quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

.: Crítica: "Avatar: Fogo e Cinzas" é novelão empolgante pautado na família

"Avatar: Fogo e Cinzas" está em cartaz na Cineflix Cinemas de Santos


Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em dezembro de 2025


O terceiro volume da ficção científica épica iniciada em 2009, agora com o subtítulo, "Avatar: Fogo e Cinzas", também dirigida por James Cameron, é um novelão empolgante que cativa ao pautar a trama na família e seus imbroglios, sem deixar de reforçar a importância de respeitar a mãe natureza. Mantendo o show visual, o longa que soma 3 horas e 17 minutos de puro encantamento, entrega a constante luta pela sobrevivência dos Sully, em meio a ameaças de extermínio de rivais (os humanos) e iguais (outra tribo Na'vi), enquanto os jovens tentam aprender a lidar com os ensinamentos dos ancestrais, sendo que cada um da família tenta encontrar a melhor forma de contornar o luto por Neteyam, morto tragicamente durante o confronto final com os humanos em "Avatar: Caminho da Água".

Tamanho drama em expansão leva Neytiri (Zoë Saldaña) a julgar Spider (Jack Champion) e seguir não valorizando de modo merecido o outro filho, o sobrevivente do confronto, Lo'ak (Britain Dalton). No entanto, é Jake quem lembra a máxima da família, "os Sully ficam juntos" (tradução livre de "Sully's stick together" no original em inglês), mesmo com as diferenças, inclusive de pensamentos. Acrescentando então outra mensagem de que "os Sully não desistem". 

Desta vez, além do tenebroso Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang), que retorna em um corpo de Avatar recombinante, surge uma rival para tacar fogo em tudo, literalmente. Eis a agressiva líder Na'vi, Varang (Oona Chaplin), do Clã das Cinzas. Ignorada por Eywa quando precisou, estabeleceu uma facção tribal sombria e vingativa. Para tornar tudo ainda mais assustador, os maus se atraem e Quaritch ensina Varang a manusear armas de fogo, com direito a romance entre malvados.

Visualmente deslumbrante e de ritmo alucinante, "Avatar: Fogo e Cinzas", discute a não aceitação dos diferentes. Não somente por conta de Spider (Jack Champion) ser um humano entre eles (a cena final é linda e emocionante, remetendo, em parte, a última cena de "Assassinos da Lua Das Flores"), dependente de máscara para respirar. Abrindo espaço para debater o fato de o próprio Jake ser humano também, assim como os filhos de Neytiri e Jake serem metade humanos. No longa, mesmo quando a trama é coração, rapidamente uma problemática ganha força e o fogo rasga a cena sem dó. 

O novelão de ficção científica desenvolve também a história da jovem Kiri (Sigourney Weaver) e sua conexão com  Eywa. Tal sensibilidade espiritual e biológica inata, torna Kiri quase que uma extensão da divindade de Pandora. Logo, reforça a necessidade de permanecerem juntos, uma vez que sozinha ela corre risco de morte. Em "Avatar: Fogo e Cinzas" tudo é movimento, uma vez que ninguém pode escapar impune, nem mesmo os pertencentes ao "Clã da Água", os Metkayina. Até a poderosa tsahìk (líder espiritual) Ronal (Kate Winslet), grávida, luta prestes a dar à luz. 

A produção hipnotizante, repercute em mais detalhes a trama apresentada em "Avatar: Caminho da Água", sendo que em "Avatar: Fogo e Cinzas" entra em pauta crenças antiquadas que reforçam ideias ultrapassadas e erradas, inclusive quando a mira está num ser dos mares, Payakan, um Tulkun macho, lançado ao posto de vilão. Nem mesmo a defesa eloquente de Lo'ak a favor do amigo salvador é suficiente. Embora, não surpreenda tanto quem assistiu aos dois filmes anteriores, o terceiro chega para complementar a história dos Sully e presentear aos fãs que vão se deleitar nas belezas de Pandora. Vale a pena conferir na telona Cineflix Cinemas!

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no GonzagaConsulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.

"Avatar: Fogo e Cinzas". (Avatar: Fire and Ash). Gênero: Ação, Aventura, Drama, Ficção Científica, Fantasia.  Diretor: James Cameron. Ano de Lançamento: 2025. Data de Estreia (Brasil): 18 de Dezembro de 2025. País: EUA. Idioma: Inglês. Duração: Aproximadamente 195 minutos (3h 15min). Distribuidora: Disney/Walt Disney Studios. Elenco Principal: Sam Worthington, Zoe Saldaña, Stephen Lang, Sigourney Weaver, Kate Winslet, Oona Chaplin. Sinopse: Após conflitos anteriores, Jake Sully e Neytiri enfrentam uma nova tribo Na'vi agressiva, os "Povos das Cinzas", que controlam o fogo e representam um desequilíbrio para Pandora.

Trailer de "Avatar: Fogo e Cinzas"



Leia+

.: Crônica: "Avatar" é belíssima produção de ficção científica atemporal

.: James Cameron toca o terror e “Fogo e Cinzas” é o "Avatar" mais sombrio

.: Crítica: "Avatar: O Caminho da Água" trata descendência e preservação

.: Quem é quem em “Avatar: O Caminho da Água”, que estreia na rede Cineflix

.: "Avatar: O Caminho da Água": o que você ainda não sabe sobre este sucesso

.: Crítica: "Assassinos da Lua das Flores" transborda na telona e vai levar Oscar

.: Crítica: "Foi Apenas Um Acidente" e a incerteza de torturados pela ditadura

.: Crítica: "Wicked - Parte II" é sombria conclusão épica cheia de ação

.: Crítica: "O Agente Secreto" é filmaço imperdível com a cara do Brasil

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.