Nesta quinta-feira, às 20h00, o Teatro D-Jaraguá, em São Paulo, recebe a leitura dramática do espetáculo "Perfídia - Viciados de Amor", protagonizada por Gabriel Braga Nunes e Luis Carlos Vasconcelos. O texto é assinado por Darson Ribeiro, ator e diretor que mergulha nas complexidades das relações humanas para criar uma história atemporal e provocativa entre dois homens marcados por uma ligação tão intensa quanto destrutiva.
Inspirado em uma experiência amorosa vivida pelo próprio autor com uma mulher, o texto migra para o universo masculino como forma de universalizar a narrativa e questionar a banalização de termos como “relacionamento tóxico”. “Criei uma história fictícia entre dois homens para expor que o amor é sobre tudo e todos - e que ele pode atravessar preconceito, vínculos familiares, suicídio e outros tantos temas difíceis”, explica Darson Ribeiro. A peça coloca em cena, inclusive, uma Medida Protetiva em vigor entre os personagens, algo raramente abordado quando se trata de relações homoafetivas.
A leitura propõe uma análise crua e sem estereótipos da dependência emocional por meio de um embate entre o amor idealizado e a racionalidade psicanalítica freudiana. O espetáculo se constrói como uma ode ao amor contemporâneo - aquele que não cabe mais em moldes pré-estabelecidos e que escancara as falências afetivas de indivíduos e da própria sociedade. Com estética arrojada, marcada por espelhos no piso e nas paredes, a encenação proporciona ao público uma experiência tridimensional, quase voyeurística. “O deleite é trágico, mas também é expurgatório”, afirma Darson, que dedica a obra à memória do diretor curitibano Cleon Jacques, brutalmente assassinado em plena juventude e que, segundo o autor, teria se tornado um dos maiores nomes do teatro brasileiro se estivesse vivo.
Inspirado também em peças como “Zoo Story”, de Edward Albee, "Perfídia" busca abraçar o público que já experimentou os abismos do amor — o platônico, o passional, o que se deseja, o que destrói. “É uma simbiose doentia. Um relacionamento que pode ter começado como amor, mas se transformou em vício. Com a Medida Protetiva em vigor, o público assume o papel de testemunha das visitas obrigatórias e torna-se cúmplice daquela relação em ruínas”, afirma Darson.
Serviço
Espetáculo “Perfídia Viciados de Amor”
Quinta-feira, 31 de julho de 2025, às 20h00, no Teatro D-Jaraguá – Hotel Jaraguá São Paulo
Rua Martins Fontes, 71 – Bela Vista, São Paulo – SP
Duração: aproximadamente 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 20,00
Gênero: drama contemporâneo
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.