pressuposto estético Campo de Visão há 25 anos, tendo publicado o livro "Campo de Visão: exercício e linguagem cênica", em 2011.

SINOPSE: Dois diplomatas representantes de potências adversas se encontram na Suíça, uma terra de neutralidade e de perfeição cívica. Um deles é um russo, com larga experiência diplomática e cético em relação ao próprio trabalho. O outro, um Americano jovem e idealista, com firme crença no poder da diplomacia e em sua habilidade pessoal. As grandes questões da política internacional – guerra ou paz – são tratadas permanentemente pelos dois diplomatas, frustrando ambos, pois o poder prefere utilizar-se delas em seu próprio benefício e segundo as conveniências do momento

FICHA TÉCNICA
Texto: Lee Blessing
Direção e iluminação: Marcelo Lazzarato 
Assistência de direção: Thaís Rossi 
Elenco: Beto Bellini e Gustavo Merighi  
Produção Executiva: Ricardo Pettine
SERVIÇO

Um Passeio no Bosque, de Lee Blessing
Cia. Elevador de Teatro Panorâmico - Rua Treze de Maio, 222, Bela vista
Temporada: 20 de setembro a 22 de dezembro
Às sextas e aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 18h
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)
Classificação etária: 14 anos 
Duração: 90 minutos
Informações: (11) 3477-7732

.: Teatro: Marcia Abujamra e Janaina Leite ministram curso no Sesc

Marcia Abujamra e Janaina Leite ministram curso sobre o uso da autobiografia na cena contemporânea no Sesc


A diretora, roteirista e produtora de teatro Marcia Abujamra e atriz, diretora e dramaturgista Janaina Leite  ministram curso no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, a partir do dia 17 de setembro, no qual apresentam algumas das teorias que discutem o uso da autobiografia, do material pessoal, na elaboração de um espetáculo.

O curso propõe aos participantes o desenvolvimento das próprias cenas, o interesse na forma como o eu é construído, como se mostra aos outros e como se relaciona com as forças sociais e culturais.

Programa

1º encontro
Situa o contexto da discussão sobre o uso da autobiografia no teatro falando sobre  "O Narrador" de Walter Benjamin, a "A Coragem da Verdade" de Foucault, Michael Kirby e a autoperformance e Marvin Carlson que aponta desdobramentos importantes no uso do material autobiográfico. 

2º encontro
Conversa sobre os teatros do real a partir de textos de Erika Fischer-Lichte, Carol Martin, Silvia Fernandes e os que trazem a questão da experiência -  Didi-Huberman, Giorgio Agamben, Oscar Cornago e Jorge L. Bondia. As conversas e discussões são sempre levadas à luz de trabalhos de artistas brasileiros e internacionais que fazem uso do autobiográfico em cena como Angelica Liddel, Spalding Gray, Cia Hiato, Álamo Facó.

3º encontro
A partir das conversas e leituras, os participantes deverão apresentar os aspectos que mais os interessaram no universo da autoperformance. Com seus interesses estabelecidos, são propostas leituras que possam provocar o desenvolvimento de suas cenas.

4º encontro
Divididos em dois grupos, participantes começam escrever suas cenas com o acompanhamento e supervisão de uma das diretoras.

5º encontro
Os grupos trocam de supervisão/orientação e continuam o desenvolvimento de suas cenas.

6º encontro
Leitura/apresentação das cenas e fechamento dos trabalhos.

Marcia Abujamra é diretora, roteirista e produtora de teatro. 
Fez seu mestrado em estudos da performance na New York University, doutorado na ECA/USP e está fazendo seu pós-doc na UniRio.
Em 2018 lançou o livro "A alma, o olho, a voz - as autoperformances de Spalding Gray" pela Annablume. Seu mais recente trabalho como curadora e produtora é a exposição "Rigor e Caos - Antonio Abujamra" (SESC Ipiranga, 28 de novembro de 2018 a 17 de março de 2019). 

Janaina Leite é doutoranda no departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes. É atriz, diretora e dramaturgista e também uma das fundadoras do Grupo XIX de Teatro. Concebeu o espetáculo "Festa de Separação: um documentário cênico" e "Conversas com meu pai", consolidando sua pesquisa sobre autobiografia e documentário no teatro. Em 2017, lançou o livro "Autoescrituras performativas: do diário à cena" pela Editora Perspectiva.

Sobre o CPF Sesc: Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e  Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações  e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo.
Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas, voltadas para o público em geral.

Autoperformance: o uso da autobiografia na cena contemporânea 
De 17 de setembro  a 3 de outubro de 2019, terças e quintas, das 14h30 às 17h30.
Recomendação etária: 16 anos. 30 vagas. 
Preço: R$ 60,00 (inteira); R$ 30,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública); R$ 18,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).
Tradução Espanhol - Português – Espanhol.
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação com no mínimo dois dias de antecedência da atividade através do e-mail centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Serviço de van até a estação de metrô Trianon-Masp, de segunda a sexta, às 21h30, 21h45 e 22h05, para participantes das atividades.

CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30. Tel: 3254-5600.

.: Jacquin tenta salvar hamburgueria que mudou de interior para a capital


Na próxima terça-feira, dia 17 de setembro, às 22h45, a Band exibe mais um episódio da nova temporada de Pesadelo na Cozinha. O chef Erick Jacquin vai ajudar um casal que, pensando em dar o próximo passo na evolução do seu negócio, transferiu uma hamburgueria que funcionava em Jaú, no interior de São Paulo, para a capital.

Localizado no bairro de Pinheiros, o Hero´s Burguer tem super-heróis como tema de sua decoração. Sibele e William não imaginavam que enfrentariam tantas dificuldades, ainda mais com os próprios funcionários. Para mostrar onde esses proprietários estão errando, Jacquin vai ter que mergulhar em um mundo de fantasia antes de conseguir trazer a equipe de volta para a realidade.         

Pesadelo na Cozinha é uma coprodução da Band com o Discovery Home & Health. O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 22h45, na tela da Band e às sextas-feiras, às 20h35, no Discovery Home & Health. Aos domingos, às 22h, a Band reapresenta o episódio com material inédito no +Pesadelo na Cozinha. Saiba mais sobre o programa em band.com.br/PesadeloNaCozinha e siga as redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

sábado, 14 de setembro de 2019

.: Musical “Zorro - Nasce Uma Lenda” comemora 100 anos no 033 Rooftop

Bruno Fagundes, Marcos Mion, Leticia Spiller, Nicole Rosemberg e grande elenco estão no 033 Rooftop do Teatro Santander para uma versão imersiva do musical “Zorro - Nasce Uma Lenda”, guiada pelo diretor Ulysses Cruz. Crédito: Gal Oppido

Comemorando 100 anos de história, “Zorro” ganha musical imersivo embalado por Gipsy Kings e muita dança flamenca no 033 RoofTop do Teatro Santander. Apresentado pelo Ministério da Cidadania, Santander e Zurich Santander, com patrocínio da Atlas Schindler, com a direção de Ulysses Cruz e estrelado por Marcos Mion, Leticia Spiller, Bruno Fagundes, Nicole Rosemberg e grande elenco, o espetáculo conta a origem da história do herói mascarado, misturando romance e muito humor

Desde o dia 2 de agosto, o 033 Rooftop do Teatro Santander abriga uma versão imersiva do musical “Zorro - Nasce Uma Lenda”. Baseado na obra da consagrada escritora chilena Isabel Allende, “Zorro” fez um enorme sucesso no West End Londrino e agora, comemorando 100 anos de criação do personagem, ganha uma nova adaptação dirigida pelo renomado Ulysses Cruz, com direção musical de Carlos Bauzys.

O  elenco de “Zorro - Nasce Uma Lenda” tem como protagonistas Bruno Fagundes, no papel título, Marcos Mion como o vilão Ramon, Leticia Spiller, dando vida à cigana Inez e Nicole Rosemberg que interpretará Luisa, par romântico do herói. A trupe que contará esta história tem ainda Javier Rodriguez e André Odin, no papel do Sargento Garcia, e mais Talita Real, Rodrigo Negrini, Luana Zenun, André Torquato, Maysa Mundim, Daniel Cabral, Mari Saraiva, Ygor Zago, Carol Isolani, Lucas Nunes, Demetrio Sanches e Jef de Lima, além de nove músicos em cena.


Ensaio do espetáculo – Crédito: Gal Oppido

Na equipe criativa do espetáculo estão os premiados Theodoro Cochrane (figurino), Anderson Bueno (Visagismo), Marco Lima (cenografia), Caetano Vilela (Desenho de luz), Tocko Michelazzo (Desenho de som) e Bárbara Guerra e Johnny Camolese (coreografia).

Apresentado pelo Ministério da Cidadania, Santander e Zurich Santander, com patrocínio da Atlas Schindler, e produção geral da Atual Produções em parceria com a Bárbaro! Produções (We Will Rock You”, “Alegria, Alegria” e “Hebe – O Musical”) e em associação com Zorro USA LLC, “Zorro - Nasce Uma Lenda” será apresentado ao público em formato imersivo.

Ingressos estão disponíveis desde o dia 28 de junho para o público em geral, sempre em https://site.bileto.sympla.com.br/zorro/, ou direto na bilheteria e em pontos de venda oficiais. Vendas em grupo enviar email diretamente para grupos@atualp.com.br. Mais informações sobre venda de ingressos abaixo em serviço.

O espetáculo conta a história de Don Diego de La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana em meados do século XIX , durante a era do domínio mexicano. Após longo período de estudos na Europa, Don Diego volta a Califórnia e assume a identidade secreta de “Zorro” – um herói idealista e mascarado que luta pela liberdade de seu povo. Criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley, o personagem possui uma das histórias mais contadas de todos os tempos, através dos quadrinhos, filmes e produções teatrais.

A nova montagem terá tempero latino, ambientada em torno de um “Tablao Flamenco” em uma Taberna Gitana, onde poderão ser degustados tapas (preparados pelo chef Mario Azevedo, do 033 Rooftop) e vinhos. O público que chegar antes da apresentarão poderá acompanhar toda a preparação do elenco e participar de uma aula de dança flamenca com música ao vivo, tendo depois a chance de assistir ao show de um outro ponto de vista, como se fosse parte dele, saboreando cada detalhe, coreografia e canção.

“Zorro - Nasce Uma Lenda” é um musical recheado de humor, efeitos especiais, lutas, muita dança e música flamenca, que inclui em sua trilha canções originais e alguns dos maiores sucessos do grupo Gipsy Kings, hits consagrados em todo o mundo como “Djobi, Djoba”, “Bamboleo” e “Baila Me”.

Sobre o 033 Rooftop
Um espaço na cidade de São Paulo, localizado no topo do Teatro Santander, apontado como um dos melhores da capital, oferece uma excelente infraestrutura para eventos de qualquer natureza, com modernidade e flexibilidade, ocupando o terceiro e último pavimento do complexo.

Com o número 033, identificação do Santander em seu nome, o RoofTop tem 1000m² de área total. O empreendimento possui pé direito alto e amplas janelas que exploram o conceito de industrial chic, mesclando obras de arte com um design em linhas retas e tons neutros.

O local conta com lounge, terraço, salão principal, bar, varanda privada, sala de reunião VIP, camarim, cozinha industrial e salas técnicas e de apoio.

Ficha Técnica:
Diretor Artístico: Ulysses Cruz
Diretor Assistente: Ravel Cabral
Diretor Musical: Carlos Bauzys
Diretora de Movimento e Coreógrafa: Bárbara Guerra
Coreógrafo de flamenco:  Johnny Camolese
Cenógrafo:   Marco Lima
Figurinista:  Theodoro Cochrane
Visagista:  Anderson Bueno
Designer de Luz:  Caetano Vilela
Designer de Som:  Tocko Michelazzo
Produtor executivo: John Gertz
Produção Geral:  Atual Produções e Bárbaro! Produções, em associação com Zorro USA LLC

"Zorro - Nasce uma Lenda"
033 Rooftop do Teatro Santander
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi - São Paulo
Até 3 de novembro
Duração: 1h40
Classificação: livre, menores de 12 anos acompanhados

Ingressos
Setores e preços
Setor único | Plateia – Ingressos de R$ 37,50 a R$ 200,00 (há ingressos em alguns lugares com preço popular que são vendidos apenas na bilheteria. Confira a sua cidade)

Bilheteria física
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041.
Domingo a quinta, das 12h às 20h ou até início do espetáculo.
Sexta e sábado, das 12h às 22h.

Formas de pagamento
Aceita todos os cartões de crédito e débito. Não aceita cheque

Horários (cinco sessões por semana):

Sexta-feira

20h - 21h - Pré Show
21h - 22h40 - Show

Sábado
16h - 17h - Pré Show
17h - 18h40 - Show

20h - 21h - Pré Show
21h - 22h40 - Show

Domingo
15h - 16h - Pré Show
16h - 17:40h - Show
19h - 20h - Pré Show
20h - 21h40 - Show

Observação: Durante o pré show, o público poderá começar a mergulhar no universo de Zorro, interagindo com alguns atores e dançarinos, participando de workshop de dança flamenca e visitando alguns camarins.

.: Sorteio de ingressos para "A Dama das Camélias", no Teatro West Plaza


CONCORRA A UM PAR DE INGRESSOS para assistir sexta (20/9), sábado (21/9) e domingo (22/9) ao espetáculo "A Dama das Camélias ", em cartaz no Teatro West Plaza, em São Paulo.

Para participar, basta: 
Curtir a foto da postagem no Instagram; 
Seguir os perfis: @portalresenhando e @adamadascamelias
Marcar um amigo nos comentários (marque amigos diferentes e quantas vezes quiser - não pode ser fake ou marca). 

O resultado será divulgado dia 19 de setembro, nesse mesmo post. 
Boa sorte! 

✔PROMOÇÃO EXCLUSIVA em nosso Instagram: @portalresenhando.








CONCORRA A UM PAR DE INGRESSOS para assistir sexta (20/9), sábado (21/9) e domingo (22/9) ao espetáculo "A Dama das Camélias ", em cartaz no Teatro West Plaza, em São Paulo. Para participar, basta: 🔵Curtir essa foto; 🔵Seguir os perfis: @portalresenhando e @adamadascamelias 🔵Marcar um amigo nos comentários (marque amigos diferentes e quantas vezes quiser - não pode ser fake ou marca). O resultado será divulgado dia 10 de setembro, nesse mesmo post. Boa sorte! ✔PROMOÇÃO EXCLUSIVA em nosso Instagram. #sorteio #teatro #sorteioteatro #sorteiodeteatro #teatrosorteio #teatrogratis #teatrográtis #teatrogratuito #sorteiodeingressos #sorteiodeingresso #ingressográtis #ingressogratis #ingressogratuito #ingressosgrátis #ingressosgratis #ingressosgratuitos #ExperimenteTeatro #teatrosim #teatrosempre #amoteatro #euamoteatro #adoroteatro #euadoroteatro #teatrosp #teatrosãopaulo #teatrosaopaulo #teatroemsp #teatroemsãopaulo #teatroemsaopaulo #teatroja
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Figurinos da protagonista foram disponibilizados pelas Maisons Dior e
Chanel e restaurados pelo carnavalesco Leandro Bastos e Suely Portela. 
Foto: Marisa Pereirinha


.: Denise Fraga conta tudo sobre "Eu de Você": teatro com histórias reais


Por Denise Fraga, em setembro de 2019.

Não há melhor espelho do que o outro. Sabemos quem somos a partir do que reverberamos. É́ urgente ver o outro, olhar pelo olhar do outro, ser eu de você. O que seria de nós se pudéssemos ser eu de você e você de mim, deixando-nos ambos atravessar por nossas experiências? Esta é a temática do meu novo espetáculo, "Eu de Você", que estreia no próximo dia 19 e que marca também a volta do Teatro Vivo à cena cultural paulistana após uma grande revitalização.

Sou do tipo de pessoa que vai ao mercado e volta com uma história. Sempre me encantei pelo cotidiano, sempre me fascinaram as diversas formas de vida e a criatividade de cada um para resolver nossos eternos problemas. O que nos difere? O que nos iguala? O que é capaz de tornar cada um de nós especial?

Também sou do tipo de pessoa que ama os escritores, os poetas, os músicos, os artistas. São eles que nos salvam da mediocridade, que embelezam nossos dias comuns, que dão voz à nossa angústia e palavras para o que nos fica na garganta.

Que seria de nós sem os poetas? E o que seria deles sem a vida comum? É dessa mistura que surge a ideia de nosso "Eu de Você". O que tem em comum a Cris, o Paulo Leminski e o Zezé di Camargo? Tchekhov, eu e Francisco? Pelo que a avó do Felipe estava chorando enquanto os Beatles compunham mais uma canção? O que fará o Wagner quando ouvir o que Chico Buarque fez com o seu também coração partido?

Costumo dizer que a arte ajuda a gente a viver, que quem lê Dostoiévski e Fernando Pessoa, no mínimo, vai sofrer mais bonito. Porque sofrerá com companhia, sofrerá com a cumplicidade dos poetas. Entenderá que fazemos parte de algo maior, que pertencemos à roda da humanidade, seus dilemas eternos e sua fatídica imperfeição.

Podemos, assim, rir de nós mesmos. Porque rimos do que entendemos. Rimos quando conseguimos assistir a própria vida enquanto ela passa. Acredito no humor como uma arma poderosa para a ampliar nossa consciência e sabedoria. Acredito no Teatro como um ritual de reflexão. E acredito que há uma fronteira preciosa no ofício de representar, um fino fio entre o humor e o drama que é um terreno fértil de comunicação, meu lugar favorito. É aí que mais uma vez quero estar.

Resolvi subir no palco para um solo, mas jamais estarei sozinha. Estarei com a Fátima, com o Bruno, com a Clarice, com a Dona Maria. E, como não poderia deixar de ser, com os poetas. Convidamos artistas de extremo talento, criadores cujos trabalhos admiramos há muito tempo, para juntos, em parceria, tecermos este bordado da vida com a arte.

Luiz Villaça, premiado cineasta, roteirista, criador e diretor de teatro de reconhecimento internacional, que tem nos tocado sempre com seu humor delicado, sua compreensão humana e sua inquietude, criando pequenas pérolas de nossa cena no cinema e no teatro. A diretora de arte Simone Mina, multiartista, professora, figurinista, artista plástica, cenógrafa, premiada por importantes parcerias na cena teatral. Rafael Gomes, criador, roteirista, dramaturgo e diretor de teatro e de cinema, responsável por montagens teatrais de reconhecimento nacional. Kenia Dias, pesquisadora, encenadora e pedagoga no campo da dança e do teatro, desenvolve trabalhos que tem a corporalidade, teatralidade e composição como diretrizes, com o foco nas dinâmicas do movimento e suas relações com a improvisação. E Fernanda Maia, musicista, diretora musical, maga extraordinária da composição de vozes para diversos espetáculos. Pessoas que admiro muito e que tenho a imensa honra de estar na companhia para este trabalho.

Temos a alegria de contar, desta vez, com o patrocínio de dois novos parceiros, empresas que acreditam no valor da Arte, da Cultura, do Teatro e, principalmente, dos Artistas para o contínuo enriquecimento subjetivo e cultural de um povo, imprescindíveis para o crescimento de um país: BB Seguros e Vivo, que através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tornam a criação deste trabalho uma realidade. E uma alegria maior ainda, que é estrear com a abertura do novo Teatro Vivo, um equipamento moderno e necessário para o público de São Paulo e produções de todo país.

Nosso "Eu de Você" foi construído na sala de ensaio. Nossa matéria prima são as histórias reais costuradas com pérolas da literatura, música, imagens e poesia. Recolhemos as histórias. Anunciamos no jornal, nas redes sociais e fizemos uma delicada seleção de todo o material que recebemos.

Vivemos tempos estranhos que nos convidam diariamente ao isolamento, ao medo do convívio e ao individualismo. Uma espécie de epidemia que nos tem aprisionado atrás de nossas telas geniais, que nos conectam e distanciam em alternância estroboscópica num abismo de encantamento e retórica. Um tempo que tem confundido e abalado a nossa esperança. Tenho a impressão de que cada dia nos distanciamos mais da potência que poderíamos ser se estivéssemos realmente conectados e acredito que o Teatro ainda é capaz de promover este milagre.

Muitas vezes, estou em cena e me comovo com o próprio evento teatral. Penso naquele pacto oculto entre nós, atores e público, quinhentas, seiscentas pessoas, celulares desligados, o silêncio coletivo, as risadas, todos concentrados no mesmo ponto, conectados de verdade, num milagre de presença. Recebemos sempre o público na porta para fazê-lo perceber ainda mais, que estamos, sim, inacreditavelmente, verdadeiramente, todos ali.

Acredito no que esta percepção de presença é capaz de provocar, na potência desse poderoso ritual de reflexão chamado Teatro. Acredito porque vi ele acontecer. Rodamos o Brasil há mais de dez anos com as produções de nossa Nia Teatro e já colecionamos cerca de 700.000 espectadores, sempre fazendo espetáculos das periferias aos grandes centros, de pequenas a grandes cidades. O retorno que tivemos deste público tão diverso, a maneira com que vimos eles  saírem do teatro, me enchem de esperança.

Agora vamos para "Eu de Você". Contando histórias reais, rompendo a fronteira entre palco e plateia, fato e ficção, pedaços de vida embalados pela arte, pretendendo ampliar o nosso teatro para uma real experiência de empatia.


Ficha Técnica
Idealização e Criação: Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça
Com: Denise Fraga
Direção: Luiz Villaça
Produção: José Maria
Obra inspirada livremente nas narrativas de Akio Alex Missaka, Anas Obaid, Barbara Heckler, Bruno Favaro Martins, Clarice F. Vasconcelos, Cristiane Aparecida dos Santos Ferreira, Deise de Assis, Denise Miranda, Eliana Cristina dos Santos, Enzo Rodrigues, Érico Medeiros Jacobina Aires, Fátima Jinnyat, Felipe Aquino, Fernanda Pittelkow, Francisco Thiago Cavalcanti, Gláucia Faria, José Luiz Tavares, Julio Hernandes, Karina Cárdenas, Liliana Patrícia Pataquiva Barriga, Luis Gustavo Rocha, Maira Paola de Salvo, Marcia Angela Faga, Marcia Yukie Ikemoto, Marlene Simões de Paula, Nanci Bonani, Nathália da Silva de Oliveira, Raquel Nogueira Paulino, Ruth Maria Ferreiro Botelho, Sonia Manski, Sylvie Mutiene Ngkang, Thereza Brown, Vinicius Gabriel Araújo Portela, Wagner Júnior
Dramaturgia: Cassia Conti, André Dib, Denise Fraga, Fernanda Maia, Luiz Villaça e Rafael Gomes
Texto Final: Rafael Gomes, Denise Fraga e Luiz Villaça
Colaboração dramatúrgica: Geraldo Carneiro, Kenia Dias, José Maria
Colaboração artística (residência no RJ): Artur Luanda e André Curti
Direção Musical: Fernanda Maia
Musicistas: Fernanda Maia, Clara Bastos e Priscila Brigante
Direção de imagens: em vídeo André Dib
Direção de Movimento: Kenia Dias
Direção de Arte: Simone Mina
Iluminação: Wagner Antônio
Programação de Vídeo Mapping: Bruna Lessa
Design e operador de som: Carlos Henrique
Assistente e operador de luz e vídeo mapping: Ricardo Barbosa
Assistente de direção de arte: Nika Santos
Assistente de cenografia: Vinicius Cardoso
Técnico de Palco: Alexander Peixoto
Contrarregra: Cristiane Ferreira
Camareira: Maria da Guia
Costureira: Judite de Lima
Produção das imagens em video: Café Royal
Produtora executiva: Adriana Tavares
Fotógrafo: Thiago “Beck”de Vicentiis
Primeiro assistente de câmera: Diego José Marinho
Som direto: Fernando Akira
Eletricista: Alberto Ferreira
Logger: Hugo Dourado
Administração financeira: Evandro Fernandes
Assistente administrativa: Cristiane Souza
Fotos para arte: Willy Biondani
Fotos de cena: Cacá Bernardes
Programação visual: Guime Davidson, Phillipe Marks
Redes Sociais: Pedro Lins
Assessoria de Imprensa: Morente Forte Comunicações
Roteiro de Audiodescrição: Letícia Schwartz
Consultoria: Luís D. Medeiros
Intérprete em Libras: Ângela Russo

Projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Parceria Institucional: Theatro São Pedro
Co-produção: Café Royal
Produção: NIA Teatro
Patrocínio: BB Seguros e VIVO
Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal

Serviço
Teatro Vivo (274 lugares)
Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 – Morumbi
Informações: (13) 3279-1520 e 97420-1520
Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h. Aceita todos os cartões de crédito e débito. Acessibilidade: seis lugares para cadeirantes, dois lugares para mobilidade restrita e duas cadeiras para obesos. Estacionamento no local: R$ 20.
Facebook: facebook.com/vivoencena – Instagram: @vivoencena
Vendas: www.sympla.com.br 
Sexta às 20h | Sábado às 21h | Domingo às 19h

Ingressos:
Sexta R$ 50 | Sábado e Domingo R$ 70
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: comédia dramática
Estreia dia 19 de setembro de 2019
Temporada: até 15 de dezembro

.: Barão Vermelho segue adiante com CD "Viva", por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em setembro de 2019.

O Barão Vermelho continua vivo e forte. Depois da saída de Frejat, a banda se reinventou com o novo vocalista, Rodrigo Suricato, em um CD intitulado "Viva" com nove canções novas que seguem na essência da linha de trabalho do grupo.

Da formação inicial restam Maurício Barros (teclados) e Guto Goffi (bateria), além de Fernando Magalhães (guitarra) que passou a integrar o grupo ainda nos anos 80. E a decisão de seguir adiante parece ter sido mesmo mais um ato de coragem. A mesma coisa quando a banda ficou sem Cazuza nos anos 80 e teve Frejat assumindo os vocais. Agora novamente o vocalista sai de cena e é substituído por outro integrante.

Ao ouvir "Viva", é preciso esquecer qualquer tipo de comparação de Suricato com Frejat. Os timbres de voz deles até são parecidos. Mas o fato é que o novato conseguiu colocar a sua personalidade a serviço do tipo de sonoridade que o Barão está acostumado a produzir: um rock nacional básico, com sabor dos anos 80.


As canções fluem fácil no CD player. Desde a mensagem da faixa "Jeito" (“A gente é o que é/Não tem jeito/A gente é como é/cada um de um jeito..."), passando por outras cheias de energia como as ótimas "Por Onde Eu For" e "Eu Nunca Estou Só", esta segunda com participação do rapper BK.

As letras de algumas canções falam de forma direta com o público, como "Tudo por Nós 2",que reforça o espírito de continuidade que a banda deseja  manter. ("...Ei, se liga aí/Eu ainda não morri/Tô aqui/Vou fazer barulho, não vou desistir/Todo esse bagulho é prá nos confundir/Nada vai nos impedir...").

Continuar com a banda foi uma decisão corajosa de Guto Goffi e Maurício Barros. Mas ao mesmo tempo foi um acerto, pois o resultado final com esse novo vocalista foi positivo. Uma prova de que os desafios estão aí para ser superados com persistência e muito rock´n roll.


"A Solidão Te Engole Vivo"

"Jeito"

"Por Onde Eu For"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

.: Victor Wagner e Roberto Cordovani em "A Dama das Camélias" até dia 29

Até 29 de setembro, no Teatro West Plaza. O clássico de Alexandre Dumas Filho tem sessões às sextas-feiras, às 18h, com novo valor de ingresso: R$50 e R$25


“A Dama das Camélias”, a trágica história da célebre cortesã Marguerite Gautier ganha nova versão protagonizada pelo ator paulistano Roberto Cordovani, que também  assina a adaptação e a direção geral.

A bela trilha sonora original é assinada por Luis Felipe Gama, com direção musical de Ana Luiza, figurinos da protagonista disponibilizados pelas maisons Chanel e Dior. O Visagismo é de  Anderson Bueno.


Figurinos da protagonista foram disponibilizados pelas Maisons Dior e
Chanel e restaurados pelo carnavalesco Leandro Bastos e Suely Portela. 
Foto: Marisa Pereirinha


O premiado ator paulistano Roberto Cordovani, que interpretou ícones do universo feminino, como Greta Garbo, Eva Péron, Isadora Duncan e Myrna, pseudônimo de Nelson Rodrigues, volta aos palcos brasileiros no papel principal do texto clássico da literatura francesa  “A Dama das Camélias”, em concepção e direção geral também assinadas por Cordovani.

Escrita por Alexandre Dumas Filho, em 1848, “A Dama das Camélias” conta a trágica história da célebre cortesã Marguerite Gautier e é considerada um expoente do romantismo.


Foto: Marisa Pereirinha
Nesta montagem, Cordovani apresenta uma adaptação moderna do clássico, que impressiona pela qualidade da produção. Ele divide o palco com os atores Marcos Reis e Victor Wagner. Os figurinos usados pela protagonista foram disponibilizados pelas Maisons Dior e Chanel, de Paris, e restaurados no Rio de Janeiro pelo carnavalesco Leandro Bastos e Suely Portela. O visagismo é de Anderson Bueno, responsável por peças como O Fantasma da Ópera e Zorro, que também é produtor associado. A bela trilha sonora original é assinadade Luis Felipe Gama com direção musical de Ana Luiza.

Muito mais haveria a desvendar sobre o espetáculo, mas deixamos ao público o prazer de o apreciar por completo. A estreia mundial de “A Dama das Camélias” aconteceu  no dia 13 de junho em Portugal, no Teatro Gil Vicente, em Cascais. O espetáculo fica em cartaz até o dia 29 de setembro, no Teatro West Plaza, sala Laura Cardoso, e parte para uma digressão nacional antes de retornar a Europa.


Foto: Marcus Castro

Sobre Roberto Cordovani
Paulista radicado na Europa desde 1985, Roberto Cordovani ganhou 14 prémios internacionais, entre eles os de melhor ator em Londres, Madri, Santiago de Compostela e de melhor espetáculo sob sua direção no Festival Internacional de teatro de Edimburgo, na Escócia. Seus espetáculos já foram apresentados em  nove países e 320 cidades européias, sempre em português. 

Entre os seus maiores êxitos estão “Dr. Jekyll e Mr. Hyde”, onde fazia 8 personagens, e espetáculos em que interpretou ícones do universo feminino, como Greta Garbo, Eva Péron,  Isadora Duncan e Myrna, esta na peça  “A Paixão Segundo Nelson – Uma Farsa Musical Brasileira”, de Zeca Baleiro, com coletânea  de textos de Nelson Rodrigues. Ele mantem atividade paralela no Brasil, inclusive com trabalhos de impacto na televisão. 

O mais recente foi o terrível vilão Sebastião Quirino, da novela “Novo Mundo” (Rede Globo), transmitida em Portugal pela SIC em 2017/18. Entre seus novos trabalhos, ele viverá o protagonista de uma nova série de  TV, em 4 temporadas, com Vanessa Gerbelli, Zezé Mota, Gracindo Junior e Igor Cotrim, além da temporada internacional da peça “A Dama das Camélias” que retorna ao Europa após as apresentações em São Paulo.

Serviço
“A Dama das Camélias”
Texto: Alexandre Dumas Filho
Direção geral e adaptação do texto: Roberto Cordovani
Atores: Roberto Cordovani, Marcos Reis e Victor Wagner.
Duração: 80 minutos
Recomendação: 12 anos

Temporada: de 3 de agosto a 29 de setembro
Horário: Sextas 18h (abrindo novo horário) | Sábados 21h30 | Domingos 19h

Ingressos:
Sextas: R$ 50 / R$ 25
Sábados de domingos:  R$70 / R$ 35
Bilheteria oficial – sem cobrança de taxa de conveniência
Av. Antártica, 408 – Água Branca - São Paulo/SP
Terça a domingo, das 14h às 21h

Pela Internet:
Informações: Tel: 4858.1421

Local: Teatro West Plaza - Sala Laura Cardoso – 140 lugares
Av. Francisco Matarazzo, s/n - Bloco B. SP
Café / WiFi / Acesso e acentos para deficientes

Ficha técnica do espetáculo:
Direção geral e adaptação do texto: Roberto Cordovani
Com:  Roberto Cordovani, Marcos Reis e Victor Wagner.
Voz em off: Cida Moreira,  Ana Luiza e Juliana Amaral
Composição de trilha sonora original: Luis Felipe Gama
Direção musical e canto: Ana Luiza
Mixagem: Marcelo Cecchi
Figurinos: Chanel e Dior
Restauração de figurinos: Leandro Bastos e Suely Portela
Visagismo: Anderson Bueno
Design Gráfico: Bruno Portela
Produção:  Cia. Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre e Actuare Produções

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