quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

.: “Mãos À Obra” expõe o preço doloroso da liberdade artística

Por Helder Moraes Miranda, jornalista e crítico de cultura, especial para o portal Resenhando.comFoto: divulgação

O longa “Mãos À Obra” (“À Pied D'œuvre”), dirigido pela cineasta francesa Valérie Donzelli, integra a programação do Festival de Cinema Francês do Brasil e será exibido no Cineflix Miramar, em Santos, no litoral paulista. A sessão acontece nesta quarta-feira, dia 3 de dezembro, às 16h15, na sala 3 do cinema.

Estrelado por Bastien Bouillon, ao lado de Virginie Ledoyen e Marie Rivière, o filme acompanha a jornada de um fotógrafo consagrado que decide romper com sua própria estabilidade. Movido pelo desejo de liberdade criativa, ele abandona a profissão e a vida confortável para se dedicar exclusivamente à escrita, mergulhando em um cotidiano de incertezas, dificuldades econômicas e perda de referências.

O roteiro, escrito por Donzelli em colaboração com Gilles Marchand, adapta o relato autobiográfico de Franck Courtès, cuja experiência real de ruptura serve de base para um retrato direto, atual e contundente das desigualdades e da marginalização social. Com fotografia contida de Irina Lubtchansky e trilha de Jean-Michel Bernard, a obra acentua o contraste entre o conforto do passado e a rudeza da nova realidade enfrentada pelo protagonista. O filme estreou mundialmente em 29 de agosto na Mostra de Veneza, dentro da competição oficial, de onde saiu laureado com o prêmio de Melhor Roteiro.

Sobre o Festival de Cinema Francês do Brasil
Único evento francês de âmbito nacional e simultâneo, o 16º Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Festival Varilux de Cinema Francês) é realizado em cidades de maior e menor porte, incluindo as capitais, e contabiliza mais de dois milhões de espectadores desde sua criação. São 20 longas-metragens que integraram a programação de importantes festivais, como Cannes e Veneza, e um clássico. Até 10 de dezembro, o público poderá conferir uma programação com histórias e personagens inspiradores, temáticas ricas e gêneros variados. 

A Bonfilm é realizadora do Festival que, nos últimos 15 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 2 milhões de espectadores. Em 2025, o Festival de Cinema Francês do Brasil segue com o apoio de Varilux – marca do grupo Essilor Luxottica - como “Patrocinador Master”. Conta também com os patrocínios do banco BNP Paribas, que entra pela primeira vez em 2025, do grupo Pernod Ricard, da Edenred, da Voltalia, do Fairmont e da Air France, além do Ministério da Cultura - por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.


Ficha técnica
“Mãos À Obra” | “À Pied D'œuvre”
Classificação indicativa: 14 anos. Ano de produção: 2025. Idioma: francês. Direção: Valérie Donzelli. Roteiro: Valérie Donzelli e Gilles Marchand, baseado no livro de Franck Courtès. Elenco: Bastien Bouillon, Virginie Ledoyen, Marie Rivière (há também participação de André Marcon, entre outros). Distribuição no Brasil: Bonfilm. Duração: 1h32. Cenas pós-créditos: não.

Assista no Cineflix mais perto de você
Os filmes do Festival de Cinema Francês do Brasil e as principais estreias da semana podem ser assistidos na rede Cineflix CinemasPara acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SANO Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021.


Cineflix Miramar | Santos | Sala 3
3/12/2025 - Quarta-feira:  16h15
Miramar Shopping | Rua Euclides da Cunha, 21 - Gonzaga - Santos/SP. Ingressos neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.