quinta-feira, 31 de julho de 2025

.: Nei Lopes traduz conceitos dos direitos humanos para a linguagem cotidiana


Vencedor do Prêmio Jabuti e considerado um dos principais intelectuais brasileiros em atividade, Nei Lopes lança "Dicionário de Direitos Humanos e Afins" pela Editora Civilização Brasileira. Na obra, o autor, compositor e cantor “traduz” quase 500 verbetes para a fala popular, esclarecendo conceitos e práticas ligadas aos direitos humanos. Nei é um dos autores confirmados na programação oficial da Flip 2025.

Figura essencial para o pensamento brasileiro, no livro ele oferece ferramentas para ampliar a leitura de mundo de pesquisadores, ativistas, educadores e estudantes. Mais do que palavras impressas no papel, os significados listados no livro têm implicações na vida prática. A obra reúne quase 500 verbetes que explicam, em linguagem acessível, termos relacionados a esse vasto campo teórico e de prática que assegura a dignidade a todas as pessoas, principalmente àquelas pertencentes a grupos não hegemônicos. E faz isso apresentando com a mesma clareza e profundidade tanto conceitos populares, como “periferia”, “discurso de ódio” e “samba”, quanto os que circulam mais restritamente, como “decolonialidade”, “Estado democrático de direito” e “lugar de fala”.

Como Carlos Alberto Medeiros afirma no prefácio do livro, este "Dicionário de Direitos Humanos e Afins" poderia ser descrito como manual antirreacionarismo. "Capaz de transmitir os princípios básicos a serem defendidos por todos aqueles que valorizam a convivência harmônica e o apoio mútuo entre os seres humanos”, define.

Com obras que vão da música à literatura, Nei Lopes se consagra como um dos intelectuais mais prolíficos e multifacetados do país. Seu mais novo livro desmitifica conceitos e expressões que antes ficavam restritos à esfera acadêmica. Dessa forma, além da obra ser uma rica fonte de estudo, o autor traz, para as massas, a clareza no que diz respeito a defesa dos direitos da cidadania de todo o povo brasileiro. Compre o livro "Dicionário de Direitos Humanos e Afins" neste link.


Sobre o autor
Nei Lopes
(Rio de Janeiro, 1942) é bacharel em Direito e Ciências Sociais pela UFRJ e doutor honoris causa por quatro prestigiosas universidades: UFRJ, UERJ, UFRRJ e UFRGS. Autor de mais de quarenta livros, incluindo ficção e poesia, assina também diversas obras de referência, como "Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana" (Selo Negro) e "Novo Dicionário Banto do Brasil" (Pallas). 

Na música popular, sobretudo no samba, é compositor premiado, com parcerias renomadas e obras interpretadas por grandes artistas, como Alcione, Candeia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Zeca Pagodinho. Recebeu a prestigiosa medalha da Ordem do Rio Branco pela importância de sua obra sobre cultura africana e afro-diaspórica. Pela editora Civilização Brasileira, publicou "Dicionário da História Social do Samba", vencedor do Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Não Ficção, e "Filosofias Africanas: uma Introdução" (ambos em parceria com Luiz Antonio Simas), além de "Dicionário da Antiguidade Africana". Compre os livros de Nei Lopes neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.