sábado, 21 de outubro de 2023

.: Crítica: "Assassinos da Lua das Flores" transborda na telona e vai levar Oscar

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em outubro de 2023


Tudo em nome do poder. "Assassinos da Lua das Flores" entrega um jogo de interesses regado de ambição, traição, racismo, manipulação e a finalidade de extermínio com a direção da mente brilhante de Martin Scorsese -que faz uma participação plausível no longa. O filme com total de 3h26 de duração coloca Lily Gladstone ("Certas Mulheres") para brilhar do início ao fim, ao lado dos vencedores da estatueta do Oscar, Leonardo Di Caprio ("O Resgate", "O Lobo de Wall Street"), Robert De Niro ("Touro Indomável", "Taxi Driver") e Brendan Fraser ("A Baleia", "A Múmia"), assim como o já indicado Jesse Plemons ("Ataque de Cães"). O resultado é um filmaço espetacular como uma história narrada de modo que vai crescendo, crescendo até transbordar na telona. Magnífico!

Com a chegada de Ernest Burkhart (Leonardo Di Caprio) a Oklahoma, o bem quisto pelo povo indígena Osage, William Hale (Robert De Niro), vê a grande chance de colocar em prática um plano infalível. Usando a boa pinta do sobrinho, Hale mira na fortuna proveniente do petróleo de terras que não lhe pertencem, uma vez que as dele servem somente para a criação de gado -o que um dia irá se findar. 

Querendo sempre mais e, principalmente o que é dos índios, o tio de Ernest manipula acontecimentos diversos, desde o envolvimento do sobrinho com a herdeira Osage Mollie (Lily Gladstone) a até alertas amigos sobre invasões a comércios o quais foram orquestrados pelo próprio senhor que veste a capa de cordeiro sendo um verdadeiro lobo voraz. 

Não há como deixar de embarcar na trama que vai acontecendo, sem pressa, mas de modo envolvente, enquanto mantém a estética cinematográfica de Martin Scorsese, assim como a sonoplastia arrepiante em que o vilão bola e encontra meios de pôr em prática planos mortais. Com total silêncio ao fundo até que o som dos tambores que vão aumentando aos poucos tendo a maldade destilada por completo, garantindo batuques mais ritmados.

"Assassinos da Lua das Flores" é filme para Oscar, indubtavelmente. Não somente pela coragem de retratar o extermínio de um povo nativo, mas pela qualidade absoluta da obra estampada na telona. O roteiro da adaptação, assinado por Eric Roth (Forrest Gump: O Contador de Histórias) é um primor, embora Di Caprio tenha improvisado nas cenas, irritando tanto De Niro quanto o próprio Scorsese. Contudo, o encontro dos astros de longas de sucessos de Scorsese rendeu uma dobradinha para nenhum amantes de cinema colocar defeito. "Assassinos da Lua das Flores" é filmaço imperdível que depois dos cinemas estará disponível na Apple TV!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 



"Assassinos da Lua das Flores" ("Killers of the Flower Moon") Ingressos on-line neste linkGênero: drama, crime. Classificação: 14 anos. Duração: 1h51. Ano: 2023. Idioma: inglês. Distribuidora: Paramount Filmes. Direção: Martin ScorseseRoteiro: Martin Scorsese, Eric Roth. Adaptação de: Killers of the Flower Moon: The Osage Murders and the Birth of the FBI. Elenco: Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone, Jesse Plemons, Brendan Fraser, John Lithgow. Sinopse: Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI.


Trailer "Assassinos da Lua das Flores"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.