terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

.: Resenha: "Zona de Interesse" mexe com imaginação sobre genocídio


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em fevereiro de 2024


"Zona de Interesse" lança provocações inquietantes ao longo de 1h45 de duração. A produção britânica dirigida pelo cineasta Jonathan Glazer, com cinco indicações ao Oscar 2024, inclusive na categoria "Melhor Filme", apresenta como primeira imagem, uma tela preta -tal qual a cegueira de uma noite escura- com sons confusos. Contudo, após alguns minutos, indicando a passagem de tempo, o canto dos pássaros indica o amanhecer quando uma família se diverte na beira de um lago. Poético? Talvez. "Zona de Interesse" é definitivamente ácido e perturbador. 

O longa que tem como pano de fundo o holocausto, embora nada estampe na telona, fica restrito ao outro lado do muro do campo de concentração, mais precisamente a vida dos sonhos do comandante de Auschwitz, Rudolf Höss (Christian Friedel), junto a esposa Hedwig (Sandra Hüller, "Anatomia de Uma Queda") e os filhos. Numa casa com andares e cheia de cômodos, com espaço para um vasto jardim, estufa e piscina para as crianças, o paraíso dos alemães faz divisa com o inferno de explorados em trabalhos braçais, os que vão para a câmara de gás ou ainda conseguem discutir com seus algozes antes de ter a morte decretada por tiros, por exemplo.

Em meio a bandeirolas com símbolos nazistas e grunhidos humanos abafados, os Höss desfrutam de uma vida de família de comercial de margarina. O marido sai para o trabalho com a roupa engomada, as crianças brincam em seus quartos, tendo a área externa como outra opção de entretenimento, enquanto que, com as amigas, Hedwig ri, conversa e oferta algumas peças de roupas retiradas de judias mortas, além de experimentar um lindo casaco de pele e determinar os acertos necessários para a empregada providenciar.

Circundando a carnificina promovida por Hitler, a vida "paradisíaca" da família é alimentanda exclusivamente pela comodidade da mordomia -mesmo que a base da morte de outras pessoas, sem despertar qualquer sentimento de culpa ou revolta. Tanto é que Hedwig fica à espera de joias e até chocolates com total normalidade. "Zona de Interesse" faz refletir enquanto incute um sentimento de asco e revolta.

Também protagonizado por Sandra Hüller, indicada ao Oscar na categoria "Melhor Atriz" por "Anatomia de Uma Queda" -produção também indicada ao Oscar 2024 na categoria "Melhor Filme"-, é um drama histórico adaptado do romance homônimo escrito pelo autor Martin Amis que precisa ser assistido nos cinemas do Brasil. Vale a pena sentir o amargor e a angústia que "Zona de Interesse" causa. O filme é imperdível!


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 



"Zona de Interesse" ("The Zone of Interest"). Ingressos on-line neste linkGênero: drama, guerra, crimeClassificação: 14 anos. Duração: 1h45. Ano: 2024. Idioma original: inglês, alemão e polonês. Distribuidora: Diamond Films. Direção: Jonathan Glazer. Roteiro: Jonathan Glazer. Elenco: Christian Friedel, Sandra Hüller, Lilli FalkSinopse: Um complexo caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz. Tudo se torna ainda mais complicado quando ele começa a suspeitar da infidelidade de sua esposa.


Trailer de "Zona de Interesse"


Leia+

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.