Cena de "Túmulo dos Vagalumes"
Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com
Em setembro de 2025
Dois irmãos tentam sobreviver na dura realidade de um Japão devastado. Em "Túmulo dos Vagalumes", os irmãos Seita e Setsuko, refletem as consequências de bombardeiros, sendo que um deles, leva a mãe do garoto de 14 anos e da menina de 4 anos. Em meio ao caos do medo de viver em risco, eles passam a morar de favor na casa de uma tia, uma vez que o pai está ausente por ter sido convocado para a Segunda Guerra Mundial.
Com a escassez de produtos, inclusive os alimentícios, os irmãos passam a viver em situação de vulnerabilidade após começarem a viver por conta própria. Nitidamente, com o avançar da história, toda a alegria da garotinha Setsuko vai murchando em meio a feridas no corpo pela higiene inadequada. Mesmo que unidos, os irmãos encontram a desnutrição, não somente engolindo os sonhos de um futuro, mas também o físico de ambos.
Sem recorrer a cenas de guerra diretamente, "Túmulo dos Vagalumes", do Estúdio Ghibli é brutalmente realista. A animação de 1988 não permite que o público fique impune ao expor como as guerras acabam com vidas -e muitas delas inocentes, como no caso desses irmãos. Afinal, Seita, o narrador, logo inicia a trama dizendo "21 de setembro de 1945. Foi a noite em que eu morri".
Com delicadeza, "Túmulo dos Vagalumes" vai além dos sentimentos, toca na alma, causando angústia por meio do sofrimento gerado pela crueldade fascista, quando histórias que poderiam ter sido tão diferentes, acabam tendo seu desenho traçado de modo inimaginável pela brutalidade da guerra. Emocione-se também com "Túmulo dos Vagalumes" (prepare o lencinho) e leve a produção para toda vida!
Trailer "Túmulo dos Vagalumes"
Leia +
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.