terça-feira, 9 de dezembro de 2025

.: Crítica: "Foi Apenas Um Acidente" e a incerteza de torturados pela ditadura

  

"Foi Apenas Um Acidente" está em cartaz na Cineflix Cinemas de Santos


Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em dezembro de 2025


Uma família transitando num veículo, num lugar pouco iluminado e atropela um animal. Com problemas para seguir viagem, conseguem socorro de um morador próximo ao local, mas um reconhecimento confuso é capaz de tornar a trama de "Foi Apenas Um Acidente" cheia de reviravoltas e confusões. O longa franco-iraniano-luxemburguês dirigido por Jafar Panahi, nome reconhecido do cinema iraniano pós-Revolução de 1979 e tem sido associado à Nova Onda Iraniana, brinca com a dúvida em meio ao desejo de vingança e o humanismo.

Ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o longa foi gravado ilegalmente no Irã devido às restrições impostas ao diretor pela ditadura, em tomadas mais fechadas, a produção que soma 1 hora e 46 minutos de duração, expõe as emoções misturadas de torturados, prisioneiros do regime iraniano, diante de um homem que parece ter sido seu torturador e de uma peculiaridade: era manco. De fato, o ranger da prótese ortopédica surge nitidamente logo nos minutos iniciais, quando o homem desce do veículo para ver o que havia acontecido. 

Assim, o Perna de Pau, com sua outra perna ferida, nega veemente ser o tal torturador. Com a dúvida da maioria dos escalados para o reconhecimento imperando, sendo que foram vendados quando sofreram, instala-se o caos. Afinal, o receio de punir alguém que poderia não ser o vilão, de fato, protela qualquer ação definitiva. 

O filme que recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro é bom e envolvente por entregar uma trama investigativa crescente, enquanto que também é repleta de medo de fazer justiça com as próprias mãos sem se ter certeza de quem foi capturado. Vale a pena conferir!


O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no GonzagaConsulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.

"Foi Apenas Um Acidente"(“Un Simple Accident”). Classificação indicativa: 14 anos. Direção Jafar Panahi. Gênero: thriller, drama. Países de Origem: Irã, Luxemburgo. Duração: 1h 46. Distribuição: Imovision / MUBI. Elenco: Vahid Mobasseri, Mariam Afshari, Ebrahim Azizi, Hadis Pakbaten. Sinopse: O filme aborda a história de um mecânico que, após um encontro casual, acredita ter encontrado seu antigo torturador da prisão e planeja vingança, gerando dúvidas e tensão no processo. 

Trailer de "Foi Apenas Um Acidente"



Leia+

.: Crítica: "O Agente Secreto" é filmaço imperdível com a cara do Brasil

.: Crítica: "O Estrangeiro" e a indiferença à vida, até mesmo a própria

.: Crítica: "La Pampa" vai da amizade ao preconceito extremo

.: Crítica: "Fanon" é comovente trajetória revolucionária de psiquiatra humanitário

.: Crítica: "Operação Maldoror" é thriller comovente de policial idealista

.: Crítica: "Vizinhos Bárbaros" faz comédia com provocações xenofóbicas

.: Crítica: "Os Bastidores do Amor" traz montanha-russa de vulnerabilidades

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.