terça-feira, 25 de julho de 2023

.: Abertura do Santos Jazz Festival homenageia Chico Buarque e Edu Lobo


Espetáculo reúne Orquestra Sinfônica de Santos, Jazz Big Band, Ayrton  Montarroys e Vanessa Moreno celebrando os 40 anos do álbum “O Grande Circo Místico”, entre outros clássicos de Edu e Chico


Por Milena Zimbres, jornalista.


Não bastasse o repertório homenagear os geniais Chico Buarque e Edu Lobo - que no próximo mês celebra o 80º aniversário, o Santos Jazz Festival escolheu para seu concerto de abertura oficial unir no palco toda maestria da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, acompanhada da Jazz Big Band, ao talento de dois jovens artistas que despontam como referências na nova cena musical: Ayrton  Montarroys e Vanessa Moreno.

Além de contemplar os sucessos absolutamente atemporais de Edu e Chico, o espetáculo também é uma celebração ao álbum O Grande Circo Místico, obra que fizeram em parceria e que está completando 40 anos. O concerto acontece na próxima quinta-feira, dia 27, às 20 horas, no teatro do Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136) com entrada gratuita, num verdadeiro presente à Cidade. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria no próprio dia, a partir das 10 horas.

“É uma satisfação retornar e abrir o festival com a participação de dois grandes cantores. Estamos preparando um repertório belíssimo e nossa orquestra estará acrescida de uma big band. Queremos apresentar algo inesquecível, à altura da honra de fazer a abertura do Santos Jazz Festival, que é uma tradição, um verdadeiro patrimônio cultural da nossa cidade”, diz o maestro Luís Gustavo Petri.


Grande expectativa
Ele não está sozinho vivendo esse sentimento. Os dois super convidados não escondem a expectativa. “Pra mim é um prazer  cantar esse repertório que visita Edu e Chico, duas influências e dois dos maiores nomes da música mundial. Escolhemos canções muito bonitas e eu espero que as pessoas gostem da forma que essas músicas me atravessam, ganhando novas cores e formatos”, afirma Vanessa Moreno. Junto com Ayrton ela integra a turnê atual de Edu Lobo.

“Estou muito empolgado. Até um tanto nervoso e estudando muito todas as canções. É a primeira vez que vou ter a oportunidade de tocar esse repertório com uma orquestra. As gravações originais tem arranjos tão inventivos e merecem realmente que as apresentemos com uma roupagem elegantíssima como a sinfônica pode dar”, conta Ayrton Montarroyos, confessando a ansiedade.


Programação segue no Centro
A abertura oficial é a única atividade que ocorre fora do Centro Histórico. Todo restante da programação será realizada com palco principal montando no Largo   Marques de Monte Alegre (em frente a igreja do Valongo), na sexta e sábado. No domingo a programação é voltada principalmente às crianças e acontece no Museu do Café.

O line-up proposto pela curadoria aposta na pluralidade e traz Sabrina Parlatore com a Jazz Big Band, Paula Lima com tributo a Rita Lee, Diego Moraes com participação de Assucena, o rapper Rael, a atração internacional Alabama Mikes e muito mais. Tudo absolutamente gratuito!

O espaço está sendo preparado com toda infraestrutura para oferecer uma experiência de conforto, segurança e qualidade ao público. O projeto contempla palco com os melhores recursos audiovisuais, praça de alimentação, área coberta e sanitários públicos. Haverá segurança particular, além do apoio da Guarda Municipal e das Polícias Militar e Civil.

Ayrton Montarroys
A carreira do intérprete Ayrton Montarroyos começou cedo. Aos 11 anos já participava de saraus e rodas de chôro em Recife, sua cidade natal. Aos 21 ganhou notoriedade ao defender clássicos da música popular brasileira no reality show musical "The Voice", onde se consagrou vice-campeão.  Seu primeiro álbum "Ayrton Montarroyos" ganhou o público e a crítica e teve uma canção inédita de Zeca Baleiro. Em 2019 lançou "Um Mergulho no Nada". O disco reflete todo o estudo e pesquisa do cantor sobre a canção popular brasileira e a poética de seu povo. Atualmente se apresenta pelo País em diferentes projetos que celebram a obra de Caetano Veloso, Maysa e Edu Lobo. Já dividiu palco com Lulu Santos, Chico César, Lenine, Fafá de Belém e outros gigantes.


Vanessa Moreno
Vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018 na categoria "Cantora", e em 2021 como "Cantora" e também "Autora" - Vanessa Moreno se destaca como uma das maiores revelações musicais do País. Participou de diversas gravações e shows com artistas consagrados, como Gilberto Gil, Rosa Passos, Renato Braz, Alaíde Costa, Dori Caymmi e o próprio Edu Lobo. Sua discografia inclui "Vem Ver" (2013) e "Cores Vivas - Canções de Gilberto Gil" (2016) com Fi Maróstica, o CD solo "Em Movimento" (2017); em duo com o pianista paraibano Salomão Soares "Chão de Flutuar" (2019) e "Yatra-Tá" (2021), CD solo "Sentido" (2021) e "Solar" (2023).


Realização
O 11º Santos Jazz Festival tem chancela da Lei Federal Rouanet com os patrocínios das empresas G.Pierotti, Bandeirantes Deicmar, Terminais AGEO, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Ecoporto. Correalização: Prefeitura Municipal de Santos. Apoio Institucional: Sesc Santos e Museu do Café. O projeto conta também com emenda parlamentar dos vereadores Benedito Furtado, Bruno Orlandi, Cacá Teixeira, Chico Nogueira, Edivaldo Fernandes e Telma de Souza.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.