segunda-feira, 1 de agosto de 2022

.: Leonardo Boff reúne contos e histórias indígenas em livro


Em "O Casamento entre o Céu e a Terra - Contos dos Povos Indígenas do Brasil", o autor reúne relatos, mitos e histórias dos povos originários brasileiros. Nova publicação conta com ilustrações da artista indígena Daniela Ramos (danirampe) e apresentação do escritor Daniel Munduruku.


"As histórias indígenas - erroneamente chamadas de 'mito' - nos revelam exatamente onde moram os milagres da vida: na comunhão, na partilha, na fartura, no pertencimento, na tolerância. Ler as histórias indígenas apenas com a cabeça não nos permite sentir a verdade que elas trazem dentro de si e que precisam ser ouvidas com o coração. Fica aqui, pois, meu convite: leiam essas histórias não com a cabeça, mas com o coração, que é o centro de todos os sentidos. É dentro dele que mora a magia, o sagrado, o mistério." - Introdução por Daniel Munduruku


Professor, teólogo, filósofo, escritor e um dos principais defensores dos direitos humanos no Brasil, Leonardo Boff lança nova edição de "O Casamento entre o Céu e a Terra - Contos dos Povos Indígenas do Brasil", publicado pela editora Planeta. No livro, o autor reúne relatos, mitos e histórias dos povos originários brasileiros, com o objetivo de ressaltar suas inestimáveis contribuições na constituição cultural do país.

A publicação é dividida em duas partes: na primeira, diversas narrativas apresentam a epistemologia indígena, seus costumes, modos de pensar e compreender a natureza; na segunda, são apresentadas informações a respeito desses povos, como as etnias e línguas que se estendem pelo território brasileiro, bem como quais elementos contemporâneos fazem parte de nossa herança indígena.

Recolhidas ao longo dos anos e através de visitas a diversas etnias, as histórias dão explicações poéticas a fenômenos da natureza: “Como são grandes observadores, acumularam enorme sabedoria. Como nós, eles também perguntam: ‘Por que existem o dia e a noite? Por que as estrelas têm brilho diferente? De onde veio o guaraná, de que gostamos tanto?’. Para responder a essas indagações, contam estórias interessantíssimas. E elas nos enchem de encantamento”, afirma o autor no prefácio. Cada história é capaz de nos conectar à sabedoria ancestral das comunidades indígenas, reforçando sua importância na cultura brasileira.

Esta nova edição propõe uma abordagem literária, sem perder o contexto didático do livro quando foi originalmente lançado. Além de um viés inovador, a publicação da editora Planeta conta com ilustrações da artista indígena Daniela Ramos (danirampe) e apresentação do escritor Daniel Munduruku. Em um momento de ameaças reais ao meio ambiente e ao futuro dos povos originários no Brasil, a nova edição de "O Casamento entre o Céu e a Terra" torna-se essencial para colocarmos as culturas e as tradições indígenas no centro do debate. Você pode comprar o livro "O Casamento entre o Céu e a Terra", de Leonardo Boff, no link.


Trechos do livro
Depois de ter vivido feliz com Denaquê por muitos e muitos anos, e ensinado aos Karajá a cultivar o milho, a mandioca e tantas coisas saborosas, Tainá-Can voltou ao céu para continuar a brilhar eternamente. E junto levou sua amada Denaquê. Por isso, como companheira inseparável, também brilha no céu, sempre junto da estrela-d’alva, também uma estrela singela e de brilho esmaecido.

Nunca mais deixaram de comer essas raízes. E foi assim que elas se tornaram o principal alimento dos Tupi-Guarani, das demais etnias e da maioria dos brasileiros, fazendo farinha, beijus e cauim. Chamaram então as raízes de Mandioca, que significa “casa de Mandi” ou também “corpo de Mandi”.

O Espírito das Águas teve pena imensa de Yara. Acolheu seu corpo machucado. Inspirou-lhe vida e devolveu-lhe todo o esplendor de sua beleza. Mas, para que não pudesse nunca mais ser violada, transformou-a em sereia. O “índio” não existe. O que existe são centenas de nações indígenas, algumas tão diferentes das outras como é diferente o Brasil da Austrália.

Viemos de um projeto civilizacional que se estrutura ao redor do poder-dominação sobre os outros povos, as outras classes e a natureza. Esta sistemática agressão pode destruir a nós e à vida. Por isso, é urgente que aprendamos formas alternativas de relação para com a natureza. E os indígenas nos mostram o caminho.


Sobre o autor
Leonardo Boff cursou filosofia e teologia, doutorando-se nas duas disciplinas pela Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano, além de professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior.

É doutor honoris causa em política pela universidade de Turim (Itália) e em teologia pela Universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta pelos direitos humanos. Em 1984, em razão de suas teses ligadas à Teologia da Libertação, foi submetido a um processo no Vaticano, pelo qual foi punido.

Em 1992, sendo de novo ameaçado pelas autoridades de Roma, renunciou às atividades de padre. É autor de mais de 60 livros nas áreas de teologia, espiritualidade, filosofia, antropologia e mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.

Ficha técnica
Título: "O Casamento entre o Céu e a Terra - Contos dos Povos Indígenas Brasileiros"
Autor: 
Leonardo Boff
Ilustrações:
Daniela Ramos
Texto de introdução: Daniel Munduruku
Editora: Planeta
Páginas: 240
Link na Amazon: https://amzn.to/3S4If1H

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.