segunda-feira, 25 de março de 2024

.: "Uma vida: A história de Nicholas Winton", incrível jornada de humanitário

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em março de 2024


O grande feito de um bancário após visitar a capital da Tchecoslováquia, Praga, durante a Segunda Guerra Mundial. "Uma vida: A história de Nicholas Winton", em cartaz no Cineflix Cinemas, retrata a saga de Nicholas Winton (Anthony Hopkins que mais uma vez dá um show de interpretação), aquele que tenta mudar o destino de diversas crianças que viriam a ser alvo de soldados nazistas. O longa de 1 hora e 50 minutos de duração apresenta a saga de um humanitário que, com a ajuda da mãe e conhecidos, salvou centenas de crianças, do frio intenso que se aproximava e também de serem enviados aos campos de concentração na Alemanha de 1938.

A trama não-linear, vai do presente ao passado para contextualizar o mistério de uma maleta de couro que o idoso mantém em seu escritório particular. Certo dia, a esposa impaciente diante de tamanha bagunça no ambiente pede que ele se livre dos excessos, incluindo, a tal maleta. Assim, o público conhece o jovem e solteiro Winton. Compadecido com o destino cruel de crianças amontoadas em Prgra e encabeça um grupo de apoio. Tendo também muita força de sua mãe, Babi Winton, brilhantemente interpretada por Helena Bonham Carter.

Apesar das negativas, todos se unem com o propósito de salvar vidas. Assim, conseguem documentos e levantam dinheiro para ajudar as crianças a fugirem do Holocausto e irem para a Inglaterra antes das fronteiras serem fechadas. Em meio a todo o amargor que o longa alimenta sobre a estupidez nazista, a torcida por cada trem e o destino de cada criança é um acalanto.

Todavia, nem todos são salvos, o que atormenta o velho Nicholas Winton regando o sentimento de culpa pela incapacidade. "Uma vida: A história de Nicholas Winton" é o tipo de filme que cativa e emociona -há algumas sequências de dar um nó na garganta, garantindo choro do público. E, caso tenha o hábito de acompanhar noticiários, provavelmente irá se recordar de certos acontecimentos na vida de Nicholas Winton. Imperdível!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 



"Uma vida: A história de Nicholas Winton" ("One Life"). Ingressos on-line neste linkGênero: guerra, dramaClassificação: 12 anos. Duração: 1h50. Ano: 2023. Idioma original: inglês. Distribuidora: Diamond Filmes. Direção: James Hawes. Roteiro: Lucinda Coxon, Nick Drake. Elenco: Anthony Hopkins (Old Nicholas Winton), Johnny Flynn. Personagem (Young Nicholas Winton), Helena Bonham Carter (Babette 'Babi' Winton)Sinopse: A história do humanitário Nicholas Winton, que ajudou a salvar centenas de crianças dos nazistas.


Reportagem no Globo Repórter sobre Nicholas Winton


Leia+

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.