quarta-feira, 30 de julho de 2025

.: "Quando o Brasil Era Moderno" estreia nos cinemas depois de se destacar


Por Helder Moraes Miranda, especial para o portal Resenhando.com.

O documentário "Quando o Brasil Era Moderno" estreia nos cinemas, depois de se destacar no Festival É Tudo Verdade, com exibições em São Paulo e no Rio de Janeiro, e receber menção honrosa pela pesquisa e clareza ao articular arquitetura, política, arte e educação brasileira. Dirigido por Fabiano Maciel, que também assina o roteiro junto com Guilherme Vasconcelos e Lauro Cavalcanti, o filme se inspira no livro "Moderno e Brasileiro", de Cavalcanti, e explora como o modernismo arquitetônico foi parte ativa de disputas de poder no Brasil entre 1930 e 1960 - desde o emblemático Ministério da Educação e Saúde no Rio até a construção de Brasília 

O elenco de depoimentos inclui personalidades como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Paulo Mendes da Rocha, além de críticos, sociólogos e historiadores como Guilherme Wisnik, Carlos Lemos, Renato Anelli, Lauro Cavalcanti e Maurício Lissovsk. Com duração de cerca de 93 minutos, a partir de 10 anos, o longa-documentário foi produzido pela Ocean Films e distribuído pela O2 Play, distribuidora ligada ao grupo O2 Filmes.  

As filmagens começaram durante as eleições de 2018. Com o desenrolar dos acontecimentos, o diretor percebeu que não se tratava apenas de estética, mas de um debate urgente sobre um projeto de nação abandonado. Segundo Fabiano Maciel, as disputas ideológicas dos anos 1930 se repetem hoje com forças tão radicais quanto antes, evidenciando o fracasso de um ideal de país mais justo, belo e moderno. A narrativa foi considerada por um veículo como "um dos filmes mais tristes que já vi", exatamente por expor a alienação entre o sonho modernista e a realidade de um país que, sete anos depois do início das filmagens, continuava na encruzilhada entre passado escravocrata e futuro prometido. 

Em um trecho impactante, alguém pergunta no documentário: “quando é que trocámos o modernismo pelo ‘burrismo’?”, resumindo a tensão entre o projeto cultural e político que falhou em se consolidar. O júri do festival "É Tudo Verdade" elogiou a amplitude da pesquisa, a estrutura narrativa e a forma contundente como o documentário conecta marcos da arquitetura à trajetória política do Brasil e a essa crise de identidade nacional.

Assista no Cineflix mais perto de você
As principais estreias da semana e os melhores filmes em cartaz podem ser assistidos na rede Cineflix CinemasPara acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SANO Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021.

Programação do Cineflix Santos
"Quando o Brasil Era Moderno" | Sala 2
Classificação indicativa: a partir de 10 anos. Ano de produção: 2024. Idioma: português. Direção: Fabiano Maciel. Roteiro: Fabiano Maciel, Lauro Cavalcanti e Guilherme Vasconcelos. Depoimentos de: Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Paulo Mendes da Rocha, Guilherme Wisnik, Renato Anelli, Carlos Lemos, Lauro Cavalcanti, entre outros especialistas e estudiosos. Distribuição: O2 Play. Duração: 93 minutos. Cenas pós-créditos: não.

Sinopse resumida de “Quando o Brasil Era Moderno”  
O documentário revisita um momento crucial da história brasileira, entre 1930 e 1960, quando o país tentou se reinventar por meio do modernismo arquitetônico, representado por obras icônicas como o Ministério da Educação e Saúde e a cidade de Brasília. Através de imagens de arquivo e depoimentos de arquitetos, críticos e historiadores, o filme discute como a arquitetura moderna foi usada como instrumento político e símbolo de um projeto de nação que buscava romper com o passado colonial e desigual - um sonho que hoje parece esfacelado.

Idioma original
31/7/2025 - Quinta-feira: 19h40
1°/8/2025 - Sexta-feira: 19h40
2/8/2025 - Sábado: 19h40
3/8/2025 - Domingo: 19h40
4/8/2025 - Segunda-feira: 19h40
5/8/2025 - Terça-feira: 19h40
6/8/2025 - Quarta-feira: 19h40

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.