quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

.: Crítica: "Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante" é drama lindo

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


No filme "Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante", em cartaz no Cineflix Santos, no verão de 1987, em El Paso, Texas, um garoto mexicano e solitário apelidado de Ari (Max Pelayo), encontra Dante (Reese Gonzales), quem não sabe direito se é mexicano. Bem empenhando, Dante ensina Aristóteles a nadar, coisa que o rapaz ainda não tinha aprendido, mesmo frequentando as aulas de natação. Com esse pontapé, os dois criam um lindo vínculo de amizade e passam a frequentar a casa um do outro.

Contudo, o pai de Dante, professor de literatura, precisa trabalhar por um ano em Chicago, o que afasta Dante e Aristóteles, mas as cartas selam a força dessa amizade a distância. Enquanto vão se descobrindo, cartas reveladoras são enviadas por Dante que, tentando entender seus sentimentos, percebe o forte amor que sente por Ari. 

O drama "Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante", baseado no livro best-seller "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo", de Benjamin Alire Sáenz, entrega uma linda história afetuosa entre dois rapazes que viveram na era da AIDS e quando, ainda era um tabu assumir a sexualidade numa relação entre dois homens. Com uma trama que vai crescendo, por vezes, o longa emociona sobre quando o amor acontece, mas nem todos envolvidos se deixam levar. 

O ponto questionável no longa é em relação ao suporte dos pais aos jovens, numa época em que havia muita rejeição sobre a homossexualidade -o que, infelizmente, ainda acontece dentro de tantos lares. Contudo, é reconfortante ver na telona, mesmo pais mais austeros, como os de Aristóteles, oferecem suporte ao perceberem o quanto os dois se amam. Vale muito a pena conferir!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"Os Segredos do Universo por Aritóteles e Dante" ("Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe") Ingressos on-line neste link
Gênero: drama
Classificação: 14 anos
Duração: 1h36
Ano: 2022
Idioma: inglês
Direção: Aitch Albertot
Roteiro: Aitch Alberto
Elenco: Max Pelayo, Reese Gonzales, Eva Longoria
Sinopse: s Segredos do Universo por Aristóteles e Dante é um filme norte-americano dirigido por Aitch Alberto (Hara Kiri, She Kills He) e baseado no livro best-seller Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Benjamin Alire Sáenz. A história - ambientada em 1987 - acompanha os dois personagens-título, os jovens Aristóteles (Max Pelayo) e Dante (Reese Gonzales), que, em um verão qualquer, acabam se conhecendo por acaso e - mesmo com personalidades e vidas bem distintas - iniciam uma amizade especial e duradoura. Juntos, os garotos aprendem a lidar com as frustrações de serem adolescentes mexicano-americanos solitários e exploram os caminhos para a autodescoberta.




Leia+

.: Resenha crítica do filme "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz

.: "A Promessa da Rosa": trama na Inglaterra dos anos 1840 com casal gay

.: Romance histórico LGBT chega às livrarias pela Galera Record

.: Criador das redes sociais, Orkut conta como percebeu que era gay

.: #ResenhaRápida - Todos os segredos de Orkut, o inventor das redes sociais

.: "Jake Livingston Vê Gente Morta", de Ryan Douglass: nasce um clássico

.: Uma crítica ao primeiro capítulo de "Verdades Secretas".: "Liberdade, Liberdade": era pra ser uma cena de sexo gay

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.