segunda-feira, 1 de agosto de 2005

.: Entrevista com Thalita Rebouças, escritora

"Gosto de tudo. Livros para rir, para chorar, biografias..." - Thalita Rebouças

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2005


Uma escritora com jeito moleca de ser e de narrar histórias publicadas em livros voltados para o público jovem. Sim, Thalita Rebouças, autora de Tudo por um Popstar, Tudo por um Namorado e o novíssimo, Fala Sério Mãe é a entrevistada do R.G. Conheça um pouco mais desta autora que tem uma alma jovem e gosta de ler o escritor de Portugal, José Saramago, que de acordo com ela, "é divino". Confira a entrevista!



RESENHANDO - O que a literatura representa em sua vida? 
THALITA REBOUÇAS - É a minha profissão, a carreira que escolhi para mim. Amo todos os processos da escrita, escrever, revisar, cortar palavras... Escrever é meu maior prazer.


RESENHANDO - Qual o sentimento de ter mais um livro publicado?
THALITA REBOUÇAS - Sentimento de vitória, de que vale a pena batalhar pelo nosso sonho.


RESENHANDO - Como surgiu a história de Tudo por Um Popstar?
THALITA REBOUÇAS - Eu queria um assunto atual, que retratasse o mundo hoje, e nada melhor do que fama, idolatria, celebridades fabricadas e as maluquices que os fãs fazem por seus ídolos. Além do mais, sempre que eu dava palestras em colégios, ouvia dos alunos perguntas do tipo: "Por que você não faz um livro sobre a Britney?" ou "Por que você não se inspira na vida do Eminem para escrever sobre um rapper?", e assim por diante. Em vez de dizer "Que mané Britney? Que mané Eminem?", pensei cá com os meus botões: "Essa galerinha está a fim de ler algo sobre fama, sobre fãs". Assim nasceu a idéia de escrever Tudo por um Pop Star. O livro fez tanto sucesso que agora estou lançando Tudo por um Namorado, com as mesmas personagens do Tudo por um Pop Star. Dessa vez, em vez de ídolos, elas têm um encontro marcado com a paixão. 


RESENHANDO - Por que "mergulhar" no universo jovem? Por que esta escolha?
THALITA REBOUÇAS - Eu tenho uma alma jovem, quando escrevo viro uma menina de 14 anos. Sem contar que acho muito nobre o papel do escritor infanto-juvenil, que forma o leitor de amanhã. Muitos adolescentes falam para mim que perderam a implicãncia com o hábito da leitura com meus livros. Não existe retorno melhor do que esse.


RESENHANDO - Você lia muito quando criança? 
THALITA REBOUÇAS - Eu lia e escrevia. Com dez anos fazia livros e grampeava e ilustrava. 


RESENHANDO - Como e quando começou a escrever? O que escrevia? Por que? 
THALITA REBOUÇAS - Com dez anos, porque eu sempre gostei de inventar histórias, eu sou aquela que adora contar um conto aumentando um ponto, sabe?


RESENHANDO - Na leitura, qual o seu estilo preferido? 
THALITA REBOUÇAS - Gosto de tudo. Livros para rir, para chorar, biografias...


RESENHANDO - Há alguma obra em especial que tenha marcado um momento importante da sua vida? Qual? Por que?
THALITA REBOUÇAS - Ensaio sobre a Cegueira, do Saramago, me marcou muito. Mexeu profundamente comigo, li num momento delicado da minha vida e essa leitura me ajudou muito, foi quase uma terapia. Sem contar o prazer que eu tenho ao ler Saramago. Ele é divino!


RESENHANDO - Que nomes da literatura lhe influenciaram na escrita? 
THALITA REBOUÇAS - O dia em que fiquei com vontade de escrever profissionalmente foi o dia em que terminei de ler Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva. Eu devia ter uns 14, 15 anos. Adorei a narrativa coloquial do livro, da maneira como a história é contada. Apesar de ser uma história triste ele narra com muito humor, que é o elemento principal dos meus livros. Também admiro muito João Ubaldo Ribeiro e Fernando Sabino.


RESENHANDO - Na sua opinião, há interferência entre o que o escritor vive com o que escreve? Porque?
THALITA REBOUÇAS - Sempre. Eu sempre acabo botando nos livros experiências que eu vivi. Não conseguiria fazer de outra forma.


RESENHANDO - Como você, vários bons autores brasileiros, conhecidos ou não, têm lançado obras fictícias. Este é um mercado, portanto, em expansão. Você acha que ainda existe, por parte do mercado mais do que do público leitor, preconceito contra quem escreve nesse gênero? Por que?
THALITA REBOUÇAS - Acho que não. As pessoas adoram ler ficção. Taí o Código da Vinci, cujo sucesso não me deixa mentir. 


RESENHANDO - Entre os novos escritores, qual nome destaca? Porque?
THALITA REBOUÇAS - Posso opinar sobre a minha praia, que é literatura infanto-juvenil. A Angélica Lopes (www.angelicalopes.com.br) é ótima, tem uma maneira de escrever muito gostosa, prende o leitor até a última linha. Outro de quem gosto muito é Fábio Sombra, que mistura literatura de cordel com ficção, é um cara muito talentoso.



PING-PONG:

Gosto de: sol
Detesto: dia de chuva
Vivo por: escrever
Meus escritores favoritos são: João Ubaldo Ribeiro, Fernando Sabino, Gabriel García Marquez, Saramago.
Escrevo por: prazer
Mensagem para o público: leiam sempre.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.