sábado, 1 de maio de 2021

.: "Super Dança dos Famosos": conheça participantes no domingo


É neste fim de semana que Faustão vai finalmente revelar a identidade de parte do elenco do "Super Dança dos Famosos". Os nove primeiros nomes confirmados para o quadro marcam presença pela primeira vez no palco do "Domingão do Faustão" para contar o que esperam desta temporada de nível super, e como é estar de volta à competição.  

No domingo, dia 2 de maio, além de abastecer o nosso site de imprensa com as informações oficiais do "Super Dança dos Famosos", a previsão é disponibilizarmos, de forma imediata, em um grupo - com envio de mensagens restrito a administradores – o release de imprensa e uma imagem dos competidores já confirmados.

.: "FBI" está de volta com novos episódios na TV Globo

Série sobre a rotina de agentes que investigam casos de grande magnitude será exibida na 'Sessão Globoplay'

A partir do dia 07 de maio, 'FBI' volta a ocupar a 'Sessão Globoplay', na TV Globo, sempre às sextas-feiras, após o 'Globo Repórter'. Serão exibidos novos episódios da primeira temporada da série. No ano passado, foi exibido até o nono episódio. 

De Dick Wolf, mesmo criador das franquias 'Lei & Ordem' e 'Chicago', a série é ambientada no maior escritório do FBI em Nova York. A trama explora o trabalho de uma equipe de agentes altamente qualificados na luta contra o terrorismo e o crime organizado.

No drama policial repleto de situações surpreendentes, Maggie Bell (Missy Peregrym) se compromete intensamente com as pessoas com quem trabalha e com as que protege. Seu parceiro é Omar Adom "OA" Zidan (Zeeko Zaki), que passou dois anos trabalhando disfarçado antes de ser escolhido pelo FBI. Eles são supervisionados por Dana Mosier (Sela Ward), que opera sob intensa pressão e comanda com autoridade. A equipe também inclui o agente Jubal Valentine (Jeremy Sisto), uma espécie de motivador da equipe, e a analista Kristen Chazal (Ebonée Noel).

A primeira e segunda temporadas completas de 'FBI' estão disponíveis para assinantes no Globoplay. Parte da terceira temporada está disponível para assinantes Globoplay + canais ao vivo. Na TV Globo, os episódios da primeira temporada da série serão exibidos no 'Sessão Globoplay' sempre às sextas-feiras, após o 'Globo Repórter'.


sexta-feira, 30 de abril de 2021

.: Entrevista: Pocah, uma autêntica "Girl From Rio", abre o jogo do "BBB 21"


Belíssima, a funkeira revela que não tem papas na língua e revela como o que passou no "Big dos Bigs". "Cheguei ao Top 5 com muito jejum e oração, era propósito atrás de propósito, semana sem comer não sei o quê... Segurei na mão de Deus e fui". Foto: João Cotta

Pocah, a quinta colocada da 21ª edição do "Big Brother Brasil" mostrou, no programa, uma trajetória de superação. Ao perder cada um de seus aliados dentro da casa, Pocah se viu sozinha no jogo e, mesmo em uma posição desfavorável, deu a volta por cima, chegando ao Top 5 da edição. Teve sorte ao escapar de paredões nas provas “Bate e Volta”, mas também enfrentou berlindas difíceis e permaneceu. 

Nos últimos dias da competição, Pocah conquistou a tão esperada liderança, mas deixou a casa na última quinta-feira, dia 29, com 73,16% dos votos ao disputar uma vaga na semifinal com Camilla de Lucas e Gilberto. Agora fora da disputa, a cantora confessa que faltou estratégia, mas se diz feliz com sua jornada no reality show. “Aprendi que eu posso chegar até o fundo do poço, posso me perder, mas eu não caio de vez e não paro de jeito nenhum. Nada mais me abala (...) Agora é sorriso, fazer dinheiro, porque quero ficar rica, fazer música e bola para frente”, avalia. No papo a seguir, Pocah comenta os principais momentos da participação marcante no programa e revela alguns dos projetos profissionais após o "BBB".
 

Como você definiria sua história no "BBB 21"?
Pocah -
Eu achei que seria um pouco mais fácil. As primeiras semanas foram muito pesadas para mim, eu vivi coisas que não esperava viver lá dentro. Mas eu tentei, bati de frente mesmo e, mesmo quando eu estava no fundo do poço, tentei dar a volta por cima, seja chorando, seja dormindo, seja me jogando nas festas. Eu vivo o extremo, não sei viver de metades. Tudo meu é muito, eu exagero mesmo e exagerei diversas vezes lá dentro.
 

Qual foi seu momento mais marcante no "BBB"?
Pocah - 
A minha liderança. Eu esperei muito, o programa inteiro, para conseguir ver a minha família e para ganhar uma prova, que era o que eu mais me cobrava conseguir lá dentro. Então, ir ao paredão e voltar líder, imune, foi a melhor sensação que eu poderia viver no "BBB".
 

Como foi a experiência de ouvir suas músicas tocando no programa estando na casa?
Pocah - 
Eu já me preparava muito para isso, mas não tem preparo certo. Eu sempre fui fã do programa, sempre acompanhei e minhas músicas sempre tocaram muito lá dentro. E, mesmo quando eu não via, meus fãs me mandavam. Quando tocou e eu estava lá foi muito bizarro. Eu não acreditava, a emoção foi dobrada, nada como eu imaginei que seria. Não tenho palavras para descrever meu sentimento. Foi mágico! Viver o "Big Brother Brasil" foi mágico.
 

E nas festas, quando você via colegas de trabalho cantando no palco, sem poder chegar perto?
Pocah - 
Foi desesperador (risos)! É muito estranho ver meus amigos no palco, cantando, e eu do outro lado do acrílico sem poder estar junto. Eu não queria nenhum sinal de fora, não era isso. Mas a gente fica tão carente lá dentro que um olhar já fala muito. A Lexa, por exemplo, não olhou para mim um minuto! E eu ficava muito desesperada com isso, pensava “minha amiga não me ama mais” (risos). Parecia que eu nunca tinha assistido a um show deles antes, que era a primeira vez que eu estava vendo eles se apresentarem. E mesmo assim era tão emocionante ver um outro rosto dentro da casa, ao vivo e a cores...


Logo na primeira semana da temporada, o público notou que você dormia bastante na casa e os memes viralizaram nas redes sociais. O que você achou disso?
Pocah - 
Eu vi muitos memes, muitos mesmo, e passei mal de rir. Levei muito de boa e achei muito engraçado. Dentro da casa a Carla falava: “Amiga, você está dormindo muito. Eu sei que está difícil, mas você tem que acordar para o jogo”. Na mesma semana o Tiago falou: “Quem dorme não joga”. Quando, no discurso da eliminação do João, ele falou sobre dormir, eu já apertei a mão do Arthur achando que era eu a eliminada (risos). Eu não gosto de insulto, falta de respeito comigo, com a minha família, minha índole, minha carreira; aí não é legal. Mas com os memes eu me diverti, morri de rir. Principalmente porque, por ter uma filha e o meu trabalho, aqui fora eu dormia pouco, tinha muita insônia. Não sei o que me deu no "BBB". Talvez fosse a questão da solidão, do tédio e da dificuldade emocional de enfrentar tudo isso. Quando eu dormia, era um momento em que eu não sentia peso de nada, era um repouso mesmo esse sono. Mas já descansei, agora estou pronta e preparada para trabalhar muito (risos).
 

Em diversos momentos você afirmou se sentir sozinha e disse até que não era bem-vinda na casa. Essa sensação veio depois que seus amigos começaram a ser eliminados ou antes mesmo disso?
Pocah - 
Na primeira festa, eu já me senti muito deslocada. Mas até então eu achava um deslocamento normal, eu realmente não conhecia ninguém. Achava que seria somente naquele momento e depois eu faria amizades, alianças. Na minha cabeça a Kerline seria essa minha “dupla” de jogo e minha companhia pelo fato de termos feito a primeira prova juntas e termos tido uma troca muito significativa para mim desde o primeiro dia. Ela saiu e, mesmo assim, eu me sentia muito bem perto de outras pessoas, dos meus amigos do começo do jogo. Fiquei muito próxima da Karol na liderança dela. Também era muito próxima da Thaís. Quando meus amigos começaram a sair e a Tatá virou amiga da Viih Tube, dali para frente, foi só ladeira a baixo. O Projota começou a me ajudar e a Carla foi a pessoa com quem eu mais me identifiquei. Demorou um pouquinho, mas quando aconteceu foi muito bom para mim. A pessoa de quem eu mais senti falta quando saiu foi ela, deixou saudade.
 

Você acredita que a amizade com o Arthur também se deu em função dessa perda de aliados?
Pocah - 
Tínhamos o “PROPOCARTHUR”, que era Projota, eu, Carla e Arthur. Com a saída deles eu não tinha mais ninguém para me proteger, e o Arthur me fez essa proposta de um proteger o outro, se ganhar o anjo dar para o outro. Eu topei, porque era minha única alternativa. E o Arthur foi um irmãozão para mim! A gente se fisgava toda hora, eu não concordava com um monte de coisa que ele falava – e por isso a gente discutia –, mas foi assim que aconteceu. Continuo gostando muito dele e torcendo muito por ele aqui fora. Foi realmente muito importante tê-lo ao meu lado.
 

Além dele, quais são as amizades que você pretende levar para além do "BBB"?
Pocah - 
Thaís, Carla... Sendo bem sincera, esse "BBB" deixou tanta saudade que eu quero muito ter amizade com todos que viveram ele comigo, sem exceção. Não foi fácil o que passamos juntos, mas o que aconteceu lá ficou lá dentro. Não quero trazer nada disso para fora porque tenho um sentimento muito grande e muito lindo por cada um deles. Torço pelos que ficaram e pelos que saíram. A pressão do jogo era muito grande, ficar longe da família era muito tenso e eu me sentia muito pressionada; muitas vezes eu não me reconheci. Aqui fora eu não teria me desentendido com nenhum deles! Agora consigo ter uma dimensão bem maior de quem eu sou e de quem eu fui lá dentro. O Tiago me confortou muito quando falou que no "BBB" não é possível ser quem você é de verdade. Aqui fora eu vejo que era essa “eu” que faltava, que eu estava com saudade de mim, tão feliz com tudo que tenho, com a minha família e pela minha trajetória.
 

Você protagonizou duas discussões marcantes, uma com o Gil e outra com a Juliette. Imaginava que teria esse tipo de conflito antes de entrar na casa?
Pocah - 
Eu achava que não. Fazia anos que eu não me desentendia com alguém. A pandemia também me fez muito calma. Eu pensei: “Com a paciência que eu estou, eu vou ganhar esse programa, sou a nova milionária” (risos). Eu estava realmente numa fase em que lidava com tudo da minha vida de uma forma muito serena, tranquila. Quando eu entrei no "BBB", foi o caos e a destruição (risos). Logo na primeira semana começaram as brigas, a gente fazendo oração... Foi loucura! Cheguei ao Top 5 com muito jejum e oração, era propósito atrás de propósito, semana sem comer não sei o quê... Segurei na mão de Deus e fui (risos).
 

O que faltou para chegar à final?
Pocah - 
No “Bate-papo BBB”, a Ana Clara me mostrou uma enquete que falava em pouca estratégia. E era mesmo. Eu sempre justificava que “por estratégia, iria fazer tal coisa”. Mas, pelo amor de Deus, quem eu quero enganar, gente? Eu não sabia nem o que eu estava fazendo, sou sincera. Na hora, no desespero de estar em um paredão e prestes a emendar em outro, é horrível. O Tiago falava as coisas e, muitas vezes, eu não entendia nada. Muito louco! Por mais que eu tentasse focar ao máximo, ainda faltou foco. Tentei ser mais focada, mais equilibrada e não deu, paciência. Faltou tudo isso. A estratégia foi muito verbalizada, mas na ação mesmo, de verdade, eu não sabia o que estava fazendo.
 

Quais os maiores aprendizados que você tira dessa experiência?
Pocah - 
Eu aprendi a ser mais empática. A empatia é muito importante, não só dentro da casa, mas em todo o mundo. Sempre achei a palavra empatia e o significado dela muito fortes. A humanidade precisa muito disso. A gente precisa entender o próximo porque, uma hora, a gente vai precisar ser entendido, compreendido. Dentro do "Big Brother Brasil" eu precisei ser empática porque eu estava sentindo muito e tive que, muitas vezes, silenciar o que eu estava sentindo para entender as outras pessoas que também precisavam de compreensão. Aprendi que eu posso chegar até o fundo do poço, posso me perder, mas eu não caio de vez e não paro de jeito nenhum. Nada mais me abala. Já fiz essa piada um monte de vezes: “Meu amor, eu participei do 'Big dos Bigs', nada mais me abala” (risos). Agora é sorriso, fazer dinheiro, porque quero ficar rica, fazer música e bola para frente. Vou levar o "BBB" no meu coração como uma das maiores experiências da minha vida. Nunca mais vou julgar quem entra naquela casa. Ou talvez eu julgue um pouquinho... Não, mentira (risos). Mas eu vou entender, porque não é fácil, é babado.
 

Para quem fica a sua torcida?
Pocah - 
Essa pergunta é muito difícil. Eu convivi com eles e todos têm um lugar muito especial no meu coração. O Gil é tão fã do programa que eu fiquei muito mal por ter puxado ele para o paredão sem saber o que estava fazendo, na “piração” do momento. Fiquei me revirando na cama, não conseguia nem comemorar a minha volta do paredão. Ele é muito merecedor. A Juliette tem uma garra enorme! Eu já falei para ela o quanto ela tem força. A Camilla é uma mulher por quem sou apaixonada. Fiuk também já segurou muito a minha onda, minha mão. Cada um me ensinou muito, não tenho como apontar um só. Vou ficar feliz por qualquer um deles que ganhar, vai ser muito merecido.
 

Quais são seus planos daqui para frente?
Pocah - 
Eu tenho uma música que vai deixar todo mundo boquiaberto. Assim como a “Camilla Sensitiva” tem a “Pocah Sensitiva” (risos). Antes de entrar, eu fiz uma música que fala muito sobre o que de fato foi a minha trajetória no "BBB", e eu nem sonhava saber as coisas que iria viver. Pretendo continuar com a minha carreira, tenho muita coisa para mostrar. A música é a minha paixão. Quem sabe ficar rica e poderosa esse ano? Vou trabalhar muito para isso.



.: Museu: Semana da Língua Portuguesa tem programação online e presencial

Entre os dias 3 e 7 de maio, o Museu da Língua Portuguesa realiza uma série de atividades, incluindo lives, exibição de vídeos e visitação especial pré-reabertura


O Dia Internacional da Língua Portuguesa, em 5 de maio, será celebrado com uma programação especial do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, ao longo de toda a semana. Serão cinco dias de atividades gratuitas, de 3 a 7 de maio, incluindo lives e exibição de vídeos. A programação inclui a visita presencial especial à exposição temporária Língua Solta, para um público total de 160 pessoas (10 por vez), com acesso exclusivamente mediante emissão antecipada de ingressos pela internet, em dois lotes: o primeiro liberado na sexta-feira (30/4) e a outra na segunda-feira (3/5), ao meio-dia (bileto.sympla.com.br/event/67708).

Entre as atrações da programação online estão uma aula do músico e ensaísta José Miguel Wisnik, uma performance do músico Tom Zé, um encontro virtual ao vivo com os escritores Mia Couto (Moçambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal), e uma mesa também ao vivo sobre o funk e a literatura, com participação de produtores de conteúdo dos perfis Funkeiros Cults, Se Poema Fosse Funk e Favela Business no Instagram e do coletivo PerifaCon.

Há, ainda, a participação dos escritores Geovani Martins e Amara Moira, além da pesquisadora e curadora de Literatura Indígena Julie Dorrico, que conversam com Marcelino Freire sobre os falares do Brasil. Já Linn da Quebrada, Dino D´Santiago e Sara Correia se juntam ao compositor e ativista cultural Vinícius Terra em um bate-papo sobre a música e o videoclipe Meu Bairro, Minha Língua, que terá pré-lançamento durante a programação.

Ao longo da programação, a antropóloga e brincante brasileira Vivian Catenacci convida a contadora de histórias caboverdiana Dulce Siqueira e a cantora e educadora moçambicana Lenna Bahule entram em pílulas em vídeo com repertório de brincadeiras tradicionais, cantadas e ritmadas em língua portuguesa nestes três países.

No encerramento, a cantora Maria Bethânia, faz a leitura em vídeo do poema "Os Argonaustas", de Fernando Pessoa, famoso pelos versos "Navegar é preciso / Viver não é preciso". Confira abaixo a programação completa.

Nas lives, haverá tradução simultânea em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Todos os vídeos exibidos terão legenda.


VISITA PRESENCIAL

Na Semana da Língua Portuguesa será aberta a visitação especial à exposição temporária de reabertura do Museu, Língua Solta, com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos. Nos dias 4 a 7 de maio, um total de 160 pessoas poderá conferir a mostra em primeira mão, mediante emissão antecipada de ingresso pela internet. As visitas, com até 10 pessoas por horário, acontecerão às 9h30, 10h30, 14h30 e 15h30.

Os ingressos serão liberados em dois lotes, o primeiro na sexta-feira (30/4) ao meio-dia, e o segundo lote na segunda-feira (3/5) também ao meio-dia, por este link:

"Língua Solta" será a primeira exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, com previsão de reabertura no próximo semestre. A exposição é composta por um conjunto de artefatos que ancoram seus significados no uso das palavras, como objetos da arte popular e da arte contemporânea, apresentados de maneira embaralhada, levando o público a pensar nessa divisão e em outros entendimentos possíveis para o mundo. A mostra tem classificação indicativa de 12 anos.

Esta é a quinta edição da programação comemorativa pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa. Desde o ano passado, com as medidas de isolamento social, a programação cultural migrou para o ambiente virtual, que proporcionou também uma conexão mais ampla com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A programação em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa do Museu de 2021 tem como patrocinadores EDP, Globo e Itaú Unibanco e como apoiadores Sabesp, Instituto EDP, Fundação Calouste Gulbenkian, Comissão Temática de Programação e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


Sobre o Museu da Língua Portuguesa - O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A reconstrução do Museu tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Globo, Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela gestão do Museu.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

VISITA ESPECIAL À EXPOSIÇÃO LÍNGUA SOLTA

De 4 a 7 de maio (terça a sexta-feira)

9h30, 10h30, 14h30 e 15h30

Lotação: 10 pessoas por vez

Classificação indicativa: 12 anos

Acesso exclusivamente mediante emissão antecipada de ingresso pela internet, com dia e hora marcados. Não será permitido acesso em dia e horário diferente do agendado.

Para emissão dos ingressos: http://bileto.sympla.com.br/event/67708

1º Lote: Disponível na sexta-feira, 30/4, ao meio-dia

2º Lote: Disponível na segunda-feira, 3/5, ao meio dia


SEGUNDA-FEIRA, 3/5

19h - Abertura - AO VIVO

Com Nuno Rebelo de Souza (EDP), Paulo Jorge Nascimento (Cônsul-geral Portugal, José Pedro Chantre D`Oliveira (Embaixador da República de Cabo Verde no Brasil), Larissa Graça (FRM) e Francisco Ribeiro Telles (secretário executivo CPLP). Mediação: Renata Motta.

19h30 - Meu Bairro, Minha Língua

Pré-lançamento do vídeoclipe da música "Meu Bairro, Minha Língua", que propõe em seus versos a redescoberta de nossas raízes, heranças culturais e relações históricas, por intermédio de vozes potentes desses artistas de países que falam a língua portuguesa, como Portugal, Brasil e Cabo Verde. Na sequência, o compositor Vinícius Terra conversa sobre o tema com Dino D´Santiago, Linn da Quebrada e Sara Correia.


TERÇA-FEIRA, 4/5

19h O Museu da Língua Portuguesa hoje - AO VIVO

Os curadores Isa Grinspum e Hugo Barreto apresentam e conversam sobre a exposição de longa duração do Museu da Língua Portuguesa - o que mudou e o que permaneceu após a reconstrução. Mediação: Marília Bonas.

19h30 - Praça da Língua

O compositor e pesquisador José Miguel Wisnik apresenta uma aula sobre algumas referências literárias e musicais presentes no espaço Praça da Língua - uma espécie de planetário do idioma, uma das salas preferidas do público no Museu da Língua Portuguesa.


QUARTA-FEIRA, 5/5, DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ao longo de todo o dia, a data será comemorada com programação online nas redes do Museu da Língua Portuguesa, tendo como anfitrião o ator e MC Eugenio Lima.

11h - Nós da língua portuguesa do mundo

Debate entre escritores de diferentes países de língua portuguesa sobre esse idioma que continua se reinventando, em sua imensa diversidade.

Convidados: Mia Couto (Mocambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal). Mediação: Roberto Pinho.

Pílula - Eu de cá e tu de lá: Exibição de vídeo de brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

13h - Bailão das Letras: o funk e a literatura - AO VIVO

Criadores de conteúdo no Instagram desafiam os preconceitos contra o funk e mostram sua relação com a literatura no dia a dia. Com Funkeiros Cults (Dayrel Teixeira), Se Poema Fosse Funk (Murilo Lense) e Jeferson Delgado (Favelabusiness) com mediação de Andreza Delgado (PerifaCon).

Pílula - Eu de cá e tu de lá

Exibição de vídeo com brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

15h - As línguas do Brasil - AO VIVO

Neste encontro virtual, os escritores Geovani Martins e Amara Moira, junto com a pesquisadora e curadora de Literatura Indígena Julie Dorrico, falam sobre as variedades, influências e resistências expressas nos falares brasileiros. Mediação: Marcelino Freire.

Pílula - Eu de cá e tu de lá

Exibição de vídeo de Brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

17h - Língua Solta - AO VIVO

Os curadores Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes apresentam a exposição temporária Língua Solta, criada para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa.

17h10 - Performance de Tom Zé - Língua Solta

O compositor Tom Zé realiza uma performance criada com exclusividade a partir do seu olhar sobre a exposição Língua Solta.

18h - Maria Bethânia lê "Os Argonautas"

Encerramento institucional, com Marília Bonas, diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa. Na sequência, para encerrar a programação, em vídeo gravado com exclusividade para o Museu da Língua Portuguesa, a cantora Maria Bethânia lê o poema de Fernando Pessoa marcado pelos versos "Navegar é preciso / Viver não é preciso".


.: Almanaque dos brinquedos: a história da boneca Susi

 

Por Mary Ellen Farias dos Santos*
Em abril de 2021
 


Desde a chegada em solo brasileiro, em 1966, a boneca Susi foi querida por muitas meninas. Inspirada nas bonecas gringas, a americana Tammy e a britânica Sindy, a Susi chegou ao Brasil pela Brinquedos Estrela com o conceito de fashion doll.

Com guarda-roupas influenciado pela tendência da moda, a Susi vestia calças boca de sino, fashions no estilo discoteca em tecidos de cores vibrantes, com brilho e acessórios do momento como grandes colares e até patins de quatro rodas.

Nos anos 70, a Susi ganhou um namorado: o Beto. A brincadeira podia ficar ainda melhor acrescentando cartelas de roupas, acessórios e até perucas. Frequentou o salão de beleza Charminho, teve carros, living e cozinha.

Bem acompanhada, e com articulações nos pulsos, a Susi que também “faz pose” seguiu conquistando novas gerações até 1985, quando deixou de ser fabricada nesse ano com a distribuição maior de 20 milhões de unidades.

Fora do mercado por 12 anos, após perder espaço para a concorrente, a Barbie que chegou ao Brasil em 1982, a Susi foi relançada em 1997. Nesse ano, ganhou outro corpinho, menos articulado, mantendo o pescoço de cone. Na sequência, a Susi ganhou um corpo com pescoço e pernas emborrachadas que dobravam nos joelhos.


Em 2007 ganhou um corpinho esguio, bem no estilo da Barbie, produzida pela Mattel, o Belly Button. Dez anos depois, em 2017, para comemorar os anos 80 da Brinquedos Estrela e os 50 anos de Susi, a boneca voltou às lojas em vestido de noiva.

Ao longo dos anos a Susi foi: noiva, ciclista, Mary Poppins, ginasta, pesquisador de borboletas, fez aula de natação e muito mais!






.: Anitta lança "Girl From Rio" sobre a vida pessoal e a ‘cidade maravilhosa’

Na faixa, a cantora fala sobre a vida pessoal e a ‘cidade maravilhosa’, sob a perspectiva dela. Fotos: Marvin


Rio de Janeiro sob a perspectiva de Anitta. Esse é o tema central da nova música e clipe da cantora, homônimos ao álbum “Girl from Rio”. Neste trabalho, Anitta revela ao mundo um Rio diferente. “Quero mostrar ainda mais nossa pluralidade internacionalmente. O Rio de Janeiro não se limita às suas belezas naturais e mulheres e homens padronizados”, comenta a cantora. Nessa faixa e clipe, Anitta cita aspectos que ela viu e vivenciou durante toda a sua trajetória de vida, misturados aos encantos e glamour vividos na cidade em décadas passadas. Essa é também uma de suas músicas e vídeos mais pessoais e biográficos. Em um dos versos, Anitta comenta a descoberta de um novo irmão e no clipe a cantora traz integrantes da sua própria família.

A faixa mistura o clássico da bossa nova “Garota de Ipanema” com os elementos urbanos do trap. No time de compositores e produtores temos: Stargate, uma dupla de produtores formada por Tor Erik Hermansen e Mikael Storleer (que já assinou trabalhos com Beyoncé, Rihanna, Britney Spears, J-Lo e Sam Smith); RAYE, cantora e compositora britânica que conta com mais de bilhão de plays nas suas músicas (compôs para nomes como John Legend, Major Lazer, Charli XCX, Little Mix, Quavo, Normani e Khalid e trabalhou em faixas com David Guetta, Diplo, Bloodpop, Fred Ball e Justin Trantor e é co-autora do single “Bigger”, de Beyoncé); e, fechando o time, temos GALE, que ficou conhecida com "Levantate", música oficial da Copa Ouro 2017 (trabalhou com Anitta nas composições de 'Me Gusta' e 'Loco').

“Para conseguir traduzir todo esse sentido e essa história em música, eu contei com o apoio de time de amigos, que também são compositores internacionalmente reconhecidos. Eu sou muito grata a esses amigos por estarem comigo nesse momento tão importante na minha carreira. Juntos fizemos ‘Girl From Rio’”, comenta Anitta.

O clipe de “Girl From Rio” foi dirigido por Giovanni Bianco. Além de amigo de Anitta, Bianco é reconhecido internacionalmente por seus trabalhos como diretor de criação no mercado da moda e audiovisual. Seu portfólio inclui campanhas publicitárias para marcas como Miu Miu, Versace, Dolce & Gabbana, contribuições editoriais para a V Magazine, direção criativa para a VOGUE e colaborações com grandes artistas como Madonna, que inclui capa de álbum e tours globais. A parceria de Anitta e Giovanni começou com o álbum “Bang”, de 2015, e se estende até hoje. Sobre a relação, Bianco diz: “Uma parceria de confiança! Ela sabe muito bem o que ela quer e eu também. Facilita o fato que temos uma relação de sinceridade e de respeito um pelo outro, ela é muito inspiradora, isso me fascina”.

Clique aqui e prepare-se para a estreia do registro:

A ficha técnica ainda conta com styling do editor de moda Daniel Ueda, fotos da dupla MAR + VIN (formada por Kevin Yule e Marcos Florentino) e com a edição de vídeo de Jeff Selis, que já trabalhou com grandes nomes como Chris Brown, Lenny Kravitz, The Weeknd, Rihanna e Beyoncé, com quem detém dois títulos do VMA para melhor edição dos vídeos musicais “Formation” e “Pretty Hurts”.

Sobre esse time, Anitta comenta: “Esta mistura impecável de direção de arte, design e fotografia, combinada com atenção aos detalhes, confiança e amor, me permitiu fazer esse projeto que estou tão orgulhosa, acontecer”.

Um dos cenários do clipe é o Piscinão de Ramos, inaugurado em 2001  no bairro da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. A enorme piscina artificial utiliza água salgada da Baía de Guanabara - que por ser poluída, passa por tratamento de água, recriando uma verdadeira praia de uso público. O ambiente conta com “gente alegre, festeira, despreocupada e colorida”, como define a própria Anitta. O cenário também foi a locação do primeiro grande show gratuito da carreira da cantora, na virada de 2012 (há nove anos) e por isso está marcado em sua carreira para sempre e agora também em seu novo clipe.

Outra parte do clipe foi gravada em estúdio, com cenários pintados à mão, figurino de época e balé masculino que, juntos, retratam o glamour da cidade na década de 60. “Pensei muito na elegância que eram os anos 64/65 no Rio de Janeiro, quando a música “Garota de Ipanema” foi feita, e também no que é o Rio de hoje e muito no que é o Rio da Anitta”, comenta o diretor criativo, Giovanni Bianco.

O álbum, como um todo, conta com produção de Ryan Tedder (que já trabalhou com Adele, Beyoncé e Bruno Mars). Sobre Anitta, o premiado produtor comenta: “Ela entende a cultura global e está preparada para o mercado americano. Todo mundo em Los Angeles e Nova York quer trabalhar com Anitta”.

Uma afterparty acontece no YouTube Premium após a estreia do clipe, disponível aqui:



Letra

Anitta “Girl From Rio”

 

Hot girls where I’m from

We don’t look like models

Tan lines, big curves

And the energy glows

You’ll be falling in love

With the girl from Rio (yeah yeah yeah)

 

VERSE 1

Let me tell you bout a different Rio

The one I’m from but not the one that you know

The one you meet when you don’t have no real

Baby It’s my love affair

It’s my love affair yeah

 

Just found out I have another brother

Same daddy but a different mother

This was something that I always wanted

Baby it’s a love affair

It’s a love affair yeah

 

PRE

Oh woah

I got it

I got it

I got it

I got it

It runs in my blood oh

 

love it

I love it

I love it

I love it

You already know

 

A dime a dozen

I’m lucky

I’m lucky

I’m lucky

I know

It’s my love affair

 

CHORUS

Hot girls where I’m from

We don’t look like models

Tanned lines, big curves

And the energy glows

You’ll be falling in love

With the real Rio (With the girl from Rio)

Vai malandra gringo canta todo mundo canta

 

VERSE 2

Honorio Gurgel forever

Babies having babies like it doesn’t matter

Yea the streets have raised me I’m Favela

Baby It’s my love affair

It’s my love affair yeah

 

I just had to leave another lover

Cus he couldn’t handle my persona

Cus I’m cold like winter hot like summer

Baby it’s my love affair

It’s my love affair

 

Sobre Anitta: Desde que começou no Brasil, há dez anos, Anitta se tornou a artista líder de uma nova geração de música latino-americana. Como a maior estrela pop feminina mundial de todos os tempos, ela já acumulou mais de 53 milhões de seguidores no Instagram e mais de 15 milhões de seguidores do YouTube, obtendo mais de 4,7 bilhões de visualizações. Anitta foi eleita a ‘Pessoa Mais Poderosa do Brasil’ pela Revista Forbes e está entre os 15º músicos mais influentes do mundo nas mídias sociais pela Billboard.

Em julho de 2013, ela lançou seu primeiro álbum, ANITTA, que consistia em 14 faixas, a maioria das quais foram escritas por ela. O segundo álbum de Anitta, RITMO PERFEITO, foi lançado em julho de 2014, seguido por seu terceiro álbum, BANG, em 2016. O álbum continha 15 faixas originais e o videoclipe da música-título do álbum, "Bang", recebeu mais de 377 milhões de visualizações desde o seu lançamento. Seu último álbum, KISSES, foi lançado em abril de 2019 e marca o primeiro álbum trilíngue de Anitta com músicas em espanhol, português e inglês. KISSES foi indicada a categoria "Melhor Álbum Urbano" no Latin Grammy Awards de 2019. Desde 2014, Anitta é nomeada “Melhor Atuação Brasileira” no MTV Europe Music Awards por cinco anos consecutivos. Ela foi destaque na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, onde se apresentou ao lado do cantor / compositor brasileiro Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Anitta apareceu nas capas de inúmeras revistas, incluindo Allure, V Magazine, Escena Latino America, Vogue Brasil, Marie Claire Brasil, GQ México e GQ Brasil. A cantora tem parcerias musicais com artistas do mundo todo como Madonna, Major Lazer, J Balvin, Diplo, Ozuna, Maluma, DJ Snake, Sean Paul e Tainy.

.: Como será a dinâmica do "No Limite"? Descubra tudo no Resenhando!

O reality chega recheado de novidades e ainda mais desafiador


O 'No Limite' marcou a memória de toda uma geração que vibrou com a força e com a coragem dos participantes que toparam embarcar nessa grande aventura. Vinte e um anos depois, o pioneiro está de volta! A partir de 11 de maio, a torcida, a ansiedade e os batimentos cardíacos pelo resultado de quem deixa o programa vão atingir novos patamares nas noites de terça. Logo após 'Império', o 'No Limite' estreia cheio de surpresas, provas ainda mais desafiadoras - a tradicional prova da comida está confirmada! -, Andre Marques no comando e R$500 mil em jogo.

Mas como será a dinâmica e regras do ‘No Limite’? Os 16 participantes serão divididos em duas tribos: Carcará e Calango, cada uma com o seu acampamento. E os perrengues já começam na sequência. O primeiro desafio que as equipes encaram é a "Prova de Privilégios". Objetos que facilitam a vida do grupo podem ser conquistados pelo time que ganhar essa disputa, como facas ou fósforos.

Após uma noite de sono na mata, os participantes precisarão driblar o cansaço e encontrar forças para o segundo desafio - esse, ainda mais importante. Na "Prova da Imunidade", todo o grupo vencedor garante a permanência no reality por mais uma semana. Já a equipe perdedora deverá se preparar para dar adeus a um dos seus e segue para o "Portal de Eliminação", onde cada um dos membros da equipe perdedora deverá escrever o seu voto e​m um pergaminho e depositá-lo em uma urna. Ao final de cada programa, o participante mais votado será eliminado. Os critérios de votação podem ser vários: desde um competidor que represente uma maior ameaça no jogo àquele que não está colaborando nas provas. 

Os 16 participantes precisarão de muita força, resistência e coragem durante todo o jogo. Traçar estratégias e criar alianças são fundamentais para chegar à final. No time estão André (BBB13), Angélica (BBB15), Arcrebiano (BBB21), Ariadna (BBB11), Carol Peixinho (BBB19), Elana (BBB19), Gleici (BBB18), Gui Napolitano (BBB20), Iris Stefanelli (BBB7), Jéssica (BBB18), Kaysar (BBB18), Lucas Chumbo (BBB20), Mahmoud (BBB20), Marcelo Zulu (BBB4), Paula Amorim (BBB18) e Viegas (BBB18).

'No Limite' estreia dia 11 de maio, após ‘Império’, com apresentação de Andre Marques, direção artística de LP Simonetti e direção geral de Angélica Campos. O reality é mais uma parceria da Globo com a Endemol Shine Brasil, com base no ‘Survivor’, um formato original de sucesso. 


Andre Marques apresenta a nova temporada do "No Limite". 
Foto: Globo/João Miguel Júnior

quinta-feira, 29 de abril de 2021

.: "Daqui até o Mar Amarelo e Outros Contos" do criador de "True Detective"

Criador e roteirista da série "True Detective"Nic Pizzolatto lança coletânea de contos que exploram as ambiguidades humanas.


Construindo cenários tristes e até mesmo sombrios, mas também poéticos, Nic Pizzolatto mostra em seu novo livro a dificuldade que as pessoas têm de se conectarem, ao mesmo tempo que expõe como o coração humano pode seguir caminhos controversos. 

Premiado autor de Galveston, o norte-americano une seu conhecido talento e sua sensibilidade para contar histórias sob uma extraordinária perspectiva contemporânea na obra "Daqui até o Mar Amarelo e Outros Contos", com 11 narrativas que tratam de temas comuns a todos nós, como memória, desejo, saudade e perda.

Finalista do National Magazine Award, o livro reúne contos que visitam lugares e realidades muito distintas, mas que podem ser também bastante familiares. Nesta  obra sensível, Pizzolatto guia o leitor por uma diversidade de experiências universais e essencialmente humanas, mergulhando na realidade crua dos relacionamentos pessoais e nos desafios mais íntimos com os quais todos podemos nos deparar em qualquer fase da vida.

Um guarda-florestal salta de um arco de 200 metros de altura. Um artista tenta construir sua obra-prima em um castelo. Uma professora procura o filho desaparecido seguindo rastros de um estêncil manchado de tinta. Um jovem e seu ex-técnico de futebol americano viajam para sequestrar uma garota. Os personagens de "Daqui até o Mar Amarelo e Outros Contos" são pessoas comuns, mas suas jornadas nada usuais revelam as  incertezas da existência humana.

Ao unir sentimentos contrastantes como crueldade, amor, solidão e amizade, Nic Pizzolatto, famoso por ter criado a série "True Detective", da HBO, desvela a tênue linha que separa o bem e o mal, o certo e o errado. Nesta coletânea de contos, o autor mostra a batalha de seus personagens para tentar transpor os abismos entre eles e os outros, entre o passado e o presente e, às vezes, os abismos ainda maiores que os separam de si mesmos. Você pode comprar de Nic Pizzolatto, neste link.


O que disseram sobre o livro

“Nic Pizzolatto traz uma verdade lírica em sua narrativa ao abordar temas como perda, solidão e alienação.” — Publishers Weekly

“Pizzolatto tem fascínio por cenários tristes, até mesmo sombrios, que mostram a dificuldade das pessoas de se conectarem. Suas histórias lindamente escritas vão atrair os fãs desse estilo.” — Booklist


Sobre o autor

Nic Pizzolatto é criador, roteirista, produtor executivo e showrunner da série da HBO "True Detective". Como escritor, teve trabalhos publicados nas revistas The Atlantic, The Oxford American, The Missouri Review, entre outras. Seu primeiro romance, "Galveston", foi finalista do Edgar Award e venceu o Prix du Premier Roman Étranger da Academia Francesa e o Spur Award. Com a coletânea "Daqui até o Mar Amarelo e Outros Contos", foi um dos finalistas do National Magazine Award. Pizzolatto nasceu em Nova Orleans e mora na Califórnia com a esposa e a filha. 

Ficha técnica
Livro: "Daqui até o Mar Amarelo e Outros Contos"
Autor: 
Nic Pizzolatto
Tradução: Alexandre Raposo
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3aJpNaU


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.: Isolamento no espetáculo digital "O Homem do Besouro" de Matéi Visniec


Texto do autor romeno Matéi Visniec inspira espetáculo sobre isolamento ao retratar encontro entre um homem e um besouro. Foto: Edu Pinheiro

A visita insistente de um inseto faz um indivíduo repensar sua rotina, seus hábitos, vontades e desejos. Essa é a premissa do espetáculo "O Homem do Besouro", de Matéi Visniec, montagem do Grupo Lunar de Teatro, criado e idealizado pela dupla Suzana Muniz e Mau Machado, que assinam respectivamente direção e direção musical. 

O texto trata da relação entre um homem e um besouro no confinamento de seu apartamento e guarda fortes semelhanças com as questões enfrentadas atualmente diante do isolamento imposto pela pandemia. Criado e idealizado pela dupla Suzana Muniz e Mau Machado, que assinam respectivamente direção e direção musical, estreia em  apresentações online até dia 30 de abril, diariamente em dois horários, 19h e 20h30. Link para transmissão: https://youtube.com/c/grupolunardeteatro


O espetáculo
O elenco é formado por Angelina Miranda, Cadu Carvalho, Edu Pinheiro, Guilherme Conrado, Juliana Carolina, Murilo Rocha, Thiago Merlini e Pamella Bravo. A bailarina e atriz Mariana Muniz faz uma participação especial como narradora, uma observadora externa, que como os espectadores, acaba aos poucos se identificando com as inquietações desse homem solitário.

Extraído do livro "Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo" do autor romeno Matéi Visniec, o texto trata da relação de um homem e um besouro no confinamento de seu apartamento e guarda fortes semelhanças com as questões internas como incertezas, medos e ausência de afetos enfrentadas atualmente diante do isolamento imposto pela pandemia. Os atores também compartilharam seus sonhos durante o processo de criação como inspiração para uma dramaturgia imagética.

Para a dupla criadora do espetáculo, Suzana Muniz e Mau Machado, “a condição de distanciamento social nos aproxima muito desse homem solitário, isolado e metódico que começa se relacionar com um besouro e que antes poderia ser considerado apenas estranho ou antissocial. É como se Visniec colocasse uma lupa em nosso cotidiano, nossas manias, medos e atitudes quando sozinhos. O que antes causava estranhamento agora passa a ser, de alguma forma, familiar e reconhecemos as condições desse homem como nossas”.

O estudo do texto foi a espinha dorsal para o trabalho da diretora. “O processo se iniciou com a investigação coletiva do personagem com foco em seus hábitos, motivações, inquietações e gestual criando pontos em comum aos oito atores, que não contracenam diretamente em nenhum momento. Todas as cenas foram improvisadas sobre as ideias centrais do texto e fomos descobrindo em conjunto os espaços onde o delírio ou o sonho desse homem poderiam ser incorporados trazendo o subconsciente à tona até o momento em que esse universo se confunde e não sabemos mais o que é real ou não”, explica.

A música é também um elemento fundamental do processo de criação do grupo. A trilha original criada por Mau Machado experimenta o universo surrealista, dadaísta e orgânico por meio de vocalizes realizados pelos atores e pelos sons de instrumentos, que se fundem para garantir o ritmo de cada cena. As inspirações sonoras vieram do minimalismo de Philip Glass e Steve Reich, passando pela experiência eletroacústica de John Cage e o trabalho de vozes de Meredith Monk serviram como estímulo para a criação de cenas.

O figurino da Cinthia Cardoso foi criado com inspiração no universo de Henri Magritte buscando uma unidade entre os atores e uma sensação de neutralidade de gênero e de cores. A maquiagem estabelece o estranhamento como parte desse personagem e aproxima o universo teatral da máscara ao universo audiovisual.

A direção de arte trabalhou com as possibilidades de cada ator em seu lar, já que as cenas em sua maioria foram filmadas por eles, com orientação dos diretores. “A partir das improvisações descobrimos os ambientes das casas dos atores e eu e o Mau Machado desenvolvemos uma unidade de composição artística para o espetáculo. Naturalmente o confinamento dos atores e os ‘quadrados’ do Zoom nos levaram a planos mais fechados durante a improvisação das cenas e decidimos assumir essa proposta como estética, uma amplificação da intimidade do personagem. Finalmente, Edu Pinheiro que é ator e videomaker, explorou através dos efeitos visuais as ideias surrealistas em vídeo, além de ser o responsável pela direção de fotografia e montagem da edição, nos aproximando definitivamente do universo audiovisual”.

Suzana Muniz teve contato com o texto durante um grupo de estudos do Grupo Tapa, com Clara Carvalho e Malu Bazán. Deste grupo surgiu a peça Condomínio Visniec, do qual integrou o elenco e aprofundou os estudos, sobre o autor, em conjunto com Mau Machado, que foi também assistente de direção e responsável pela trilha sonora original do espetáculo. “O texto 'O Homem do Besouro', que faz parte dessa coletânea, pareceu ganhar uma nova dimensão durante a pandemia por representar tão bem as dificuldades e inquietações de nossa situação atual e nos mostrar como situações que antes pareciam absurdas passaram a ocupar nosso cotidiano. Ele nos trouxe de imediato imagens e sensações que nos inspiraram como provocadores desse nosso trabalho artístico”, conta Suzana.

O espetáculo, deriva de um trabalho de investigação cênica iniciado na oficina de Extensão Cultural presencial “Experimento Teatral: O Corpo Musical”, ministrada por Suzana Muniz e Mau Machado em janeiro de 2020 na SP Escola de Teatro. A mesma teve como proposta a criação de cenas teatrais a partir de improvisações coletivas com o objetivo final de criar um experimento cênico-musical a partir de dois textos de Matéi Visniec, um deles sendo O Homem do Besouro. O experimento final foi realizado na SP Escola de Teatro em 31 de Janeiro de 2020 com 22 atores e atrizes.


Sinopse do espetáculo
Um indivíduo certo dia percebe a presença insistente de um besouro em seu apartamento. Essa visita inesperada causa curiosidade e sua permanência cria um vínculo que o faz revisitar sua rotina, seus hábitos, vontades e desejos.


Sobre o Grupo Lunar
O Grupo Lunar de Teatro é formado por Mau Machado – ator e músico – e Suzana Muniz – atriz, diretora e produtora – ambos com trabalhos relevantes junto a diretores conceituados no cenário teatral paulistano. O núcleo se configurou em 2018 a partir da afinidade artística da dupla e de um desejo de criar um teatro autoral.

Seu foco é a pesquisa sobre o coro teatral como forma de unir voz e corpo amplificando a presença do ator em cena. A dupla já implementou dois workshops com foco no corpo musical para o teatro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade e na SP Escola de Teatro, desenvolveu dois projetos musicais online incluindo um vídeo para os mini concertos virtuais do #coraluspemcasa, e ganhou em 2020 o 20º Prêmio Cenym de Teatro de Melhor Preparação Corporal da peça Condomínio Visniec com direção de Clara Carvalho.


Sobre Suzana Muniz
Atriz, diretora e produtora, formada pelo Teatro Escola Célia Helena. É coralista do CORALUSP Tarde onde dirigiu o vídeo do mini concerto virtual do grupo em 2021. Ministrou cursos de teatro na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na Cia Os Satyros que resultaram em 9 peças curtas sob sua direção e na SP Escola de Teatro onde foi artista docente convidada do curso de Direção (2020).

Foi assistente de direção de Clara Carvalho na montagem de Aviso Prévio (2021). Atuou em peças como Condomínio Visniec, direção de Clara Carvalho indicada ao Prêmio APCA de Melhor Direção (2019), onde também fez a preparação do coro ganhando o 20º Prêmio Cenym de Teatro de Melhor Preparação Corporal junto com Mau Machado; A Cantora Careca (stand-in de Mariana Muniz), direção de Eduardo Tolentino; Hotel Tennessee, direção de Brian Penido e Ana Lys; Pessoas Sublimes, direção de Rodolfo G. Vázquez; Os Que Vêm com a Maré, com 3 encenações distintas dirigidas por Maria Alice Vergueiro, Fernando Neves e Rodolfo G. Vázquez com texto de Sérgio Roveri indicado ao Prêmio Shell.

Participou do curso do Workcenter of J. Grotowski and T. Richards na Itália, de processos teatrais com Nelson Baskerville, Pedro Pires e Olivia Corsini do Théâtre du Soleil, e de workshops de estudos do corpo com Marina Caron da Cia Nova Dança, Jeremy James do Théâtre du Soleil e Donnie Mather. Participou na produção de eventos como o Festival Satyrianas, ganhador do Prêmio Shell 2013 e o Festival Que Absurdo! do Grupo TAPA.


Sobre Mau Machado
Ator e músico, cursou oficinas de teatro na Cia Os Satyros e Música e Sonoplastia Teatral na SP Escola de Teatro. É coralista do CORALUSP Tarde e compositor da música Senhores do Tempo, executada pelo grupo nos mini concertos virtuais do #coraluspemcasa em 2021.

Integra o Núcleo de Pesquisa do Teatro Pequeno Ato sob a direção de Pedro Granato, onde atuou nos espetáculos 11 Selvagens, O Beijo no Asfalto, Sonho de Uma Noite de Verão e Fortes Batidas, vencedor do Prêmio APCA de Melhor Espetáculo em Espaço Não Convencional e Prêmio São Paulo 2015 de Melhor Experimentação Cênica. Participou da peça Balada dos Enclausurados, direção de Eric Lenate e Erica Montanheiro e da pesquisa teatral Experiência Antígona com Eric Lenate.

No cinema atuou no longa-metragem Rompecabezas de direção de Dellani Lima, selecionado para o 15º Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo. Ministrou oficinas na Oficina Cultural Oswald de Andrade (2018) e na SP Escola de Teatro (2020). É criador da música original dos projetos Eu Não Sou Harvey, direção de Michelle Ferreira e Condomínio Visniec, onde fez assistência de direção e preparação corporal para Clara Carvalho e ganhou o 20º Prêmio Cenym de Teatro de Melhor Sonoplastia/Execução de Som e de Melhor Preparação Corporal junto com Suzana Muniz.


Sobre Matéi Visniec
Nascido em 29 de janeiro de 1956 em Radauti, na Romênia, Matéi Visniec vivenciou a ditadura de Ceausescu. Ainda jovem, deixa sua cidade e vai para a capital Bucareste estudar filosofia. Acreditava que o teatro e a poesia podiam denunciar a manipulação do povo por meio das grandes ideologias. Em 1987, é reconhecido na Romênia por sua poesia depurada, lúcida, ácida, mas ainda proibida para o palco. Aos 31 anos, muda-se para a França. Em apenas três anos, começa a escrever em francês e converte a sua limitação na língua em elemento criativo. Paris passa a ser a sua pátria mental. É um escritor da resistência, nunca escreveu peças comerciais. Escreve poesia e romance em romeno, mas teatro, sempre em francês. Visniec tem parentesco com o surrealismo e com o teatro do absurdo. Suas peças cheias de humor e silêncios são editadas e encenadas em diversos países.


Ficha Técnica:
Espetáculo:
"O Homem do Besouro"
Idealização e concepção: Mau Machado e Suzana Muniz.
Texto: Matéi Visniec 
Direção:
Suzana Muniz.
Elenco: Angelina Miranda, Cadu Carvalho, Edu Pinheiro, Guilherme Conrado, Juliana Carolina, Murilo Rocha, Thiago Merlini e Pamella Bravo.
Direção musical: Mau Machado.
Criação e produção de som original: Mau Machado.
Direção de arte: Mau Machado e Suzana Muniz.
Direção de fotografia, edição de vídeo e efeitos visuais: Edu Pinheiro.
Figurinos e adereços: Cinthia Cardoso.
Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli.
Direção de produção: Ariel Cannal.
Participação especial: Mariana Muniz, como narradora.


Serviço:
Espetáculo: "O Homem do Besouro"
De 28 a 30 de abril, às 19h e 20h30
Transmissão: YouTube do Grupo Lunar de Teatro
Link: https://youtube.com/c/grupolunardeteatro
Duração:
30 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: grátis
Redes sociais: @grupolunardeteatro


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.: Diário de uma boneca de plástico: 29 de abril de 2021

Querido diário,

Hoje estou morta com farofa. Calma! É só um modo de dizer que estou cansada... 

É que ajudei a minha dona a fazer um vídeo para o Photonovelas e é sobre a história de meus avós e pais. Tanta pesquisa de imagens... O texto ela já tinha escrito aqui no Resenhando.com, lá em 2018. Aqui: resenhando.com/2018/09/almanaque-dos-brinquedos-os-pais-e-avos.html

Contudo, enxugou mais as informações, recolheu novas imagens... Fora a edição de tudo. Resultado: O vídeo totalizou 3 minutos e 45 segundos de bastante esforço. Ficou legal!

Ah! Inscreva-se lá no canal do Photonovelas que o vídeo sai na sexta-feira. Não vá perder de jeito nenhum!

Beijinhos pink cintilantes e até amanhã,


Donatella Fisherburg


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