terça-feira, 20 de dezembro de 2022

.: Crítica: "Avatar: O Caminho da Água" trata descendência e preservação

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em dezembro de 2022


"Avatar: O Caminho da Água" é a sequência de um clássico que estreou nos cinemas há 13 anos. Seguindo "Avatar", a sequência de ficção cientifica e ação, em cartaz nas telonas da rede Cineflix Cinemas, é um espetáculo de encher os olhos do público, apresentando uma história sobre a união da família enquanto reforça mais uma vez a necessidade de se respeitar e preservar a natureza, mantendo firme então, o elo da vida. 

Em Pandora, Jake Sully (Sam Worthington) e Ney'tiri (Zoe Saldana) cuidam da linda família que formaram, tendo dois meninos e duas meninas, sendo uma das garotas filha da doutora Dr. Grace Augustine (Sigourney Weaver), Kiri. Para tanto, aos filhos cabe ao primogênito ser perfeito, ao segundo sempre tentar e nunca impressionar o pai, a terceira adotada buscar saber quem ela é e a mais nova, a raspinha da panela, portanto, resta o papel de extrema fofura. Na dublagem a voz é a mesma da Chelsea, a irmãzinha menor da boneca Barbie.


Contudo, o vilão da vida de Sully e Ney'tiri volta. Quaritch (Stephen Lang) não assume mais a forma humana -que foi morto a flechadas por Ney'tiri, anteriormente-, mas como Avatar, o que é suficiente para assombrar a todos em Pandora, principalmente Jake Sully. A ponto de fazer a família do líder, composta de filhos mestiços, partir dali e seguir para o reino aquático, a que o subtítulo do longa faz menção. A viagem com eles é linda de se ver!

Ao tratar sobre descendentes, "Avatar: O Caminho da Água" aborda a curiosidade daqueles que desconhecem pai e/ou mãe e precisam entender a origem e o que os compõem. No embate entre quem sou e de onde vim e a necessidade de adaptação a cada meio, a produção dirigida por James Cameron agarra o público para dentro da trama que soma 3h12, mas acontece de forma agradável durante as três partes do filme.

Após levar o público de volta a Pandora e contextualizar a passagem de tempo para os personagens principais, seguir vivendo no planeta mágico passa a ser impossível, uma vez que a humanidade só visa destruição para ter satisfação. Percebe a indireta direta?! Logo, a família segue para um novo lugar a fim de ter sobrevida, precisando de adaptação, uma vez que os seis ali são da raça terrestre e não aquática. 

Enquanto os filhos enfrentam e precisam lidar com a rejeição sobre serem diferentes, o vilão de Sully retorna e o caça para um embate de tirar o fôlego, ao fim. Garantindo cenas que, por vezes, remetem a outro clássico de Cameron "Titanic", ainda que tudo aconteça numa plataforma, não num navio. Em meio a reviravoltas e uma adaptação para a história de Sully, fica em aberto o definitivo desfecho para a briga de Sully e Quaritch, deixando clara a vinda de um terceiro filme -prometido para 2024.

Não pense que "Avatar: O Caminho da Água" é somente um lindo filme para os olhos. O longa com roteiro de James Cameron, Josh Friedman, Amanda Silver, Shane Salerno e Rick Jaffa contempla muitas vertentes, é completo. Ainda que reforce a ideia de que James Cameron não consiga fazer um filme mais enxuto -considerando o antecessor e "Titanic"-, em "Avatar: O Caminho da Água" nada sobra e deixa um gostinho de quero mais. Filmaço imperdível!




Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "Avatar: O Caminho da Água" ("Avatar: The Way of Water")
Classificação: 12 anos
Ano de produção: 2022
Diretor: James Cameron
Roteiro: Jake Crane e Jonathan Stewart
Duração: 3h12
Elenco: Zoe Saldana, Michelle Yeoh, Sam Worthington, Sigourney Weaver


Trailer



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.