quinta-feira, 2 de outubro de 2025

.: "Pom Poko: a Grande Batalha dos Guaxinins" e a bandeira da preservação

A ganância dos homens endinheirados sempre acima de tudo e todos, inclusive da destruição ambiental  nas colinas de Tama, no Japão. Eis que "Pom Poko: a Grande Batalha dos Guaxinins" ("Heisei Tanuki Gassen Ponpoko"), produção do Estúdio Ghibli, com direção de Isao Takahata, de fundo político, entrega uma autêntica revolução dos bichos em versão cinematográfica animada, com muita ousadia, encantamento e ensinamentos.

Todavia, trazendo para 2025 a classificação etária de 10 anos da produção de 1994, poderia ser problemática quando se tem uma geração com tamanha proteção da realidade. De fato, numa revisão, fatalmente, seria recomendada para uma idade superior. Também pudera, os guaxinins que lutam com suas armas para proteger seu meio natural da devastação, simplesmente expõe seus testículos, inclusive de modo verbalizado, e os usam até como paraquedas para contra-atacar quem degrada o ecossistema deles.

Contudo, a animação vai além de tal detalhe fisiológico. Musical, "Pom Poko: a Grande Batalha dos Guaxinins", ao tratar um tema importante, destruição de um habitat pelo crescimento urbano de Tóquio, usa a magia e a fantasmagoria. Assim, denuncia a depredação ambiental em nome de uma Tóquio prestes a ser erguida em colinas outrora verdes que passam a ser lisas. 

Sem desistir de voltar a ver a natureza por todos os lados, uma comunidade de guaxinins vê com dor seu território ser destruído pela urbanização avassaladora e responde aos humanos com rebeldia. Para tanto, os animais recorrem a poderes mágicos, entre eles o dom da transformação, inclusive se passando por homens e mulheres. 

Por outro lado, nem todos guaxinins são capazes de mudar a aparência. Contudo, a união faz a força e a meta de espantar os invasores torna-se realidade. Tal tentativa, rende na telona uma linda sequência com um desfile de encher os olhos.

O atemporal "Pom Poko: a Grande Batalha dos Guaxinins" voltou aos cinemas para celebrar os 40 anos do Studio Ghibli, com exibição na Cineflix Cinemas de Santos.



Filme: Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins (Heisei Tanuki Gassen Ponpoko (平成狸合戦ぽんぽこ)
Direção: Isao Takahata 
Estúdio: Studio Ghibli
Distribuição original: Toho 
Lançamento: Japão: 16 de julho de 1994; Brasil: 21 de junho de 1996
Duração: 119 minutos 
Gênero: Animação, Fantasia, Drama, Comédia 
País de origem: Japão 
Trilha sonora: Composta por Hasso Gakudan e outros artistas. 
Sinopse: A história acompanha os guaxinins das colinas de Tama, no Japão, que veem seu habitat ser ameaçado pelo crescimento urbano de Tóquio. Eles se unem e, usando a antiga arte da transformação, travam uma batalha contra os humanos para proteger sua casa e seu estilo de vida. 

Assista no Cineflix mais perto de você
As principais estreias da semana e os melhores filmes em cartaz podem ser assistidos na rede Cineflix CinemasPara acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SANO Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.