sexta-feira, 25 de julho de 2025

.: "Eu Escreve: dilemas das Escritas de Si": limites das narrativas centradas no "eu"


Quando o "eu" fala em um texto, quem escreve? O mistério da voz narrativa e a relação que traça junto ao público leitor é um antigo debate teórico. A cumplicidade entre autor e leitor é, afinal, o fundamento de qualquer pacto literário, mas hoje, ao que parece, sua estabilidade se encontra em disputa. Essa inquietação levou Gabriela Aguerre e Natalia Timerman, escritoras e pesquisadoras, a organizar a coletânea "Eu Escreve: dilemas das Escritas de Si", publicado pela editora Record, que reúne, de forma inédita, textos de 23 autores e críticos contemporâneos sobre as narrativas em primeira pessoa, que estão por toda parte: de diários a teses, de autobiografias a postagens em redes sociais. O lançamento do livro será no dia 31 de julho, às 16h00, na Casa Record na Flip, com parte dos autores reunidos na mesa "Os Dilemas da Autoficção", seguida de sessão de autógrafos

Escrever a partir da primeira pessoa, as chamadas “escritas de si”, enseja paixões de especialistas e do público em geral. O debate, no entanto, usualmente se estabelece na dimensão afetiva, dos gostos pessoais. Para fugir da banalização do termo, que desponta como a marca da escrita do início do século, as organizadoras compilam alguns pontos para uma discussão mais proveitosa. No livro, estão reunidos grandes nomes que despontam no cenário literário brasileiro, escritoras e escritores, críticas e críticos interessados nos temas da autoficção, do relato, da escrevivência, da memória, entre outros. Na primeira parte desta coletânea, “Eu e Nós: gêneros Instáveis”, estão reunidos ensaios que revisam e testam a instabilidade das classificações. A segunda, “Eu Disputa: conceitos em Debate”, apresenta textos que tensionam a calcificação dos termos críticos. E, por fim, “Eu Escrevo: a Própria Voz” aproxima sujeito e verbo no enunciado para narrar à luz da própria experiência.

O livro apresenta uma diversidade de escritas, com ensaios mais acadêmicos, outros mais poéticos, outros mais jornalísticos, todos contundentes, sobre os limites entre ficção e realidade, explorando os vários jeitos e conceitos de narrar centrados no "eu". Além das organizadoras, "Eu Escreve" traz ensaios de Adriano Schwartz, Amara Moira, Andrea Saad Hossne, Anna Faedrich, Bianca Santana, Bruna Mitrano, Camilo Gomide, Diana Klinger, Felipe Charbel, Ieda Magri, Isabela C. Lopes, Joselia Aguiar, Julián Fuks, Julio Pimentel Pinto, Lubi Prates, Luciene Azevedo, Mariana Delfini, Samara Lima, Tatiana Salem Levy, Trudruá Dorrico e Yasmin Santos. 

"Eu Escreve: dilemas das Escritas de Si" não traz respostas absolutas; em troca, oferece possibilidades para a compreensão de uma questão antiga, mas que, com especificidades contemporâneas, exige novas abordagens. Este é um convite para expandir as fronteiras da nossa observação e esgarçar os limites entre fato e ficção, para então refletir sobre quem, como, onde, por que e o que se escreve neste início de século. Compre o livro "Eu Escreve: dilemas das Escritas de Si" neste link.


Sobre as organizadoras
Gabriela Aguerre
é escritora, jornalista e professora de escrita criativa. Graduou-se em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, cursou linguística na Universidade de São Paulo, trabalhou por duas décadas na Editora Abril (foi diretora da revista Viagem e Turismo) e fez a pós-graduação de formação de escritores no Instituto Vera Cruz, onde atua como professora desde 2018. Em 2019 publicou seu primeiro romance, "O Quarto Branco" (Todavia), finalista do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário e do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Romance de Ficção de Estreia, ambos em 2020.

Natalia Timerman é médica psiquiatra pela Universidade Federal de São Paulo, mestra em psicologia pela Universidade de São Paulo e doutoranda em teoria literária e literatura comparada da mesma universidade. É autora da não ficção "Desterros: histórias de Um Hospital-prisão" (Elefante, 2017; Todavia, 2025), da coletânea de contos "Rachaduras" (Quelônio, 2019), indicada ao Prêmio Jabuti, e dos romances "Copo Vazio" (Todavia, 2021) e "As Pequenas Chances" (Todavia, 2023). Foi selecionada para a Art Omi: Writers, residência literária em Ghent, Nova York, em 2025. Compre o livro "Eu Escreve: dilemas das Escritas de Si" neste link.


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.