quinta-feira, 6 de outubro de 2022

.: Crônica: "Avatar" é belíssima produção de ficção científica atemporal

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em outubro de 2022


"Avatar", sucesso lançado em 2009, voltou para as salas de cinemas em 2022, afinal, em 15 de dezembro estreia a sequência desse fenômeno de bilheteria. Para recordar a trama de 2h 45 e, assim, conseguir me envolver com o próximo filme, fui passar uma tarde no Cineflix Cinemas, em Santos. Pensei comigo: ou eu saio da sala de cinema amando o filme ou reforço o desapontamento de quando assisti na época. Sim! Eu fui uma das pessoas que assistiu em 3D e saiu com muita dor de cabeça. 

E não é que na telona em 2D, sem aqueles efeitos pipocando da tela em direção aos olhos, eu me encantei? Mudei completamente de opinião a respeito da produção high tech tão reverenciada de James Cameron. Posso dizer com todas as palavras que assisti a outro filme e foi uma experiência e tanto, com resultado 100% positivo.

Treze anos depois eu me atentei completamente à história que é cheia de meandros, além de aproveitar o vislumbre visual que oferece. Cenas breves, as quais nem mesmo se tem diálogos, feitas completamente para pura apreciação. Promovendo a imersão do público de modo crescente e não forçada -como quando usamos os óculos 3D que, durante um filme de longa duração, passa a marcar o rosto e até o machuca. 

A produção de ficção científica é riquíssima, completamente atemporal, ainda que seja uma aventura pela imaginária Pandora. Afinal, "Avatar" retrata o encontro de dois mundos distintos, algo no estilo "Pocahontas". Uma nativa, filha do grande líder, e um milico. Ele assume o posto de ajudante para desbravar as terras para que seu povo extraia os bens minerais, mas, enquanto aprende os costumes deles, apaixona-se.

E como toda ficção tem seu ponto de realidade, Parker junto do Coronel Miles responsável pela operação leva o combinado adiante, na base do "morra quem morrer", colocando na telona muita destruição, inclusive da natureza, e mortes. Esse coronel lembra alguém no poder do Brasil atualmente, não é? Assim, a ganância de um mimado e sem escrúpulos consome tudo sem dó e deixa um estupendo reino em frangalhos.

Outro ponto interessante de rever "Avatar" é que, ao fim, após os nomes dos atores principais serem exibidos em animação, antes dos créditos finais, entram cenas extras revelando que a sequência acontecerá debaixo da água, numa espécie de sneak peek, trechinho do novo filme para espiarmos, e destaca o título da sequência que é "Avatar: O Caminho das Águas""Avatar" é magnífico!


* Mary Ellen é editora do portal cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter:@maryellenfsm



Avatar (Avatar, 2009)
Classificação: 10 anos (Violência). Gênero: Aventura. Duração: 2h45. Diretor: James Cameron. Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver. Sinopse: Relançamento especial do filme de 2009 com cenas inéditas.






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.