sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

.: #VivoLendo indica "Anna Costa - Muito Além de Uma Avenida"


Por 
Vieira Vivo, escritor e ativista cultural.
O que seria da civilização
sem os pesquisadores históricos?

"Anna Costa - Muito Além de Uma Avenida", de Fabíola Savioli e Alejandro Nascimento, é um relevante e oportuno documento histórico retratando a atmosfera e o aspecto urbano de Santos em meados do Século XIX. Com a densidade demográfica do centro da cidade impulsionada pela movimentação crescente das atividades portuárias e com a dinâmica vertiginosa das empresas em torno do setor cafeeiro e dos estabelecimentos comerciais, a problemática da escassez de moradias se acentuou. Em vista disso, o perímetro central tornou-se limitado em contraste com as vastas áreas despovoadas após o Morro do Monte Serrat até a orla praiana.

Com acentuada visão futurista o comerciante, exportador de café e administrador de inúmeros negócios na cidade, Mathias Casemiro da Costa adquiriu vastas extensões dessas terras inutilizadas até então e iniciou um grande loteamento, com ruas traçadas, sistema de esgoto, água canalizada e uma grande avenida, com 30 metros de largura, ligando o início do empreendimento até a Barra (praia). Os terrenos, vendidos a preços populares, obtiveram enorme sucesso de vendas e os próprios adquirentes batizaram o bairro com o nome de Vila Mathias em homenagem ao visionário empreendedor.

Mathias Casemiro da Costa denominou essa ampla e pioneira artéria urbana com o nome de Avenida Dona Anna Costa em homenagem à sua jovem esposa e, ainda, implantou uma linha de bondes da Vila Mathias à praia, até onde estava localizado o bar do marceneiro Gonzaga. Dona Anna Costa residiu em Santos até o trágico assassinato de seu esposo, aos 35 anos, e logo após fixou residência no Rio de Janeiro,

O livro, publicado pela Editora Comunicar, conta com vastíssimo teor documental, relevantes fotos pertencentes ao acervo particular dos descendentes da homenageada, apurada pesquisa genealógica e recortes de jornais da época embasando com extensa ficha bibliográfica todo o rigor acadêmico referente ao estudo e pesquisa implementados por Fabíola Savioli e Alejandro Nascimento. Conta, ainda, com prefácios de Carolina Ramos, Ives Gandra Martins e Heloisa Mathias Costa, autêntica bisneta dessa importante personagem da história santista.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.