quarta-feira, 27 de março de 2024

.: Resenha: "Dias Perfeitos" dá aula de enaltecimento do belo na simplicidade

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em março de 2024


A alegria de viver de um homem que limpa os banheiros de Tóquio. Eis a história de Hirayama (Kōji Yakusho) que com simples gestos e olhares singulares, ensina -a quem está diante da telona do cinema- a apreciar o belo que o cerca. "Dias Perfeitos", em cartaz no Cineflix Cinemas, retrata um solitário de raras palavras que vive numa pequena casa que, de tão minimalista, não tem espaço adequado para o banho. Contudo, nada parece tirá-lo do meio de contemplação e agradecimento, diariamente.

Seguindo repetidamente seus dias, num esforço de que nada mude, ainda que sofra interferências variadas de seu parceiro de trabalho, um jovem confuso e engraçado, Hirayama mantém o equilíbrio e estampa sorrisos de alegria e satisfação. Nem mesmo a "visita" surpresa de uma sobrinha é capaz de tirar o homem do seu estado de plena felicidade. No entanto, a explosão de raiva se faz  diante da falta de alguém para lhe auxiliar no trabalho ou ainda quando revê a irmã.

Asiático, seu gosto cultural vai além das fronteiras, seja no quesito musical ou literário. Assim, o longa dirigido por Wim Wenders tem uma trilha sonora perfeita. O filme que soma 2 horas e 3 minutos de duração pode ser monótono para quem curte ação e tramas mastigadas. Contudo, o filme que recebeu indicação ao Oscar 2024, na categoria Melhor Filme Internacional, é complexo e extremamente provocante. 

"Dias Perfeitos" é o tipo de filme para se assistir de alma aberta para que se aproveite a história por inteira, vivenciando em conjunto a felicidade de Hirayama diante de uma vida simples ou emergindo em seus sonhos em preto e branco que resumem as vivências de cada dia. O longa com roteiro de Takuma Takasaki, Wim Wenders é simplesmente imperdível!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 



"Dias Perfeitos" ("Perfect Days"). Ingressos on-line neste linkGênero: drama, ficçãoClassificação: 12 anos. Duração: 2h03. Ano: 2023. Idioma original: japonês. Distribuidora: O2 Play . Direção: Wim Wenders. Roteiro: Takuma Takasaki, Wim Wenders. Elenco: Kōji Yakusho (Hirayama), Tokio Emoto (Takashi Arisa), Nakano (Niko), Aoi Yamada (Aya), Yumi Asō (Keiko), Sayuri Ishikawa (Mama), Tomokazu Miura (Tomoyama), Min TanakaSinopse: Hirayama trabalha como limpador de banheiros em Tóquio. Ele parece satisfeito com sua vida simples. Segue um dia a dia estruturado e dedica seu tempo livre à paixão pela música e pelos livros. Hirayama também gosta de árvores e as fotografa. Mais do seu passado é gradualmente revelado através de uma série de encontros inesperados.

Trailer de "Dias Perfeitos"




Leia+

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.