segunda-feira, 18 de novembro de 2019

.: Quarteto Carlos Gomes interpreta Piazzolla, Guinga e Debussy em SP

Teatro Opus recebe quarta sessão do projeto "Música de Câmara", nesta quinta-feira (21/11). Ingressos, a preços populares, à venda em Uhuu.com.


Adonhiran Reis, Gabriel Marin, Cláudio Cruz e Alceu Reis


O projeto Música de Câmara continua a sua diversificada programação musical no Teatro Opus, palco multiuso que abriga shows, artes cênicas, palestras, encontros corporativos, agora também é mais uma opção para sala de concertos em São Paulo.

A quarta sessão tem como atração o Quarteto Carlos Gomes formado por Cláudio Cruz (violino), Adonhiran Reis (violino), Gabriel Marin (viola) e Alceu Reis (violoncelo) para homenagear a obra de três respeitados grandes compositores de todos os tempos: Piazzolla, Guinga e Debussy.

O concerto acontece nesta quinta-feira (21/11), a partir das 20h30. Os ingressos custam a partir de R$ 20 e estão à venda em Uhuu.com. Mais informações no serviço abaixo.

Música de Câmara - De setembro a dezembro o espaço receberá programação rica e diversa em iniciativa que tem como objetivo tornar a música de concerto acessível ao público. No programa obras de Mozart, Piazzolla, Strauss, Villa-Lobos, entre mais clássicos e contemporâneos.

As apresentações, com duração aproximada de 90 minutos, ocorrerão nos dias 17 de setembro, 01 e 29 de outubro, 21 de novembro e 04 de dezembro a preços populares – R$ 40 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada). Confira programa e serviço completos abaixo.

Além das apresentações, os músicos também irão conversar com o público, discorrer sobre obras e sonoridades dos diferentes instrumentos de forma descontraída e informal. “Pretendemos atrair um público diferenciado, tornando a música de câmara mais acessível, mesclando a profundidade e a leveza. É fundamental garantir espaços para a música de concerto em São Paulo”, declara Sergio Melardi, curador do projeto.

A programação teve inicio no dia 17 de setembro com o quarteto de violões Quaternaglia. No dia 1 de outubro é a vez do quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho. Já no dia 29 de outubro haverá um programa exclusivo dedicado a Beethoven. Em novembro, dia 21, o Quarteto Carlos Gomes dedica-se a interpretação de Piazzolla, Guinga e Debussy. E, finalmente, dia 04 de dezembro, Cristian Budu e amigos interpretam programa variado com peças dançantes, solos, além de canções de Kurt Weill e Strauss. 

“O conceito está muito bem embasado devido a força das obras, suas dramaticidades e sonoridades”, reflete Melardi. Entre os grupos que irão se apresentar estão vencedores do Prêmio Bravo 2018 na categoria melhor CD de Música Erudita, como é o caso do Quarteto Carlos Gomes, e o aclamado pianista Cristian Budu. O público ainda terá a oportunidade de apreciar músicos com sólida discografia, timbres, expressividade e versatilidade inconfundíveis.

O projeto pretende apresentar a variedade e a riqueza da música de câmara. Os concertos contarão com atmosfera abrangente no que diz respeito a escolha do repertório. O repertório será diferenciado, com obras reconhecidas que vão do popular ao clássico, atrativos de se ouvir e se sentir. “Serão encontros dinâmicos, com muita interação entre os artistas e o público, algo informal, encantador e cheio de significados”, revela Melardi, que também fará parte de uma das apresentações em celebração a três obras de Beethoven.

Duração: 90 min.
Classificação: Livre

SERVIÇO
Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Grupo Zaffari apresentam
PROAC - Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo 
Patrocínio: Záffari 
Curadoria: Sérgio Melardi
Produção: Opus Promoções
Realização: Interarte Produções Artísticas, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura   

PROGRAMAÇÃO:                                       
Dia 29 de outubro
Terça-feira, às 20h30
Beethoven 
Cármelo de los Santos (violino), Hugo Pilger (violoncelo), Paulo Gori e Sérgio Melardi (piano).

Programa:
Sonata para violino e piano Op. 47, em Lá maior – Kreutzer
Variações para violoncelo e piano em Sol maior sobre um tema de Haendel, “Judas Macabeu”, WoO 45
Trio Op. 70 nº 1 em Ré Maior – Trio Fantasma

Dia 21 de novembro
Quinta-feira, às 20h30
Quarteto Carlos Gomes
Cláudio Cruz (violino), Adonhiran Reis (violino), Gabriel Marin (viola) e Alceu Reis (violoncelo)
Programa: Piazzolla, Guinga e Debussy

Dia 04 de dezembro
Quarta-feira, às 20h30                 
Do Cabaré ao Teatro  
Programa: piano solo, piano a 6 mãos (Rachmaninoff), canções de Kurt Weill e Strauss (com arranjo para piano, canto e violino), trio para cordas e piano (Mendelssohn, Dvorak), peças dançantes para violino e piano (danças romenas, czardas)
Pianosofia: Cristian Budu

SERVIÇO:
Sessões
DATA HORÁRIO
17/09, terça-feira 20h30
01/10, terça-feira 20h30
29/10, terça-feira 20h30
21/11, quinta-feira 20h30
04/12, quarta-feira 20h30 
Ingressos
SETOR MEIA-ENTRADA INTEIRA
Plateia Baixa R$ 20,00 R$ 40,00
Plateia Alta R$ 20,00 R$ 40,00
Balcão Nobre R$ 20,00 R$ 40,00
*Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à casa de espetáculo;
** A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais em São Paulo:
- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br 
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
 - JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
 - DIRETORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, SUPERVISORES E TITULARES DE CARGOS DO QUADRO DE APOIO DAS ESCOLAS DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
 - PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
*** Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.
ATENÇÃO: Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

Capacidade: 751 pessoas
Acesso para deficientes

Estacionamento:
Self
Período Valor
Até 2h R$13,00
2h a 3h R$16,00
3h a 4h R$19,00
4h a 5h R$22,00
5h a 6h R$28,00
6h a 7h R$34,00
Demais horas R$3,00 
Valet
Período Valor
Até 1h R$18,00
Demais horas R$12,00 
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 10h às 22h (ou até o final do espetáculo)
Domingos e feriados: 10h às 22h (ou até o final do espetáculo)

Formas de pagamento: dinheiro e cartões de crédito e débito informadas no local de pagamento. Taxa de perda do cartão de estacionamento, será cobrado valor de estadia/ pernoite, conforme horas descritas nas tabelas. Tempo de tolerância de 15 minutos somente para self

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE SERVIÇO
Local: Foyer do Teatro Opus - 4º andar - Shopping Villa-Lobos
Av. das Nações Unidas, 4777 - Alto de Pinheiros - São Paulo, SP.
De terça a domingo, das 12h às 20h

OUTROS PONTOS DE VENDA - COM TAXA DE SERVIÇO
Uhuu
Site: www.uhuu.com   
Atendimento: falecom@uhuu.com
Formas de pagamento: Amex, Aura, Diners, dinheiro, Hipercard, Mastercard, Visa e Visa Electron

.: #Provocações com Marcelo Tas entrevista Ale Santos

Foto: divulgação

Nesta terça-feira, dia 19 de novembro, o #Provocações entrevista o autor de ficção científica e fantasia afroamericana Ale Santos. Nos últimos tempos, o escritor tem se afastado da ficção para mergulhar na história real da população negra e de sua cultura.

Na edição, Ale Santos conta para Marcelo Tas sobre os reflexos da escravidão no Brasil. “Quem fala sobre isso é Isildinha Baptista, uma negra brasileira que é precursora da psicologia social também na América Latina. Ela fala que a escravidão, as narrativas do racismo chegam a ser mais opressoras do que a própria escravidão. Porque ela deixa marcas na psique, faz com que a pessoa tenha auto-ódio, odeie quem ela é, ou não goste de algumas características físicas dela, ou mesmo passe a reproduzir racismo contra as pessoas negras”, explica Santos.

O escritor fala também sobre a importância das crianças negras terem um herói negro. “Quando você se enxerga no herói, você aprende as dores que ele está passando também. Aprende as ferramentas inconscientes para que você possa passar por esses conflitos na nossa sociedade”. Ele conta ainda que existem pessoas que negam a escravidão o Brasil: “Negar a escravidão impede que a gente lute contra uma dor. Você não pode ter uma ferida no braço e simplesmente negar que isso aconteceu”, reforça.

Apresentado por Marcelo Tas, o #Provocações vai ao ar às 22h15, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital, com reapresentação aos domingos, às 20h30.

.: Farol Santander inaugura a exposição inédita e gratuita “Machado de Assims”


Nova mostra temática no hall do Farol Santander terá biblioteca imaginária com livros, fotos, animações e curiosidades sobre Machado de Assis. Animada por recursos de interatividade e inteligência artificial, a figura do autor falará com o público, dando voz a um repertório de frases já escritas por ele

O Farol Santander receberá, a partir do dia 19 de novembro, no hall do imponente edifício, a exposição gratuita Machado de Assims, que mostrará em cada elemento apresentado, as múltiplas faces de um dos principais escritores brasileiros. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra contempla passagens da vida e obra de Machado de Assis, desde o menino órfão que vendia doces na infância, até se tornar um dos maiores nomes da literatura nacional, passando pelo envolvimento com questões sociais como a abolição da escravatura.

Em aproximadamente 75m² de área expositiva, os visitantes circularão por um espaço desenvolvido entre duas enormes vírgulas. O ambiente terá uma biblioteca imaginária formada por milhares de livros que poderão ser manipulados no local.

Durante todo o trajeto, o visitante encontrará livros de Machado de Assis, de diversas edições, épocas e tradução em diferentes idiomas, como inglês, francês e italiano, que representam fases distintas da trajetória machadiana, da juventude romântica à maturidade realista, incluindo poemas, crônicas e peças de teatro, além dos romances e contos mais consagrados. “A proposta passa por explorar aspectos pouco conhecidos da figura de Machado de Assis.  Então mostrar um personagem gigante por lados inusitados, daí o título trocar o sobrenome Assis por Assims, ou seja, de outros jeitos ou modos de ver. Como se fossem outros Machados, o menino vendedor, o enxadrista, o abolicionista, seus múltiplos pseudônimos e alter egos, sua saúde, e os lugares por onde andou por exemplo” afirma Marcello Dantas, curador da mostra.

Entre os destaques da exposição, estão edições raras dos livros "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Dez Contos", ilustradas por dois dos maiores artistas visuais brasileiros do século XX, Cândido Portinari e Antônio Henrique Amaral. No exemplar de Portinari, por uma combinação de animações e realidade aumentada, personagens da obra ganham vida, como o verme a quem o “defunto autor” Brás Cubas dedica suas memórias. Já na edição com ilustrações de Henrique Amaral, projeções dão movimentos às gravuras que retratam cenas e cenários dos contos, interpretados pelo olhar lírico do artista.

Sempre relevante nas exposições do Farol Santander, as experiências imersivas também farão parte de Machado de Assims. Duas grandes imagens do escritor, baseadas em retratos históricos como a clássica fotografia feita por Marc Ferrez em 1890, serão animadas com inteligência artificial. Inspiradas no conto "A Cartomante", as animações mostrarão o Bruxo do Cosme Velho falando palavras que um dia ele escreveu, deleitando os visitantes com pílulas de sabedoria machadiana.

Em outro jogo interativo, o público poderá brincar de correlacionar trechos dos livros com cartões-postais do Rio de Janeiro, lugar onde Machado de Assis nasceu e de onde quase nunca saiu. A exposição também terá imagens raras de autor, uma delas, destaca a atuação do autor junto ao processo abolicionista do Brasil, como testemunha ativa desse marco na história nacional. Na imagem capturada em uma missa campal realizada em 17 de maio de 1888, no Rio de Janeiro, Machado aparece ao lado da Princesa Isabel. A ocasião celebrava a abolição dos escravos no País.

Sobre Marcello Dantas
Marcello Dantas é o nome por trás de algumas das principais mostras de arte no Brasil. Foi responsável pela curadoria de “Ai Weiwei - Raiz”, na Oca em São Paulo, a maior mostra já realizada sobre a obra do artista chinês, premiada pela APCA como melhor exposição internacional de 2018. Organizou a premiada exposição “Still Being”, do artista britânico Antony Gormley, realizada em São Paulo, Rio e Brasília, sendo a sétima mais visitada no mundo em 2012, segundo o “The Art Newspaper”. Também foi responsável pelo evento de arte pública OiR – Outras Ideias para o Rio, que contou com quatro edições entre 2012 e 2017.

Dantas assinou a curadoria de exposições de artistas estrangeiros de renome, como Anish Kapoor, Jenny Holzer, Michelangelo Pistoletto, Peter Greenaway, Rebecca Horn, Bill Viola, Christian Boltanski e Laurie Anderson. Esteve à frente também da concepção de diversos museus, entre os quais o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo; o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, no Piauí; e o Museu do Caribe, na Colômbia; além da Bienal de Vancouver de 2014 e 2018 e a Estação Pelé, em Berlim, na Copa do Mundo de 2006. No Farol Santander, Marcello Dantas foi curador das exposições Saramago – os pontos e a vista, Hebe Eterna e, atualmente, ETNOS, faces da diversidade.

Sobre o Farol Santander
O Farol Santander, um dos principais pontos turísticos de São Paulo, já recebeu mais de 800 mil pessoas e 12 exposições de arte rotativas em mais de um ano de funcionamento. As atrações do Farol Santander ocupam 18 andares dos 35 do edifício com 161 metros que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no espaço Memória que tem com mobiliários originais feitos pelo Liceu de Arte e Ofícios em salas de reuniões e presidência. No 4º andar, uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander: Vista, desenvolvida pelo renomado artista brasileiro Vik Muniz.

As visitas começam pelo hall do térreo e seguem até o mirante do 26º andar que, após a revitalização, ganhou uma unidade do Suplicy Cafés. Neste ano, o Farol Santander inaugurou o Bar do Cofre SubAstor, o Boteco do 28 e a Cozinha do 31, em andares dedicados à gastronomia.

Atualmente, estão no Farol Santander as exposições de arte ETNOS – faces da diversidade (Marcello Dantas) e Contemporâneo, sempre – Coleção Santander Brasil (Agnaldo Farias e Ricardo Ribenboim), ambas até 5 de janeiro de 2020.

Serviço "Machado de Assims" - Farol Santander
Quando: 19 de novembro a 12 de dezembro de 2019
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Funcionamento: terça a domingo
Horários: 9h às 20h (terça a domingo)
Ingressos: gratuito
Capacidade do hall: 250 pessoas
Brigada de incêndio e seguranças: efetivo total de 60 pessoas
Acessibilidade
Monitores
Saídas de emergência

.: Espetáculo "O Ovo de Ouro" comemora os 80 anos de Sérgio Mamberti

Espetáculo "O Ovo de Ouro", de Luccas Papp, traz à tona sonderkommando, figura pouco conhecida no Holocausto. Fotos: Leekyung Kim
O conflito vivido por judeus que eram obrigados a auxiliar na aniquilação de seu próprio povo e, ao mesmo tempo, ter que conviver com o medo da morte é o mote para o espetáculo. Com direção de Ricardo Grasson, peça traz no elenco Sérgio Mamberti, Leonardo Miggiorin, Rita Batata, Ando Camargo, além do próprio autor

A função do Sonderkommando ou comandos especiais, unidades de trabalho formadas por prisioneiros selecionados para trabalhar nas câmaras de gás e nos crematórios dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, inspira "O Ovo de Ouro", com texto de Luccas Papp e direção de Ricardo Grasson. A peça estreia no dia 21 de novembro, no Sesc Santo Amaro, onde segue em cartaz até 15 de dezembro.

Obrigados a tomar as atitudes mais atrozes para acelerar a máquina da morte nazista, esses prisioneiros conduziam outros judeus à câmara de gás, queimavam os corpos e ocultavam as provas do Holocausto. Quem se recusava a desempenhar esse papel era morto, quem não conseguia mais desempenhar a função, era exterminado com os demais.

“'Ovo de Ouro' surge da minha necessidade de não deixar morrer esse pedaço tão importante da História que é a Segunda Guerra Mundial, o nazismo e o Holocausto. A ideia de escrever a peça surgiu em 2014, quando eu fui apresentado ao universo do Sonderkommando por meio de um pequeno artigo em uma revista. Essa figura do judeu que tem que auxiliar com o extermínio do próprio povo mexeu muito comigo e minha noção de humanidade, e me incentivou a tentar entender por que eles faziam isso, por que eles não se recusavam. Com este espetáculo temos a oportunidade de falar sobre Segunda Guerra sob o ponto de vista dessa figura pouco conhecida”, explica Luccas Papp. 

Contada em diferentes episódios e tempos, a trama revela a vida de Dasco Nagy (Sérgio Mamberti), que foi Sonderkommando e sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Em cena, dois planos são apresentados – a realidade e a alucinação – para retratar a relação do protagonista Dasco Nagy quando jovem (Luccas Papp) com seu melhor amigo Sándor (Leonardo Miggiorin), com a prisioneira Judit (Rita Batata) e com o comandante alemão Weber (Ando Camargo). No presente, Dasco é entrevistado, já em idade avançada, por uma jornalista, narrando os acontecimentos mais horrorosos que viveu no campo de concentração e descrevendo a partir do seu ponto de vista os horrores e tristezas da Segunda Guerra Mundial.

O papel de Dasco é dividido pelos atores Sérgio Mamberti, que dá vida ao personagem no tempo presente/alucinação, e Luccas Papp, que o interpreta no passado/realidade, no plano da memória. “Talvez este seja um dos personagens mais desafiadores na minha carreira por uma série de fatores. Um deles é por representar o mesmo personagem que Sérgio Mamberti, o que é uma honra e uma responsabilidade muito grande. Segundo, é que ele é um sonderkommando vivendo situações de caráter tão absurdo. Eu preciso fazer com que o público acredite na realidade do que acontecia nos campos de concentração. Tenho que trabalhar com elementos obscuros no meu interior para trazer veracidade para essas situações. E como a peça é feita em ordem não cronológica – são nove cenas divididas entre passado e futuro – tenho que organizar minha cabeça para conseguir colocar a emoção certa na hora certa”, esclarece o ator e dramaturgo.

A dualidade interna entre ser obrigado a auxiliar na aniquilação de seu próprio povo e o medo da morte transforma o Sonderkommando em um complexo personagem a ser debatido. Nesse contexto são muitas as questões discutidas, desde o significado real de humanidade, o medo da morte, os limites da mente e da alma humana e a perda da própria identidade.

A dramaturgia foi inspirada em uma pesquisa sobre obras que discutiam os temas do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial. Entre elas, destacam-se os livros "Sonderkomamando: no Inferno das Câmaras de Gás", de Shlomo Venezia, e "Depois de Auschwitz", de Eva Schloss; e o filme "O Filho de Saul", de László Nemes, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2016.


A encenação
A encenação tem como inspiração e referência, a sétima arte, em todos os seus desdobramentos, nuances e dezenas de relatos deixados pelos sobreviventes dos campos de extermínio. “Apontamos no tempo presente, o encontro entre a jornalista e o sobrevivente, de forma fantasmagórica, alucinógena, imprimindo uma atmosfera vibratória, de vida pulsante às cenas e aos personagens. Quando nos transportamos, ilusoriamente, ao campo de concentração, ao passado concreto, vivido pelos personagens apontamos uma atmosfera fria, enclausurada, suspensa e sem vida, que nos conduz imageticamente àquelas sensações de crueldade. Luz, som, cenografia e figurino conversam com essa estética e nos conduzem à proposta de encenação. A ideia é fazer com que as sensações criadas por estes elementos no espaço cênico atinjam o espectador de maneira intensa. Como encenador, entendo que a cenografia, o figurino, a iluminação, a trilha sonora não são panos de fundo ou cama para um espetáculo, juntos eles atuam concretamente fusos ao texto, formando assim uma narrativa dramatúrgica única”, revela o diretor Ricardo Grasson.

Para que não se repita
“Em tempos de pouco diálogo, imposição de ideias e ideologias, censura e extremismos é fundamental debatermos esses temas tão duros e atrozes para que os erros que provocaram tanto sofrimento no passado não se repitam. É necessário e quase que um dever recordarmos as atrocidades do holocausto nazista, para que a história vivida no final dos anos trinta e início dos quarenta, não volte a nos assombrar. Para que as novas gerações, não testemunhas deste período da história, saibam o que aconteceu e onde a intolerância pode nos conduzir. Auschwitz e outras tristes lembranças do holocausto, podem até escapar da memória, mas jamais deixarão os corações de quem viveu a tragédia, especialmente de quem se atribui a responsabilidade de manter viva, por gerações, as imagens da perversidade humana. Uma das formas de evitar a repetição de tais tragédias coletivas é recordá-la, para que não ressurjam no horizonte, sinais do restabelecimento de ódios raciais, extremismos comportamentais e ideologias sectárias, formando o caldo cultural do qual o nazismo se alimentou e  cresceu”, completa Ricardo Grasson.

"... É fácil esquecer para quem tem memória; difícil esquecer para quem tem coração”..."
Gabriel Garcia Marques

Ficha Técnica
Texto: Luccas Papp.
Direção: Ricardo Grasson.
Elenco: Sérgio Mamberti, Leonardo Miggiorin, Rita Batata, Ando Camargo e Luccas Papp.
Voz em off: Eric Lenate.
Cenografia e visagismo: Kleber Montanheiro.
Desenho de Som e Trilha sonora original: L.P. Daniel.
Desenho de luz: Wagner Freire.
Figurinos e adereços: Rosângela Ribeiro.
Assistente de Direção: Heitor Garcia.
Assistente de Figurino: Eduardo Dourado.
Aderecista: Ronaldo Dimer.
Costureiras: Vera Luz e Noeme Costa.
Alfaiataria: JC.
Posticeria Facial: Feliciano San Roman.
Operação de Som: Rodrigo Florentino.
Operação de Luz: João Delle Piagge.
Camareira: Elizabeth Chagas.
Contra Regra: Roberto Oliveira.
Cenotécnico: Alicio Silva
Supervisão de Conteúdo: Vinicius Britto.
Textos do Programa: Lucia Chermont, Marcio Pitliuk
Franthiesco Ballerini e Priscila Perazzo.
Comunicação Visual: Tua Agencia
Idealização: Luccas Papp e Ricardo Grasson.
Produção: LPB Produções e NOSSO cultural.    
Direção de produção: Ricardo Grasson.
Produção Executiva: Laís Bittencourt e Heitor Garcia.
Gestão de Projeto: Lumus Entretenimento.
Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes.
Fotos: Leekyung Kim.

Serviço
Espetáculo "O Ovo de Ouro"
Quando: de 21 de novembro a 15 de dezembro
Horário: Quintas e sextas, às 21h. Sábados, às 20h e domingos, às 18h.
Local: Teatro (1º andar | 279 lugares)
Classificação: 14 anos.

Duração: 90 minutos.
Ingressos: R$ 30,00 (inteira). R$ 15,00 (estudantes, +60 anos e aposentados, pessoas com deficiência e servidores da escola pública). R$ 9,00 (Credencial Plena válida: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes). 

Sesc Santo Amaro
Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro
Acessibilidade: universal.
Horário de funcionamento da unidade e bilheteria: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Estacionamento da unidade: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional (Credencial Plena); R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional (outros).
Disponibilidade: 158 vagas para carros e 36 para motos. A unidade possui bicicletário gratuito.

.: "Tarde Demais Para Pedir Bom Senso": intrigas bolsonaristas por Joselito Müller

Ícone do humor de direita, personagem fictício criado por advogado potiguar lança um romance satírico inspirado nas relações pessoais e políticas da família presidencial

Um observador com um olhar tão sagaz quanto original, Joselito Müller representa uma espécie quase extinta: o cronista sem medo, perspicaz, e que não poupa ninguém. 

Ele nos lembra que há enredos na vida real que, de tão pouco verossímeis, jamais seriam escritos sequer pelos piores roteiristas – e alguns acontecimentos recentes no Brasil se encaixam justamente nessa categoria. 

Em "Tarde Demais Para Pedir Bom Senso", Joselito Müller satiriza e explora, com humor ácido, fatos pitorescos da política nacional.  O autor aborda acontecimentos recentes, como a bajulação de Magno Malta antes das eleições, postagens controversas dos Bolsonaro no Twitter, a briga com Gustavo Bebianno, o envio de uma cabeça de porco para Joice Hasselmann, declarações polêmicas da ministra Damares.

Claudio Manoel, do "Casseta & Planeta", sobre o livro
“O objetivo aqui é te pegar pela orelha. Não literal, mas literariamente, claro. Já que você está com o livro na mão, a tarefa agora é fazer com que não o solte até levá-lo para o aconchego do lar (ou similar). Se minha palavra bastasse, te asseguraria: não te arrependerás! Mas as palavras que importam aqui não são as minhas (sorte sua), as que realmente interessam são as escolhidas, cultivadas e afiadas pelo autor: o ferino, arguto, impiedoso, adorável, criticado, pertinente e impertinente, contagiante e virulento, Joselito Müller, o cronista/jornalista brazuca mais adjetivado do século.

Não é todo dia (mês, ano ou década) que aparece um observador com um olhar tão sagaz quanto original, capaz de distribuir e misturar potentes petardos e acepipes deliciosos, dono de uma prosa com pegada, molejo, faro e mira. Joselito Müller é fera, é craque, morde e não assopra, é rápido no gatilho e por não estar nem à direita, nem à esquerda, acerta sempre bem no meio... da testa! 

Você vai ter o prazer e a alegria de testemunhar o renascimento de uma espécie quase extinta: o cronista sem medo e com graça, que escreve com veneno e perspicácia, que vê primeiro, enxerga na frente e dispara, indiscriminadamente, mas com pontaria e deboche, sem poupar ninguém, sem ajoelhar nem dizer amém, o que é coisa para (muito) poucos.

E como a nossa situação crítica já é crônica, é sempre bem-vinda a crônica que faz crítica dessa situação. Então aceite o meu convite: mergulhe, se esbalde, aqui não existe nada que não seja motivo para gargalhar de tudo. Porque rir é a vingança que nos resta nesses interessantíssimos tempos, onde o patético, o ridículo, o bizarro, a cafonice e a mediocridade alcançaram os píncaros da glória.

É hora de ir à forra, agora é você que vai se divertir com eles. Sem pena, sem limites, com vontade... afinal, é Tarde demais para pedir bom senso”, Claudio Manoel

Sobre o autor
Joselito Müller nasceu em Belém, PA, em meados da década de 1950. Trabalhou na Serra Pelada, de onde teve de fugir ao ser confundido com um comunista pelos militares. Mudou-se para Parahyba, capital, onde torrou com mulheres, álcool e jogatina todo o dinheiro que havia economizado. Alfabetizado aos 16 anos pelo Mobral, conheceu a obra poética de José Sarney e criou coragem para escrever, acreditando que, “se ele conseguiu publicar um livro, qualquer um consegue”. Atualmente reside em Natal, RN, onde exerce a advocacia.

Trecho
“Carlos, no banco de trás, ia calado, olhando para os lados durante o itinerário, como que a procurar possíveis ofensores. Por um momento, Jair se questionou: ‘E se um sniper tentar mesmo me matar?’, mas logo se livrou desse pensamento, que voltou a acometê-lo quando um cavalo que escoltava o conversível refugou e interrompeu por alguns segundos o desfile.

— Bem que o Leo falou pra gente tomar cuidado. Viu aí? Deve ser filiado ao PSOL — falou Carlos quando o carro conseguiu seguir o trajeto.

— Impossível, Carlos. O pessoal da inteligência sabe a vida toda de cada um dos membros da guarda.

Jamais admitiriam alguém do PSOL, principalmente depois do atentado que sofri — falou Jair.

— Não me refiro ao cara da cavalaria, pai. Me refiro ao cavalo.”

"Tarde Demais Para Pedir Bom Senso"
Joselito Müller
168 págs. | R$ 29,90
Editora Record | Grupo Editorial Record

.: Inscrições abertas para o Prêmio Todavia de Não Ficção


Chegou a hora! Estão abertas as inscrições para o prêmio todavia de não ficção. Nesta primeira edição, poderão ser inscritos projetos de biografias e reportagens sobre temas e trajetórias relevantes aos leitores brasileiros. 

Os projetos deverão ser inscritos pelo site www.todavialivros.com.br/premio até 17 de março de 2020. O participante terá de enviar, no ato na inscrição, uma sinopse e uma amostra do livro com no mínimo 160 mil caracteres, além da data estimada para conclusão da obra. Só poderão ser inscritos projetos originais e inéditos - que não tenham sido publicados no Brasil em formato impresso ou digital. 

Os trabalhos inscritos serão avaliados por um júri formado pelos jornalistas Chico Felitti, Daniela Pinheiro, Dorrit Harazim e Rogério Galindo.  O regulamento completo do prêmio pode ser lido aqui.

.: Resumo do 394º ao 398º capítulo de "As Aventuras de Poliana", do SBT

As Aventuras de Poliana
Resumo dos Capítulos 394 a 398 (18 a 22.11)

  
Capítulo 394, segunda-feira, 18 de novembro
Os jurados da Companhia de dança da Ruth Goulart chegam para a audição dos alunos. FOTO: Beatriz Nadler/SBT


Após a apresentação de OTTO, Ruth fica insegura quanto a implementação da "Escola dos Sonhos" no colégio. Filipa espalha para toda a escola que Poliana é filha de Pendleton. Antônio e Branca iniciam o workshop de jardinagem na Ruth Goulart, mas os alunos não comparecem. Os alunos começam a utilizar tablets e o O11O VR na escola. Raquel aconselha Mirela a se afastar de Vini por um tempo até que ele se acerte com Gabriela. Poliana e seus amigos incentivam os outros alunos a participar do workshop de jardinagem de Antônio.  Bento desabafa com João sobre Ruth. Mirela tenta conversar com Vini, mas os dois acabam brigando. Luca encontra Mirela chateada devido a briga com Vini e faz uma proposta a menina. Claudia, Sergio e Joana  desconfiam de que Roger esteja tramando algo contra OTTO. Os jurados da Companhia de dança da Ruth Goulart chegam para a audição dos alunos.


Capítulo 395, terça-feira, 19 de novembro


Entusiasmados, Lindomar, Gleyce e Arlete chegam ao SBT. FOTO: João Raposo/SBT

Entusiasmados, Lindomar, Gleyce e Arlete chegam ao SBT. Começam as audições da Companhia de Dança do colégio e os alunos fazem suas apresentações. Os amigos de Kessya ficam ao lado da menina para conter seu nervosismo para sua audição. Lindomar encontra o estúdio do Domingo Legal e se apresenta no palco de Celso Portiolli. Kessya se atrapalha um pouco, mas consegue terminar sua apresentação. Após a apresentação de Lindomar em seu programa, Celso tem uma ideia e sugere que Lindomar, Arlete e Gleyce participem de outro programa do SBT. Eric consegue se apresentar para os jurados da Companhia de dança, e explica o motivo de ter se passado por Hugo na audição. Mirela aceita a proposta de Luca, e os dois assumem um namoro de fachada. Preocupados com Ester, as crianças do Clubinho vão visita-la e fazem algumas perguntas. Waldisney vai até a casa de Nancy pedir que retomem o namoro, mas ela o dispensa. Pendleton desenvolve a perna mecânica de Bento, e apresenta a novidade para o menino testar. Luisa se incomoda com a presença constante de Sara.


Capítulo 396, quarta-feira, 20 de novembro
Vini pede explicações a Mirela sobre a foto que viu da menina com Luca. FOTO: Gabriel Cardoso/SBT

Vini vê a foto de Mirela e Luca juntos e fica incomodado. Empolgado, Bento começa a testar sua nova perna mecânica. O vídeo do barraco de Gleyce e Arlete no Casos de Família viraliza, e todos começam a compartilhar o vídeo. Com a mudança de Poliana, a menina começa a se aproximar de Ester. Lorena e Gael brigam e as crianças pensam em dividir o Clubinho. Cláudia avisa aos filhos que passará a receber os interessados em alugar a casa, e eles tramam um plano para boicotar a visita. Roger pede que Filipa impeça que a aproximção de Guilherme e Raquel em troca de aumentar sua mesada. Poliana pede para Pendleton deixar Ester frequentar a escola. Fernanda sugere que Durval demita alguns funcionários para conter os gastos da padaria. Poliana pede para brincar no quarto de Ester, mas a menina se recusa a leva-la. Vini pede explicações a Mirela sobre a foto que viu da menina com Luca. Bento chega na escola andando, sem o auxílio de suas muletas e deixa todos impressionados. Raquel cria HQ inspirada na professora Sophie, e o desenho viraliza. Após os devido reparos, Pendleton traz Sara de volta para a Ruth Goulart.


Capítulo 397, quinta-feira, 21 de novembro
 
Débora conta para Marcelo que Luisa está morando com Pendleton, mostra as fotos que tirou escondida e mente ao dizer que os dois estão juntos. FOTO: Divulgação/SBT

Pendleton programa a nova Sara para detectar o bullying no colégio. Sai o resultado da audição da Companhia de Dança, e Kessya é aprovada. Ester atende uma ligação em francês e Luisa fica impressionada. Sophie perguntas aos alunos se alguém sabe a identidade da Dark Lady. Guilherme sugere para Raquel pegar outras referências para sua HQ pois as pessoas já estão desconfiadas. Débora e Helô tentam convencer Eric a conversar com seu pai sobre a dança. Brenda convida Jeff para sair com seus amigos novamente. Luisa começa a estranhar o comportamento de Ester. Glória e Marcelo retornam de viagem. Débora conta para Marcelo que Luisa está morando com Pendleton, mostra as fotos que tirou escondida e mente ao dizer que os dois estão juntos. Bento se machuca durante a aula de Iure devido a uma falha em sua nova perna mecânica. Após falsificar a assinatura de Glória, Roger convoca uma reunião com os acionistas para informar sobre a destituição de Pendleton da O11O.

Capítulo 398, sexta-feira, 22 de novembro

Com a assinatura que falsificou da mãe, Roger consegue afastar Pendleton da O11O e anuncia a todos que irá assumir o controle da empresa. FOTO: Lourival Ribeiro/SBT

Com a assinatura que falsificou da mãe, Roger consegue afastar Pendleton da O11O e anuncia a todos que irá assumir o controle da empresa. Após a falha em sua perna mecânica, Bento volta a usar as muletas. Antônio conta a Glória que desconfia de que Roger tenha visitado sua casa na sua ausência. Para conter as finanças da padaria, Durval anuncia que será obrigado a demitir Vini ou Jeff, e pede para eles decidirem quem irá sair. Após  descobrir que Luisa está na casa de Pendleton, Marcelo tem uma séria conversa com a namorada. Para se vingar de Filipa, Guilherme conta a João que a irmã está interessada nele. Yasmin, Gael e Benicio bagunçam toda a casa antes da chegada dos interessados em aluga-la. Glória descobre que OTTO foi retirado da presidência da O11O e questiona Roger. Roger diz que Glória passou suas ações da O11O para o filho, mas não consegue se lembrar devido ao seu problema de memória.

“As Aventuras de Poliana” é exibida de segunda a sexta às 20h50 no SBT. Site oficial: https://www.sbt.com.br/novelas/as-aventuras-de-poliana


domingo, 17 de novembro de 2019

.: Irene Ravache encerra temporada de "Alma Despejada" no Teatro Porto


Com texto de Andréa Bassitt e direção de Elias Andreato, "Alma Despejada" foi escrita especialmente para Irene Ravache celebrar seus 75 anos de idade e 56 anos de carreira. A peça segue em cartaz Teatro Porto Seguro até 28 de novembro, com sessões às quartas e quintas-feiras, às 21h.

Com muito bom-humor, a instigante montagem conta a história de Teresa, uma senhora com mais de 70 anos que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. O imóvel foi vendido e sua alma foi despejada.

Teresa era uma professora de classe média, apaixonada por palavras, que teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua a família no ranking de uma classe média emergente. Em sua visita derradeira, Teresa lembra de histórias e pessoas importantes em sua vida como a funcionária Neide, que trabalhou em sua casa por 30 anos, e sua melhor amiga Dora. A personagem transita entre o passado e o presente, do outro lado da vida, sempre de maneira poética e bem-humorada.

“Fiquei fascinada com esse texto e sua poesia. É muito delicado e fala da memória de uma mulher na minha faixa etária. Mesmo sabendo que a personagem está morta, não é uma peça triste, pesada ou rancorosa e fala muito mais de vida do que de morte. Eu adoro esse tipo de possibilidade que o teatro oferece. E não tenho medo de misturar essas coisas, porque isso faz parte da vida. Nossa vida não é linear. Ela tem essas nuances”.

A teatralidade do texto de Andrea Bassitt (que também escreveu as peças "As Turca" e "Operilda na Orquestra Amazônica"), instiga o espectador a seguir uma história aparentemente trivial, mas que tem uma trajetória surpreendente, em sintonia com a nossa sociedade e os fatos atuais.

Ficha técnica:

"Alma Despejada" - De Andréa Bassitt. Direção: Elias Andreato. Com Irene Ravache. Cenário e Figurino: Fabio Namatame. Iluminação: Hiram Ravache. Música: George Freire. Fotos: João Caldas Filho. Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos Ltda.


"Alma Despejada", com Irene Ravache

Até 28 de novembro - Quartas e quintas, às 21h.
Classificação: 14 anos.
Duração: 80 minutos.
Gênero: comédia dramática.
Ingressos: R$ 70 plateia / 60 balcão e frisas.

Teatro Porto Seguro

Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.
Telefone (11) 3226-7300.

Bilheteria: de terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h.

Capacidade: 496 lugares.
Formas de pagamento: Cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners).
Acessibilidade: dez lugares para cadeirantes e cinco cadeiras para obesos.
Estacionamento no local: Estapar R$ 20 (self parking) - Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto.
Serviço de Vans: transporte gratuito Estação Luz – Teatro Porto Seguro – Estação Luz. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. Como pegar: na Estação Luz, na saída Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro. Bicicletário – grátis.
Gemma Restaurante: terças a sextas-feiras das 11h às 17h; sábados das 11h às 18h e domingos das 11h às 16h. Happy hour quartas, quintas e sextas-feiras das 17h às 21h.

Vendas: tudus.com.br

Facebook: facebook.com/teatroporto
Instagram: @teatroporto

.: Livro "Rock in Rio - A Arte de Fazer e Acontecer" será lançado nesta segunda


Nesta segunda-feira, 18 de novembro, das 19h às 21h30, o Rock in Rio lança o seu primeiro livro de gestão com a presença dos autores Allan Costa e Arthur Igreja e do Rodolfo Medina, VP de Marketing e Parcerias do Rock in Rio, para uma sessão de autógrafos. O lançamento acontece na livraria Saraiva, do Shopping Pátio Paulista. 

“Rock in Rio - A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer”, escrito por Arthur Igreja e Allan Costa com a contribuição dos executivos de marca, traz provocações valiosas para que o leitor possa aplicar a cultura empresarial Rock in Rio no seu próprio negócio. 

Será a oportunidade de entender a visão que impulsiona o negócio que está por trás do maior festival de música e entretenimento do mundo. O livro, publicado pela Editora Gente, estará disponível nas principais livrarias do país.

Sobre o Rock in Rio
Consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Em 2001, reafirmou seu compromisso de mostrar às pessoas que pequenas atitudes do dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. 

Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Gerou 212,5 mil empregos diretos e indiretos em todas edições, mais de R$ 97 milhões investidos em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, etc. Os investimentos são provenientes da organização do evento e de parceiros.

Em 2016, foi a vez de anunciar o Amazonia Live, projeto do Rock in Rio que já garantiu mais de 73 milhões de árvores para a Amazônia por meio de doações individuais e de parcerias, através de projetos de restauração e plantação, como o Paisagens Sustentáveis da Amazônia. 

O projeto traz a importância das florestas para o equilíbrio climático mundial como tema para todas as edições do evento pelo menos até 2019. Além disso, o Rock in Rio desenvolve um plano de sustentabilidade no qual define medidas para a redução de emissões e inclui-se como parte de uma correta gestão de resíduos, eficiência energética, compensação de emissões, correto consumo de recursos e muito mais. 

Este plano é desenhado para a organização, patrocinadores e fornecedores, sendo aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde o Rock in Rio é realizado.

O Rock in Rio preza por atitudes positivas a qualquer hora e em todos os lugares. Para endossar este posicionamento da marca “Tod+s Por Um Mundo Melhor”, o festival se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. A partir destas parcerias, uma série de ações se desenvolvem sempre pautadas pelo objetivo de adoção de práticas que pensem no coletivo. É assim que a gente faz um mundo melhor acontecer: TOD+S POR UM MUNDO MELHOR.

Serviço:
Data: 18 de novembro, segunda-feira
Horário: das 19h às 21h30
Local: Saraiva do Shopping Pátio Paulista
Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista

.: Documentário "A Arte de Tim Maia" é destaque na TV Cultura


De segunda, dia 18, para terça-feira, à 00h45, a emissora exibe o documentário musical "A Arte de Tim Maia", que resgata falas e números musicais do cantor, entre eles, uma versão de "Azul da Cor do Mar". 

Além disso, o programa também conta com depoimentos de três personagens que conviveram com o “Síndico”: os compositores Carlos Dafé e Skowa, e o instrumentista Paulinho Guitarra. 

Vai ao ar na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital. O documentário será apresentado na faixa "Mosaicos" da TV Cultura que terá programação especial pela Semana da Consciência Negra.

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