domingo, 20 de julho de 2025

.: Valter Hugo Mãe lança "Educação da Tristeza", um testemunho íntimo


Um dos escritores mais celebrados da literatura de língua portuguesa, Valter Hugo Mãe apresenta ao público seu novo livro, Educação da tristeza: uma obra visceral, delicadamente ilustrada pelo próprio autor, que faz da ausência matéria-prima para repensar a vida. A escrita de "Educação da Tristeza", lançado pela editora Biblioteca Azul, surge de duas perdas centrais: a morte precoce de seu sobrinho Eduardo - mesma figura que inspirou "O Filho de Mil Homens" - e a morte da grande amiga Isabel Lhano, artista plástica e companheira de geração. Diante dessas ausências, Valter se instala numa antiga casa em reformas: entre paredes abertas e canos expostos, ergue uma narrativa que é também uma tentativa de reconstrução interior.

Mais do que um livro sobre o luto, "Educação da Tristeza" é uma reflexão poderosa sobre envelhecer e encarar a própria mortalidade. Ao relembrar Isabel e Eduardo, Valter fala sobre chegar aos 50 anos - o medo do fim e a urgência de celebrar o tempo que ainda resta. No livro, o cotidiano fragmenta-se em lembranças, confissões, epifanias, observações e diálogos imaginários com quem partiu. São páginas com cheiro de café, rumor de gatos vadios, calor de uma lareira improvisada - tudo se mistura ao tom confessional do autor, que se recusa a deixar que a morte roube a alegria de quem fica.

Entre cartas, sonhos e reflexões que misturam delicadeza e brutalidade, Educação da tristeza toca o essencial: o amor, a saudade e a arte de permanecer humano mesmo quando tudo parece ruir. Um livro que faz da tristeza uma escola - e da memória, um lugar de festa. O livro, que está em pré-venda, marca o retorno de Valter Hugo Mãe à FLIP — a Festa Literária Internacional de Paraty, 14 anos após a estreia histórica no evento. O autor participa de uma mesa mediada por Walter Porto (Folha de S.Paulo) no dia 1º de agosto, com apoio da Netflix, que também celebra a adaptação de "O Filho de Mil Homens". Em seguida, Valter fará um lançamento com sessão de autógrafos em São Paulo. Compre o livro "Educação da Tristeza", de Valter Hugo Mãe, neste link.
 

Serviço
FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty
Mesa extra "Escritor de Dois Mundos", com Valter Hugo Mãe. Mediação de Walter Porto, da Folha de S.Paulo
Sexta-feira, 1º de agosto, às 13h30 - Auditório da Matriz
Apoio: Netflix, com destaque para o filme inspirado em "O Filho de Mil Homens" (presença do diretor Daniel Rezende).
Ingressos à venda a partir de 17 de julho no site oficial da FLIP.

Lançamento em São Paulo
Segunda-feira, 4 de agosto, às 19h00
Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 - Bela Vista / São Paulo

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.