Mostrando postagens com marcador EventoLiterario. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador EventoLiterario. Mostrar todas as postagens

domingo, 21 de junho de 2026

.: Rita von Hunty lança o livro "Formas de Narrar Um Corpo" no Sesc 24 de Maio


Ao lado de Andreone Medrado, artista apresenta obra que articula sociologia, psicanálise e política para refletir sobre representações do corpo e produção de conhecimento. Na foto, Rita von Hunty e Andreone Medrado. Fotos: divulgação


A atriz, professora e crítica cultural Rita von Hunty lança seu primeiro livro, "Formas de Narrar Um Corpo", no Sesc 24 de Maio, na próxima quinta-feira, dia 25 de junho, às 19h00, no Teatro. O encontro acontece gratuitamente em formato de bate-papo com participação de Andreone Medrado e propõe ao público uma reflexão acessível sobre como os corpos são representados e quem tem espaço para produzir conhecimento. 

Na obra, Rita von Hunty reúne referências da sociologia, psicanálise, literatura e política para discutir de que maneira certos corpos são narrados, autorizados ou interditados. Ao abordar gênero e sexualidade como construções de relações de poder, a autora questiona teorias que se apresentam como universais e evidencia seus recortes históricos, sociais e ideológicos evidenciando aquilo que foi naturalizado como neutro. 

Com uma abordagem didática e crítica, o livro articula experiência, teoria e o desejo de transformação, convidando leitoras e leitores a reconhecer os mecanismos que os constituem - e, a partir disso, se posicionarem como sujeitos ativos de suas próprias trajetórias. "Formas de Narrar Um Corpo" inaugura a Coleção Reticências, da Editora Planeta, que reúne vozes diversas para pensar questões contemporâneas a partir de encontros e entrevistas gravadas, que convidam o leitor a acompanhar o pensamento em construção. Compre o livro"Formas de Narrar Um Corpo", de Rita von Hunty, neste link.


Sobre as participantes 
Rita von Hunty
é atriz, crítica cultural, professora e educadora popular, com atuação em universidades, escolas e movimentos sociais no Brasil e no exterior. Colaborou com mais de 25 livros, sendo dois deles finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico em 2025.

Andreone Medrado é psicóloga, bióloga, pesquisadora, escritora, artista e fotógrafa. Fundadora do coletivo Escuta Preta no Instituto de Psicologia da USP, atualmente é coordenadora geral do Núcleo de Consciência Negra da universidade. É coautora de Não Monogamia: trânsitos entre raça, gênero & sexualidade e autora de Ensaios sobre o Colonialismo – higienização, corpos, fé e subjetividades em disputa.


Serviço
Lançamento do livro "Formas de Narrar Um Corpo" 

Com Rita von Hunty e Andreone Medrado
Datas: 25 de junho, quinta-feira, às 19h00
Local: Teatro do Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109, República / São Paulo
Classificação: 14 anos
Ingressos: grátis com retirada uma hora antes no local
Duração: 150 minutos
Mais informações: no site sescsp.org.br/24demaio
Serviço de van: transporte gratuito até as estações de metrô República e Anhangabaú. Saídas da portaria a cada 30 minutos, de terça a sábado, das 20h00 às 23h00, e aos domingos e feriados, das 18h00 às 21h00.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

.: Museu da Língua Portuguesa recebe poetas para sarau neste sábado


Ismar Tirelli Neto, Simone Brantes e Ana Martins Marques no Sarau no Museu de junho, sob comando do tradutor e professor Matheus Guménin Barreto. Fotos: Ismar Tirelli Neto (Luiza Sigulem), Simone Brantes (divulgação); Ana Martins Marques (Mauro Figa); Matheus Guménin Barreto (Fred Gustavos) 


O Museu da Língua Portuguesa terá um fim de tarde do próximo sábado, dia 13 de junho, com muita poesia. Nesta data, a partir das 16h00, vai acontecer mais uma edição do Sarau no Museu, com entrada gratuita e microfone aberto para quem quiser participar. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu, que celebra 20 anos em 2026, é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  

Sob comando do poeta, tradutor e professor da USP Matheus Guménin Barreto, o Sarau no Museu de junho receberá três convidados especiais: Ana Martins Marques, Simone BrantesIsmar Tirelli Neto. Eles já têm uma série de livros publicados e reconhecimento em importantes premiações, como a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Jabuti.  

Mineira de Belo Horizonte, Ana Martins Marques é autora de duas obras que ganharam os prêmios de melhor livro de poesia pela Associação Paulista de Críticos de Arte: "O Livros das Semelhanças" e "Risque Esta Palavra". Simone Brantes é autora dos livros de poemas "Pastilhas Brancas" e "Quase Todas as Noites" - este ganhou o Prêmio Jabuti -, entre outros. Ela também atua como professora de língua portuguesa na educação básica. Autor de "Os Postais Catastróficos e Alguns Dias Violentos", Ismar Tirelli Neto tem textos publicados em jornais como O Globo e Folha de S.Paulo. Ele também ministra oficinas de escrita criativa. 

Além de lerem poemas de suas autorias, Matheus, Ismar, Simone e Ana vão falar sobre processos de escrita, revelar quais são algumas de suas influências artísticas e comentar o momento da poesia contemporânea brasileira. O microfone ficará aberto para quem quiser mostrar a própria arte, e haverá tradução em Libras. Com entrada gratuita, o Sarau ocorre no Pátio B.  


Serviço 
Sarau no Museu com Ana Martins Marques, Simone Brantes e Ismar Tirelli Neto. Mediação de Matheus Guménin Barreto
Sábado, dia 13 de junho, às 16h00
Grátis – com tradução em Libras   
Pátio B 

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº - Luz – Centro histórico de São Paulo

segunda-feira, 25 de maio de 2026

.: Ailton Krenak fala sobre reencontro do homem com a natureza em evento


Escritor vem a São Paulo nessa quinta 28, para o lançamento do inédito "A Inteligência das Águas". Foto: Alexandre Muniz


Primeiro indígena eleito para a Academia de Letras, o escritor Ailton Krenak vem a São Paulo na próxima quinta-feira, dia 28 de maio, para um debate que acontecerá durante o lançamento do inédito "A Inteligência das Águas", primeiro livro do guru do pensamento ecológico Viktor Schauberger no Brasil. Aberto ao público, o encontro acontece a partir das 19h00, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, Bela Vista. 

O objetivo da conversa é apontar caminhos para conectar ciência, meio ambiente e filosofia, no momento em que a Terra sofre severos impactos em decorrência da crise climática. Além de Krenak, o debate terá a participação do tradutor Felipe Figueira e também do editor Bruno Salerno e da ativista Pissielly Sarrlorrer.

A obra de Schauberger é bastante oportuna no atual cenário da agenda ambiental. O austríaco desenvolveu suas ideias a partir da observação contínua de rios e ecossistemas naturais. Em seus escritos, ele questiona práticas industriais de manejo da água e propõe uma leitura sistêmica de seus fluxos, da qual também apresenta soluções de manejo, regulação de rios e armazenamento da água, antecipando tendências consideradas centrais hoje pelos especialistas em sustentabilidade.

Tradutor da obra e idealizador do projeto de sua publicação pela Bambual Editora, Felipe Figueira comenta: “O pensamento de Schauberger não se estrutura apenas em formulação teórica, mas se origina sobretudo em observação cautelosa dos padrões naturais em ecossistemas intocados e equilibrados, onde a inferência indutiva desempenha papel central. Diante da crise atual, talvez essa seja uma forma necessária de reposicionar a ciência, ao lado da tecnologia e dos resultados”, conclui.


Serviço
Lançamento do livro "A Inteligência das Águas", seguido de debate
Quinta-feira, dia 28 de maio, às 19h00
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
Endereço: Rua Dr Plínio Barreto, 285, 4º andar - Bela Vista/São Paulo
Grátis

domingo, 24 de maio de 2026

.: Teatro: Luís Alberto de Abreu revisita memórias e lança coletânea em SP


Dramaturgo participa de palestra e apresenta o livro "Viva o Teatro! E Outras Crônicas", sobre teatro, cultura e memória do ABC paulista. Foto: divulgação


Nesta terça-feira, dia 26 de maio, a Escola Superior de Artes Célia Helena recebe o dramaturgo, roteirista e professor Luís Alberto de Abreu para uma programação que reúne palestra e lançamento editorial. A programação começa com a palestra “A Função Mítica do Stor”, voltada a estudantes do Célia Helena e convidados. No encontro, Abreu discute o papel do ator e do artista na construção do imaginário social e sua presença nas narrativas coletivas. Em seguida, o autor lança o livro "Viva o Teatro! e Outras Crônicas", publicado pela Editora Alpharrabio.

A obra reúne 40 crônicas selecionadas de um conjunto de cerca de 135 textos publicados semanalmente por Abreu no jornal Diário do Grande ABC entre 1995 e 1997. Os textos abordam a produção cultural no ABC paulista, em diálogo com os movimentos sindicais, políticos e com a ampliação do acesso à cultura no período. O livro é dividido em quatro núcleos temáticos sobre arte, cultura, criação e memória. O lançamento dá continuidade à relação editorial entre Abreu e a Alpharrabio, iniciada com A vida crônica (1999) e As artes do ofício: um olhar sobre o ABC (2000), livros escritos pela poeta e gestora cultural Dalila Teles Veras.

 
Sobre o autor
Nascido em São Bernardo do Campo em 1952, Luís Alberto de Abreu atuou na formação de diferentes gerações de artistas no ABC paulista. Foi professor da primeira turma da Escola Livre de Teatro de Santo André, participou da criação da Escola Livre de Cinema e Vídeo da cidade e coordenou iniciativas de formação em dramaturgia. No audiovisual, assinou roteiros de filmes como Kenoma e Narradores de Javé, ambos em parceria com Eliane Caffé. Na televisão, participou das microsséries Hoje é Dia de Maria, A Pedra do Reino, Capitu e da novela Velho Chico.


Serviço
Luís Alberto de Abreu na Célia Helena
Terça-feira, dia 26 de maio
Local: Escola Superior de Artes Célia Helena
Endereço: Av. São Gabriel, 462, Itaim Bibi, São Paulo (SP)

Palestra “A Função Mítica do Ator”
Horário: 19h00 às 20h30
Atividade voltada a estudantes do Célia Helena e convidados

Lançamento de "Viva o Teatro! e Outras Crônicas"
Horário: 20h30 às 22h30

sexta-feira, 1 de maio de 2026

.: Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2025 participam da Flipoços


Marcus Groza, Leonardo Piana e Abáz estão circulando pelo país em uma série de encontros com leitores, que vai até novembro. Foto: Alexandre Brum

Os autores vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2025 estarão no Festival Internacional Literário de Poços de Caldas 2026 no próximo sábado (2/05) compartilhando seus processos criativos, falando dos temas que atravessam suas obras e debatendo os caminhos da literatura brasileira atual. A participação faz parte do circuito nacional de encontros que os autores iniciaram em março e que vai até novembro, passando por mais de 20 cidades pelo país. Na Flipoços 2026, Marcus Groza, autor do romance “Goiás”; Abáz, autor do livro de contos “Massaranduba”; e Leonardo Piana, poeta de “Escalar Cansa”, vão compor a mesa “Vozes do Prêmio Sesc de Literatura: romance, conto e poesia em diálogo”, apresentado ao público suas obras e trajetórias na escrita contemporânea. O encontro será às 18h30, no Parque José Affonso Junqueira.

O circuito nacional dos autores é uma iniciativa que promove o diálogo direto entre os escritores e o público, ampliando o alcance da literatura brasileira e fortalecendo a formação de leitores. Ao longo do ano, os autores participarão de bate-papos e mesas-redondas em unidades do Sesc e eventos culturais. O apoio a esse encontro literário pelo país reafirma o compromisso do Sesc com a democratização do acesso ao livro e à leitura, aproximando escritores premiados de públicos diversos em diferentes regiões do Brasil.

“O Circuito do Prêmio Sesc de Literatura proporciona aos autores a possibilidade de estar ao lado dos leitores, ouvir suas opiniões e compartilhar o processo de construção de suas obras. Trata-se de uma experiência enriquecedora, onde eles conhecem novos públicos e outras realidades, que podem trazer inspiração para suas próximas obras”, destaca Leonardo Minervini, gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.


A Premiação
Criado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura já recebeu cerca de 24 mil originais e revelou ao mercado editorial 43 novos autores. Em 2025, os vencedores foram Marcus Groza (SP), com o romance “Goiás”; Leonardo Piana (MG), com o livro de poesias “Escalar Cansa”; e Abáz (BA), com a coletânea de contos “Massaranduba”.


Serviço
Flipoços: Mesa Prêmio Sesc de Literatura “Vozes do Prêmio Sesc de Literatura: romance, conto e poesia em Diálogo”

Data: sábado, dia 2 de maio, às 18h30
Local: Palco Coreto Cultural EPTV - Parque José Affonso Junqueira

sábado, 11 de abril de 2026

.: Bruna Dantas Lobato discute o livro "Horas Azuis" em encontro on-line


A escritora e tradutora brasileira conversa com leitores do Brasil e de Portugal no Encontro de Leituras de abril. Na imagem, as edições brasileira e portuguesa do livro


O "Encontro de Leituras" recebe a escritora e tradutora Bruna Dantas Lobato no dia 14 de abril, próxima terça-feira, às 18h no Brasil e 22h em Portugal. Na ocasião, Lobato conversa sobre seu romance de estreia, "Horas Azuis", publicado no Brasil pela Companhia das Letras em 2025 e que ganhou edição portuguesa em fevereiro de 2026 pela mesma casa editorial. O encontro é uma parceria entre o jornal português Público e a Quatro Cinco Um em torno de livros publicados nos dois lados do Atlântico. O clube é gratuito e aberto a todos que queiram participar. O evento pode ser acessado com o ID 842 8191 4937 e a senha 835758. Para participar, basta clicar neste link.

"Horas Azuis" narra, em primeira pessoa, a trajetória de uma estudante brasileira que se muda para uma universidade em Vermont, nos Estados Unidos, para estudar literatura. Introspectiva, a protagonista aos poucos se adapta ao clima frio e ao caráter funcional do campus. Todos os dias, senta-se diante da luz azulada da tela do computador para conversar por Skype com a mãe, que ficou no Rio Grande do Norte, e no decorrer da rotina de estudos e das conversas virtuais, um suspense incômodo se instala. A trama não revela o nome da narradora, que, afastada de suas referências, sente como se não pertencesse a nada. Compre o livro "Horas Azuis", de Bruna Dantas Lobato, neste link.


Sobre a autora
Bruna Dantas Lobato nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, e se mudou para os EUA após terminar o ensino médio. Em 2023, venceu o National Book Award pela versão em inglês de A palavra que resta, de Stênio Gardel. Traduziu, também para o inglês, livros dos autores Amara Moira, Caio Fernando Abreu, Giovana Madalosso, Jarid Arraes e Jeferson Tenório.


Sobre o Encontro de Leituras
O Encontro de Leituras resulta da colaboração editorial entre o jornal português Público e a revista Quatro Cinco Um, focando em obras literárias disponibilizadas em ambos os países. O Encontro reúne leitores de língua portuguesa e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. Os encontros são gratuitos e acontecem sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, às 19h do Brasil e 22h de Portugal. As exceções ocorrem apenas quando Portugal entra em seu horário de verão, quando o encontro inicia às 18h no Brasil, o que se aplica para esta edição de abril.

O evento não é transmitido nas redes sociais, nem disponibilizado depois. É uma experiência para ser vivida por aqueles que se juntam à sessão. Os melhores momentos são depois publicados no podcast Encontro de Leituras, disponível no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outros aplicativos habituais. A parceria entre a Quatro Cinco Um e o Público conta com um espaço editorial fixo nos dois veículos e uma newsletter mensal sobre o trânsito literário e editorial entre os países de língua portuguesa. A editoria especial publica materiais jornalísticos sobre autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor que tenham sido lançados dos dois lados do oceano. 

A newsletter mensal traz notas, curiosidades, imagens e informações sobre as novidades das livrarias e os eventos literários em Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades onde se fala português. De vez em quando, na programação de festivais e em outras ocasiões, eventos presenciais serão realizados.


Sobre a revista Quatro Cinco Um
Publicada em edição impressa, site, newsletters, podcasts e clubes de leitura, a revista dos livros seleciona e divulga mensalmente cerca de duzentos lançamentos em mais de vinte áreas da produção editorial brasileira. Em linguagem clara, sem jargões nem hermetismo, os textos são assinados por nomes de destaque da crítica e da cultura. Tendo o pluralismo e a bibliodiversidade como nortes editoriais, a Quatro Cinco Um busca misturar em sua pauta diferentes gerações, sensibilidades e pontos de vista. 

Projetos editoriais especiais focalizam temas relevantes, tais como cidades, democracia e justiça, literatura infantojuvenil, literatura japonesa, literatura francesa, literatura israelense e livros LGBTQIA+. Desde 2019, a revista publica o 451 MHz, primeiro podcast da imprensa profissional dedicado exclusivamente a livros. Acreditamos no livro como objeto de transformação individual e coletiva, com base no princípio de que não há sociedade democrática sem ampla circulação de livros.


Serviço
Livro "Horas Azuis"
Convidada: Bruna Dantas Lobato
Data: terça-feira, 14/04
Horário: 18h do Brasil (horário de Brasília) e 22h de Portugal
Modalidade: online e gratuito, via Zoom
ID: 842 8191 4937
Senha de acesso: 835758

terça-feira, 31 de março de 2026

.: A Feira do Livro divulga primeira lista de convidados com 56 autores


A quinta edição do festival literário gratuito acontece entre 30 de maio e 7 de junho na praça Charles Miller e destaca literatura latino-americana, thrillers e biografias


Está no calendário oficial de São Paulo: o feriadão de Corpus Christi é o momento de celebrar o livro e a cidade, ocupando a rua com autores, editores, livreiros e leitores. A Feira do Livro, festival a céu aberto e gratuito, realizado na praça Charles Miller, anuncia os primeiros nomes confirmados na programação oficial de sua quinta edição e começa a contar uma nova história. Se em 2025 a curadoria relembrou os 40 anos de democracia no país, neste ano a programação oficial celebra a literatura latino-americana e seus diálogos com o Brasil.

Durante nove dias, o festival literário paulistano levará para o Pacaembu mais de 250 convidados para debates, oficinas, contações de histórias, sessões de autógrafos e outras atividades totalmente gratuitas em torno do livro e da leitura. Os três palcos da programação oficial e os três Tablados Literários da programação paralela reunirão destaques da literatura, da poesia e da não ficção brasileira e internacional, com forte presença de autores da América do Sul.

Editoras, livrarias e instituições comprometidas com o livro e a leitura — já são 156 os expositores confirmados até o momento — vão apresentar sua produção em estandes espalhados pelos 15 mil metros quadrados da praça Charles Miller, recebendo estudantes, famílias, professores, turmas de amigos, bibliomaníacos, curiosos e outros tipos paulistanos e de todo o Brasil que se reúnem anualmente n’A Feira do Livro para ouvir e contar boas histórias sob o sol do outono. Dos best-sellers internacionais às edições feitas à mão, A Feira do Livro busca trazer para o público as centenas de possibilidades que um livro abre para o leitor. 

Criada em 2022 a partir de contribuições de editores e livreiros, A Feira do Livro é uma realização da Associação Quatro Cinco Um, organização voltada para a difusão do livro no Brasil, da Maré Produções, empresa especializada em exposições de arte, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Tem patrocínio Ouro do Mercado Livre e da Motiva, patrocínio Prata da Prefeitura de São Paulo, e apoio do Pinheiro Neto Advogados, Instituto Ibirapitanga e enjoei. A relação final de patrocinadores, apoiadores e parceiros será divulgada ao longo das próximas semanas.


Destaques da programação
Desde as suas primeiras edições, o castelhano em diferentes sotaques marcou a programação oficial d’A Feira do Livro. Em 2026, grandes nomes e promessas literárias de países da América do Sul vão dialogar com leitores e autores brasileiros. A divulgação da programação completa, com horários, datas e participantes, será feita nas próximas semanas.

Da Colômbia, Pilar Quintana lança no Brasil seu esperado novo romance e Mario Mendoza conecta São Paulo a uma Bogotá noir. O pensamento indígena, sempre presente na programação do festival, terá uma representante mapuche, Daniela Catrileo, do Chile. Andrés Montero, também chileno, leva ao Pacaembu um verdadeiro produto de exportação do continente: a oralidade e elementos fantásticos. A ensaísta argentina radicada no Rio de Janeiro Paula Sibilia, que reflete sobre consumo, tecnologia e subjetividade em nossos dias; a escritora Bárbara Belloc, também argentina, que explora as fronteiras entre ficção, memória e loucura; e a ficcionista uruguaia Inés Bortagaray completam o grupo de convidados sul-americanos anunciados até o momento. 

A atmosfera solar d’A Feira do Livro promete ganhar tons mais sombrios, pelo menos em algumas mesas da programação oficial, dedicadas à literatura noir. Os fãs de thrillers, suspenses e dramas psicológicos terão grandes representantes n’A Feira do Livro 2026: a irlandesa Liz Nugent, em visita inédita ao país, o colombiano Mario Mendoza e o carioca Alberto Mussa, autor de uma história sobre um crime ambientado na Zona Norte do Rio. A visita de Liz Nugent tem apoio da Cultúr Éireann.

Ainda na lista de convidados internacionais, o romancista italiano Sandro Veronesi se apresenta pela primeira vez na cidade, numa rara oportunidade de encontro com seus fãs paulistanos. A norte-americana Tracy Mann lança n’A Feira do Livro suas memórias dos tempos de movimento hippie na Bahia dos anos 1970.


Brasilidade
Entre os autores nacionais, a curadoria aposta em encontros que cruzam a ficção e a não ficção em diferentes gêneros literários, gerações, sensibilidades e origens, dos imortais e premiados aos estreantes. Entre os autores consagrados, os cariocas Ana Maria Machado e Nei Lopes e o mineiro - Prêmio Camões - Silviano Santiago confirmaram presença n’A Feira do Livro e devem repassar sua trajetória de décadas em encontros memoráveis com o público. 

Mesas de biografias sempre são esperadas em festivais literários, e neste ano A Feira do Livro vai promover encontros especiais com biógrafos de grandes figuras da vida brasileira. Autor de clássicos do gênero, o jornalista Fernando Morais lança no Pacaembu o segundo volume de sua biografia sobre o presidente Lula. Pedro Bial vai falar da vida de Isabel Salgado, estrela olímpica da seleção brasileira de vôlei. Adriana Negreiros apresenta sua biografia da comediante Dercy Gonçalves. Um dos biógrafos convidados, o mineiro João Pombo Barile, vai conversar com o próprio biografado no palco d’A Feira do Livro: o crítico literário Silviano Santiago.

Autores populares e influentes como o historiador Luiz Antonio Simas e os romancistas Jeferson Tenório e Carla Madeira, que lotaram a plateia em edições anteriores, retornam ao festival. Núcleo forte da programação oficial, a literatura contemporânea brasileira terá um grupo relevante de autores convidados, representativo do bom momento da ficção no país: Cristhiano Aguiar, Vanessa Barbara, Mariana Salomão Carrara, Noemi Jaffe, Giovana Madalosso, Chico Mattoso, Daniel Munduruku, Natércia Pontes, Lilian Sais, Bianca Santana e Natalia Timerman estão entre os confirmados até o momento. Ian Uviedo e Maria Brant representam os estreantes na literatura brasileira. Na poesia, os nomes anunciados nesta primeira leva são o carioca Eucanaã Ferraz e o paulista Ricardo Domeneck.


Não ficção 
Além das mesas propriamente literárias, a não ficção também tem destaque na programação oficial e põe em debate temas relevantes da cultura, da sociedade e da vida privada, como o luto e a memória, abordados nos livros dos convidados Camila Appel, jornalista, e Fernando José de Almeida, educador — ambos com obras sobre a morte, mas por diferentes perspectivas. Maria Rita Kehl e Gabriel Tupinambá promovem o diálogo da literatura com a psicanálise. 

Um dos núcleos temáticos focaliza a vida noturna paulistana em diferentes momentos históricos: do pioneirismo da cultura LGBTQIA+ no Ferro’s Bar, reduto da comunidade lésbica paulistana dos anos 1960, retratado por Julia Kumpera, às cenas da disco, do rock e do bate-estaca techno dos anos 1990 e 2000 dos jornalistas Erika Palomino, Gaía Passarelli e Camilo Rocha. A veia boêmia da cidade ainda será homenageada pela ficção, nas palavras do escritor Reinaldo Moraes, que lança n’A Feira do Livro um romance sobre noitadas sem fim em São Paulo.

Na mesa sobre alimentação, que tem presença cativa n’A Feira do Livro desde a primeira edição, a antropóloga Inara Nascimento, a pesquisadora Rute Costa e a chef paulistana Bel Coelho discutem a presença indígena e negra na culinária brasileira. Questões urgentes da vida contemporânea também serão levadas aos palcos d’A Feira do Livro, como educação midiática, com Januária Cristina Alves; desigualdade econômica, com o geógrafo Kauê Lopes dos Santos; e a emergência climática, com Luiz Villares e Ricardo Abramovay.

A primeira lista de convidados ainda inclui nomes de destaque nas artes visuais, com o mineiro Eustáquio Neves; nos quadrinhos, com Dani Marino e Gabriela Borges, do projeto Mina de HQ; e nas artes e ofícios do livro, com o designer paulistano Gustavo Piqueira. A curadoria d’A Feira do Livro é feita a partir de sugestões dos expositores e do público, dos jornalistas e colunistas da Quatro Cinco Um e de parceiros institucionais, sob coordenação do diretor geral Paulo Werneck e da assistente de curadoria Maria Clara Villas. O projeto arquitetônico e a direção de arte são do diretor geral Álvaro Razuk, da Maré Produções. A coordenação geral d’A Feira do Livro é da diretora executiva Mariana Shiraiwa.

As mesas da programação oficial acontecem no Palco da Praça, montado no meio d’A Feira do Livro; no Auditório Armando Nogueira, do Museu do Futebol, parceiro de primeira hora do festival literário; e também no Espaço Rebentos, palco da programação para crianças, ainda não divulgada. 

Nas próximas semanas, novos nomes da programação oficial devem ser anunciados, assim como a grade completa de debates, que deverá reunir cerca de 170 autores. A programação paralela, que acontece nos Tablados Literários — pequenos palcos espalhados pela Feira do Livro — e é feita pelos expositores, será divulgada em seguida. O festival literário paulistano ainda tem uma programação de oficinas e atividades em torno da cultura do livro.

O acesso a todos os palcos d’A Feira do Livro é gratuito, dentro dos limites de capacidade de cada espaço, e não tem nenhum tipo de ingresso ou catraca. A Feira do Livro 2025 reuniu 80 mil pessoas durante nove dias de realização, tendo recebido 250 convidados na programação oficial e 150 expositores, entre editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro e à leitura. 

Todos os autores confirmados até agora
Adriana Negreiros, Alberto Mussa, Ana Maria Machado, Andrés Montero (Chile), Bárbara Belloc (Argentina), Bel Coelho, Bianca Santana, Camila Appel, Camilo Rocha, Carla Madeira, Chico Mattoso, Cristhiano Aguiar, Dani Marino, Daniel Munduruku, Daniela Catrileo (Chile), Erika Palomino, Eucanaã Ferraz, Eustáquio Neves, Fernando José de Almeida, Fernando Morais, Gabriel Tupinambá, Gabriela Borges, Gaía Passarelli, Giovana Madalosso, Gustavo Piqueira, Ian Uviedo, Inara Nascimento, Inés Bortagaray (Uruguai), Januária Cristina Alves, Jeferson Tenório, João Pombo Barile, Julia Kumpera, Kauê Lopes dos Santos, Lilian Sais, Liz Nugent (Irlanda), Luiz Antonio Simas, Luiz Villares, Maria Brant, Maria Rita Kehl, Mariana Salomão Carrara, Mario Mendoza (Colômbia), Natalia Timerman, Natércia Pontes, Nei Lopes, Noemi Jaffe, Paula Sibilia (Argentina), Pedro Bial, Pilar Quintana (Colômbia), Reinaldo Moraes, Ricardo Abramovay, Ricardo Domeneck, Rute Costa, Sandro Veronesi (Itália), Silviano Santiago, Tracy Mann (EUA) e Vanessa Barbara.


A Feira do Livro
A Feira do Livro é gratuita e realizada ao ar livre, na praça Charles Miller, no bairro paulistano do Pacaembu, ocupando uma área de mais de 15 mil metros quadrados, normalmente dedicada à circulação e ao estacionamento de carros. Suas estruturas incluem seis palcos para receber mesas literárias e outras atividades, uma livraria oficial para as sessões de autógrafos, um espaço de oficinas e tendas ocupadas pelos expositores. Os espaços de convivência são uma novidade desta quinta edição, que foram projetados para servir como pequenas pracinhas, com cadeiras e bancos para o público descansar e ler um livro. 

As 156 editoras, livrarias e instituições socioculturais inscritas até o momento para participar d’A Feira do Livro 2026 vão ocupar três tipos de espaços expositivos: bancadas, que ficam na Praça das Bancadas; as ilhas, espaços um pouco maiores que as bancadas e que ficam agrupadas na Tenda das Ilhas; e as tendas individuais, que podem ser ocupadas por um ou mais expositores e são organizadas em “quadras”, criando vielas para circulação do público. 

A rotatória central abriga a Praça do Telão. Ali o público pode acompanhar as atividades que acontecem no Palco da Praça, estendendo uma canga ou se acomodando nas cadeiras dispostas no local. Há também a Praça de Alimentação, que oferece opções variadas de comidas e bebidas. 

O festival conta ainda com um espaço de acomodação sensorial, destinado a acolher o público neurodiverso que precise de apoio para se regular, num ambiente mais tranquilo. Esse Espaço de Descompressão foi reconhecido com o selo Amigo da Pessoa com TEA, do Governo do Estado de São Paulo. O festival terá ainda a presença de duas Unidades Móveis de Atendimento, em parceria com a Coordenação Municipal de Políticas para LGBTI+, sendo uma unidade de apoio ao público LGBTI+ e outra para Atendimento às Mulheres, que amplia a rede de proteção na cidade de São Paulo, garantindo o acesso aos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Há também um espaço para imprensa. A assessoria de imprensa é realizada pela a4&holofote e as informações sobre credenciamento para jornalistas serão divulgadas em breve.


Espaço Rebentos
O Espaço Rebentos, palco infantil d'A Feira do Livro, sucesso em 2025, chega à sua segunda edição, com programação voltada principalmente para crianças de quatro a nove anos, mas sem deixar outras faixas etárias de fora. O espaço acolhe pequenos leitores e seus acompanhantes, com palco, área de leitura, espaço para oficinas e autógrafos. No interior da tenda, serão distribuídas credenciais especialmente feitas para as crianças. Informações sobre convidados e programação do Espaço Rebentos serão divulgadas em breve. 


Tablados Literários
Os Tablados Literários - três palcos que compõem a programação paralela, feita em parceria com os expositores - são distribuídos ao longo da praça. O projeto iniciado em 2024 continua pelo terceiro ano consecutivo abrigando bate-papos, lançamentos e outras atividades que contribuem para o movimento ao longo do dia n’A Feira do Livro. 


Patrocínios, apoios e parcerias
A Feira do Livro é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, da Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos dedicada à difusão do livro e da leitura no Brasil, e da Maré Produções, empresa especializada em exposições e feiras culturais.

A edição de 2026 tem patrocínio Ouro do Mercado Livre e da Motiva, e patrocínio Prata da Prefeitura de São Paulo, que reforçam seu compromisso com o acesso à cultura, à leitura e à democratização do conhecimento. Conta ainda com o apoio do Pinheiro Neto Advogados, do Instituto Ibirapitanga e do enjoei, além de apoio institucional do Museu do Futebol junto à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Cultúr Éireann, do Ernesto Tzirulnik Advocacia e da ArPa. A visibilidade e a difusão d’A Feira do Livro 2026 são ampliadas por meio de parcerias de mídia com a Folha de S.Paulo, UOL, JCDecaux, Piauí, Nexo e PublishNews, que potencializam o alcance do evento.


Serviço
A Feira do Livro 2026 
30 de maio a 7 junho
Praça Charles Miller - Pacaembu / São Paulo

segunda-feira, 23 de março de 2026

.: Bruna Martiolli lança o livro "É Tempo de Morangos" nesta terça em São Paulo


A escritora Bruna Martiolli celebra o lançamento do primeiro livro, "É Tempo de Morangos - Reflexões Sobre Livros", em sessão de autógrafos em São Paulo nesta terça-feira, dia 24 de março, na Livraria Martins Fontes, no bairro Bela Vista. A partir das 19h00, o evento começa com um bate-papo entre a autora e Carol Jesper, mestre em Educação pela USP. 

Nessa obra de estreia, publicada pela Editora Intrínseca, a professora e doutoranda que conquistou centenas de milhares de seguidores nas redes sociais apresenta um misto de guia literário e romance de formação, em que compartilha memórias da infância, adolescência e vida adulta. Ao mostrar como a literatura pode guiar as pessoas em momentos de desamparo, dúvida e também de paz e felicidade, Bruna valoriza o poder revolucionário dos livros e revela como a ficção é um gênero importante para o autoconhecimento. Compre o livro "É Tempo de Morangos", de Bruna Martiolli, neste link.


Sobre o livro
Quando criança, Bruna Martiolli brincava de dar aulas para suas bonecas. Mais tarde, ela se tornou professora e encontrou seu lugar no mundo graças aos livros. E eles ainda a levariam a muitos outros encontros: hoje, Bruna fala sobre o poder da literatura para mais de 700 mil pessoas, entre seguidores de redes sociais e ouvintes de seu podcast, além de se dedicar a pesquisar o tema como doutoranda em Portugal. A história de como a leitura mudou a sua vida é o cerne de "É Tempo de Morangos", obra de estreia assinada por ela. Em um misto de livro de memórias e guia literário, Bruna reflete sobre o papel crucial da literatura em nossa formação e amadurecimento.

A leitura entrou na vida de Bruna aos oito anos não como obrigação escolar, mas, em suas palavras, quando “as cobranças foram substituídas por um carinho ou biscoitinho de vó”.  Entendendo desde cedo o valor afetivo dos livros, deixou que eles a guiassem durante uma infância pouco convencional e ao longo da adolescência, quando pendurava na parede do quarto fotos de Lygia Fagundes Telles e Eça de Queiroz. No ensino médio, conheceu Clarice Lispector através de "A Hora da Estrela" e, com Macabéa, a protagonista, descobriu o medo de levar uma vida na qual se sentisse anulada, o que moldaria muitos de seus próximos passos.

Ao longo da obra, Bruna relata como os livros permearam suas escolhas e a ampararam nos momentos difíceis. Foi a leitura de Saramago que a fez enxergar seu apego a relações destrutivas e ter forças para sair delas. A Tetralogia Napolitana, de Elena Ferrante, se tornou dolorida após o esmorecimento de uma grande amizade. E tantos outros nomes a inspiraram a tomar decisões corajosas, como não desistir da carreira ou se mudar para outro país. 

Neste manifesto de devoção aos livros, em especial os de língua portuguesa, Bruna Martiolli lembra sobre a importância de encontrar aquilo que nos atravessa de verdade e que a boa literatura, como quase tudo na vida, não precisa agradar à primeira vista. Além disso, apresenta uma obra essencial para descobrir histórias e curiosidades literárias e obter excelentes dicas de leitura. Compre o livro "É Tempo de Morangos", de Bruna Martiolli, neste link.


Sobre a autora
Bruna Martiolli é professora e doutoranda em Estudos de Cultura e Interartes pela Universidade do Porto, em Portugal. A pesquisa e atuação profissional dela estão profundamente enraizadas na literatura de língua portuguesa. Também desenvolve um trabalho inspirador na internet, onde compartilha reflexões literárias, críticas culturais e conteúdos educativos. É criadora do podcast "É Tempo de Morangos", em que aborda temas como literatura, memória e imaginário. "É Tempo de Morangos" é seu livro de estreia.

Serviço
Sessão de autógrafos de "É Tempo de Morangos", de Bruna Martiolli
Terça-feira, dia 24 de março, a partir de 19h00
Livraria Martins Fontes - Avenida Paulista, 509 - Bela Vista / São Paulo
Entrada franca

segunda-feira, 16 de março de 2026

.: João Anzanello Carrascoza abre "Encontro com os Escritores" 2026


A série "Encontro com os Escritores" abre a programação de 2026 com a presença do escritor João Anzanello Carrascoza, um dos nomes mais respeitados da literatura brasileira contemporânea. O evento acontece no dia 26 de março, das 19h00 às 21h00, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, e contará com bate-papo, lançamento e sessão de autógrafos do novo livro do autor, "Angelim". A conversa será mediada pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto.

No romance recém-lançado, Carrascoza apresenta a história de um menino dotado de vidência, capaz de enxergar passado, presente e futuro. A narrativa acompanha as consequências desse dom para quem vive ao redor do garoto, explorando as tensões entre fé, superstição e exploração da crença popular. Em meio a um contexto em que o charlatanismo religioso tenta ampliar sua influência, o protagonista se torna alvo de interesses diversos, transformando sua experiência extraordinária em motivo de disputa e narrativa pública.

Reconhecido sobretudo pelos contos que escreve, Carrascoza construiu ao longo das últimas décadas uma trajetória marcada pela delicadeza do olhar e pela atenção aos pequenos gestos da vida cotidiana. Com "Angelim", o autor amplia esse universo ao incorporar elementos de mistério e reflexão sobre a maneira como histórias - reais ou fabricadas - podem transformar pessoas em símbolos.

Promovido pela Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da Unesp, o encontro integra uma série dedicada a aproximar leitores de autores contemporâneos em conversas abertas ao público. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia neste link. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, localizado na Rua da Consolação, 94, ao lado da Praça Dom José Gaspar e próximo à estação Anhangabaú do metrô. Compre o livro "Angelim", de João Anzanello Carrascoza, neste link.

domingo, 8 de março de 2026

.: Encontro de Leituras recebe a autora portuguesa Catarina Gomes nesta terça


Obra publicada em Portugal pela Gradiva e no Brasil pela Dublinense será discutida com leitores em evento on-line e gratuito na próxima terça-feira, dia 10 de março


O Encontro de Leituras de março recebe a escritora e jornalista lisboeta Catarina Gomes para uma conversa sobre o livro "Terrinhas", publicado em Portugal pela Gradiva em 2022 e no Brasil pela Dublinense em 2025. O evento acontece no dia 10 de março, terça-feira, às 19h do Brasil (horário de Brasília) e 22h de Portugal, de forma online e gratuita, pela plataforma Zoom. O clube é gratuito e aberto a todos que queiram participar. O evento pode ser acessado com o ID 842 8191 4937 e a senha 835758. Para participar, basta seguir este link.

Em "Terrinhas", vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, acompanhamos a história de uma designer de interiores que se vê obrigada a voltar à aldeia em que seus pais nasceram - e que visitava na infância - para tratar da herança deixada por eles. A trama mergulha em memórias e afetos, explorando as tensões entre raízes familiares e escolhas pessoais.

"Terrinhas" passou a integrar o Plano Nacional de Leitura de Portugal, consolidando sua relevância literária e social, e a autora tornou-se reconhecida por investigar e narrar temas ligados à memória e à história do país. Como jornalista, Catarina Gomes foi ainda finalista do Prémio de Jornalismo Gabriel García Márquez pela reportagem Quem foi o filho que António deixou na guerra?. Compre o livro "Terrinhas", de Catarina Gomes, neste link.


Sobre o Encontro de Leituras
O Encontro de Leituras resulta da colaboração editorial entre o jornal português Público e a revista Quatro Cinco Um, focando em obras literárias disponibilizadas em ambos os países. O Encontro reúne leitores de língua portuguesa e discute romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado.  Os encontros são gratuitos e acontecem sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, às 19h00 do Brasil e 22h00 de Portugal. 

O evento não é transmitido nas redes sociais, nem disponibilizado depois. É uma experiência para ser vivida por aqueles que se juntam à sessão. Os melhores momentos são depois publicados no podcast Encontro de Leituras, disponível no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outros aplicativos habituais. 

A parceria entre a Quatro Cinco Um e o Público conta com um espaço editorial fixo nos dois veículos e uma newsletter mensal sobre o trânsito literário e editorial entre os países de língua portuguesa. A editoria especial publica materiais jornalísticos sobre autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor que tenham sido lançados dos dois lados do oceano. A newsletter mensal traz notas, curiosidades, imagens e informações sobre as novidades das livrarias e os eventos literários em Lisboa, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades onde se fala português. De vez em quando, na programação de festivais e em outras ocasiões, eventos presenciais serão realizados.


Serviço
"Encontro de Leituras" com Catarina Gomes

Terça-feira, dia 10 de março
Horário: 19h00 do Brasil e 22h00 de Portugal
Modalidade: on-line e gratuito, via Zoom
Participe: https://us06web.zoom.us/j/84281914937?pwd=bbScBuXJg69a9IYhiPYxM2tmTcmbFZ.1
ID:842 8191 4937
Senha de acesso: 835758

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

.: Livro "O Expresso de Tóquio", de Seicho Matsumoto, é tema de Clube de Leitura


Para começar o ano e celebrar a 70ª edição do clube, o clássico do romance policial japonês será discutido em encontro on-line e gratuito com a presença do historiador e escritor Júlio Pimentel Pinto


"O Expresso de Tóquio", do escritor japonês Seichō Matsumoto, é o tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de janeiro, que acontece na última quinta-feira do mês, 29, às 19h, via Zoom. Neste bate-papo on-line e gratuito que marca a 70ª edição do clube, o público conversa com o professor de história da USP e escritor Júlio Pimentel Pinto. Publicado originalmente em 1958 e lançado no Brasil em 2025 pela Todavia, com tradução de Jefferson José Teixeira, O expresso de Tóquio é um marco do romance policial japonês e consolidou seu autor, Seichō Matsumoto, como um mestre do gênero.

A trama tem início em uma praia gelada na baía de Hakata, na ilha de Kyushu, onde dois corpos são encontrados lado a lado. A motivação parece clara: um pacto suicida entre amantes. Mas, para o inspetor Torigai, algo não se encaixa. Um detalhe mínimo - um horário de trem - lança dúvida sobre a versão oficial e abre caminho para uma investigação que atravessará o Japão de ponta a ponta. Com narrativa meticulosa e crítica social, Matsumoto revolucionou o gênero policial ao afastá-lo dos enigmas de salão e aproximá-lo da realidade contemporânea japonesa.

Os participantes do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da editora Todavia, por meio do cupom JHSP451JAN26. O cupom fica vigente de 04/01/2026 até 31/01/2026 e é válido para 1 uso único por CPF. Saiba mais e inscreva-se em https://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/


Convidado do mês - Júlio Pimentel Pinto é professor no departamento de história da Universidade de São Paulo (USP) e especialista nas relações entre história e ficção. Autor de "Uma Memória do Mundo: ficção, Memória e História em Jorge Luis Borges" (Estação Liberdade, 1998) e "A Pista & A Razão: uma História Fragmentária da Narrativa Policial" (e-galáxia, 2019), sua pesquisa investiga as intersecções entre narrativas históricas e ficcionais, explorando como diferentes gêneros literários dialogam com contextos sociais, políticos e culturais.


Como funciona o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um? Desde sua estreia em 2019, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um recebe grandes profissionais da tradução de literatura japonesa no Brasil, além de autores contemporâneos e leitores dessa literatura, para discutir obras de nomes como Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto e Yoshiharu Tsuge.

Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta-feira do mês.

O Clube discute livros de autores japoneses traduzidos diretamente para o português, visando uma cobertura multiplataforma desse universo literário — a parceria entre a revista dos livros e a JHSP traz também uma newsletter editorial mensal com os principais lançamentos no Brasil de livros japoneses ou ligados à cultura japonesa.

No site da Japan House São Paulo há uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de informações sobre todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um: https://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/ 


Serviço 

Data: quinta-feira, 29 de janeiro, às 19h00

Modalidade: on-line e gratuito, via Zoom

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento-online/clube-de-leitura-jhsp-451-o-expresso-de-toquio-janeiro/3249111 

Cupom: Participantes do clube têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da editora Todavia, por meio do cupom JHSP451JAN26. O cupom fica vigente de 04/01/2026 a 31/01/2026, válido para 1 uso único por CPF.

Parceria com a Japan House São Paulo

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

.: Mediação de leitura convida o público a ouvir histórias que o vento contou


Por Helder Moraes Miranda, jornalista e crítico de cultura, editor do portal Resenhando.comFoto: divulgação

"O Vento Me Contou - Mediação de Leitura", com Vanessa Reis e Felínio Freitas, propõe um percurso sensível pela oralidade, pela imaginação e pelos saberes da terra. A atividade acontece de 10 de janeiro a 1º de fevereiro, aos sábados e domingos, das 15h00 às 17h00, na Biblioteca do Sesc Santos, com entrada gratuita e classificação livre, exceto nos dias 24 e 25 de janeiro.


Por meio da palavra falada, da escuta atenta e do compartilhamento de histórias, a mediação convida o público a um passeio por contos, lendas e imagens que evocam matas, rios, quintais de avós e memórias ancestrais. As narrativas despertam vínculos com a natureza, com o imaginário popular e com o mundo interior de cada participante, valorizando a literatura como espaço de encontro, pertencimento e transmissão de saberes.

Ao longo dos encontros, a leitura se transforma em experiência viva, em diálogo constante entre quem conta, quem escuta e as histórias que circulam. A proposta estimula a imaginação, fortalece a escuta coletiva e reconhece a oralidade como uma forma potente de conhecimento e afeto, atravessando gerações e territórios.


Sobre os mediadores
Vanessa Reis, natural de Santos, é mestre em Gestão de Políticas Públicas e atua na área cultural desde 2005, com ampla experiência em elaboração e gestão de projetos, curadoria e mediação em literatura, desenvolvendo ações voltadas à formação de leitores e ao acesso democrático ao livro.

Felínio Freitas é mestre em Artes pela UNESP, na linha de pesquisa Arte e Educação. Investiga as conexões entre os saberes de Exu, a pedagogia dos terreiros e a mediação de leitura em diferentes contextos, incluindo espaços fabris, articulando literatura, educação e ancestralidade.

Venda de ingressos
As vendas de ingressos para os shows e espetáculos da semana seguinte (segunda a domingo) começa na semana anterior às atividades, em dois lotes: on-line pelo aplicativo Credencial Sesc SP e portal do Sesc São Paulo: às terças-feiras, a partir das 17h00. Presencialmente, nas bilheterias das unidades: às quartas-feiras, a partir das 17h00.

Bilheteria Sesc Santos - Funcionamento
Terça a sexta, das 9h00 às 21h30 | Sábados e domingos, 10h00 às 18h30   

Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida / Santos
Telefone: (13) 3278-9800        
Site do Sesc Santos
Instagram e Facebook: @sescsantos

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

.: Com livros grátis, universo de Portinari ganha programação para crianças


Autora de "As Pipas de Portinari", Fernanda Emediato realiza contação de histórias e exposição de poemas no dia 14 de dezembro, às 12 horas


A escritora, publicitária e editora Fernanda Emediato leva a poesia e a arte de "As Pipas de Portinari" ao Museu da Imagem e do Som – MIS no próximo domingo, dia 14 de dezembro, a partir das 12 horas. A programação especial de Natal terá contação de histórias, distribuição gratuita de exemplares, exposição dos poemas e atividades com crianças.

A obra organizada por Fernanda Emediato Leo Cunha apresenta um verdadeiro voo poético com textos inspirados nas obras de Candido Portinari. São textos de Cíntia Barreto, Dilan Camargo, Henrique Rodrigues, João Bosco Bezerra Bonfim, José Carlos Aragão, Marco Haurélio, Roseana Murray e Sônia Barros. Com uma linguagem afetiva, a publicação convida as pessoas de todas as idades a experimentarem a poesia como forma de brincar, imaginar e lembrar.

O projeto conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Programa de Ação Cultural (ProAC – Editais 2024); da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura; e da Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91), via incentivo fiscal. Compre o livro "As Pipas de Portinari" neste link.


Contação de histórias, exposição e atividades com crianças no MIS
Data: 14 de dezembro de 2025 (domingo, a partir das 12h)
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa/SP
Entrada gratuita

Sobre a idealizadora do projeto
Fernanda Emediato é editora, escritora, consultora editorial e produtora cultural. Fundadora da Troia Editora e dos selos Troinha e Asas Editora, atua na publicação de obras infantis, infantojuvenis e teatrais. Fernanda iniciou sua trajetória no mercado editorial ainda na adolescência, trabalhando em diferentes áreas da editora de seu pai, Luiz Fernando Emediato. Desde então, vem construindo uma carreira marcada pelo compromisso com a literatura de impacto social. Suas obras A Menina Sem Cor e O Morcego sem Asas foram premiadas pelo ProAC e selecionadas pelo PNLD Literário. Publicou o primeiro livro aos 9 anos e já tem mais de 30 títulos lançados no Brasil e no exterior. É também a responsável pela idealização e organização de As Pipas de Portinari.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

.: Sarau Alvarenga celebra vida e poesia de Valdir Alvarenga em Santos

Por Helder Moraes Miranda, jornalista e crítico de cultura, especial para o portal Resenhando.comFoto: divulgação

Valdir Alvarenga foi um dos nomes fundamentais da poesia santista e da produção literária independente no país. Criador da Revista Mirante, manteve vivo o espírito coletivo da palavra, transformando o fazer poético em ato de resistência. A obra dele segue como testemunho de um tempo em que a literatura era feita na raça - com papel, paixão e teimosia. Levando em conta a trajetória pessoal e artística dele, nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, a Biblioteca Mário Faria, no Posto 6, em Santos, no litoral de São Paulo, irá se tornar o cenário de um encontro literário em homenagem ao poeta, editor e ativista cultural Valdir Alvarenga

O evento, organizado por amigos e admiradores, pretende não apenas relembrar a obra do artista, mas reavivar o espírito de resistência e independência poética que sempre marcou a trajetória dele. A programação começa às 15h00, com um Varal de Poesia e uma minifeira de livros. Às 16h00, tem início o Sarau Alvarenga, que reunirá poetas e escritores convidados para leituras de poemas autorais e também de textos selecionados de Valdir Alvarenga, extraídos das obras "Pequeno Marginal", "Plenilúnio" e "Autógrafo", além das antologias do Grupo Picaré e da Revista Mirante, publicação que o poeta fundou e editou.

"Para o Valdir, a poesia era livre. Ele adorava se dedicar às letras e fazia a Revista Mirante com paixão. Eu pretendo continuar com a Mirante levando o seu legado! Valdir tinha seu jeito brincalhão, como ele dizia: 'minhas abobrinhas'. Ele era uma pessoa muito humana e amava os animais... Posso passar horas citando suas qualidades como pessoa e como poeta, mas deixarei isto para os leitores! Quinze anos juntos, uma eternidade que vai deixar saudade!", afirma a poeta Irene Estrela Bulhões, editora da Revista Mirante e viúva de Valdir Alvarenga.

Organizadora do sarau, a escritora, editora e ativista cultural Cláudia Brino fala sobre a importância de Valdir Alvarenga. "Organizar esse sarau em sua homenagem é reverenciar o poeta, editor, ativista cultural e amigo pessoal e, com isso, trazê-lo novamente ao nosso convívio literário". Segundo ela, a escolha dos poemas segue uma linha afetiva e temática: a visão pessoal e coerente de Valdir sobre o próprio percurso humano e artístico. Trata-se de revisitar a maneira singular da visão do poeta sobre sua própria vivência e trajetória pessoal, em que é possível ter, através de seus versos, a identificação do ser humano simples, amigo e sempre coerente ao seu universo poético.

Mais do que um tributo, o Sarau Alvarenga é um reencontro com a força da poesia como gesto de permanência. Escritor e organizador do sarau, Vieira Vivo reafirma a importância de Valdir Alvarenga na literatura. "Ler Valdir é entrar em contato com um olhar que não se conforma, que mistura o cotidiano, o sonho e o pensamento filosófico de forma simples e direta. Valdir não é apenas alguém que escreveu versos; ele construiu um movimento. Criou a Revista Mirante quando quase ninguém acreditava que poesia independente poderia resistir tanto tempo. E resistiu, resiste. Ler a obra dele significa reconhecer o valor da autonomia literária, da produção por conta própria, do editor-poeta que assume responsabilidades além de escrever", conclui.

Às 17h00, o grupo Cantos Literários apresenta um espetáculo literomusical em homenagem ao autor, seguido, às 18h00, da exibição do vídeo "Pescador de Palavras", um documentário sobre a literatura independente, que traz depoimentos de Valdir Alvarenga e de outros protagonistas desse movimento.

Serviço
Sarau Alvarenga - Homenagem ao Poeta Valdir Alvarenga
Quarta-feira, dia 29 de outubro de 2025
Biblioteca Mário Faria - Posto 6, Santos/SP
Av. Bartholomeu de Gusmão, S/N,° - Aparecida/Santos

Horários
15h00 - Varal de Poesia e minifeira de livros
16h00 às 17h00 - Sarau Alvarenga
17h00 - Espetáculo literomusical Cantos Literários
18h00 - Exibição do documentário Pescador de Palavras
Entrada gratuita

terça-feira, 4 de novembro de 2025

.: "Encontro com os Escritores" recebe o economista Luiz Gonzaga Belluzzo


O próximo "Encontro com os Escritores" traz à Biblioteca Mário de Andrade uma discussão fundamental para os nossos tempos. No dia 26 de novembro, o renomado economista Luiz Gonzaga Belluzzo estará em um bate-papo sobre os avanços e recuos do capitalismo, com mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto.

Conhecido pela inteligência afiada e a capacidade de decifrar as complexas engrenagens do sistema econômico, Belluzzo é uma referência incontestável. Professor emérito da Unicamp, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, ele foi incluído entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX. 

As obras dele, como "Ensaios sobre o Capitalismo no Século XX" e "O Capital e Suas Metamorfoses", são leitura obrigatória para quem busca entender a economia contemporânea sob uma perspectiva crítica e aprofundada. Um encontro que ajudará a compreender os momentos de expansão e as crises que caracterizam o capitalismo, oferecendo uma visão lúcida sobre os desafios econômicos globais. Compre os livros de Luiz Gonzaga Belluzzo neste link.

Serviço
"Encontro com os Escritores"
Convidado: Luiz Gonzaga Belluzzo
Tema: "Avanços e Recuos do Capitalismo"
Mediação: jornalista Manuel da Costa Pinto
Data: 26 de novembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19h00 às 21h00
Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo)
Acesso: Estação Anhangabaú do Metrô
Entrada: gratuita, com acesso limitado à capacidade do espaço.
Inscrições neste link.

sábado, 1 de novembro de 2025

.: Lúcia Helena Galvão e Clóvis de Barros dialogam em Café Filosófico Especial


Escritores refletem sobre como encontrar valor e propósito em tempos de incerteza. Fotos: divulgação

Respeitados pensadores brasileiros, Lúcia Helena Galvão e Clóvis de Barros Filho participam do Café Filosófico CPFL Especial, em Jundiaí, para o lançamento do livro "O Valor e o Sentido da Vida", publicado pela Papirus 7 Mares. O encontro acontece no dia 6 de novembro, às 19h30, e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto CPFL. Durante o bate-papo, os autores contemplarão o público com os temas mais urgentes da vida contemporânea, como a busca pelo próprio caminho, o dilema entre razão e emoção, além de discutirem o conceito de propósito e de prosperidade. 

Na obra, Clóvis de Barros Filho reflete sobre o papel do outro, os limites entre sucesso e uma vida plena, e os desafios de sustentar a própria essência. Lúcia Helena Galvão, por sua vez, combina filosofia, cultura e vivências pessoais para aprofundar o debate sobre o valor da existência, convidando o leitor a escutar as inquietudes em vez de silenciá-las.

O livro é um convite a pausar, refletir e assumir o protagonismo sobre a própria jornada. Um diálogo que não entrega respostas prontas, mas oferece ferramentas e provocações para que cada um construa – e reconstrua – a sua trajetória ao longo da vida.Os interessados poderão participar presencialmente do evento e de forma gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos. Compre o livro "O Valor e o Sentido da Vida", de Lúcia Helena Galvão e Clóvis de Barros Filho, neste link.


Serviço:
Lançamento do livro "O Valor e o Sentido da Vida" 
Autores: Lúcia Helena Galvão e Clóvis de Barros Filho
Data: quinta-feira, dia 6 de novembro, às 19h30
Teatro Polytheama - Rua Barão de Jundiaí, 176 - Centro/Jundiaí - SP
Ingressos: Sympla
Regras: 2 ingressos por CPF, com liberação em 5 de novembro de 2025, às 12h00
Informações: Instituto CPFL | Telefone (19) 3756-8000 | institutocpfl@institutocpfl.org.br

+Tags
#OValorEOSentidoDaVida #LuciaHelenaGalvao #ClovisDeBarrosFilho #CafeFilosoficoCPFLEspecial #CafeFilosoficoCPFL #Jundiai #Papirus7Mares 

.: "Sempre Um Papo" recebe o médico e escritor Drauzio Varella e Vanda Witoto


A conversa aborda justiça climática, preservação da Amazônia, saberes tradicionais e o papel da ação coletiva diante da crise ambiental. Referências em suas áreas, Drauzio Varella e Vanda Witoto trazem olhares complementares sobre o encontro entre medicina, saberes indígenas e compromisso com o meio ambiente. Fotos: Renata Parada e acervo pessoal

O projeto "Sempre Um Papo", em parceria com o Sesc SP, encerra a temporada 2025, no Sesc Pinheiros recebendo o médico e escritor Drauzio Varella e a pedagoga e liderança indígena manaura Vanda Witoto, em debate mediado por Semayat Oliveira, no dia 11 de novembro, terça-feira, 19h00, com entrada gratuita e retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria do Teatro Paulo Autran.

O encontro terá como tema central “O Sentido das Águas e Justiça Climática: ciência, Política e Ação Coletiva”, ampliando a reflexão sobre os impactos da crise climática e sobre como a interseção entre ciência, política e sociedade pode promover ações concretas em defesa do planeta.

O ponto de partida da conversa será o livro “O Sentido das Águas: histórias do Rio Negro”, publicado pela Companhia das Letras, vigésima obra de Varella, que reúne mais de três décadas de viagens para a bacia do rio Negro em um panorama multissensorial da floresta, das águas e dos povos ribeirinhos. Na obra, o autor entrelaça memória de expedições, narrativa ambiental e sensibilidade literária, convidando o leitor a olhar a Amazônia - e, em especial, o rio Negro - com frescor e urgência. Compre o livro “O Sentido das Águas: histórias do Rio Negro”, de Drauzio Varella, neste link.


Série Temática Sesc / Sempre um Papo
A série temática sugerida para o "Sempre Um Papo 2025" tem como fio condutor os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e propõe encontros que integram literatura, ciência, cultura e cidadania em torno de questões urgentes para o mundo contemporâneo. A curadoria, realizada em parceria com o Sesc Pinheiros, o GEAC (Literatura), o GESC (Sustentabilidade) e o GEPROS (Povos Indígenas), reuniu debates, que vão do consumo consciente ao futuro das cidades, passando pelas vozes da periferia, pela educação como ferramenta de transformação, pela alimentação como cultura e sustentabilidade, pela liderança das mulheres e pela justiça climática. 

Essa programação não apenas atualiza o diálogo entre escritores e público, mas também reforça o papel do Sempre Um Papo como plataforma de reflexão sobre equidade, diversidade e sustentabilidade, colocando a literatura em convergência com os desafios sociais, ambientais e políticos do nosso tempo. Ao longo de 2025, o "Sempre Um Papo" em São Paulo promoveu uma série de encontros marcantes, com temas que percorreram literatura, meio ambiente, justiça social, consumo consciente e saberes tradicionais. 

Estiveram presentes, entre outros: Veronica Stigger, Edson Kayapó e Semayat Oliveira discutindo sustentabilidade e diálogo; Valter Hugo Mãe e Itamar Vieira Junior, oferecendo perspectivas literárias potentes; Sérgio Abranches e Sandra Benites, refletindo sobre cosmo percepções e modos de viver conectados à biodiversidade; encontro com Anielle Franco e Aílton Krenak, voltado à dimensão racial da crise ambiental; Bianca Santana e Ricardo Abramovay, debatendo consumo consciente e o futuro das cidades, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); além de Neide Rigo e Fabiana Cozza, em diálogo sobre alimentação, cultura e sustentabilidade. Em outubro, a Ministra Cármen Lúcia e a filósofa Maria Vilani conversaram com a jornalista Semayat Oliveira sobre o tema “Mulheres que Movem o Mundo”.

Sobre os convidados
Drauzio Varella nasceu em São Paulo, em 1943. Médico oncologista, imunologista e pesquisador em doenças infecciosas, destacou-se pela atuação voluntária no presídio do Carandiru, experiência que originou o premiado livro Estação Carandiru (1999). Reconhecido divulgador científico, tornou-se presença constante na TV, no rádio e em jornais, orientando a população sobre saúde e cidadania. Autor de vinte livros, publicou em 2025 “O Sentido das Águas: histórias do Rio Negro”, consolidando-se também como escritor de literatura de impacto social e ambiental.

Vanda Witoto (Vanderlécia Ortega dos Santos) nasceu em Amaturá, no Alto Solimões (AM), em 1987. Diretora executiva do Instituto Wittoto, enfermeira, ativista socioambiental e liderança indígena, vive no Parque das Tribos, em Manaus. Durante a pandemia de Covid-19, destacou-se pela articulação comunitária que levou oxigênio e atendimento emergencial a centenas de famílias indígenas. Sua trajetória combina luta pela preservação da Amazônia, defesa dos direitos indígenas e protagonismo das mulheres nas arenas políticas e sociais. Tornou-se conhecida nacionalmente por ter sido a primeira pessoa vacinada contra Covid-19 no Amazonas, em 2021.

Sempre um Papo: 39 anos 
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o "Sempre Um Papo" é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em sua história, chegou a 30 cidades de oito estados do país, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 39 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2,5 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 23 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.

Serviço
Sempre um Papo - "O Sentido das Águas e Justiça Climática: Ciência, Política e Ação Coletiva"
Convidados: Drauzio Varella e Vanda Witoto
Data: 11 de novembro, terça-feira, às 19h30
Local: Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria
Compre o livro “O Sentido das Águas: histórias do Rio Negro”, de Drauzio Varella, neste link.

+Tags
#DrauzioVarella #VandaWitoto #SempreUmPapo SempreUmPapo2025 #AfonsoBorges #SescSP #SescPinheiros

terça-feira, 28 de outubro de 2025

.: "Piscinas Russas", de Renata Belmonte, é lançado no Festival da Degustadora


Autora participa de bate-papo com leitores de Ribeirão Preto e região nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, às 19h00. Programação do festival segue até o próximo domingo. Foto: divulgação


O Festival Literário de Primavera da Degustadora de Histórias recebe nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, às 19h00, a escritora Renata Belmonte, autora do aclamado romance "Piscinas Russas", publicado pela editora Tusquets/Planeta. O encontro com os leitores, que terá mediação de Lucas Lotério, acontece na livraria A Degustadora de Histórias, no Centro de Ribeirão Preto, e integra a programação do festival, que segue até o dia 2 de novembro com bate-papos, lançamentos, oficinas e clubes de leitura.

Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Renata Belmonte tem se consolidado como uma das vozes mais consistentes da ficção brasileira contemporânea. É autora de livros de contos: "Femininamente" (Prêmio Braskem de Literatura, 2003), "O que Não Pode Ser" (Prêmio Arte e Cultura Banco Capital, 2006), "Vestígios da Senhorita B" (2009); e do romance "Mundos de Uma Noite Só" (finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2020 e semifinalista do Prêmio Oceanos 2021).

Com "Piscinas Russas", publicado em 2024, a autora aprofunda sua investigação sobre as complexidades da experiência humana, especialmente as relações entre corpo, memória e afeto. O livro vem recebendo destaque da crítica literária e grande atenção dos leitores.

“A repercussão tem sido bárbara. Recebo mensagens de leitores impactados ao longo da leitura, não apenas ao final. Foi uma obra que levou sete anos para ser escrita, e perceber que ela agora reverbera na vida de quem lê é a maior realização que um escritor pode ter”, afirma Renata. O lançamento em Ribeirão é um dos últimos compromissos da autora com o livro, que já percorreu diversas cidades do país.

“O Festival da Degustadora será o penúltimo lançamento de Piscinas Russas, depois sigo para Campinas. Cada conversa tem sido única, é lindo perceber a multiplicidade de interpretações e como cada leitor constrói a sua própria leitura a partir das subjetividades que o livro desperta”, comenta a autora. Sobre a continuidade da trilogia iniciada com Mundos de uma noite só, Renata diz que ainda precisa de um tempo: “Ainda não comecei o terceiro livro, porque preciso de um momento de respiro. Escrever, para mim, é um processo muito visceral, quase um transe, e isso me toma completamente. Quero voltar a ele quando estiver pronta”. Compre o livro "Piscinas Russas", de Renata Belmonte, neste link.


Programação segue até 2 de novembro
O Festival Literário de Primavera é uma realização da Degustadora de Histórias Livraria e Editora, em parceria com o Instituto Agir Ambiental, e conta com apoio cultural de 60 Minutos Escape (Shopping Santa Úrsula) e Amo Pet Ribeirão. Após o bate-papo com Renata Belmonte, o evento segue com atividades até o dia 2 de novembro, encerrando com a participação de Luiz Puntel, autor de livros da coleção Vaga-Lume.


Serviço
Festival Literário de Primavera da Degustadora de Histórias 2025
Até 2 de novembro de 2025
Livraria A Degustadora de Histórias - Rua Garibaldi, 485, Centro - Ribeirão Preto/SP
Mais informações e inscrições: (16) 99799-0839
Programação até domingo

29 de outubro - Quarta-feira
19h00 - Bate-papo com a autora Renata Belmonte (mediação de Lucas Lotério)


31 de outubro - Sexta-feira
17h00 - Happy hour da Degustadora Editora, com bate-papo sobre edição de livros e divulgação da obra vencedora do Concurso Literário 2025
19h00 - Clube de leitura Gaia – Encontro sobre o livro Essa coisa viva, de Maria Esther Maciel


1° de novembro - Sábado
10h00 - Lançamento do livro Enfim a liberdade, de Menalton Braff, e bate-papo com o autor
13h00 - Bate-papo com Marco Aurelio Lucchetti sobre a obra de seu pai, Rubens Lucchetti
14h00 - Clube de leitura sobre o livro Drácula, de Bram Stoker, com mediação de Marco Aurelio Lucchetti
15h30 - Oficina de carimbo ex-libris com Dandara Martins
16h00 - Oficina de Cordel com Elaine Christina Mota


2 de novembro - Domingo

10h00 - Bate-papo com Luiz Puntel sobre as suas obras na Coleção Vaga-lume



segunda-feira, 27 de outubro de 2025

.: Romance de Haruki Murakami é tema do Clube de Leitura JHSP + 451


Publicado originalmente em 1985 no Japão e inédito no Brasil até 2024, o romance vencedor do prêmio Tanizaki será discutido em encontro online e gratuito com a presença da pesquisadora Cacau Ideguchi

O livro "O Fim do Mundo e o Impiedoso País das Maravilhas", do escritor japonês Haruki Murakami, publicado no Brasil pela editora Alfaguara, é tema do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um de outubro, que acontece na última quinta-feira do mês, 30, às 19h, via Zoom. A conversa recebe como convidada Cacau Ideguchi, jornalista, escritora e pesquisadora especializada em cultura japonesa. Publicado originalmente em 1985 no Japão e inédito no Brasil até ano passado, livro é uma das obras mais notáveis de Haruki Murakami e vencedor do prêmio Tanizaki, uma das mais prestigiadas premiações literárias do Japão. Compre o livro "O Fim do Mundo e o Impiedoso País das Maravilhas", de Haruki Murakami, neste link.

O romance intercala duas narrativas que se entrelaçam: uma acompanha um programador em sua jornada por corredores infinitos e caminhos subterrâneos até o laboratório de um velho professor; a outra se passa em uma cidade fantasmagórica cercada por muralhas, onde vivem pessoas sem sentimentos, memórias ou emoções. Gradualmente, elementos em comum surgem entre as duas histórias, misturando mistério, ficção científica e fantasia. A edição brasileira foi publicada pela editora Alfaguara e conta com a tradução de Jefferson José Teixeira.

Os participantes do Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um têm 25% de desconto na compra do livro pelo site do Grupo Companhia das Letras, por meio do cupom JHSP451OUT25. O cupom fica vigente até dia 1° de novembro de 2025 e é válido para 1 uso único por CPF. Saiba mais e inscreva-se em https://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/

Convidada do mês
Cacau Ideguchi é pesquisadora, educadora e escritora especializada em cultura japonesa. Mestra em letras com ênfase em cultura japonesa (USP, 2023), tem MBA em história da arte (2024), especialização em jornalismo cultural (2014) e bacharelado em jornalismo (2011). É membro do Grupo de Estudos Okinawanos (GEOki/USP) e autora dos livros Gota de Sangue a Olho Nu (2015) e 31 (2017), ambos pela Chiado Books.

Diretora-executiva do portal Japoni, de curadoria e produção de conteúdo sobre arte e cultura japonesa, tem trajetória multidisciplinar e, desde 2021, dedica-se ao ensino em cursos livres e palestras em instituições, além de trabalhos em mediação, curadoria e consultoria. Suas pesquisas concentram-se em cinema e história japonesa, perpassando literatura e artes plásticas.


Como funciona o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um?
Desde sua estreia em 2019, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um recebe grandes profissionais da tradução de literatura japonesa no Brasil, além de autores contemporâneos e leitores dessa literatura, para discutir obras de nomes como Haruki Murakami, Sayaka Murata, Yoko Tawada, Banana Yoshimoto e Yoshiharu Tsuge.

Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, compartilham a curadoria e a mediação dos encontros, que acontecem sempre na última quinta-feira do mês.

O Clube discute livros de autores japoneses traduzidos diretamente para o português, visando uma cobertura multiplataforma desse universo literário — a parceria entre a revista dos livros e a JHSP traz também uma newsletter editorial mensal com os principais lançamentos no Brasil de livros japoneses ou ligados à cultura japonesa.

No site da Japan House São Paulo há uma página exclusiva que reúne todo o conteúdo compartilhado até aqui. Nela, é possível ter acesso a um compilado de informações sobre todos os títulos já abordados e à agenda dos próximos encontros, além de links para inscrição nas newsletters da Japan House e na newsletter de literatura japonesa da Quatro Cinco Um: https://clubedeleitura.japanhousesp.com.br/ 


Serviço
Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um: livro "O Fim do Mundo e o Impiedoso País das Maravilhas", de Haruki Murakami,
Data: quinta-feira, 30/10, às 19h00
Modalidade: on-line e gratuito, via Zoom
Inscrições: sympla.com.br/evento-online/clube-de-leitura-jhsp--451--o-fim-do-mundo-e-o-impiedoso-pais-das-maravilhas-outubro/3134712
Cupom: Participantes do clube têm 25% de desconto na compra do livro pelo site do Grupo Companhia das Letras, por meio do cupom JHSP451OUT25. O cupom fica vigente de 05/10 até 01/11, válido para 1 uso único por CPF.
Parceria com a Japan House São Paulo.

domingo, 26 de outubro de 2025

.: Lançamento de livro abre espaço para reflexões sobre o poder da escrita


Literatura como crítica, reflexão e resistência: essa é a proposta de "Práticas de Leitura e Análise de Textos Literários", livro que será lançado na próxima sexta-feira, dia 31 de outubro, em São Paulo. Organizado por Jarbas Vargas Nascimento, pós-doutor em Letras, e Célia Regina Rodrigues Gusmão, mestre em Estudos da Linguagem, o volume reúne pesquisas sobre as múltiplas relações entre o fazer literário e as experiências humanas, atravessadas por questões de gênero, raça, classe, identidade e memória.

Durante o evento, que acontece a partir das 19h00, na Livraria das Perdizes, o público poderá conhecer os organizadores e autores que assinam capítulos dedicados a nomes como Geni Guimarães, Jarid Arraes, Liliana Laganá e Clarice Lispector, vozes que resgatam histórias invisibilizadas. Publicação da Editora Sabiá com apoio da CAPES, a obra é um convite à reflexão sobre o poder transformador do texto literário, sua função crítica e seu papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e consciente.

Serviço
Lançamento de “Práticas de Leitura e Análise de Textos Literários”
Data: sexta-feira, dia 31 de outubro de 2025, às 19h00
Livraria das Perdizes  - Rua Bartira, 317 - Perdizes/São Paulo 
Entrada: franca – estacionamento no local

Postagens mais antigas → Página inicial
Tecnologia do Blogger.