quarta-feira, 8 de outubro de 2025

.: "Longe do Ninho", de Daniela Arbex, é finalista da 67ª edição do Prêmio Jabuti

Jornalista Daniela Arbex é finalista do Prêmio Jabuti com Longe do ninho, livro-reportagem que investiga o incêndio que vitimou dez jovens atletas do Flamengo. Foto: Daniela Arbex | Crédito: Leo Aversa

O livro-reportagem "Longe do Ninho", de Daniela Arbex, foi anunciado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) como finalista da 67ª edição do Prêmio Jabuti na categoria Biografia e Reportagem na última terça-feira, dia 7 de outubro. Na obra, a premiada jornalista, que já recebeu a honraria por Cova 312 em 2016, apura a tragédia anunciada que vitimou dez jovens atletas do Flamengo no Ninho do Urubu, o centro de treinamento do clube. Publicado em fevereiro de 2024 pela Intrínseca, cinco anos após o incêndio que fez a nação rubro-negra amanhecer de luto, a obra investigativa é um relato forte, sensível e humano sobre a memória em torno da morte dos meninos e o fim dos sonhos de se tornarem ídolos no país do futebol.

Com base em informações exclusivas sobre o caso, Longe do ninho é uma peça fundamental para a compreensão do que de fato aconteceu na madrugada do incêndio. A obra apresenta laudos técnicos, trocas de mensagens e e-mails, além de dados e relatos até então não divulgados. O leitor também encontra entrevistas com os familiares dos dez jovens, sobreviventes e profissionais da perícia criminal e do IML. Arbex monta um quadro completo e elucidativo sobre como o contêiner-dormitório do Ninho do Urubu se transformou numa armadilha fatal que vitimou os dez jovens atletas em uma tragédia sem precedentes.

O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 27 de outubro, em uma cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro que também será transmitida ao vivo no canal no Youtube da CBL. Daniela Arbex é vencedora dos Prêmios Jabuti e Vladimir Herzog e do Troféu Mulher Imprensa, tendo se tornado referência no jornalismo literário investigativo. A mineira é autora do premiado livro Holocausto brasileiro, adaptado para documentário pela HBO. Em 2023, sua obra Todo dia a mesma noite, sobre o incêndio na Boate Kiss, deu origem à minissérie homônima da Netflix, uma das mais assistidas do ano na plataforma. Compre o livro "Longe do Ninho", de Daniela Arbex, neste link.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.